Cada proprietário de uma casa particular ou chalé sonha em ter um mirante em sua trama. É um ótimo lugar para relaxar, celebrações familiares ou reuniões amigáveis. Como regra, especialistas experientes estão envolvidos na fabricação de mandris. Se você deseja criar esse design você mesmo, precisará conhecer muitas nuances. Este artigo discutirá como fazer uma grade para um mirante a partir de uma árvore.
Padrões dimensionais dos trilhos
Especialistas na fabricação de cercas para mandris recomendam aderir aos seguintes parâmetros:
- Altura. Este indicador muitas vezes depende do crescimento da pessoa que faz o caramanchão para si. Como regra, a altura da estrutura varia de 0,9 a 1,1 m. Vale a pena notar que, se o corrimão for projetado para uma área de recreação infantil, sua altura não deverá ser superior a 0,7 m.
- Largura. Nesse caso, estamos falando sobre a distância entre os trilhos. A folga mais ideal é de 50 cm. A distância mínima entre os balaústres deve ser de pelo menos 20 cm, pois o corrimão ficará feio.
Trabalho preparatório
Antes de prosseguir com a instalação de todos os elementos do corrimão, você precisa trabalhar muito bem. Os componentes da estrutura devem primeiro ser adquiridos. O material pode ser comprado pronto ou pedido a partir de um torneiro profissional. É muito difícil fabricar peças por conta própria, para isso é necessário ter a experiência adequada, pois o processamento da madeira tem muitas nuances.
Importante! Para que o design dure por um longo tempo, todas as peças de madeira devem ser tratadas com agentes anti-sépticos.
Para produzir todos os elementos do corrimão, você precisa ter as habilidades:
- virar balaústres;
- corrimãos de moagem;
- esculturas para o preenchimento artístico do design.
Seleção e preparação de materiais
A escolha do material para o mirante deve ser abordada com responsabilidade. A qualidade e a vida útil da estrutura dependem disso.
Os seguintes tipos de madeira podem ser adequados para os trilhos:
- Árvores coníferas e caducifólias. Esta é uma versão relativamente acessível do material. É universal no processamento. As desvantagens desta madeira são a formação de uma lasca e uma tendência a apodrecer.
- Rochas semi-duras (bétula). Este material tem uma aparência bonita e força. Como os tipos anteriores de madeira, muitas vezes sofre de podridão.
- Madeira serrada de carvalho, faia ou freixo. Esta madeira tem uma boa aparência, excelente textura e resistência ao desgaste. Placas deste material são frequentemente usadas para a construção de estruturas de utilidade.
Se você deseja que o gazebo atenda você por mais de 10 anos sem apodrecer e outros danos diversos, para isso, você precisa escolher madeira seca. Preste atenção aos nós, eles não deveriam estar. Todas as extremidades das placas devem estar bem preparadas. Este tratamento evitará rachaduras nos trilhos.
Desenho e ferramentas necessárias
Ao projetar um mirante, você precisa prestar atenção a esses pontos:
- forma de construção;
- design
- o material a partir do qual você construirá;
- localização
- o número de pessoas que podem ser localizadas na estrutura etc.
Você sabe O edifício mais antigo de madeira nlocalizado no Japão — Este é o templo Horyuji. Ele tem cerca de 1400 anos.
Ferramentas necessárias:
- uma serra para cortar madeira serrada;
- um martelo que nenhuma construção pode prescindir;
- uma furadeira elétrica, necessária para fazer orifícios para inserir prendedores;
- uma chave de fenda necessária para fixar materiais de construção;
- um cinzel, que servirá como uma ferramenta para esvaziar partes em excesso de madeira;
- nível de construção, o que ajudará a definir a posição correta do mirante e dos trilhos.
Componentes do design e como fazê-los
A fabricação correta de peças de construção e sua instalação são a chave para a qualidade, vida útil dos trilhos e do próprio eixo. É necessário calcular tudo corretamente para que a estrutura possa suportar a carga aplicada à cerca. Para fazer isso, você deve estar familiarizado com os requisitos para trabalhar com os componentes da estrutura. Mais adiante, isso será discutido em mais detalhes.
Pilares de suporte
Todas as peças no corrimão são muito importantes, cada uma delas desempenha sua própria função, mas sempre são exigidos altos requisitos para os postos de apoio. Esse elemento desempenha um papel importante não apenas no design do corrimão, mas também em toda a haste. Afinal, os pilares são responsáveis pela carga que o telhado cria. A segurança da permanência na estrutura depende da qualidade do material e da instalação desses elementos.
Durante a instalação, é imperativo que os postes de suporte sejam posicionados verticalmente, sem o menor desvio. Isso deve ser controlado com uma linha de prumo e nível. Atenção especial deve ser dada aos elementos que desempenham o papel de suporte para o telhado.
Cremalheiras verticais
O corrimão e o piso do mirante conectam os racks verticais. Como regra, eles são instalados a partir de balaústres. Para isso, você também pode usar barras comuns com uma seção transversal de pelo menos 5 × 5 cm.A localização entre esses elementos não deve ser inferior a 15 cm.O design e o relevo dos elementos dependem de suas preferências e fantasias.
Você sabe Pesquisadores japoneses determinaram que, durante desastres naturais, os edifícios de madeira mantêm sua estrutura melhor do que outras estruturas feitas de outros materiais.
Crossbeams
As barras transversais são montadas entre os postes de suporte. São eles que desempenham a função do corrimão. O tamanho ideal das barras para esses elementos é de 40 × 60 cm e são presas com pregos. O design das barras transversais pode ser completamente diferente. Tudo depende dos seus desejos. Se você criar esses elementos estruturais em relevo, a aparência do gazebo se tornará especialmente atraente.
Procedimento de montagem
O algoritmo para montagem dos trilhos para o gazebo é o seguinte:
- Primeiro, você precisa determinar a distância entre os postes de suporte. Quando a folga é definida, na planta do piso, você pode começar a fazer furos para pregos especiais. Isso ajustará os elementos do rolamento.
- Depois disso, você precisa puxar uma corda ou um fio forte entre os postespara criar uma diretriz para a organização uniforme dos balaústres. Eles devem permanecer retos, estritamente em fila e ter intervalos iguais entre si. Os locais de instalação são marcados na planta do piso, um orifício para os pinos deve ser feito em cada ponto marcado. Nesse caso, eles serão menores do que eram ao instalar as postagens de suporte. Elementos de madeira são inseridos nos pinos um após o outro.
- No final, você precisa instalar elementos horizontais - vigas cruzadas. O corrimão é fixado nos balaústres.
Maneiras de fixar a grade para o gazebo
O suporte de trilhos deve ser confiável. Barras horizontais precisam ser fixadas em ambos os lados com parafusos. Enrosque-os em ângulo. Você também pode usar um canto de metal para isso. Balaústres são presos com pregos. Muitas vezes, use pinos para isso. Eles não são visíveis, como unhas, então esse método de fixação é chamado de oculto.
Importante! Para prender os suportes que prendem o teto, é necessário usar pregos com um comprimento de pelo menos 10 cm Se esta norma for violada, o design poderá não suportar a carga.
Fazer grades para o gazebo não é um procedimento fácil. Exige muito trabalho e tempo. Antes de iniciar este trabalho, você precisa se familiarizar cuidadosamente com todas as nuances e regras para que o design funcione por um longo tempo e seja confiável.