Se você é amante de plantas grandes, exóticas e despretensiosas do apartamento, vai gostar da cordilina. Esta flor se encaixa harmoniosamente em qualquer interior, cresce bem e não causa problemas. No nosso artigo, você aprenderá como cuidar dele.
Descrição botânica da planta
Cordilin, alguns especialistas classificados como uma família de agave, outros como aspargos. Seu nome vem da palavra grega, que se traduz em "nó, solavanco", pois a planta tem raízes pinosas e nodosas. A pátria da planta cordilina é a Nova Zelândia e a Austrália. Ela é frequentemente confundida com dracaena devido à semelhança externa. No entanto, essas plantas pertencem a diferentes gêneros. A flor tem um tronco alto, cujo fundo é exposto ao longo do tempo, e lindas folhas decorativas.
Você sabe Ao contrário da maioria das plantas tropicais, o cordilin não contém substâncias tóxicas. Portanto, pode ser cultivada em casas onde há crianças pequenas e animais de estimação.
A planta na aparência se assemelha a uma palmeira e possui as seguintes características:
Sistema raiz | Carnuda, tuberosa, grossa, branca |
Comprimento da haste | Até 1,5 m em condições residenciais, até 12 m em estado selvagem |
Forma de folha | Lanceolada, em forma de espada ou linear |
Cor da folha | Verde, encontra vermelho, verde claro, veias rosa, listras, manchas |
Forma de inflorescência | Na forma de uma panícula, com pequenas flores |
Cor da flor | Vermelho, branco, roxo |
Tipos de cordilina
Existem 26 espécies de cordilins, entre as quais árvores, arbustos e arbustos.
Em condições de apartamento, elas geralmente são cultivadas:
- Bancos. Atinge uma altura de 1,5 a 3 m.O tronco é fino e reto. Folhas verdes, lanceoladas, com até 1,5 m de comprimento e 8 cm de largura, colocadas em pecíolos longos. Flores brancas são formadas na inflorescência em forma de panícula.
- Apical. Pode ter 1 fino ou vários troncos. As folhas são verdes com um tom avermelhado, com veias pronunciadas. Cresce em comprimento de até 50 cm, em largura - até 10 cm.
- Vermelho Cresce até 4 m de altura. As folhas são verdes, lanceoladas, longas e estreitas. O comprimento máximo é de 0,5 m, a largura é de 5 cm, crescem em pecíolos de 15 cm de comprimento e, durante a floração, forma-se uma inflorescência em forma de panícula com flores azuis pálidas em pedicelos curtos.
- Direto. Forma um tronco fino com até 3 m de comprimento, folhas lanceoladas com até 0,5 m de comprimento e até 3 cm de largura e inflorescências em forma de vassouras. São flores azuis pálidas.
- Inseparável. Espécies altas - na natureza, podem atingir 12 m. O tronco é fino e duro. As folhas são longas, em forma de cinto. Seu comprimento é de 1,5 m, a largura é de 15 cm e uma veia vermelha corre no centro da placa verde opaca da folha superior. A inflorescência é ramificada, inclinada. As flores são de cor branca.
- Sul. Outro olhar alto. O tronco é reto, expandido na base. As folhas são longas, em forma de espadas. As cores são verdes com uma veia de luz central. Nas inflorescências são delicadas flores brancas odoríferas.
Condições de cultivo da casa
Para espécies tropicais e subtropicais, as condições de vida são diferentes. O mais comum para eles é o amor por umidade moderada, boa luz, intolerância a saltos de temperatura e correntes de ar.
Você sabe A cordilina local que cresce na Nova Zelândia é usada pelos habitantes locais para fazer cordas e tecidos, bem como para comer. O suco das folhas é usado para prevenir e tratar infecções.
Iluminação
A planta precisa de luz brilhante, por isso é colocada em um local claro. No verão, a flor cresce bem na janela, no lado leste ou oeste. No inverno - do lado sul. Os raios do sol não devem ser diretos, devem ser dispersos. Cordilins com folhas escuras são capazes de manter a decoratividade em cantos não muito iluminados da casa.
Airing
Quedas de temperatura são prejudiciais à cordilina. Portanto, ao arejar, verifique se não há rascunhos na sala. Seu efeito pode afetar adversamente a decoratividade da flor. Se for necessário ventilar a sala onde a flor está contida, ela é transferida para outra sala durante o procedimento.
Modo de temperatura
Na estação quente, a planta se desenvolve a uma temperatura de +20 ... + 25 ° C, no inverno - +5 ... + 10 ° C. Para espécies subtropicais, uma diminuição da temperatura a partir do outono é realizada gradualmente. As espécies tropicais adoram a temperatura ambiente quente. No inverno, eles precisam organizar o regime de temperatura em +18 ... + 20 ° C.
Como cuidar em casa?
Cuidar da cordilina não causará muitos problemas. Ele precisa ser regularmente umedecido, periodicamente alimentado, transplantado.
Importante! Espécies de cordilina que preferem condições tropicais e alta umidade podem ser colocadas em um palete com seixos molhados no verão, limpas com um pano úmido e colocadas sob um banho quente.
Rega
Cordilina não possui requisitos especiais de umidade. É regada da mesma maneira que a maioria das plantas domésticas, pois a camada superior do solo seca. Normalmente, a frequência de rega é de 1-2 vezes por semana no verão e uma vez a cada 7 a 10 dias no inverno. No verão, você precisa umedecer com mais frequência, no inverno - a frequência e o volume da irrigação são reduzidos. Cordilin não gosta de exagerar.
Isso é especialmente perigoso para as plantas que são mantidas no inverno a baixas temperaturas. Para irrigação, aplique chuva, ou água filtrada em temperatura ambiente. Usar água da torneira fria e dura é prejudicial para a planta. É aconselhável derramar água na panela.
Pulverização
As espécies subtropicais precisam ser pulverizadas raramente - elas não são exigentes quanto ao nível de umidade do ar. As espécies tropicais são pulverizadas diariamente do final da primavera ao final do verão. Para a pulverização, assim como para a irrigação, use água morna e assentada.
Top vestir
Para obter um bom crescimento das plantas e máxima decoratividade, é necessário fertilizá-lo regularmente. Como cobertura, adubos universais universais adquiridos desenvolvidos para plantações decíduas são usados. Eles são feitos semanalmente da primavera ao outono. Na estação fria, o número de curativos superiores é reduzido para 1 vez por mês. As espécies que são transferidas para o frio no inverno não precisam ser alimentadas.
Poda
A poda para formar uma coroa de cordilina não é necessária. Precisa remover folhas danificadas, velhas e secas. Use uma tesoura afiada para aparar as pontas encolhidas das folhas. Aparar o caule pode ser feito no caso de esticar a planta. É cortado a uma altura de 10 cm da base, acima do antigo nó das folhas. No futuro, brotos aparecerão nele. O trabalho de aparar é feito na primavera.
Importante! O solo adquirido na loja não requer pré-tratamento antes do plantio. O substrato fabricado à mão deve ser desinfetado - calcinado no forno ou polvilhado com uma solução de permanganato de potássio (1%).
Transplante
Plantas jovens precisam de um transplante anual. Maduro - 1 vez em 2-3 anos. O transplante é realizado na primavera, de preferência em março. Um recipiente é selecionado em tamanho (para uma planta com 40 a 45 cm de altura, é necessário um vaso de 15 a 20 cm de diâmetro), eles compram ou fazem um substrato com as próprias mãos. Em termos de acidez, o solo deve ser levemente ácido, com um nível de pH de 6 a 6,5.
Você precisará misturar estes componentes:
- terra de jardim (3 partes);
- areia (1 parte);
- turfa (1 parte).
Tecnologia de transplantes:
- É bom regar uma flor.
- Remova junto com um pedaço de terra do recipiente em que cresce.
- Descasque cuidadosamente as raízes do chão.
- No fundo da panela, havia uma camada de drenagem - argila expandida, seixos.
- Cubra com uma camada de mistura do solo.
- Coloque a flor no centro.
- Cubra as raízes com a terra.
- Molhe abundantemente.
- Coloque em uma sala com uma temperatura de +20 ... + 22 ° C.
Reprodução
Propague a flor de três maneiras:
- Dividindo o rizoma.
- Estacas.
- As sementes
Divisão
A divisão dos rizomas é a seguinte:
- Para regar o solo.
- Extraia a planta da panela.
- Livre de um coma de terra.
- Lave as raízes.
- Separe parte do rizoma e corte todas as raízes dele.
- Corte o rizoma em várias partes.
- Coloque todas as peças para fazer o enraizamento em um substrato leve.
- Cubra a panela com um saco.
- Ventile e hidrate regularmente.
- Após o enraizamento, cerca de um mês depois, plante em um local permanente.
Estacas
É melhor separar as estacas na primavera.
Faça assim:
- Os brotos apicais ou médios semi-lignificados são cortados.
- Eles são divididos em partes para que 1 a 4 nós permaneçam em cada um.
- As estacas são colocadas em água ou plantadas em um substrato úmido para o enraizamento.
- Um recipiente com estacas é colocado em uma sala com temperatura de +25 ... + 30 ° C. Você pode criar uma mini-estufa cobrindo-a com uma garrafa de plástico, polietileno ou embalagem de vidro.
- Se necessário, adicione água, umedeça o substrato.
- Após a formação das raízes (cerca de 30 dias depois), a planta é plantada em local permanente.
Vídeo: propagação da cordilina por estacas
Sementes
O método de sementes para a propagação da cordilina em casa não é utilizado. Esse processo é problemático e longo. É usado apenas para espécies naturais. Como regra, quando a semeadura germina esparsamente. Os brotos aparecem dentro de 1-3 meses.
Dificuldades crescentes
Ao cultivar plantas, você pode encontrar os seguintes problemas:
- Pontos de luz na folhagem. A razão está no excesso de luz solar. Mova a panela para um local sombreado ou cubra a flor do sol.
- Secagem e escurecimento das pontas das folhas. Pode haver várias razões pelas quais as folhas da cordilina secam. Um deles é o ar seco dentro de casa. Outra é a umidade insuficiente. Você precisa pulverizar regularmente a planta e estabelecer um regime de rega.
- Manchas marrons nas folhas. Uma razão para o desenvolvimento do problema é a falta de umidade. Para eliminar a necessidade de hidratação regular.
- Apodrecimento da haste por baixo. Isso ocorre devido ao alagamento. É necessário parar a rega e estabelecer seu modo correto. A planta precisa ser transplantada para um novo solo, inspecionando cuidadosamente as raízes e podando as áreas afetadas.
- Queda de folhas inferiores. As folhas da camada inferior caem constantemente - esse é um processo natural. No entanto, se a queda das folhas for forte, você deverá prestar atenção à localização do vaso de cordilina. Talvez ela não tenha luz e precise ser colocada em um local mais luminoso.
- Enrolar e amolecer as folhas. Provavelmente, desta maneira a planta reage ao frio. É necessário aumentar a temperatura na sala ou reorganizá-la em condições mais quentes.
- Folhagem amarelada. Isso ocorre por duas razões: falta de nutrientes e baixa umidade do ar. É necessário começar a pulverizar e fertilizar a planta.
Além disso, se o florista errar durante o plantio ou o cuidado, a flor pode ficar doente ou ser invadida por insetos nocivos.
Doença
Das doenças mais frequentemente podridão da raiz. Sinais da doença: aparência doentia da planta, nanismo, secagem das folhas. Os fatores que provocam a doença são rega e frio excessivos. O tratamento consiste em aparar raízes doentes, lavando raízes saudáveis com água quente, tratando os locais de corte com carvão ativado, fungicida, permitido para plantas de interior. Após a secagem por um dia, a planta é transplantada para um novo vaso e solo. Com forte apodrecimento das raízes, o topo da planta é cortado, enraizado e plantado em um novo recipiente e solo.
Pragas
Em cordilin pode resolver:
- Mealybug. Deixa um sintoma característico - corrimento solto branco, semelhante ao algodão. Eles lutam com isso esfregando com uma solução de sabão, pulverizando com uma solução de sabão verde, infusões de tabaco, alho, uma decocção de ciclâmen, tintura de calêndula, álcool, medicamentos "Aktara", "Biotlin", "Calypso", "Confidor", "Fitoverm".
- Ácaro. A presença de uma teia em espinhos e hastes, bem como pequenos pontos vermelhos, indicará que a planta foi escolhida por um carrapato. Este parasita adora calor e secura. Para se livrar dele, você precisa limpar a flor com uma solução com sabão. Em caso de infecção grave, é necessário tratamento financia Fitoverm, Bi-58, Karatê, Iskra-M, Actellik.
- Shield. É fácil perceber. Este pequeno inseto é coberto com uma casca dura. Alimenta-se de sucos de flores. Os primeiros sintomas da aparência da balança são líquidos pegajosos no tronco. Destrua-o mecanicamente - raspando com um pincel. Toalhetes acéticos também são eficazes, esfregando com tintura de alho, pimenta vermelha. Com infecção grave, eles recorrem ao tratamento químico usando “Fitoverm”, “Actellik”, “Metaphos”.
- Mosca branca Mariposas com asas brancas. O perigo não são borboletas, mas suas larvas que se alimentam de folhas. Como resultado, eles ficam amarelos e enrolam. Para combater a mosca branca, os inseticidas acima são usados. Solução de sabão, infusões de tabaco e dente de leão também ajudam a assustar o inseto.
Sinais e superstições
As pessoas vão demorar um pouco e superstições associadas à cordilina, a planta é considerada positiva. É chamada de árvore da fortuna. Acredita-se que na casa ela deve ser colocada em um canto - vivendo em tais condições, ativa a energia Chi, tem um efeito benéfico nas habilidades criativas das famílias e ajuda a manter a harmonia nos relacionamentos e uma aura favorável na casa.
Cordilina é uma planta exótica que lembra uma palmeira. Apesar de seu tamanho grande, um iniciante no ramo de flores também pode lidar com o cultivo de plantas. A flor irá decorar o apartamento, escritório, estufa, jardim de inverno.