Piccolo de abeto balsâmico (Abies balsamea Piccolo) - uma pequena planta de coníferas com propriedades medicinais. Devido às suas qualidades decorativas, é muito popular entre os paisagistas de todo o mundo. O arbusto enraíza-se bem em quase todas as condições climáticas, portanto seu cultivo não causa grandes problemas.
Descrição botânica
Uma árvore anã ou um pequeno arbusto com agulhas macias e curtas parece extremamente decorativo. Cresce lentamente, interrompendo completamente o desenvolvimento quando atinge uma altura de 50 a 85 cm e um diâmetro de até 55 cm.
As agulhas de brotos jovens têm uma bela tonalidade verde-clara, mais maduras são pintadas na tradicional cor esmeralda. Essa combinação de novo crescimento com agulhas adultas e botões marrom-bordô cria um efeito de cor indescritível.
Os galhos são compactos e apertados, a coroa redonda não possui cantos afiados, o que também confere à planta (juntamente com a forma e a cor) qualidades decorativas. As raízes, como todas as coníferas, estão localizadas perto da superfície do solo.
Você sabe Existem duas versões da origem do nome russo para abeto: a primeira é um derivado do pihka careliano (Rus. «resina») Mas o dicionário etimológico de Max Fasmer diz que a planta deve seu nome de espécie alemã "Fichte" - "abeto".
Origem do nome
A árvore deve esse nome a uma característica: um segredo especial, uma resina com um forte cheiro de coníferas, se destaca pelos poros da casca. Este aroma é tão espesso e rico que parece que um recipiente aberto com algum tipo de bálsamo cicatrizante exala.
Aterragem
Você pode plantar abetos em qualquer época do ano, exceto no inverno. Embora a planta seja caracterizada por uma disposição despretensiosa, para se enraizar bem e agradar aos olhos com sua aparência no futuro, é necessário lembrar algumas recomendações:
- Piccolo adora solos férteis levemente ácidos (pH 4,5-5,8), com boa permeabilidade à umidade;
- sente-se melhor na sombra parcial clara;
- o local deve estar equipado com drenagem de alta qualidade, pois a estagnação da umidade nas raízes pode causar doenças fúngicas.
Você sabe A cânfora é obtida do óleo de abeto - uma substância estimulante usada para problemas respiratórios e cardíacos no tratamento de reumatismo, inflamação, doenças infecciosas e até pneumonia.
As variedades balsâmicas de abeto são cultivadas de três maneiras:
- por sementes;
- estacas;
- mudas.
Com todas as qualidades positivas da propagação gerativa (por sementes), ela tem uma grande desvantagem - levará pelo menos três a quatro anos para obter qualquer planta grande. Além disso, os abetos nem sempre cultivados por sementes herdam características hereditárias e os resultados obtidos podem não coincidir com suas expectativas. É mais fácil comprar material de plantio pronto para enraizamento em um novo local no viveiro.
Primeiro de tudo, você deve cuidar de preparar um local para o cultivo de mudas. Faça isso 10 a 15 dias antes do procedimento de propagação vegetativa do abeto, para que a terra tenha tempo para se estabelecer e se preparar.
A seguir, é apresentada uma descrição detalhada deste procedimento:
- Em uma área ligeiramente sombreada do jardim, faça furos com profundidade e largura de 0,5 m. A distância entre os furos adjacentes deve ser de 2 a 2,5 m. Uma camada de drenagem (20 a 25 cm) consistindo de uma mistura de areia, argila expandida e tijolos lascados.
- Na drenagem, coloque uma fina camada de serragem podre de coníferas sobre a qual colocar uma colina de mistura de solo composta de areia, turfa, argila e húmus (1: 1: 2: 3). Verter o aterro resultante com uma solução de permanganato de potássio (2%).
Importante! Em princípio, o abeto pode ser plantado durante toda a estação quente, mas é melhor fazê-lo no final da primavera ou no início do outono. E para o transplante de plantas, o momento mais favorável é abril ou pouco antes da chegada do inverno.
Para mudas, é melhor entrar em contato com o viveiro mais próximo e comprar material de plantio com 3-4 anos de idade, com até 25 cm de altura.Se você comprou uma muda e ela contém brotos secos, elas devem ser removidas antes do tecido vivo. 3-4 horas na geladeira, depois transferido para um local quente, para endurecer.
O procedimento de pouso é bastante simples, como segue:
- No lado norte do buraco, no fundo, insira um poste de madeira para a liga subsequente da planta.
- Umedeça as raízes de uma muda com uma solução fraca (0,5%) de heteroauxina. Coloque o abeto na cova, no monte preparado por você, de modo que o pescoço da raiz fique 2-3 cm acima do solo.
- Encha um buraco com abeto feito de areia, turfa, argila e húmus, misture com o solo, tampe levemente. Amarre a planta a um poste colocado com antecedência, faça uma pequena muralha de terra.
- Despeje uma muda de 1/2 balde de água com fertilizantes universais dissolvidos em madeira macia dissolvida nele. Cobrir o círculo do tronco com serragem e turfa, e cobri-lo com uma camada de casca de pinheiro.
Vídeo: Plantio de abeto de bálsamo
Fir Care
Piccolo precisa de cuidados ativos apenas nos primeiros anos de vida, as árvores adultas crescem normalmente com quase nenhuma medida adicional.
Rega e alimentação
Abies balsamea Piccolo adora regar, mas você não deve encher o solo. Imediatamente após o plantio de uma árvore, ela é regada com 5-6 litros de água. Posteriormente, nos primeiros dois anos de vida, aproximadamente o mesmo valor é depositado por vez.
Quando a árvore cresce um pouco, ela precisa de 1 a 1,5 baldes de água por semana. Durante os períodos de seca, regue 2-3 vezes por semana.
Piccolo é alimentado 2-3 vezes por temporada, a primeira vez que o procedimento é realizado não antes do terceiro ano de vida do abeto. Introduzir verbasco bem podre, cinzas, sal de potássio ou salitre. Você pode usar fertilizantes complexos para coníferas ("Kemira Universal" 50 g / 1 m²).
Importante! As coníferas não precisam de nitrogênio nas mesmas quantidades que as madeiras duras, uma vez que as agulhas não caem e o mineral necessário para ganhar massa verde exige muito pouco. E geralmente não é recomendável a introdução de fertilizantes nitrogenados após junho, pois estimulam o crescimento de brotos jovens, que podem não ter tempo de ficar mais fortes antes do início da geada e morrer.
O esquema aproximado de alimentação é assim:
- Março é um verbasco bem apodrecido ou solução de lixo de aves.
- No final de junho - início de julho - durante o período de crescimento ativo, é introduzido um pouco de composto.
- Pouco antes do início da geada - superfosfatos.
Afrouxamento e cobertura do solo
O sistema radicular do abeto é raso e as ervas daninhas que crescem rapidamente na superfície retiram a maioria dos nutrientes. Para evitar que isso aconteça, o solo ao redor da árvore deve ser coberto com palha. É melhor espalhar o círculo próximo ao tronco com uma mistura de turfa e serragem de pinheiro e, no topo, preencher todo o espaço (não apenas a área ao redor da árvore, mas também entre as plantas) com a casca.
No inverno, a cobertura é renovada e reforçada, a espessura da camada pode atingir 20 a 25 cm.Em regiões com invernos severos e uma pequena quantidade de neve, uma camada quente pode ser coberta com lapnik de cima.
Quanto ao afrouxamento, deve ser feito após cada rega. Caso contrário, uma crosta se formará que interfere na respiração normal das raízes. No entanto, deve-se lembrar a localização da superfície das raízes e executar o procedimento com extrema cautela, a fim de evitar danos a este sistema vital. Aprofundar mais do que 5-7 cm, ao afrouxar, não deve ser.
Você sabe Ao contrário do abeto, as agulhas de abeto são macias, planas, ampliadas mais parecidas com folhas alongadas do que com agulhas. Além disso, os cones dessa espécie sempre crescem estritamente para cima, como se estivessem em um galho, em vez de ficarem pendurados.
Corte e modelagem
Alguns jardineiros recomendam que você não faça aparadores Piccolo, apenas os higiênicos. Eles argumentam sua posição com o fato de que a planta é completamente decorativa, capaz de formar adequadamente sua própria coroa adequadamente.Todos os galhos secos ou batidos pelo gelo são removidos, após o que são cortados que se destacam da massa total, violando a imagem fofa.
Se você aderir a uma visão mais tradicional sobre esse assunto, deve-se dizer que a primeira formação de copa é realizada logo após o plantio, de preferência antes que os botões inchem. Assim, você combina esse evento com a poda sanitária, cujo objetivo é melhorar a árvore.
Possíveis doenças e pragas
A verdadeira ameaça ao abeto só pode ser doenças fúngicas, cuja causa e desenvolvimento é um excesso de umidade e estagnação da água nas raízes. No caso de detectar sinais da doença (revestimento enferrujado, mofado ou branco nas pontas dos brotos, agulhas amareladas e secas, etc.), as seguintes medidas devem ser tomadas:
- Usando tesouras de podar bem afiadas, remova todos os brotos com vestígios da doença. Todos os galhos cortados para queimar fora do local.
- As fatias devem ser tratadas com variedades de jardins e a planta, incluindo as vizinhas, e o solo adjacente com fungicidas (fluido de Bordeaux, “Abiga-Peak”, “HOM” etc.).
Pragas não representam um grande perigo para Piccolo. Se você ainda os encontrar, basta usar drogas como "Karbofos", "Actellik", "Chlorophos" ou "Rogor", de acordo com as instruções.
O uso da madeira no paisagismo
Piccolo é uma das coníferas mais procuradas no paisagismo. Isso é explicado não apenas por dados externos notáveis, mas também por seu tamanho compacto. A planta também pode atuar como um elemento de composição de grupo e solo.
Ele enfatiza e enfatiza perfeitamente suas espécies irmãos de crescimento muito maior: coreano, espanhol, abeto caucasiano, Vicha, etc. O uso de Piccolo na decoração do jardim é praticamente ilimitado: pode ser cultivado como um elemento de cobertura em banheiras, reorganizando-os de vez em quando para mudar a situação . Além disso, um vaso com uma planta para o inverno pode ser trazido para a casa e vestido como uma planta de Ano Novo.Parece ótimo em uma colina alpina ou enfatiza coníferas mais altas: árvore de Natal, thuja, cipreste.O abeto de bálsamo combina bem com plantas de outras espécies (arbustos e flores perenes) e pedras. Sua aparência chamativa é enfatizada favoravelmente por clareiras cobertas de seixos.
Piccolo pode decorar com ele qualquer pequeno lote pessoal ou uma espaçosa praça da cidade. As vantagens da planta, além de sua excelente aparência, incluem sua despretensão. Além disso, a árvore exala um cheiro único que pode dar ao aconchegante jardim a atmosfera de uma verdadeira floresta de contos de fadas.