Uma variedade de coníferas e arbustos são frequentemente usados no paisagismo. Eles encantam as pessoas com uma aparência bonita. Além de suas qualidades decorativas, as culturas também têm muitas vantagens sobre outros tipos de plantas. Afinal, eles permanecem verdes ao longo do ano. Pode-se e deve-se orgulhar de uma árvore tão cultivada. As árvores coníferas são decoradas com canteiros, sebes, jardins ornamentais e jardins de pedra. Mesmo nas regiões sul do país, onde muitas outras espécies de plantas crescem, elas ficam ótimas. Ao mesmo tempo, um chalé ou uma mansão será o local ideal para experimentos.
O papel das coníferas no paisagismo
- A popularidade de coníferas e arbustos é tão grande por causa de suas vantagens. Ou seja:
- quase todas as variedades toleram uma longa estadia sob luz solar direta;
- muitas espécies de coníferas mantêm sua forma mesmo sem intervenção humana;
- graças a raízes poderosas, árvores e arbustos não precisam de rega constante;
- as plantas exalam um aroma agradável;
- eles são universais e podem ser plantados como uma única aterrissagem ou como parte de um grupo.
Ao escolher uma cultura adequada, você deve prestar atenção às seguintes condições:
- Escolha clara do local para o desembarque.
- Características das condições meteorológicas em uma região específica.
- Tipo de desembarque. Pode ser um grupo ou uma única árvore.
- A composição usada na terra.
Importante! A vantagem das coníferas plantadas em recipientes é que elas podem ser substituídas a qualquer momento.
Além disso, coníferas de árvores e arbustos secretam substâncias úteis para o corpo humano. O ar nessas áreas contém mais oxigênio. Um extenso sistema radicular evita deslizamentos de terra e reduz a probabilidade de lavar o solo fértil com neve descongelada.
Espécies de coníferas
Como descrito acima, coníferas e arbustos ficam ótimos mesmo na estação fria. É no inverno e no outono que toda a beleza de sua aparência é revelada. Já no final de outubro, eles começam a se destacar contra as folhas amareladas da madeira. E como há um grande número de espécies dessas plantas, é necessário saber quais delas são mais harmoniosamente adequadas para a criação de projetos paisagísticos.
Teixo
Este é um tipo de plantas perenes, cuja altura em condições naturais pode variar de 5 a 20 m. A casca muitas vezes lança vermelho. A coroa sempre permanece redonda e tem uma densidade significativa. As agulhas permanecem constantemente verdes saturadas, densas. O comprimento das agulhas varia de 1 a 3 cm. A principal diferença entre o teixo e outros tipos de coníferas é a ausência de canais de resina.
Esse recurso agradará àqueles que não gostam de aroma de coníferas. A cultura tolera a poda e mantém uma forma criada artificialmente por um longo tempo. Geralmente encontrado em jardins de rochas e composições de topiaria. Raças de teixo são perfeitamente combinadas com zimbro, marmelo e arborvita ocidental.
Cypress
A família mais popular em paisagismo. Uma característica distintiva dessa cultura é que ela pode ser usada como um único pouso. O objeto de admiração das pessoas ao redor é a coroa, que em forma se assemelha a uma pirâmide. A árvore tolera a poda perfeitamente e mantém a aparência criada por um longo tempo. É a poda correta dos galhos que permite regular o desenvolvimento e o crescimento da planta.
Variedades que têm um limiar baixo para resistência ao gelo são frequentemente expostas em vasos ao ar livre no verão. Aqueles que podem suportar uma queda acentuada de temperatura podem ser usados como coberturas. O aroma exalado pelos ciprestes repele insetos indesejáveis - moscas e mosquitos. Isso permite que você relaxe no país sem medo de ser mordido.
Pine
Essas plantas são consideradas universais. Especialmente popular entre os moradores das regiões do norte. As árvores toleram a seca prolongada e as geadas severas e contam um grande número de espécies. A mais popular é a variedade anã, usada com sucesso para criar jardins e jardins ornamentais. Além disso, os pinheiros podem agradar com vários tons de agulhas. Sua cor depende da escolha da variedade.
- As principais vantagens:
- tamanho compacto;
- copa densa, que permite cultivar plantas que preferem sombra parcial;
- aparência bonita;
- uma enorme variedade de variedades;
- resistência mesmo a fortes geadas;
- aroma agradável e curativo;
- despretensiosidade ao solo.
Alto
As coníferas altas são adequadas para o vasto território do campo. A principal vantagem dessa cultura é que ela desempenha o papel de dominante. O restante das plantas apenas o complementará.O principal inconveniente é o crescimento rápido. No entanto, pode ser retardado podando ou beliscando os galhos. Crie artificialmente uma forma de coroa a cada ano.
Você sabe Ao contrário de um jardineiro, um paisagista concentra-se apenas no planejamento, não se importando com as plantas.
Dos tipos mais populares, no paisagismo é frequentemente usado:
- Cedro. Nos primeiros anos após o desembarque, a taxa de crescimento é muito lenta. A principal característica desta árvore conífera é que ela dá frutos com cones específicos. No jardim você pode usar cedro europeu, siberiano ou coreano. A árvore ama muito a luz do sol. Portanto, eles selecionam um site com a presença máxima de luz solar durante o dia.
- Zimbro, arborvitae e abeto. Perfeito para organizar sebes ou colocar na própria entrada da sala de estar.
- Abeto e pinho.
A escolha de uma espécie adequada de árvores coníferas altas permanece sempre com o proprietário do local. No entanto, antes do pouso, é melhor consultar os especialistas em paisagismo.
Médio
A maioria das áreas suburbanas possui um território pequeno. Portanto, plantar árvores grandes nem sempre é apropriado.
É por isso que as espécies de coníferas médias são frequentemente escolhidas, como:
- Teixo dourado. Uma característica distintiva desta planta é a cor das agulhas. Em uma muda jovem, ela é sempre dourada e, quando cresce, adquire um tom verde-amarelo. Esta árvore se desenvolve perfeitamente nas condições de iluminação natural mínima.
- Nana. Este é um tipo de pinheiro fofo. Sua coroa permanece uma cor verde escura característica durante todo o ano. A planta tem uma aparência atraente e é despretensiosa nos cuidados.
- Baga de teixo. Uma característica dessa cultura é a frutificação. Bagas com um tom vermelho brilhante aparecem nele, o que lhe confere uma aparência decorativa.
- Navaki. É uma das variedades de bonsai. Geralmente cresce no Japão. A principal característica da planta é a sua plasticidade. Se a coroa precisar ser cortada, ela poderá receber quase qualquer forma.
- Panderose. Este é um tipo especial de árvore conífera com agulhas macias e longas. As pessoas costumam encontrar um nome alternativo - "pinheiro amarelo". Inicialmente, em condições naturais, só era encontrado nas partes quentes do país. Porém, os criadores foram capazes de desenvolver variedades especiais que toleram perfeitamente as temperaturas mínimas no inverno.
Na maioria das vezes, essas árvores são plantadas para criar uma cobertura em um terreno pessoal. Você pode colocá-los na entrada de vários edifícios. Permitido o uso para composições de design.
Anão
Tais espécies são especialmente apreciadas entre os proprietários de pequenas parcelas, que não são uma lista completa. No entanto, basta escolher a opção adequada para o seu próprio site.
Entre os tipos e variedades mais comuns podem ser distinguidos:
- Spruce Konika. A principal característica da planta é seu crescimento lento. Existe uma desvantagem significativa. O abeto vermelho não tolera baixas temperaturas. Para evitar a morte da cultura no inverno, ela geralmente é cultivada em vasos ou coberta com materiais especiais ao plantar em campo aberto.
- Pinheiro da montanha. Outro representante brilhante das espécies de árvores anãs coníferas. Ela prefere crescer em um local semi-sombreado e não requer muita atenção. Embora a planta tolere a poda perfeitamente, mesmo sem ela parece ótima. Se você remover os galhos laterais, o pinheiro começará a crescer. Sua coroa se formará na forma de um chapéu. Na aparência, essa variedade é muito semelhante ao bonsai japonês.
- Negros. Este é um pinheiro anão muito atraente. Sua característica são os cones, que adquirem um tom lilás característico no momento do amadurecimento. De longe, às vezes são confundidas com flores incomuns.
- Pinheiro dos Balcãs. No habitat natural, às vezes atinge 3 m de altura. Para evitar um crescimento significativo e criar uma bela forma de coroa, os jardineiros realizam beliscões de brotos.
- Velda. Pertence à categoria de coníferas rastejantes. Se a poda não for feita a tempo, os brotos podem crescer até 3 m de comprimento.
- Pigmeu. Um pinheiro com agulhas densas e muito bonitas. As agulhas estão localizadas em galhos pequenos, são grossas e fixadas em feixes.
Como compor composições e escolher vizinhos
Apesar da popularidade da idéia de usar coníferas no projeto da paisagem, não há consenso sobre sua escolha e composição. Existem centenas de variações usadas por mestres em todo o país. Você pode criar plantações formadas artificialmente e aquelas que parecem selvagens, portanto, os jardineiros costumam encontrar compromissos, o que permite não apenas enobrecer o local, mas também criar uma paisagem natural.
Uma opção ideal é um local em que uma conífera pareça ter crescido na natureza. Apesar disso, é constantemente necessário cuidar dele. Sem recortar, isso pode prejudicar a aparência do site, portanto, essa situação e a variedade de opções levaram ao fato de que durante o planejamento não se aplicam regras estritas. Por exemplo, se você plantar duas árvores spruce longe dos edifícios, elas parecerão relaxadas. Mas, se forem colocados no portão, parecerão bastante naturais.
Também deve ser lembrado que a árvore parece bonita apenas do lado sul.. No norte, possui menos agulhas e mais curtas.Uma opção alternativa para escolher uma planta é a que você mais gosta. Nesse caso, o cuidado trará não apenas a beleza para a cabana de verão, mas também permitirá que você gaste seu tempo livre cuidando das plantações.
Aplicações de coníferas na paisagem
As plantações de coníferas serão perfeitamente combinadas com outras que o jardineiro planeja plantar em sua propriedade. Eles toleram perfeitamente o bairro com arbustos e árvores de folha caduca. E, no entanto, algumas restrições e regras ao criar o design da paisagem devem ser consideradas. Afinal, uma variedade de rápido crescimento pode estragar toda a aparência.
Você sabe Em seu tempo livre, administrando o império e as guerras, César passava muito tempo no jardim. Aqui ele criou pessoalmente as primeiras composições de paisagismo.
Jardim ornamental
Traduzido, este termo significa "jardim de pedra". Uma característica deste design é que é possível realizar com segurança quaisquer idéias. Se estiver devidamente equipada, até a casa será completamente transformada e certamente se tornará o destaque de todo o território. Isso dá a impressão de que o proprietário tem um ótimo gosto e entende a beleza.No total, existem três variações estilísticas mais populares do jardim ornamental: europeu, inglês e japonês. Nos dois primeiros casos, a ênfase está nas plantas plantadas. No estilo japonês, eles preferem pedras.
Além de coníferas, os jardins ornamentais costumam usar outras culturas. Eles são selecionados com base no período de floração. Por exemplo, você pode plantar açafrões que florescem na primavera. Mude suas tulipas. E no verão, os floxes começam a agradar as flores.Os mais populares na criação de um jardim ornamental são as culturas de cobertura do solo e as saxifragens. Além da beleza, esses desenhos com coníferas plantadas dão e beneficiam o corpo humano. O ar ao redor deste lugar está saturado de oligoelementos curativos.
Colina alpina
A paisagem de coníferas pode ser criada usando o estilo, que é chamado de slide alpino no design da paisagem. Quando este projeto estiver totalmente concluído, ele parecerá com um pedaço de terreno montanhoso. No entanto, ele permanecerá bonito durante todo o ano.Nesse caso, são usadas frequentemente árvores que diferem na cor das agulhas. A altura máxima do jardim de rochas não deve ser superior a 1,5 m. Se o território for pequeno e não houver espaço suficiente para ele, esse indicador deverá cair para 0,8 m. Mais de 1,5 m, recomenda-se o uso de árvores se o local for área exceda 50 m².
As seguintes espécies e variedades de culturas de coníferas são frequentemente usadas para organizar jardins de rochas:
- abeto (Oberon ou diamante);
- pinheiros (Winter Gold, Pug ou Pumilio);
- Juniper (tapete verde, que significa tapete verde);
- thuja ocidental (Danica, etc.)
- Abeto canadense (Konika);
- abeto comum (Wils Zwerg ou Nidiformis).
Para criar uma combinação especial, você precisa experimentar a forma da coroa e a cor das agulhas. Variedades de cobertura do solo são geralmente colocadas em primeiro plano. O grau mais alto se tornará a parte dominante do jardim de rochas. E, como elemento médio, são frequentemente usados arbustos ou variedades de anões, cuja altura não excede 0,8 m.
Além disso, eles permitem o plantio de algumas flores, por exemplo:
- edelvais;
- diasion;
- mosto de fígado;
- lobelia;
- yarrow;
- mais alto;
- absinto;
- urze.
Vale a pena entender que é muito difícil criar um jardim de pedras decorativas com suas próprias mãos. Por outro lado, ele pode capturar e cativar uma pessoa para que ela não apenas se orgulhe de sua criação, mas também no futuro ganhe um novo hobby. Essa composição permitirá recriar parte das montanhas dos Cárpatos, dos Alpes, da Criméia ou do Cáucaso no seu site.
Hedgerow e Mixborder
Versão country do paisagismo - hedge. Com a devida implementação, a composição é bonita e incomum, decora qualquer quintal. Para criá-lo, é necessário plantar árvores de maneira a criar uma espécie de muro difícil ou até intransponível.Para formar um plantio, as culturas são plantadas em um padrão quadriculado. O número de linhas varia de 2 a 3. Ao organizar um hedge, você não deve esperar um resultado imediatamente. Afinal, as plantas devem crescer, criando a semelhança de uma cerca.Para tornar a parede sólida, recomenda-se o uso de variedades com a mesma cor de agulhas.
Como plantas para plantio, o seguinte é frequentemente usado:
- Alta cobertura. Abeto, pinheiro e abeto.
- Altura média. Thuja, zimbro, cipreste, teixo e araucária.
- Cobertura baixa. Thuja-anão e pinheiro, cipreste e zimbro.
Um mixborder de coníferas fica ótimo na frente da casa. Muitas vezes, ele é criado como uma cerca viva do território ou como decoração de qualquer cerca. Para organizar a composição, você pode escolher não apenas variedades diferentes, mas também a altura e a cor das agulhas.
Apesar da variedade de idéias, você deve seguir algumas regras estritas de organização, a saber:
- As plantas que no futuro crescerão acima do resto são colocadas em segundo plano ou ao longo das bordas.
- Você não pode plantar plantas em proporções geométricas estritas. A única característica principal do mixborder é a cascata. Esta é uma diminuição gradual na altura da colheita. Além disso, as coroas de variedades altas de coníferas não devem formar uma altura.
- Um requisito obrigatório é a observância da naturalidade dos estandes. Eles devem parecer que estão crescendo na natureza. Assim, para grandes variedades precisará de um grande espaço livre e de tamanho menor - menos.
Vale lembrar que as plantas podem ser alternadas. Em outras palavras, uma espécie, por exemplo, zimbro, pode crescer na terceira e na primeira linha de uma composição. Isso tornará o design da mixborder natural e bonito.
Composição de coníferas estilo floresta
Esta opção é literalmente uma recriação de uma partícula separada da natureza real. Para seu arranjo, você pode plantar lilases e complementá-lo com pinheiros e abetos canadenses. O espaço livre pode ser plantado com arbustos baixos, por exemplo, bérberis ou zimbro. Tal canto parece bastante natural e se tornará uma verdadeira decoração de um enredo pessoal.
Elementos do gramado
Se um gramado foi criado no território do campo interno, as coníferas podem diversificá-lo. Esta é uma planta pequena que se espalha sobre a superfície da terra.Para a decoração, geralmente escolha culturas de alto ou médio porte. A principal condição é a presença de uma coroa densa e exuberante. Podem ser utilizadas variedades com forma piramidal, esférica ou em forma de flecha, e as espécies de coníferas são melhor plantadas como culturas únicas. Nesse caso, um gramado bem aparado se tornará uma espécie de tapete e pano de fundo para o restante das árvores.
Desembarques em grupo
Este elemento do projeto da paisagem substitui com sucesso canteiros e canteiros populares. A principal condição para o plantio em grupo deve ser a correspondência não apenas da forma das coníferas selecionadas, mas também da tonalidade de suas agulhas.
Importante! A principal condição para a criação correta de um plantio em grupo é que o tamanho das plantas adultas seja levado em consideração com antecedência. De fato, muitas culturas podem crescer mais de 30 m.
Uma combinação de arbustos de baixo crescimento com árvores colunares e esféricas é considerada um excelente exemplo de colocação original. Nesse caso, você pode usar descongelado, abeto prateado e zimbro.Um belo efeito visual é obtido pela combinação de espécies coníferas e caducifólias. Os primeiros são combinados com sucesso com a hortênsia.
Arte topiaria
Outro tipo de projeto paisagístico que pode ser implementado com sucesso em sua trama pessoal. Nesse caso, é recomendável usar uma variedade sempre-verde que tolere bem a poda. De fato, nesta modalidade específica, figuras reais e até estátuas são criadas a partir de árvores. A popularidade das espécies coníferas na arte topiariana se deve ao fato de que, graças à copa espessa, as formas mais incomuns são obtidas delas. Ao mesmo tempo, eles podem ser formados durante todo o ano. Uma casa particular é ideal para este estilo.
Para o paisagismo, as coníferas de arbustos e árvores são mais adequadas. Com a ajuda deles, você pode criar um grande número de estilos e composições diferentes. Tais plantações sempre-verdes não apenas encantam a beleza das pessoas ao seu redor, mas também não requerem cuidados especiais ao longo do ano. Apenas 2-3 espécies de plantas podem transformar o território além do reconhecimento. Eles são capazes de transformar a casa em um lugar muito aconchegante e isolado para relaxar.