A temporada de cogumelos dura apenas alguns meses por ano, e é por isso que todo amante do produto florestal tenta colhê-lo muito antes do início do inverno. O método mais popular de preservar cogumelos em casa é a preservação de maneira quente ou fria, mas poucas pessoas sabem que isso muda drasticamente o sabor, a textura e, muitas vezes, a aparência. O artigo descreve em detalhes uma maneira simples de preservar as chanterelles por congelamento e também descreve as condições para a preservação a longo prazo do fungo no freezer.
É possível congelar chanterelles?
Hoje, a maioria das donas de casa procura congelar alimentos para o inverno, e há várias razões para isso de uma só vez. Antes de tudo, esse procedimento não implica uma estrita observância da receita de decapagem e também é simples e não requer habilidades especiais. No entanto, muitos estão fazendo uma pergunta bastante racional sobre como o congelamento profundo afetará o sabor das chanterelles.
Como mostra a prática, um freezer é o melhor lugar para preservar qualquer produto, como as baixas temperaturas ajudam a preservar todas as substâncias úteis e nutritivas dos alimentos frescos, e as cantarelas não são exceção. Sob a influência de altas temperaturas e conservantes domésticos (sal, vinagre), ocorre a decomposição natural da vitamina A, C, K, grupo B.
Além disso, também tem um efeito negativo sobre proteínas, gorduras valiosas e substâncias aromáticas. É por isso que o congelamento de cogumelos não é apenas possível, mas com a preparação adequada de cada chanterelle, ajuda a preservar os benefícios e o sabor do produto.Você sabe Na Idade Média, na França, as cantarelas eram comida tradicional para o noivo. Acreditava-se que eles aumentam a libido, bem como a capacidade masculina de conceber filhos.
Preparação para congelamento
Independentemente do tipo de cogumelo congelado, eles devem ser adequadamente preparados antes do procedimento. Isso ajudará no futuro não apenas a simplificar a preparação do produto, mas também a evitar amarguras desagradáveis e outros sabores não característicos dos cogumelos.
Antes de tudo, as cantarelas precisam ser bem classificadas e embaladas em tamanho, Corpos de frutificação pequenos ou médios são mais adequados para a colheita. Evitar o excesso de maturação, pois baixas temperaturas podem afetar adversamente a elasticidade da polpa.
Em seguida, cada cogumelo deve ser limpo de sujeira residual e lixo da floresta. Atenção especial deve ser dada à tampa, onde uma grande quantidade de areia e outros pequenos poluentes se acumulam. Depois disso, é necessário remover a parte inferior da perna com os restos do micélio, além de cortar focos podres e traços de danos causados por insetos.
Importante! Chanterelles estragam instantaneamente, portanto devem ser colocados no freezer o mais tardar 24 horas após a coleta.
No final do pré-tratamento, os cogumelos devem ser lavados em água corrente. Somente o líquido frio é adequado para isso, pois a água quente pode danificar a consistência das pernas e tampas. Ao mesmo tempo, não é recomendável embeber os cogumelos, eles são capazes de acumular umidade, o que certamente levará a uma diminuição da elasticidade da polpa após o degelo. As cantarelas lavadas devem ser limpas com papel toalha, caso contrário, serão cobertas com uma crosta de gelo.
Métodos de congelamento
Na culinária, existem várias maneiras radicalmente diferentes de congelar em casa. Na maioria das vezes, um cogumelo cru e descascado é colocado no freezer, mas em alguns casos um produto pré-fervido e até frito é usado para isso. A seguir, suas principais características serão consideradas.
Raw
Este é o método mais simples e eficaz de preservar as cantarelas. Nesse caso, os menores corpos de frutificação são selecionados, apenas eles suportam o resfriamento prolongado sem perder a carnalidade e a elasticidade da polpa.
Para fazer isso, execute as seguintes etapas seqüenciais:
- Disponha os cogumelos preparados em uma camada sobre uma tábua ou bandeja. Faça isso para que os corpos frutíferos não se toquem.
- Coloque a tábua de corte com o produto no freezer por 10 a 12 horas, condição obrigatória, pois evitará que os cogumelos grudem em uma única massa.
- Pegue as chanterelles do freezer e coloque-as em pequenos sacos plásticos ou recipientes plásticos para alimentos.
Fervido
O resfriamento de cogumelos cozidos é adequado para os casos em que a maior parte das cantarelas na cesta são espécimes grandes. O tratamento térmico preliminar pode reduzir significativamente a amargura desagradável, que é uma característica de cada cogumelo grande. É por isso que é recomendável ferver cópias grandes.
Para fazer isso, os cogumelos preparados devem ser picados em um tamanho conveniente e depois colocados em água fervente. Você precisa cozinhá-los em fogo médio por 15 a 20 minutos. Este tempo é suficiente para processar completamente o produto, mas para preservar sua integridade, elasticidade e composição.Você sabe O país recorde para a coleta de cantarelos é a Letônia. Mais de 70 toneladas deste cogumelo são colhidas aqui anualmente.
No final do cozimento, as chanterelles precisam ser jogadas em uma peneira, depois resfriadas e secas com toalhas de papel. O congelamento adicional é realizado de acordo com a tecnologia descrita acima, usada para resfriar um corpo de frutificação fresco.
Frito
Nos últimos anos, peças congeladas feitas de cogumelos fritos ganharam imensa popularidade. Eles estão bem preservados e também permitem complementar perfeitamente quase qualquer receita. Além disso, este método é ideal para os casos em que não é possível calibrar as cantarelas.
Importante! Cada recipiente deve receber uma pequena etiqueta com a data do marcador. Isso ajudará a controlar a duração de seu armazenamento.
Para fazer isso, você deve:
- Moer cogumelos de qualquer forma para qualquer tamanho conveniente.
- Moa 150-200 g de cebola para cada quilograma de produto.
- Despeje uma pequena quantidade de óleo de girassol em uma frigideira seca (dependendo do volume de cantarelos) e aqueça até ferver.
- Coloque os cogumelos e as cebolas em uma panela e frite-os até ficarem cozidos.
- Arrefecer a mistura de cebola e cogumelo e, em seguida, embalá-la em sacos plásticos ou recipientes de comida de plástico.
Uma das perguntas mais populares que surgem durante esse método de colheita é quanto tempo você precisa para fritar os cogumelos para obter a consistência e o aroma desejados? Para obter o melhor produto caseiro, a fritura deve ser realizada até que a umidade seja completamente removida da panela, após o que leva mais 5-7 minutos.
Termos e condições de armazenamento no congelador
As chanterelles cruas são capazes de preservar livremente seu aroma e todas as propriedades úteis no freezer por um ano após a colheita. Para cogumelos cozidos ou fritos, esses períodos são reduzidos para 3-4 meses. A fim de prolongar a vida útil das cantarelas, os recipientes para armazenamento devem ser limpos primeiro com uma solução de sabão. Isso eliminará as bactérias, que são a principal causa de deterioração dos fungos. O restante de seu armazenamento não requer conhecimentos e habilidades especiais.
Chanterelles são armazenados em local separado, a uma temperatura média de –20 ...– 25 ° C. Ao mesmo tempo, flutuações acentuadas no regime de temperatura devem ser evitadas durante todo o período de armazenamento. É por isso que, à medida que as chanterelles são removidas, o degelo é permitido apenas uma vez, uma vez que o resfriamento repetido leva à sua inadequação estética.
Chanterelles são ideais para uso sazonal, bem como para congelamento no inverno, enquanto corpos de frutas cozidos, fritos e crus são usados. Os métodos que fornecem tratamento térmico preliminar são considerados os mais universais, já que qualquer cogumelo pode ser preparado dessa maneira. O congelamento bruto é adequado para pequenas primas jovens, seus tecidos durante o congelamento prolongado retêm melhor a elasticidade e outras características importantes para uma preparação posterior.