Hortênsia de panícula tem muitas variedades, cada uma das quais encontra seus admiradores. Uma bela flor pode ser cultivada em vasos em casa e em vasos ou em canteiros ao ar livre. Se você tem um pequeno terreno e deseja decorá-lo, a hortênsia é a mais adequada. Leia mais sobre como plantá-lo.
Descrição da hortênsia em panículas
A hortênsia da panícula é mais frequentemente um arbusto, menos frequentemente uma árvore baixa (até 10 m). Seus brotos são marrom-avermelhados. Folhas opostas de forma elíptica crescem sobre elas. Seu comprimento é de 5 a 15 cm. A superfície da chapa é estampada devido a veias salientes.
Se o arbusto cresce em sombra parcial, as folhas são de cor verde escura ao sol - um pouco mais claras. Durante o período de floração, é coberto por grandes inflorescências em forma de cone. Seu comprimento é de 15 a 25 cm e consiste em um grande número de flores pequenas (até 25 mm), com flores bissexuais na parte superior, mas na maioria das vezes são estéreis.
As inflorescências também são atraídas de forma não diluída - uma panícula coletada de pequenos brotos redondos. De longe, parece que o arbusto está repleto de pequenas contas brancas. Durante a floração, enxames de insetos se reúnem sobre hortênsias. Inflorescências pesadas dobram os galhos, e o arbusto se torna como uma bola magnífica. O período de floração em nossas latitudes dura entre meados de julho e início de setembro. A cor branca da neve das flores muda gradualmente para rosa-púrpura.
No outono, a folhagem também muda de cor, fica amarela e, em algumas variedades, roxa. No final de outubro, as vagens amadurecem, quebram e liberam sementes aladas. O arbusto começa a florescer e a dar frutos não antes do 4º ao 5º ano de vida. O arbusto tem um sistema radicular muito ramificado. Ela vai muito além das fronteiras da coroa. Ao mesmo tempo, não é profundo.
Vídeo: Hortênsia em panículas
O que ama hortênsia panícula
Ele gosta de áreas ensolaradas, bem protegidas do vento. À sombra parcial, pode crescer, mas as inflorescências terão cores menos saturadas. Além disso, o número de inflorescências diminui e seu tamanho diminui. Prefere ácido nutritivo do solo ou reação neutra. Ama a umidade.
Datas de plantio na primavera e no outono
O melhor momento para plantar é a primavera. Plantada no início da temporada, a planta terá tempo para criar raízes antes do frio. Quanto mais cedo for plantado, melhor, o principal é que existem indicadores de temperatura adequados.
Então há uma chance de que a hortênsia o agrade com flores este ano. Você pode realizar o trabalho de plantio no outono. A planta é resistente ao gelo, mas ainda deve ser coberta para o inverno.
Importante! Se você comprou uma muda em um recipiente, ela pode ser plantada no verão.
O tempo de pouso é determinado pelo clima da região:
- em climas quentes, você pode plantar em setembro. A alta temperatura no outono permite que as mudas se enraízem antes do início da geada. A floração deve ser esperada no próximo ano.
- em climas temperados e mais frios, o plantio de primavera deve ser preferido. Os arbustos podem ser plantados imediatamente após o final da geada. O solo deve estar bem aquecido.
Vídeo: Plantando hortênsia de panícula
Como plantar em campo aberto
É muito importante cumprir as regras para o plantio da hortênsia da panícula, para que a planta não cause problemas desnecessários nos cuidados.
Seleção de assento
É necessário plantar um arbusto em um local onde seja meio-dia antes do meio-dia e depois do meio-dia seja uma sombra ou vice-versa. A cultura tolera luz solar direta. Muitas vezes, a folhagem macia é queimada.
Solo para planta
Adequado para cultivo de hortênsias, o solo é argiloso e com acidez neutra ou aumentada. Deve ser nutritivo e bem drenado. A flor não gosta de estagnação de umidade; portanto, ao plantar em um poço, você definitivamente precisa derramar pequenas pedras ou argila expandida. Se o local for solo argiloso, ele poderá ser misturado com areia, turfa e solo de plantas coníferas.
Regras de desembarque
Descrição passo a passo do processo de pouso:
- Cavar um buraco com lados de 30-50 cm.
- Misture a terra removida do buraco com areia, turfa e fertilizantes orgânicos orgânicos.
- Se o material de plantio com raízes longas, eles devem ser encurtados. Se secarem, deixe de molho por um dia no "Kornevin".
- No buraco, forme um monte de solo fértil e instale uma muda, depois de endireitar o sistema radicular.
- Encha as raízes com o solo, levante levemente a planta para que o solo preencha os vazios e bata-a. O pescoço da raiz deve estar no nível do solo.
- Molhe o arbusto, cubra o círculo do tronco com uma camada de cinco centímetros de húmus ou turfa.
- Se o plantio foi realizado na primavera, é recomendável cortar brotos anuais em 3-4 botões.
A distância entre hortênsias de panícula durante o plantio
Ao plantar várias plantas ao mesmo tempo, devem ficar entre 1,4 e 2,4 metros, dependendo da variedade. Os arbustos e árvores grandes mais próximos devem estar a 2,3-3 metros de distância.
Ao plantar em uma fileira (sebe), você pode cavar uma vala de 90 a 100 cm de largura. Se for necessário que o arbusto floresça mais cedo, os buracos devem ter entre 70 e 80 cm .. Após dois ou três anos, se as plantas estiverem lotadas, transplante-as.
Como plantar com um sistema radicular fechado
Mudas com sistema radicular fechado são muito fáceis de plantar. Basta molhar o solo na panela e extrair cuidadosamente a planta para que a terra não se desfaça. O furo é preparado antecipadamente, de acordo com o esquema descrito anteriormente. A muda é colocada no buraco e polvilhada com terra por cima. Este desembarque pode ser feito no verão.
Cuidados com as flores
A hortênsia é despretensiosa nos cuidados. Basta que ela observe as regras básicas: rega oportuna, cobertura, poda.
Vídeo: Cuidando da hortênsia da panícula
Rega
O arbusto gosta muito de umidade, portanto deve ser regado duas vezes por semana. Em um arbusto, você precisa gastar cerca de três baldes de água, desde que não chova por muito tempo e o solo não esteja coberto de palha.
Importante! Se você deseja que as flores da hortênsia da panícula adquiram uma tonalidade azulada, da primavera ao outono, você precisa regar o arbusto com água com 30 g de sulfato de alumínio. Então a cor branca fica azul e rosa — roxo.
A água deve ser usada sem cloro, é melhor que seja chuva. Ao regar, você não pode permitir que a umidade caia sobre a folhagem e as flores, caso contrário a decoração da planta será perdida.
Top vestir
Os nutrientes introduzidos no buraco durante o plantio terão flores suficientes para um ano. Então ele precisa ser alimentado de acordo com este esquema:
- Assim que os primeiros brotos aparecerem - fertilizantes minerais complexos de acordo com as instruções.
- Com o início da brotação, o sulfeto de potássio e o superfosfato na proporção de 7 a 4. Essa mistura na quantidade de 100 g deve ser diluída em um balde de água e regar as plantas.
- O final de agosto - infusão de verbasco (despeje estrume com água e insista por uma semana, proporções - 1: 3, quando usado, dilua de 1 a 10).
Poda
Para preservar a aparência decorativa do arbusto, ele deve ser aparado. As manipulações podem começar a ser realizadas do 4º ao 5º ano de vida. Eles estimularão um tumulto de florescimento e a formação de belas inflorescências.
Importante! Além disso, usando a poda, você pode fazer uma pequena árvore fora do mato. Normalmente, o procedimento é realizado na primavera, assim que a neve derrete e os rins incham.
A poda formativa é realizada da seguinte forma:
- remova galhos finos olhando para dentro (corte “em um anel”);
- corte brotos grandes, deixando 2-3 rins (o corte deve ser transversal, acima do rim);
- remova galhos danificados e doentes (se forem grandes, corte na parte saudável).
Ao rejuvenescer a poda, restam 6 a 10 dos ramos mais fortes e o restante é removido. Você pode cortar todos os galhos completamente. Na primeira versão, a planta é restaurada até o final da temporada, mas a poda deve ser feita anualmente. No segundo, o arbusto será rejuvenescido apenas no próximo ano, mas pode ser cortado com menos frequência.Não é aconselhável realizar manipulações no outono, uma vez que a hortênsia tolera pior o inverno.
Você sabe Os japoneses chamam hortênsia Adzisai, o que significa «flor ensolarada roxa».
Afrouxamento
Pelo menos três vezes por estação, o solo sob os arbustos deve ser afrouxado para que não se forme uma crosta, impedindo o acesso de oxigênio às raízes e interferindo na preservação da umidade do solo. Você precisa afrouxar a camada de 7 cm, cobrindo o território correspondente à circunferência com um raio de 60 cm e, juntamente com o afrouxamento, as ervas daninhas são destruídas.
Controle de doenças
As hortênsias cultivadas em um local onde todas as condições necessárias para o crescimento normal são atendidas são bastante resistentes a doenças. Mas ela ainda está exposta a alguns infortúnios.
Podridão cinzenta
Esta doença é a mais comum para esta cultura. Desenvolve-se no verão com alta umidade do ar e cobre as placas das folhas com manchas que aumentam rapidamente de tamanho. Com o aumento da umidade do ar, micélio cinza se forma no topo das manchas, que, quando maduras, liberam esporos que se espalham por toda a área.
Podridão branca
Inicialmente, a doença ataca o sistema radicular da planta. Por esse motivo, o mato perde seus nutrientes, desaparece gradualmente e acaba morrendo.O mesmo método é usado para combater os dois tipos de podridão.
Em um estágio inicial, você pode usar esses medicamentos:
- "Fundazol";
- "Topsin M";
- "Purebloom";
- Bayleton.
Você pode usar remédios populares. Misture 5 l de água com 500 g de rabo de cavalo fresco ou 100 g de rabo de cavalo em campo seco e deixe a mistura em infusão por 20 a 28 horas, depois coe. Dilua a infusão com 20 litros de água assente antes de usar. Com esta ferramenta, você pode pulverizar ou molhar a cultura.
Você sabe Existem tipos de hortênsias nas quais a cor das pétalas depende do pH do solo. Se este indicador estiver abaixo de 7 (ácido), eles estarão com um tom azul, se mais alto (alcalino) — com rosa ou roxo.
Mancha branca
Outra doença fúngica que cobre as folhas com manchas escuras (marrom, vermelho, tijolo). Os pontos não são arredondados e distribuídos aleatoriamente. Além disso, ocorre perda de cor da chapa.O tratamento da doença é complexo: primeiro você precisa remover e queimar as partes doentes da planta e depois desinfetar o solo sob o arbusto. Para esse fim, você pode usar sulfato de cobre, Fitosporina, líquido de Bordeaux, Baikal.
De verde, muda de cor para amarelo. Gradualmente, a folhagem morre e cai. O fungo também pode se espalhar para os galhos. A propagação ativa e a propagação do fungo é possível em um ambiente úmido e quente.
Ferrugem
Esta doença fúngica se desenvolve com plantações negligenciadas, quando as hortênsias não têm espaço livre suficiente. Além disso, um excesso de nitrogênio no solo pode provocar seu desenvolvimento. Placas de folhas são cobertas com revestimento vermelho. Inicialmente, pode ser um tom rosa.
No estágio inicial da doença, a solução Avito é eficaz. Normaliza a concentração de nitrogênio no solo e estabelece processos metabólicos. Em casos graves, é necessário usar meios como "Rayek", "Skor", "Falcon", "Topaz".
Métodos de criação
Basicamente, todas as plantas se reproduzem por sementes e métodos vegetativos. Infelizmente, as sementes da hortênsia da panícula não amadurecem bem na faixa do meio e a capacidade de germinar é mantida por não mais que um mês. Por esse motivo, o método vegetativo é utilizado para propagação.
Estacas
A colheita de estacas pode ser realizada na primavera e no verão. O tempo de colheita afeta o processo de plantio das mudas. Na primavera, antes do início do fluxo de seiva, o material de plantio pode ser obtido a partir dos resíduos após a poda. Tais estacas são cortadas em ângulo, de modo que cada uma tenha pelo menos dois botões. Os tarugos são plantados em turfa ou areia em um ângulo de 60 °. O rim inferior deve ser aprofundado em 3 cm. As mudas devem ser bem regadas, cobertas com um palmo e colocadas em estufa. Em campo aberto, essas mudas podem ser plantadas no próximo ano na primavera.
As estacas de verão são mais difíceis de enraizar, pois durante esse período há pouca umidade nos tecidos das plantas. É melhor realizar a colheita de 10 a 15 de junho. O caule deve ter 10 cm de comprimento e pode ser colhido em brotos jovens que não têm botões de flores. A sessão é cortada com o calcanhar. A fatia é tratada com Kornevin.
As folhas inferiores da peça de trabalho são removidas e as superiores são cortadas ao meio. Os talheres são colocados na solução de Fundazole por 30 minutos. Enquanto isso, o tanque é preenchido com uma mistura de turfa e areia, onde a peça é plantada. A muda é coberta com uma jarra ou uma garrafa de plástico.
Deve ser regado duas vezes por semana durante um mês. Durante esse período, as estacas devem se enraizar e o abrigo pode ser removido. No inverno, as mudas são enviadas para uma sala com temperatura baixa. Um arbusto jovem é plantado em um local permanente no final do verão do próximo ano.
Camadas
Para preservar as propriedades exclusivas da cultura, ela pode ser propagada por camadas. Para fazer isso, na primavera, antes que os botões apareçam, você precisa selecionar um ramo jovem no mato, dobrá-lo no chão e fixá-lo com aparelho. Um pouco precisa ser aprofundado no solo e polvilhado com uma mistura de nutrientes. A parte acima do solo deve ser amarrada ao suporte para que ele assuma uma posição vertical.
Até agosto, brotos jovens aparecerão no leito. Quando atingem um tamanho de 15 a 20 cm, precisam ser aterrados em intervalos de uma semana e meia. As manipulações devem ser repetidas até que a colina atinja uma altura de 20 a 25 cm.Se o procedimento de abate for realizado corretamente, no próximo ano a planta jovem estará pronta para transplantar em um novo local.
Preparações de inverno
Hortênsia em panículas sofre calmamente uma queda de temperatura de -30 ... -40 ° C. Mas apenas plantas adultas, saudáveis e enraizadas podem se recuperar com calma após um inverno rigoroso. Se o arbusto estava doente pouco antes do início do tempo frio ou foi transplantado para um novo local, deve ser coberto durante o inverno.
As plantas jovens podem ser dobradas no chão e cobertas com ramos de abeto. Cobrir o solo embaixo deles. Nos arbustos adultos, os galhos são frágeis; portanto, eles precisam ser amarrados e amarrados a um suporte. Estique o spunbond por cima e coloque o ramo de abeto. Cubra o círculo do tronco com uma camada de cobertura morta.1- rebentos inclinados, 2 -cobertura, 3- ramos de abeto, 4- lutrasil, 5- pedra
Cuidar da hortênsia da panícula não é difícil. Ela não cria problemas desnecessários, mas apenas agrada os olhos com uma profusão de cores.