Uma macieira pode ser justamente chamada de árvore mais comum nos jardins de casa. Suas frutas suculentas são amadas por adultos e crianças. No entanto, poucas pessoas sabem que entre as macieiras também existem espécies decorativas, como a macieira Berry. Quais são suas características e por que seus frutos praticamente não são consumidos - continue a ler.
Descrição e características da espécie macieira Berry
A baga de macieira (Latin Malus baccata) é um representante incomum do gênero macieira da família Pink, notável por seus frutos extremamente pequenos. Sua pátria é chamada China, onde cresce em estado selvagem. Também pode ser encontrado nas florestas da Mongólia, Sibéria Oriental, Coréia e até nos países do norte da Europa.
Esta espécie é usada ativamente na decoração de jardins, áreas de paisagem, becos, parques. Essa árvore parece especialmente vantajosa no outono.quando a maioria das outras culturas perde sua aparência elegante e é lindamente moldada com frutas cintilantes.
Antes de tudo, a aparência de uma árvore atrai a atenção:
- ele tem uma coroa fora do padrão: esférica ou em forma de guarda-chuva;
- as folhas têm uma forma ligeiramente alongada e são pintadas na cor verde escuro brilhante;
- quanto mais velha a idade da macieira, mais curvado e enrolado seu tronco, devido ao qual uma árvore adulta toma a forma de um arbusto;
- os galhos são longos, finos, levantados;
- a casca é cinza, mas os tecidos intra-caule têm uma linda cor marrom-avermelhada, os anéis jovens da árvore são pintados em um agradável tom de pêssego. Essas propriedades decorativas são altamente consideradas na indústria de móveis e esculturas de arte.
Vantagens e desvantagens
- A macieira Berry possui várias subespécies, cujas vantagens típicas são características:
- alta resistência ao gelo;
- pouco exigente para o solo;
- frutificação regular;
- imunidade forte;
- compatibilidade com outras espécies e variedades de maçã;
- excelentes qualidades decorativas;
- a madeira dessas maçãs é ótima para artesanato.
- Quanto aos desvantagens, as desvantagens significativas são as seguintes:
- fruição pequena;
- inadequação de frutas frescas para alimentação;
- a coroa engrossa muito rapidamente e, se você não podar os galhos em tempo hábil, a árvore ficará vulnerável ao fungo.
A macieira pertence às árvores de terceira magnitude, já que é capaz de atingir uma altura de 10 m, porém em casa raramente é cultivada acima de 5 m.
Crescimento anual
Representantes desta espécie crescem extremamente lentamente. O crescimento de massa verde e brotações novas na macieira depende diretamente da qualidade e regularidade da cobertura e da rega.
Importante! Se você seguir todas as recomendações necessárias para o atendimento, o aumento anual será de 5 pontos e não anual - 2.
O momento da floração e amadurecimento das frutas
Em maio, pequenos brotos rosa-claros (de até 3 cm) aparecem nos galhos da maçã. Eles são coletados em inflorescências de 4-8 unid., Que são inodoras, mas dão uma aparência festiva à árvore. Há tantas flores na coroa que, à distância, se assemelham a uma tampa de espuma. O período de floração dura de 2 a 4 semanas.
Os frutos aparecem apenas em árvores com mais de 3 anos. De setembro a outubro, a coroa é decorada com pequenas maçãs avermelhadas, cujo tamanho raramente ultrapassa 1 cm. No interior, a fruta é dividida por retalhos de couro em 5 câmaras com sementes.
Essas maçãs são frescas e sem gosto, por isso quase nunca são comidas, mas parecem muito bonitas como decoração do jardim. E devido ao tamanho pequeno, esses frutos permanecem nos galhos até dezembro.
Você sabe As maçãs desta planta gostam muito de pássaros, muitas vezes no inverno, os pássaros se alimentam exclusivamente delas.
Produtividade
A macieira Berry de frutos pequenos produz frutos regularmente, se o tempo permitir. É caracterizada por alta produtividade, e a maioria dos proprietários de tais árvores usa seus frutos apenas como ornamentos no jardim.
No entanto, algumas donas de casa adaptadas para cozinhar maçãs maravilhosas de maçãs pequenas. Após o tratamento térmico, os frutos mantêm sua forma e adquirem uma bela cor de mel.
Resistência ao inverno e resistência a doenças
A espécie considerada é caracterizada por alta resistência ao gelo, portanto, não requer preparação especial antes do frio. Algumas de suas variedades, criadas para as regiões do norte, são capazes de tolerar temperaturas de até -56 ° C.
Você sabe Macieira Yagodnaya é considerada a espécie mais resistente ao inverno do mundo, do gênero Macieira.
Esta planta também é altamente imune.. Se for realizado um tratamento oportuno do solo, rega regular e formação de alta qualidade da copa, a árvore suportará independentemente quaisquer doenças.
Aterragem e cuidados
Para cultivar uma árvore saudável que decorará a paisagem, é importante seguir as regras de plantar e cuidar dela.
Escolhendo um lugar e um solo
Embora a planta não seja exigente no solo, para obter um melhor efeito decorativo, ela deve ser plantada em solo alcalino ou neutro. Se o plantio for para ser plantado em solo ácido, é preferível produzi-lo com cinzas.Se a distância da superfície for inferior a 1,5 m, o sistema radicular da árvore decairá rapidamente. Freqüentemente, essa variedade de macieiras cresce com sucesso em terras pouco férteis, onde outras culturas não criam raízes. Como a maioria das macieiras, Yagodnaya adora áreas bem iluminadas, mas se refere negativamente a correntes de ar e ventos fortes.
Técnica de pouso
Mudas dessa espécie são plantadas na primavera ou no outono.. No primeiro caso, isso é feito no final de março - meados de abril (antes do movimento ativo dos sucos). No outono, setembro é considerado o momento ideal para que as mudas tenham tempo de criar raízes antes do início do tempo frio.
Eles começam a se preparar para o plantio da macieira em uma a duas semanas, só então cavam um buraco e permitem que seja saturado com oxigênio durante esse período. O tamanho do recesso deve ser proporcional à copa da árvore jovem (provisoriamente, tem 50-60 cm de diâmetro e 60-70 cm de profundidade).
Vídeo: Instruções para plantio de macieira
Ao planejar o plantio de várias macieiras, elas levam em consideração uma distância confortável para o desenvolvimento de macieiras - 5 m entre elas. Com a diminuição dessa norma, são possíveis situações em que as árvores se obscurecem ou infecções entre elas se espalham mais ativamente.
O próprio processo de pouso é o seguinte:
- A muda é abaixada para dentro do poço, de modo que o colo da raiz fique 3-5 cm acima do solo.
- Em seguida, as raízes são cuidadosamente endireitadas.
- Em seguida, são polvilhados com uma mistura de húmus, solo fértil e areia (3 × 1 × 2). Se desejado, fertilizantes minerais podem ser adicionados a este substrato.
- Depois disso, a terra ao redor das mudas é compactada e umedecida com alta qualidade (15 a 20 baldes) e, para que a umidade seja armazenada por mais tempo no solo, é feita a cobertura morta.
Importante! Nos primeiros três anos, uma árvore jovem precisa ser amarrada a um suporte, caso contrário, existe o risco de que o vento a quebre.
Rega
Macieira Berry regada 2 vezes por mês com um grande volume de água. Macieiras frutíferas requerem 7-8 baldes por 1 m² de tronco de árvore. Após cada rega, é imperativo afrouxar a terra ao redor da árvore para melhorar a aeração das raízes.
Fertilizantes
Mudas de um ano de idade não precisam de fertilizantes, mas espécimes mais velhos precisam de cobertura regular. Sua composição deve incluir em proporções iguais:
- nitrogênio
- fósforo;
- potássio.
Poda
Como a baga da maçã é classificada como planta ornamental, precisa de poda corretiva anual. Primeiro, os galhos secos e quebrados são removidos e, em seguida, o restante é cortado para dar à coroa uma forma adequada.É melhor realizá-lo em março, até que a árvore comece a crescer.
Preparações de inverno
Dada a resistência ao gelo dessa espécie, a macieira não precisa de cuidados especiais. No entanto, se desejar, você pode jogar pelo seguro e amarrar um shtamb, além de encaixar os galhos principais com estopa. Também é útil calar o tronco.
Pragas e doenças
Apesar da forte imunidade, na ausência de cuidados adequados, a macieira Berry pode sofrer devido a pragas ou doenças, entre os quais estão:
- oídio;
- crosta;
- queimadura bacteriana.
Tendo encontrado sinais da doença, é necessário proceder imediatamente ao tratamento da instância afetada:
- oídio ajudará produtos químicos ("Topázio") ou tratamento com solução de refrigerante (100 g de sabão, 2 colheres de sopa. l. de refrigerante por 10 l de água, processar em 3 séries com um intervalo de 7 dias);
- fungicidas são usados no tratamento de crostas (Impact, Horus, Delan, etc.). Se desejar, você pode tentar métodos alternativos: solução a 10% de nitrato, mistura de bordeaux (300 g de sulfato de cobre, 400 g de cal por 10 l de água);
- na luta contra uma queimadura bacteriana, a árvore é tratada com fungicidas ("Skor", "Acrobat"), às vezes com o uso de antibióticos ("Fitolavin", "Gentamicin" etc.).
Importante! Se você não conseguiu evitar a doença, remova imediatamente os galhos, folhas e frutos afetados da macieira e certifique-se de queimá-los para evitar a infecção de outras árvores.
Colheita, transportabilidade e armazenamento
Devido à adstringência e ao ácido das maçãs da planta em questão, eles não são consumidos frescos, por isso raramente são colhidos. São usadas principalmente frutas pequenas e brilhantes para decorar as áreas da paisagem. No entanto, eles ainda são comestíveis.Os frutos permanecem na árvore por um longo tempo, para que a colheita possa ser realizada muito depois do amadurecimento.A macieira Yaglodnaya será um complemento maravilhoso para qualquer zona verde, deliciando-se com uma cor delicada na primavera e com uma coroa dourada e pequenas frutas vermelhas cintilantes no outono. Mantenha as maçãs em um local seco e fresco. Sua transportabilidade é alta e até mesmo os iniciantes podem cultivá-la facilmente, dada a despretensão e a imunidade forte dessa árvore do norte.