No paisagismo dos últimos anos, plantas anãs ou atrofiadas começaram a usar cada vez mais. Sua diversidade permite criar composições originais e formar padrões naturais inteiros. O pinheiro da montanha Winter Gold é excelente para esses fins. O artigo discutirá como plantar adequadamente essa planta no local, levando em consideração todos os recursos agrotécnicos e também como cuidar dela.
Descrição da árvore botânica
Pine Winter Gold pertence à família Pine e foi criada como uma nova variedade apenas na segunda metade do século passado, na Holanda. Depois disso, se espalhou pelo sul e centro da Europa. O arbusto tem uma forma esférica e cresce apenas até 1 m de altura. Além disso, em diâmetro, pode atingir 1,5 m.
O pinheiro está se desenvolvendo bem devagar, para que o crescimento total acabado não exceda 4 cm. Crohna Winter Gold é bastante denso, com brotos densamente espaçados. Quase todos eles são adjacentes ao chão. A planta tem uma casca densa de tom cinza e um sistema radicular bem desenvolvido.
As agulhas do arbusto Pinus Winter Gold são bastante rígidas e curtas (cerca de 2 cm), com um tom amarelo esverdeado. No inverno, adquire uma cor dourada brilhante, razão pela qual o nome da variedade é determinado. Além das agulhas, pequenos cones de cor marrom com 4 cm de comprimento também estão localizados nos galhos.
Aplicação de desenho paisagístico
O Winter Gold é frequentemente usado no design de paisagem, atuando como um elemento-chave no design de jardins de pedra ou de slides alpinos. Tais soluções são mais populares na Ásia. Quanto à Europa Central e Oriental, aqui o pinheiro das montanhas está se tornando um dos principais elementos dos jardins clássicos.
A planta é apreciada pelo fato de ocupar uma área pequena e agradar aos olhos com uma cor brilhante e saturada de agulhas ao longo do ano. No inverno, essa cultura se torna o principal destaque de qualquer jardim comum, especialmente no contexto de árvores de folha caduca que há muito tempo entram na fase de descanso.
O pinho pode ser usado como um hedge ou um pequeno meio-fio, bem como em composições figuradas em grupo. Vale a pena notar que composições misturadas com pinheiros montanhosos não apenas parecem interessantes, mas também causam muito menos problemas ao jardineiro, pois esse representante de coníferas não tem efeito negativo nas plantas localizadas nas proximidades.
Você sabe Na China, o pinheiro é considerado um símbolo de vida longa e felicidade. É por isso que, mesmo que o local seja pequeno demais para plantar uma planta alta de coníferas, os chineses escolhem variedades anãs.
Às vezes, o pinheiro da montanha é plantado próximo a cereais ou plantas com flores. Jardineiros separados têm Winter Gold nas proximidades e um bordo decorativo ou urze. Tais composições realmente parecem bastante impressionantes, embora ainda existam algumas dificuldades (as plantas têm requisitos diferentes de acidez e rega).
Regiões em crescimento
O habitat natural dos pinheiros das montanhas é a Europa Central e do Sul. Desenvolve-se melhor em áreas ensolaradas com solo argiloso argiloso ou argiloso. A porcentagem de umidade do solo não é um dos principais critérios.
Com o tempo, devido à sua decoratividade, o arbusto em questão se espalhou por todo o mundo. Para proporcionar um ambiente ideal para o seu desenvolvimento, os jardineiros recriam todas as condições necessárias listadas abaixo em seus locais.
Aterragem
Ao plantar uma planta de coníferas, o momento ideal deve ser levado em consideração: para o Winter Gold, este é o meio da primavera (final de abril - início de maio) ou início do outono. Atenção especial deve ser dada à escolha das mudas: é melhor comprar espécimes com idades entre 3 e 5 anos.
Alguns jardineiros preferem replantar brotos jovens de uma planta que encontraram na floresta ou de amigos no local. Esta opção é bastante aceitável, mas é necessário estudar as características externas do pinheiro: se houver problemas com a casca, agulhas ou sistema radicular, é provável que a planta esteja infectada. Transplantar o processo para o seu site também resultará em uma amostra infectada e enfraquecida.
Ao comprar mudas em lojas especializadas, vale a pena examinar cuidadosamente seu sistema radicular. Deve ser coberto com um caroço de terra denso. Caso contrário, o pinheiro pode secar nas primeiras semanas de desenvolvimento, especialmente se ocorrer uma mudança acentuada nas condições climáticas. A porcentagem de sobrevivência de mudas com sistema de raízes abertas é bastante baixa: 1 em cada 4 plantas.
Para pousar Winter Gold, você deve selecionar as áreas mais ensolaradas. A penumbra é permitida apenas por algumas horas durante o dia. Ao escolher um local para o plantio de pinheiros, você também deve considerar que cresce melhor no solo com uma reação neutra ou levemente alcalina. Se o solo for muito ácido, o pinheiro ficará lento.
Importante! Se você planeja plantar várias mudas de uma só vez ou em um padrão quadriculado, é necessário manter uma distância de 2-3 m entre elas. Isso é necessário para que as plantas não interfiram entre si, pois o diâmetro de cada uma delas será de aproximadamente 1,5 m.
Ao plantar pinheiros das montanhas, é extremamente importante cumprir os regulamentos agrícolas:
- Inicialmente, é necessário remover as ervas daninhas da área e somente depois cavar um buraco de plantio. Na maioria das vezes, é preparada uma depressão de 70 × 70 cm e, às vezes, é necessária uma fossa um pouco maior (dependendo do sistema radicular e da massa da terra).
- Depois disso, é necessário alinhar uma camada de drenagem de até 25 cm de espessura na parte inferior do recesso, para isso você pode usar tijolos triturados, argila expandida, ardósia ou seixos.
- Agora você precisa preparar o substrato para o plantio de pinheiros. É melhor misturar para este gramado, areia e turfa na proporção de 2: 1: 1. Não é necessário usar adicionalmente produtos orgânicos, pois as coníferas não gostam disso.
- Ao plantar um arbusto em um poço de plantio, é muito importante preservar o pedaço de terra o máximo possível. Isso afetará a velocidade de adaptação da planta em um novo local.
- Depois disso, você precisa preencher cuidadosamente as bolsas de ar com um substrato, compactando periodicamente o solo ao redor das mudas com as mãos. Ao mesmo tempo, em cima do tronco, você precisa polvilhar uma fina camada de areia.
- Vale ressaltar que o colo da raiz após o plantio deve permanecer a uma altura de 3 cm acima do nível do solo.
- No final, a planta é regada com 10 litros de água e, quando é absorvida um pouco, o círculo do tronco é coberto com serragem ou agulhas.
Regras de cuidados
O pinheiro da montanha é uma planta bastante despretensiosa, como a maioria das coníferas. Cuidar dele se resume a regas pouco frequentes durante períodos particularmente secos, bem como curativos periódicos e afrouxamento do círculo do tronco. Essa natureza pouco exigente torna possível plantar esse arbusto em áreas, mesmo para os jardineiros que não podem prestar cuidados regulares, por exemplo, devido à falta de tempo.
Rega
O ouro do inverno, como muitas coníferas, é tolerante à seca. É por isso que não precisa de rega regular e frequente. A umidade adicional do solo torna-se realmente necessária exclusivamente em clima seco. Em seguida, o pinheiro precisa ser regado toda semana (aproximadamente 10 a 15 litros de água sob um arbusto).
As mudas jovens são mais caprichosas e toleram pior a falta de umidade adicional. Instâncias com menos de um ano precisam ser regadas 2 vezes por mês, prestando atenção às condições do círculo do tronco.
Se o tempo estiver muito seco e o solo crescer em menos de uma semana, a rega deve ser aumentada.
Às vezes acontece que, mesmo após 2 semanas, o solo permanece úmido. Nesse caso, com umidade adicional, é melhor esperar para não provocar estagnação da umidade no sistema radicular e, como resultado, sua deterioração.
Top vestir
Se a planta foi plantada em solo fértil e atingiu com sucesso a idade de dois anos, ela também não pode ser alimentada. Somente às vezes é possível introduzir estimulantes de crescimento, por exemplo, Speedfol Amino na quantidade de 35 g por m².
O pinheiro-da-montanha é uma planta forte e independente que lida bem sem fertilizantes. O uso de aditivos orgânicos, pelo contrário, pode levar à secagem e deterioração das agulhas.
Se estamos falando de mudas jovens que precisam de recarga adicional, elas podem usar complexos minerais, por exemplo, Radifarm na quantidade de 25 ml por 10 litros de água.
Mulching e afrouxando o solo
O procedimento de cobertura é uma das principais etapas do tratamento de pinheiros das montanhas. Isso ajuda não apenas a reduzir significativamente o número de ervas daninhas no raio do círculo do tronco, mas também a manter o solo ao redor da planta úmido por mais tempo. Este ponto é especialmente importante, tendo em vista o fato de que o pinheiro não precisa de rega adicional frequente.
Como cobertura morta, serragem, palha, folhas e até agulhas são usadas. Muitos jardineiros aconselham a não remover as agulhas que caem do pinheiro, pois será uma maca natural. Além disso, a cobertura morta das agulhas contém um grande número de elementos orgânicos que, ao apodrecer, atuam como fertilizantes.
Você sabe Até o momento, a árvore mais antiga que cresce no planeta é o pinheiro Metusela. Sua idade é de 4842 anos.
Corte de cabelo e guarnição
Jardineiros experientes recomendam começar a cortar apenas as plantas que foram plantadas há pelo menos um ano. Caso contrário, o pinheiro pode não tolerar tal intervenção e secar. A poda sanitária e de modelagem pode ser feita no início da primavera.
Além disso, no primeiro caso, apenas os galhos secos ou quebrados são removidos e, no segundo, todos os brotos que são arrancados da forma geral da coroa. Isso remove não apenas ramificações individuais, mas também o ponto de crescimento.
No verão, o procedimento de poda não deve ser realizado, pois a planta pode não se recuperar no inverno. Somente o ajuste de brotos verdes individuais é possível.
Preparações de inverno
O aquecimento adicional durante as geadas de inverno requer apenas plantas jovens. O pinheiro frágil pode ser isolado com ramos de abeto e estopa. O abrigo não é removido até o início do aquecimento estável na primavera, pois os raios do sol em fevereiro ou no início de março também podem provocar queimaduras no tronco da planta.
As plantas adultas são resistentes ao gelo e podem suportar temperaturas de até –40 ° С, portanto, não precisa de abrigo. Quando a primavera chegar e a neve desaparecer completamente, você poderá regar o pinheiro com água aquecida (não quente). Isso ajudará a acordar a planta mais rapidamente após a fase adormecida e a acelerar os processos de vegetação.
Reprodução
Winter Gold pine pode ser propagado por sementessemeando-os em vasos separados com substrato preparado (terra, areia e turfa na proporção de 2: 1: 1). O solo preparado deve ser pré-tratado com fungicidas para evitar a possibilidade de infecções por fungos. Uma excelente solução seria adicionar 1% de solução de sulfato de cobre ao substrato.
Dentro de alguns meses, as primeiras mudas aparecem, que no início do outono podem ser plantadas em campo aberto com a condição de isolamento adicional das mudas com agrofibra. Este método de propagação de coníferas é bastante simples, mas há uma desvantagem: as características da variedade não são preservadas.
Além disso, o pinheiro Winter Gold é capaz de formar cones reprodutivos apenas 7 a 8 anos após o plantio, portanto, uma busca por uma busca independente por sementes pode não produzir resultados. Vale a pena comprar material de plantio apenas em lojas especializadas que possuem licença para os produtos vendidos.
Se o pinheiro decide propagar-se por estacas, elas são colhidas no início de abril, cortando os rebentos da planta adulta da mãe. Para enraizar a parte aérea, ela é colocada em um recipiente com água, adicionando estimulantes de crescimento e formação de raízes.
Estes incluem "Bio Roots", "Kornevin" (use de acordo com as instruções). Já no outono, as plantas podem ser plantadas em pequenos recipientes com substrato preparado, nos quais invernavam. Em meados de abril, mudas jovens são enviadas para o campo aberto.
Vídeo: propagação do pinheiro por estacas
Doenças e Pragas
Winter O pinheiro anão dourado, como muitos pinheiros, é bastante resistente a patógenos, fungos ou pragas. A infecção desta planta é bastante rara. Em um ambiente desfavorável e clima inapropriado, o pinheiro ainda pode ser atacado por pulgões, hermes, insetos e percevejos.
Você deve considerar esse problema com mais detalhes:
- Pulgão-pinheiro - uma praga que se alimenta da seiva da planta. Seu efeito constante no tronco e brotos de pinheiro leva à secagem e à deterioração das agulhas. Você pode destruir pulgões usando uma solução de cinzas. Para fazer isso, ferva 300 g do produto em um balde de água por cerca de meia hora, adicione 40 g de sabão em pó (esmagado) e pulverize os brotos.
- Hermes - são insetos que freqüentemente infectam o tronco e brotam de um pinheiro. Sua presença pode ser reconhecida por ramos deformados e a presença de um grande número de formações de fungos neles. Para combater hermes use o medicamento "Actara" (8 g por 10 litros de água).
- Escudo de pinho - Este é um inseto bastante insidioso que se alimenta de brotos e agulhas de pinheiro. Ela se esconde sob as agulhas, portanto nem sempre é perceptível para os jardineiros iniciantes. Se a praga não for destruída, o pinheiro secará irreversivelmente. Para reanimar a planta e destruir a crosta, é necessário usar o “Antichrush” (10 ml por 10 l de água).
- Percevejos - pragas, que geralmente se depositam sob a casca de pinheiro e se alimentam de seus sucos. Determine visualmente se o pinheiro é afetado por esses insetos, secando as agulhas nos topos dos galhos. Você pode lidar com insetos sub-cama com um pó de hexaclorano (20 g por 1 arbusto).
Para evitar o aparecimento de pragas em um arbusto de pinheiro, você pode borrifá-lo anualmente com uma solução de líquido Bordeaux, além de cavar a área do círculo do tronco.
Para preparar a solução, é necessário dissolver sulfato de cobre (100 g por 1 l) e cal hidratada (150 g por 1 l de água) em recipientes metálicos separados em água quente. Depois disso, os componentes são misturados entre si e adicione água fria até o volume da mistura ser de 5 litros.
Importante! De maior interesse para os besouros são recentemente transplantadas árvores jovens. É por isso que eles devem ser tratados adicionalmente com soluções profiláticas.
Se o pinheiro Winter Gold cresce em condições de pouca luz, alta umidade e também é enfraquecido devido à interferência externa (por exemplo, poda inadequada), um fungo pode começar a se desenvolver nele.
Pode ser reconhecido pela mudança de cor das agulhas (as agulhas se tornam pretas ou marrons), bem como pelo aparecimento de uma fina teia translúcida nos brotos. É necessário cortar todos os brotos infectados o mais rápido possível e queimá-los para evitar a propagação da doença. A planta deve ser tratada com uma solução de enxofre coloidal (30 g por 10 litros de água).
Um pinheiro em miniatura será uma excelente solução paisagística para os jardineiros que desejam diversificar sua própria parcela. A planta possui altos indicadores de resistência ao gelo, é pouco exigente para rega ou isca regulares. Só é necessário plantar um pinheiro em um local adequado, com luz solar suficiente, e a planta ficará encantada com sua aparência original por muitos anos.