O caramanchão do jardim pode não ser um edifício separado, mas um dossel em uma das paredes de um edifício residencial. É fácil criar esse design com suas próprias mãos, sem muito esforço e sem gastar uma grande quantidade de materiais. Como fazê-lo - leia abaixo.
Tipos de Dosséis
Na construção de tal extensão, mais cedo ou mais tarde, é necessário quase todos os proprietários de casas de campo. Você pode usá-lo como cozinha de verão, garagem, área de lazer e para outros fins. E, para começar, vale a pena descobrir que tipos de coberturas são e como elas são diferentes umas das outras.
Você sabe Pérgulas começaram a ser montadas em jardins de repouso no Egito antigo, principalmente entre membros da família de governantes. Confirmação disso é a imagem de afrescos que datam de 1400 aC. e., em túmulos, nos quais há um plano da casa, um esquema do território pessoal junto com um mirante.
Os seguintes tipos de coberturas são distinguidos:
- apegado à habitação;
- pent;
- metal e policarbonato;
- pérgola sobre palafitas de madeira;
- semi-fechado com churrasqueira.
Anexado à casa
Esta opção é uma das mais fáceis. A estrutura é fixada de um lado à parede íngreme do edifício, e isso pode ser não apenas uma sala de estar, mas também outros edifícios funcionais no local - por exemplo, uma casa de banhos, uma sauna etc. A segunda parte da estrutura é mantida por vigas.
Com um telhado inclinado
Este modelo de copa não é menos popular que o primeiro. É fácil de executar. Ele pode ser localizado próximo à casa, ou seja, para ser anexado e separadamente. Devido à geometria simplificada, a estrutura é instalada muito rapidamente.
Uma característica distintiva desse velame é o dispositivo de teto. É um plano retangular ou quadrado inclinado, que é alcançado devido ao arranjo multinível de elementos de suporte de carga (paredes ou estacas).
De metal e policarbonato
Ao criar mandris, um dos problemas importantes que devem ser resolvidos é a resistência estrutural. Fornecerá a escolha do material certo. Um teto de policarbonato em uma estrutura de metal é uma opção durável e durável.
Você pode fazer um dossel separado ou anexá-lo à casa. Se desejar, e com o tempo disponível, será possível fazer uma grande extensão desse design, na qual será possível passar longas noites de inverno com um grupo de amigos. Para isso, a alvenaria é feita entre as pilhas da armação de metal.
Pérgulas em madeira
Esse tipo de design também não é difícil de executar. Este mirante tem 4 pilares e um telhado. Pode ser concretado ou usado como portátil. O telhado é feito de ardósia, decks, tábuas ou telhas metálicas.
Meio fechado com churrasco
Ao construir um mirante, é importante primeiro decidir qual o objetivo a que se destina. A necessidade de organizar um ou outro detalhe dependerá em grande parte disso. Por exemplo, para um dossel semi-fechado com churrasqueira, você também precisará cuidar da presença de um capuz.
Importante! Não é tão fácil construir um churrasco ou fogão em uma casa de verão sob um dossel; portanto, se você nunca fez isso, é melhor convidar um artesão experiente ou usar uma churrasqueira portátil.
Se você negligenciar essa nuance, um descanso confortável no mirante será irremediavelmente estragado pela fumaça, ou você terá que usar o churrasco apenas como elemento decorativo, e não para fazer churrasco.
Como fazer um dossel de gazebo faça você mesmo
O tamanho do mirante dependerá do tamanho do terreno e da casa: por exemplo, se for uma cabana pequena, vale a pena construir uma pequena pérgola. A área geral ficará melhor com uma grande área de descanso. A construção mais simples é anexada à casa. É sobre sua montagem passo a passo que será discutida abaixo.
Seleção de material
Você deve começar com a seleção de materiais. Esse estágio deve ser abordado, baseando-se no objetivo pretendido do design. Se você precisar de um gazebo durável e com capital, é melhor fazer uma armação de metal. Para estruturas portáteis, é melhor levar madeira.
Como material de cobertura, escolha um que seja adequado ao preço e também leve em consideração as características de resistência:
- pranchas;
- policarbonato;
- papelão ondulado;
- telha de telhado;
- Ondulina, etc.
Ferramentas necessárias
Antes de construir um mirante, é necessário verificar a disponibilidade das ferramentas necessárias.
Importante! Se você não quiser sofrer por muito tempo com a montagem, poderá imediatamente comprar estrutura de aço acabada para cobertura de gazebo. Depois da aquisição, resta apenas consertá-lo no lugar certo e fazer o telhado.
Para um determinado objetivo, você precisará de:
- uma plaina;
- machado;
- quebra-cabeças;
- serra;
- um martelo;
- unhas
- chave de fenda;
- parafusos autorroscantes;
- nível de construção;
- pá;
- fio denso;
- mangas de metal.
Em vez de pregos para trabalhar madeira, é melhor usar parafusos autorroscantes, uma vez que os primeiros violam a estrutura das fibras do material, o que leva a danos prematuros. Para consertar peças maciças, você deve adquirir cantos de metal cobertos com aço inoxidável e parafusos do tamanho apropriado.
Criação de desenho
Antes de começar o trabalho, vale a pena exibir sua ideia no papel. Ao elaborar um desenho, você precisa pensar em tudo, nos mínimos detalhes. Se é a primeira vez que você faz isso, é melhor usar uma pesquisa on-line. Selecionar um desenho deve ser o mais simples.
Fundação
Para anexar um gazebo de dossel à casa, você deve cuidar da presença de uma fundação de qualidade. O preenchimento da fundação é necessário apenas para edifícios construídos em pedra ou estruturas muito pesadas. Em outros casos, haverá pilares de apoio suficientes.
Trabalho faseado:
- Terreno para limpar detritos. Se necessário, alinhe o local.
- Transfira o tamanho da área planejada do desenho para a plotagem marcando. Para fazer isso, as estacas devem ser conduzidas ao longo do perímetro do território e um fio deve ser puxado entre elas.
- Cavar recessos para caber mangas de metal. Coloque-os nos caroços e despeje o concreto.
Instalação e fixação de postes
Os pilares só precisam ser inseridos em mangas especiais. Faça isso somente depois que o concreto tiver endurecido. Os postes pré-madeira são tratados com betume ou alcatrão - essa abordagem permite proteger a árvore da podridão. Após a inserção dos pilares nas mangas, eles devem ser fixados com parafusos em vários locais.
Montagem e cobertura de telhados
É melhor primeiro montar o teto completamente e, em seguida, instalar e prendê-lo completamente nas barras irregulares. O telhado mais simples é o mais simples.
Consiste nas seguintes partes:
- Mauerlat superior e inferior de madeira com dimensões de 50 × 150 cm;
- Vigas fixadas nos componentes acima com cantos metálicos de 70 × 70 mm;
- alvenaria treliçada feita de tábuas com arestas fixadas sobre o componente anterior;
- material de cobertura fixado às placas com parafusos.
O telhado é fixado em um lado da casa com parafusos de fixação de 12 mm. A profundidade da fixação será de cerca de 15 cm.O segundo lado do telhado fica sobre os postes e também é fixado com parafusos.
Decoração e arranjo
Você pode decorar a árvore do dossel de várias maneiras. No interior, eles costumam equipar uma área de relaxamento - para isso, colocam cadeiras, bancos ou balanços, mesas. Se o metal foi usado em materiais de construção, também deve ser usado em elementos decorativos. Pode ser, por exemplo, castiçais encaracolados ou suportes para plantas.
Você pode pendurar flores em uma panela em volta do perímetro do telhado. Isso ajudará não apenas a dar elegância ao território para recreação, mas também a criar uma sombra adicional. Curiosamente, um banco de balanço de madeira será combinado com flores em uma panela de cache. Como parte do tema, você pode construir uma lareira falsa perto da parede da casa. É muito fácil fabricá-lo a partir de caixas de papelão: elas são presas juntas, depois massa, a superfície é nivelada e decorada. Dentro você pode colocar lâmpadas de LED para simular o fogo.Você sabe Se hoje o policarbonato é conhecido como material de construção para telhados, paredes de estufas etc., então inicialmente era usado apenas no espaço e na defesa. Eles começaram a produzi-lo em 1955 para criar algumas partes de equipamentos militares, naves espaciais, aeronaves.
Para o gazebo deve segurar a luz. Geralmente conectado a uma fonte doméstica de eletricidade. Considerando que mosquitos voam para as lâmpadas à noite, é necessário colocar um apanhador intermediário ou cobrir a estrutura com um mosquiteiro. Em vez do último, você também pode usar cortinas especiais.
Portanto, a opção mais fácil para organizar uma área de lazer no país é a construção de um mirante diretamente ao lado da casa. Para implementar a idéia, é melhor levar materiais como madeira e policarbonato. Eles são baratos, fáceis de usar e parecem bastante atraentes.