Uma lagoa bem cuidada pode decorar qualquer local, mas sua profundidade diminui a cada ano, e o fundo precisa de limpeza periódica. Portanto, para manter a aparência atraente desse elemento decorativo do projeto paisagístico, é necessário realizar regularmente medidas de limpeza, aprofundar o reservatório e também ter o cuidado de fortalecer sua margem.
Por que aprofundar a lagoa
Qualquer reservatório ao longo do tempo precisa ser limpo, o que geralmente é combinado com um recesso. Este procedimento é a remoção de sedimentos acumulados no fundo, que não apenas levam à poluição da água, mas também implicam a fragmentação da lagoa.
As principais razões para o aprofundamento do reservatório:
- acumulação natural de sedimentos no fundo - Com o tempo, lixo, restos de plantas se instalam lá;
- rastejamento costeiro - se não for adequadamente reforçado, o solo afunda gradualmente na água, absorve e assenta no fundo;
- formação de uma espessa camada de lodo - conduz a um aumento do nível do fundo e à trituração do lago;
- a necessidade de lançar peixes - neste caso, a profundidade deve ser de pelo menos 3-4 m;
- organização da área de natação - para facilitar a entrada na água e nadar, a profundidade da lagoa aumenta gradualmente à medida que você se afasta da costa;
- criação da capacidade de se deslocar pela lagoa de barco ou barco - para que o transporte de água possa circular livremente sobre a água, a profundidade deve ser de pelo menos 3 m.
Você sabe Um dos reservatórios mais limpos do mundo é o Lago Masu, localizado no Japão. A água é tão clara que, em um dia ensolarado, é visível a uma profundidade de 40 m.
Como aprofundar e limpar um lago
Com o tempo, os restos de algas podres, lodo e lixo se depositam no fundo da lagoa, resultando na poluição da lagoa e sua profundidade diminuindo. Nesse caso, o sedimento acumulado deve ser removido.
Os seguintes sinais indicam a necessidade de um procedimento de limpeza:
- a água fica nublada, muda de cor - isso ocorre como resultado da atividade vital de microrganismos que se alimentam de sedimentos orgânicos no fundo, bem como com um grande número de suspensões no reservatório (argila, areia, solo);
- o lago está cheio de plantas - com a diminuição da profundidade, a coluna d'água aquece bem com o sol, o que afeta favoravelmente o desenvolvimento da vegetação;
- cheiro desagradável - Em um lago sujo, bactérias e fungos se multiplicam ativamente, deixando a água com mofo.
A limpeza e o aprofundamento podem ser realizados com água de bombeamento e sem ela. Em cada um dos dois casos, dispositivos especiais são usados.
Limpar sem drenar a água com uma draga
Você pode limpar a lagoa sem bombear água usando uma draga. Este método é aplicado racionalmente nos casos em que há muita água na lagoa e sua descarga é bastante trabalhosa. Uma draga é um dispositivo de dragagem que absorve sedimentos do fundo junto com uma certa quantidade de solo e, em seguida, descarrega-o para aterrissar através de um sistema de tubulações.
Você sabe O lago Laguna Colorado, localizado na Bolívia, tem água vermelha. Esta cor é devido à presença de um grande número de algas microscópicas.
Ao limpar um reservatório usando uma draga, estão envolvidos os seguintes dispositivos:
- cortadores de metal com acionamento elétrico ou hidráulico - no processo de afrouxamento do fundo da lagoa;
- bomba de dragagem - absorve solos soltos e sedimentos do fundo;
- gasoduto - através dele, uma mistura de água e sedimentos vem do fundo para a superfície da terra;
- cartões de lodo (tanques de sedimentação) - áreas de terra delimitadas por uma muralha de terra para descarga de sedimentos de fundo;
- poços de descarga - estão em um colono, servem para remover a água clarificada das suspensões;
- veículos de coleta e transporte de sedimentosrestante no cárter após purificação da água.
Vídeo: Como limpar e aprofundar um lago
As principais etapas do trabalho consistem nas seguintes atividades:
- Inspeção do fundo. Extração de lixo grande, objetos de metal.
- Captura de peixes e outros habitantes do reservatório, sua movimentação em aquários ou outras lagoas.
- Preparação de mapas de silte. Conclusão para eles de tubos para drenar uma mistura de água e sedimentos de fundo.
- Entrega de uma draga a um reservatório, instalação de um sistema de tubulação.
- Iniciando a bomba para limpar a lagoa dos sedimentos do fundo.
- Transporte da mistura água-solo através de tubulações para cartões de lodo.
- A sedimentação da massa líquida. Separação de água limpa e sua descarga através de um poço de descarga.
- Remoção e remoção de lodo restante no fundo do poço.
- Peixes em execução e outros habitantes em um lago limpo.
Importante! Os sedimentos de fundo extraídos de um reservatório podem ser usados como fertilizante, mas somente após um exame sanitário. Quando substâncias tóxicas são detectadas, esse sedimento precisa ser enterrado.
Limpeza com drenagem de uma bomba de motor e uma escavadeira
Para limpar pequenos lagos, é recomendável drenar primeiro a água em um local previamente preparado. Como resultado de tal procedimento, aparece o acesso diretamente à parte inferior, que é limpa de contaminantes manualmente ou usando equipamento especial.
Nesse caso, esses dispositivos serão necessários para a limpeza:
- bomba de motor ou bomba diesel industrial - fornece bombeamento completo de água da lagoa;
- gasoduto - uma extremidade é abaixada até o fundo do reservatório e a segunda é conectada à bomba;
- escavadeira de esteiras - remove a camada superficial do solo junto com os sedimentos do fundo;
- caminhões basculantes - exportar a mistura do solo e sedimentos do local.
As principais etapas do trabalho incluem o seguinte:
- Instalação de uma bomba de motor e tubulação. Bombear água para um local previamente preparado.
- Secar o fundo por vários dias.
- Remoção da camada superficial do solo juntamente com sedimentos e vegetação do fundo usando um balde de escavadeira.
- Carregando a mistura do solo e sedimentos em caminhões basculantes, transporte para o destino.
- Enchendo a lagoa com água limpa. Restaurando o equilíbrio biológico natural de um corpo de água, adicionando vários baldes de água de um lago ou rio natural.
- Plantando, estocando a lagoa.
Características do fortalecimento da costa
Ao organizar uma lagoa em um local, deve-se tomar cuidado com antecedência para fortalecer suas margens, para que não caiam na água.
Existem várias maneiras de executar esse procedimento, e a escolha de uma específica depende de tais fatores:
- tipo de solo - quão denso e pesado é, se contém areia ou argila;
- o ângulo da costa em relação à água - na costa íngreme, a parte superior desmoronará e, na suave - a inferior;
- a vida útil do reservatório - permitirá que você escolha o melhor material para fortalecer a costa;
- a localização de áreas com solo em ruínas - elas devem ser reforçadas em primeiro lugar;
- as funções da lagoa e sua localização - no reservatório decorativo, as margens podem ser íngremes e, se for para nadar, então suavemente;
- características climáticas - para escolher o material adequado para o fortalecimento da costa, são levadas em consideração a precipitação anual e a profundidade de congelamento do solo.
As principais maneiras de fortalecer a margem do lago com suas próprias mãos:
- Usando uma geogrelha. É uma forte rede anti-erosão com células grandes, que se encaixa em geotêxteis. A geogrelha é fixada com parafusos especiais e suas células são preenchidas com argamassas de pedra ou cimento.
- Instalação de gabiões. Você pode fazer você mesmo comprando um rolo de malha galvanizada revestida com PVC. São feitas caixas, instaladas ao longo da costa, conectadas umas às outras e fixando os ângulos. O espaço interno do gabião é preenchido com cascalho, o que confere à costa uma aparência decorativa. Com o tempo, as lacunas entre as pedras se enchem de terra, dando à estrutura força adicional.
- Eco-fixação com plantas. Esse método de fortalecimento da costa é ecológico, ajuda a preservar a aparência natural e envolve o plantio de árvores e arbustos com um poderoso sistema de raízes que penetra no solo a uma grande profundidade. Ao usar esse método de fortalecimento, são plantados salgueiro, junça, espinheiro e groselha na margem de um reservatório.
- Empilhamento. É usado para fortalecer as margens íngremes de um grande lago, e madeira ou plástico pode ser usado como material. Ao mesmo tempo, as estacas são conduzidas verticalmente ao longo da costa, localizando-se próximas umas das outras. Este procedimento é realizado usando equipamento especial e consome bastante tempo.
Importante! Antes de realizar o fortalecimento da costa, você precisa alinhar cuidadosamente sua inclinação. Isso é necessário para que a estrutura final se encaixe o mais firmemente possível ao solo, impedindo-o de escorregar para a água.
Independentemente, afunde a lagoa, limpando seu fundo de sedimentos de lama, mesmo em casa. O uso das informações apresentadas no artigo permite escolher a maneira mais conveniente de limpar o reservatório, e o fortalecimento adequado da costa reduz a necessidade de procedimentos frequentes e confere à lagoa uma aparência decorativa.