A Itália tem uma rica herança cultural: arquitetura, pintura, tradições e costumes. O jardim de estilo italiano é impressionante, mas requer princípios básicos de decoração. Aprenda a deixar seu site bonito e diferente dos outros, dando um sabor verdadeiramente italiano.
História e descrição do estilo italiano na paisagem
As bases do estilo foram lançadas pelos jardineiros da Roma antiga. O relevo da Itália é principalmente montanhoso, o que levou ao conceito de paisagismo do jardim. A aristocracia se estabeleceu nas encostas das montanhas, onde os escravos escavavam manualmente áreas planas para terraços e parques.
O jardim italiano é finalmente formado, como um estilo de paisagismo, no Renascimento. Este é um complexo em cascata independente, um espaço fechado sem nenhuma conexão com a paisagem circundante ou territórios vizinhos. Existem formas claras e linhas geométricas. Muito espaço aberto e cantos sombreados, a água é obrigatória. Cores brilhantes não são bem-vindas - os tons principais são pastel, suaves.Importante! A idéia principal no paisagismo é o máximo de espaço e luz; portanto, não deve haver árvores altas com uma copa espessa e aleatória em crescimento.
Regras para registro do território
O elemento de design dominante é a casa. Ele é tomado como ponto de partida para novas ações. Todo o complexo do jardim deve ser visível pelas janelas, a mesma regra se aplica ao terraço mais baixo. Portanto, em um terreno plano, é preciso trabalhar duro para criar um relevo escalonado.
A linha central da casa para o terraço inferior é um amplo beco com lagoas, escadas, passagens. Em um planejamento adicional, a simetria é tomada como base: a metade esquerda e a direita do território se repetem completamente.
Elementos arquitetônicos
O maior elemento é o pátio, ou seja, a área aberta adjacente à casa. Geralmente é cercado por paredes vivas, treliças a céu aberto com trepadeiras. No centro pode ser colocada uma fonte. O piso deste pátio é frequentemente pavimentado com mosaicos.
Entre outros detalhes de uma decoração:
- pérgola - um edifício decorativo sem paredes, com copa que, em vez de suporte, é usado por trepadeiras; nesta área de lazer tem móveis de jardim;
- fonte ou reservatório artificial de pedra;
- colunas ao longo do beco, bancos e bancos;
- esculturas - de tamanhos diferentes, mas em um estilo único e antigo;
- terraços abertos;
- balaustradas (cerca decorativa de escada, composta por elementos encaracolados);
- meninas floridas de pedra pesada;
- nichos;
- ruínas artificiais de paredes ou colunas.
Lagoas
Como mencionado acima, o território consiste em diferenças de nível. Um amplo beco atravessa o centro do parque ou jardim; É nele que se localizam fontes ou reservatórios artificiais. Eles divergem caminhos para todos os cantos do jardim.
Você sabe Na Roma antiga, a água das nascentes das montanhas era fornecida diretamente aos ricos pelas casas através de um sistema de aquedutos. As pessoas comuns tomavam água potável de fontes públicas, razão pela qual foram fornecidas inicialmente.
A fonte pode ser:
- nível único;
- multi-nível;
- cascata;
- com água de pulverização;
- com um jato jorrando para cima.
Faixas
Cada elemento do jardim italiano tem uma forma geométrica, geralmente quadrada ou retangular. Os caminhos entre os elementos são retos e claros. Eles podem ser feitos de pedra azulejada, lisa ou multicolorida. No design moderno, a concretagem também é realizada, mas intercalada com mosaicos de materiais naturais.
Por exemplo:
- uma concha;
- seixos;
- pedras redondas de rio ou mar;
- cacos de azulejos.
Materiais
O principal material de construção e decoração é a pedra, com exceção dos móveis de jardim no terraço ou no pátio. Pode ser de metal, madeira ou vime. Todos os elementos acima são feitos de pedra, eles também fazem a decoração externa. A idéia do estilo italiano em solidez e confiabilidade, e o que pode ser mais confiável que a pedra.
Você sabe Um exemplo da confiabilidade e durabilidade do arenito é a Grande Esfinge Egípcia, que é esculpida neste material.
A decoração utiliza diferentes minerais naturais, por exemplo:
- Granito. É preto, vermelho, verde, azul escuro e cinza. Adequado para decoração de casa, bem como para esculturas, bordas ou degraus.
- Rocha de concha. O material é pintado em tons de marrom, amarelo e vermelho. Poroso, mas resistente à umidade. É usado por designers e construtores, tanto na decoração quanto na construção da fundação.
- Arenito. A pedra é pintada com mais frequência com um tom dourado ou esverdeado, mas também é encontrada na cor branca ou marrom-avermelhada. O chão e as paredes, os caminhos, os balaústres da balaustrada, os nichos - tudo isso pode ser feito ou enfrentado com esta pedra.
Gramado
O estilo italiano aceita apenas um tipo de gramado - térreo. Este não é apenas um pano de fundo para outras plantas e fragmentos arquitetônicos.
O chão também é um ornamento e seu design exige o cumprimento das regras:
- Preparação completa do território antes do desembarque, caso contrário, qualquer irregularidade será visível.
- Gramíneas e grãos de variedades que crescem lentamente, arbustos intensamente e verde durante toda a estação.
- Corte de cabelo baixo, perfeitamente liso.
Cereais e gramíneas para bancas são geralmente mais caros do que outras plantas de gramado.
Tais plantas perenes são adequadas para o plantio:
- festuca vermelha;
- campo de madeira fina;
- Prado de bluegrass.
Plantas
A vegetação comum no design do território em italiano não é a coisa mais importante. Verdes decorados, isto é, bordas, sebes, paredes decorativas feitas de arbustos e árvores de folhas pequenas ou coníferas são mais importantes.
As plantações de escalada são bem-vindas:
- hera
- uvas de menina;
- escalada rosa;
- madressilva.
Árvores e arbustos escolhem as espécies que não têm medo de cortar. Aqui, como em nenhum outro lugar, em honra está a arte topiaria. Um arbusto de formato bonito pode se tornar o centro no tapete esmeralda do gramado ou se fundir em uma composição de grupo.
Importante! As variedades de flores são plantadas em uma quantidade mínima, não em tons claros. Se o canteiro de flores repetir o padrão de mosaico no pátio - isso é bem-vindo.
Culturas aplicáveis:
- louro;
- buxo;
- murta;
- Spirea
- Marmelo japonês;
- vassoura;
- abeto;
- cipreste;
- pinheiro;
- thuja;
- castanha.
Se você tem uma trama em uma encosta, gosta de formas estritas e padrões simétricos, então o estilo italiano é o que você precisa. Em um local plano, serão necessários mais investimentos e trabalho, mas mesmo nesse caso, você pode acabar com uma peça clássica do Mediterrâneo.