Os morangos, como uma das frutas mais deliciosas e populares, estão disponíveis principalmente apenas no verão. No entanto, alguns jardineiros empreendedores encontraram várias maneiras de cultivar essa baga durante todo o ano. Quais são os métodos de cultivo de morangos em um apartamento e quais são suas características - mais sobre isso mais adiante neste artigo.
As regras básicas para o cultivo de morangos no inverno em casa
Cultivar morangos em casa é um negócio bastante sério, responsável e problemático, exigindo tempo, algum conhecimento e a condução competente de técnicas agrícolas básicas. Para o cultivo de bagas, você precisa escolher a variedade apropriada, despretensiosa nos cuidados e organizar certas condições para o seu crescimento.
Métodos de plantio
Para plantar morangos em casa, pode haver vários métodos:
A escolha do método certo dependerá do principal objetivo do cultivo da baga. Para o cultivo em larga escala de morangos à venda, é claro, as estufas de policarbonato ou estufas são mais adequadas. No entanto, essas estruturas ocupam áreas muito grandes, exigindo muito espaço livre.
Você sabe Os morangos são uma das poucas culturas cujas sementes não estão localizadas dentro da fruta, mas fora dela. Além disso, em uma baga de tamanho médio, existem cerca de duzentas sementes.
O método ideal para a criação de bagas em grandes volumes em apartamentos é o método da caixa. Se o objetivo de cultivar a baga é consumir para suas próprias necessidades, é melhor usar o método do vaso. Nesse caso, não será possível obter colheitas abundantes, mas o cuidado com a planta é minimizado.
Ar e temperatura
A cultura descrita pertence à categoria de amantes do calor, portanto, precisa de um microclima confortável com indicadores de temperatura dentro de + 18 ... + 20 ° C. É muito importante manter as temperaturas estáveis na sala: elevar ou abaixar o termômetro afetará negativamente o desenvolvimento e a frutificação da planta.Os morangos preferem ar fresco e com boa circulação e reagem negativamente à estagnação. Para garantir que a cultura tenha acesso ao ar fresco, você pode ventilar regularmente a sala.
Qual solo escolher
Para o cultivo bem-sucedido de plantas em um apartamento, é igualmente importante escolher um bom solo. Uma opção ideal é uma mistura de partes iguais de perlita e turfa, que pode ser comprada em lojas especializadas.
Importante! É permitido substituir a mistura do solo pelo solo nutriente comum com a adição de fertilizantes, mas a qualidade e a eficácia desses últimos serão significativamente inferiores.
Modo de luz
A intensidade da iluminação na sala afetará diretamente a duração da floração e frutificação da colheita. Por isso, escolhendo o cultivo de uma variedade de morango ainda não muito caprichosa, ele deve fornecer iluminação de alta qualidade por 13 a 16 horas.Ao organizar uma planta de 8 horas de luz do dia, entrará na fase de floração 2 semanas após o plantio de mudas, e os ovários se formarão após 1,5 meses. Se o morango for iluminado por 16 horas, ele poderá florescer em 10 dias e formar ovários em 30 a 35 dias. Com iluminação insuficiente na sala, é necessário instalar fontes de luz adicionais, por exemplo, lâmpadas fluorescentes.
Mudas prontas
A opção mais prática é comprar mudas prontas, adaptadas para o cultivo em casa. Claro, vai custar muito, mas você não precisará gastar muito tempo cultivando mudas. As mudas de criação própria são consideradas um evento bastante problemático e tedioso, exigindo o cumprimento de muitas regras agrícolas. A vantagem é uma economia significativa em dinheiro.
Aplicação de fertilizantes
Quando cultivados em um apartamento, os morangos recebem muito menos nutrientes do que quando cultivados em solos abertos. É por isso que a planta deve ser alimentada regularmente pelo menos uma vez por semana.
Importante! Não alimente a cultura com medicamentos contendo nitrogênio, pois eles ativam o crescimento da massa verde e inibem o desenvolvimento de bagas.
Uma grande necessidade de fertilizar a colheita ocorre na fase de floração e no final da frutificação. Ao mesmo tempo, os especialistas aconselham o uso de produtos orgânicos, em particular excrementos de aves, verbasco ou complexos de fertilizantes minerais. Para aumentar o número de ovários, são recomendados produtos à base de ferro.
Características do plantio de morangos
Cultivar morangos em casa é bem possível - sujeito às regras básicas da tecnologia agrícola. Para o cultivo de bagas, os especialistas aconselham que dê preferência a cultivares despretensiosas, amplas ou reparadoras, que são caracterizadas por frutificação durante o ano todo e amadurecimento rápido dos frutos. Como observado acima, os jardineiros praticam vários métodos de plantar uma planta, sobre as características de cada uma - além disso.
Você sabe Em alguns países do mundo, os morangos verdes são conservados em conserva e enrolados em frascos. No inverno, as frutas são consumidas como uma espécie de análogo dos pepinos em conserva.
Plantio de flores
O mais simples é plantar morangos em vasos de flores. Nesse caso, você pode usar recipientes de qualquer formato e de qualquer material, o único requisito é o tamanho do recipiente: pelo menos 100 × 150 cm.
Para implementar o método da flor, você deve estocar os seguintes materiais e ferramentas:
- panelas;
- substrato preparado;
- drenagem, que pode ser pequenas pedras, pedras, argila expandida;
- uma solução de vitaminas para nutrição de plantas;
- colher;
- Água protegida para irrigação.
Quanto à mistura do solo, os especialistas não recomendam o uso do solo do jardim, pois pode conter larvas de vários parasitas.
Calcinação do solo no forno.
Se não for possível comprar solo especial, o solo do jardim deve ser desinfetado:
- vapor e depois derramar bem com uma solução fraca de permanganato de potássio;
- calcina no forno por cerca de 30 minutos a uma temperatura de + 180 ° C.
Aterragem
Para plantar em vasos, é necessário escolher brotos com a presença de 2-3 folhas totalmente desenvolvidas.
A tecnologia é bastante simples:
- uma pequena camada de drenagem é derramada no fundo do tanque;
- a camada de drenagem é coberta com solo nutriente;
- no solo faça uma depressão - 1,2–2 cm, onde as mudas são expostas. As raízes das mudas são pré-embebidas por 20 a 30 minutos em uma solução vitamínico-mineral;
- brotos adormecem no solo, levemente esmagados pelas mãos, umedecem a superfície com uma pistola de pintura.
Vídeo: cultivo de morangos em vasos
Rega e cuidados com as plantas
O cuidado da planta inclui vários eventos padrão. Os morangos devem ser regados, concentrando-se na secagem do solo, conforme necessário. É proibido o uso de água fria da torneira. A água de irrigação deve ser macia, assentada, em temperatura ambiente.
De tempos em tempos, é necessário realizar o procedimento de afrouxamento do solo ao redor do arbusto, o que enriquecerá o solo com oxigênio e saturá-lo com substâncias úteis, além de ativar o desenvolvimento das raízes. É muito importante escolher o local certo para organizar vasos com morangos: um local bem iluminado e protegido de forma confiável é perfeito.
Importante! A formação de uma crosta dura no solo não deve ser permitida, pois interfere no fluxo normal de ar para o sistema radicular da planta.
É melhor instalar recipientes com brotos nos peitoris das janelas, no lado sul do apartamento. O morango cultivado em um apartamento é muito sensível ao frio, portanto, os especialistas não aconselham cultivá-lo em uma sala sem aquecimento. Ao criar uma temperatura confortável e um microclima quente, a cultura invernou perfeitamente e até ficou satisfeita com a frutificação estável.
Produtividade
Infelizmente, o rendimento da colheita ao crescer pelo método de vaso é baixo. Em média, com os devidos cuidados, de uma planta você pode coletar até 200 g de frutas. Mas a frutificação será o ano todo.
Plantio de polietileno
O segundo método de cultivo de morangos baseia-se em plantá-lo em sacolas ou sacos plásticos. Para implementar esse método, você precisa de muito espaço. Os especialistas recomendam a construção de prateleiras de várias camadas na varanda, na varanda ou na despensa, onde serão localizados os recipientes com mudas.Na sala onde a baga crescerá, deve haver boa iluminação, boa circulação de ar e um regime de temperatura confortável para a planta.
Preparação
Para o plantio de bagas, é necessário preparar um polietileno suficientemente denso, idealmente reforçado. As embalagens ou sacos devem ter cerca de 16 a 20 cm de diâmetro.
Também no processo, você precisará de materiais:
- mistura de solo composta por perlita e turfa no vapor;
- solo orgânico;
- colher de solo.
Você sabe No mundo, existem cerca de 300 variedades de morangos, enquanto não existem apenas bagas vermelhas clássicas, mas também espécimes de cor branca. A baga branca com sementes vermelhas tem gosto de abacaxi.
Aterragem
O plantio de mudas é baseado nas seguintes ações:
- o substrato preparado misturado com o solo orgânico é derramado em recipientes de polietileno, amarrados firmemente por cima;
- os sacos, a critério dos jardineiros, são amarrados na vertical ou montados horizontalmente em prateleiras;
- pequenos orifícios de 6 a 8 cm de comprimento são feitos em polietileno, escalonados, com um intervalo de 20 a 22 cm;
- brotos são plantados em buracos feitos, cobertos com o solo restante.
Rega
É extremamente inconveniente regar tais construções a partir de polietileno, uma vez que o nível de umidade da planta não é visível. Por esse motivo, para umedecer os arbustos, os especialistas aconselham a criação de um sistema de irrigação por gotejamento simples, mas muito eficaz, que alcance uma distribuição uniforme de umidade:
- sacos de plástico são colocados acima dos sacos;
- 4-5 tubos finos são removidos de cada frasco, cujas extremidades são perfuradas por polietileno e introduzidas no solo a cada 50 cm;
- a água é derramada em recipientes de plástico, que entra lentamente no solo através dos tubos.
Importante! Os morangos cultivados no apartamento precisam ser replantados e atualizados a cada 4 anos.
Pragas
No processo de cultivo de morangos em casa, os jardineiros podem enfrentar várias dificuldades. O problema mais comum é a derrota da planta com um ácaro. A praga pode ser reconhecida pela formação de uma trama característica branca ou transparente a partir do fundo da placa da folha. O carrapato se alimenta ativamente do suco da cultura e, como resultado, desbota, seca e morre.Morango atingido por um ácaro.
Para lidar com os parasitas, recomenda-se pulverizar a planta com uma solução de alho, preparada da seguinte forma:
- 2-3 dentes de alho são cuidadosamente picados;
- mingau de alho é derramado com uma pequena quantidade de água fervente, insista 20-30 minutos;
- filtrar a infusão de alho e aplicar conforme necessário.
Importante! Se houver muitas pragas de insetos, as preparações inseticidas especiais de um amplo espectro de ação ajudarão a destruí-las, enquanto a pulverização da cultura deve ser feita seguindo rigorosamente a dosagem especificada nas instruções.
Tipos de doenças e métodos de tratamento
Na maioria dos casos, os morangos raramente ficam doentes em casa. Às vezes, com umidade excessiva, pode ocorrer podridão cinzenta. Com essa doença, as folhas e bagas de morango são cobertas com um revestimento fofo cinza-bege, enquanto as folhas caem e as frutas ficam soltas, perdem o sabor. Você deve começar imediatamente a luta contra a doença, caso contrário não poderá salvar a planta.Podridão cinzenta de morangos Para fazer isso, todas as áreas afetadas precisam ser removidas e o restante da massa verde tratada com uma solução a 1% de líquido Bordeaux. Ao mesmo tempo, é necessário reduzir o número de irrigações e garantir uma boa circulação de ar para os arbustos. Para evitar a ocorrência de várias doenças, os especialistas aconselham pulverizar sistematicamente a cultura com infusão de rabo de cavalo.
Cultivar morangos em um ambiente de apartamento é uma atividade muito lucrativa e útil que pode se transformar em um negócio lucrativo. No entanto, para obter colheitas decentes de frutas doces e perfumadas, os jardineiros terão que trabalhar duro e criar um microclima favorável em casa para o crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos da cultura.