Thuja é considerado um representante da família Cypress. Nos países europeus ganhou popularidade desde o século XVI. Esta árvore conífera é conhecida por seu efeito decorativo em todo o mundo. O conhecimento dos recursos de seu sistema radicular ajudará o jardineiro ou o paisagista a plantar e aplicar adequadamente técnicas agrícolas competentes, para que a planta seja saudável e bem cuidada.
A estrutura do sistema raiz
O representante considerado das coníferas possui um sistema radicular compacto e fibroso. Este órgão subterrâneo tem uma cor branca nas extremidades, que são fortalecidas por uma formação protetora. Esta chamada cobertura de raiz protege a parte extrema das raízes contra danos. O órgão subterrâneo do thuja consiste na raiz principal do núcleo, da qual partem os processos laterais, cobertos por pequenas vilosidades, que podem ser facilmente danificados. A raiz do thuja primeiro tem um tom amarelado e, com a idade, se transforma em marrom.
Você sabe Os estudos etimológicos do nome "Thuja" falam da origem da palavra da língua grega antiga, que se traduz como "incenso". A interpretação está relacionada à cerimônia de sacrifício por queima, onde a madeira de thuja era usada como matéria-prima.
As raízes pequenas são extremamente quebradiças e propensas a danos. Se você os triturar, eles destacarão um agradável aroma de coníferas. A forma do sistema radicular é diversa. Em maior medida, depende de sua formação e local de pouso. Em campo aberto, as raízes são hemisféricas. Crescendo em uma panela, as raízes assumem a forma de um recipiente.
Como as raízes crescem e se desenvolvem
O sistema radicular das coníferas em questão possui características específicas de crescimento e desenvolvimento. O conhecimento do tamanho da parte subterrânea da arborvitae e as especificidades de sua distribuição fornecerão ao jardineiro o plantio correto da planta e seus cuidados adicionais.
Importante! O representante da família Cypress em consideração não deve ser plantado próximo ao asfalto. Devido à proliferação, as raízes laterais elevam facilmente a superfície da estrada.
Largo ou profundo
A conífera em questão não é caracterizada por um grande sistema radicular. Não vai muito fundo no solo, mas é paralelo à superfície da terra, sob uma camada de solo. Mas, ao mesmo tempo, não se pode dizer que a parte considerada da planta cresça apenas em largura; em algumas variedades, ela se desenvolve quase uniformemente na horizontal e em profundidade. Porém, devido aos inúmeros processos laterais que estão interligados, o sistema radicular pode ser considerado ramificado.
Há casos em que a raiz é parcialmente visível sob o solo. Esta situação pode ser corrigida pressionando o tronco.
Dimensões do sistema raiz
A parte subterrânea da maioria das variedades de arborvitae é de 20% de toda a altura do tronco. As raízes geralmente atingem uma profundidade de 70 a 75 cm e uma largura de 60 a 80 cm.O raio de crescimento subterrâneo de thuja pode atingir 2 m. Portanto, ao plantar esta planta de coníferas perto da cerca, é necessário elaborar um esquema de plantio para que o recuo seja de 1 m ou mais para que as raízes boa ventilação.
Dependência de tamanhos em tipo e variedade
Thuja tem várias variedades, que, por sua vez, são divididas em muitas variedades.
No mundo, os quatro tipos a seguir são considerados os mais famosos:
- Western. Esta planta é distinguida por um sistema radicular ramificado e superficial.
- Dobrado. A parte subterrânea de tal thuja tem características semelhantes às ocidentais, mas seu tamanho é muito maior.
- Coreano A planta possui um sistema radicular compacto, que não fica muito fundo no solo (até 0,5 m), com aproximadamente 50 a 70 cm de diâmetro.
- Japonês Esta árvore é caracterizada por uma raiz central de profundidade média, bem como ramificações significativas.
Ao comprar mudas de thuja, o jardineiro não deve ter medo das pequenas dimensões de um coma que contém as raízes de uma árvore. Este não é um sinal de mau desenvolvimento de órgãos, mas o resultado do dimensionamento da planta. Este procedimento fornecerá um thuja seguro para transplante.
Caracterizando o tamanho da parte subterrânea de várias variedades de arborvitas ocidentais, elas podem ser agrupadas da seguinte maneira:
- pequeno (Aurescens, Bodmeri, Cristata, Danica, Ellegantissima, Europa Gold, Filiformis, Globosa, Globo de Ouro, Holmstrup, Little Gem, Little Champion, Smaragd, Sunkist, Tiny Tim, Variegata, Woodwardii);
- médio (Brabante, Columna, Fastigiata).
Assim, existem muito mais variedades de thuja com um sistema radicular compacto. Em média, o diâmetro da raiz é de 30 a 60 cm.
Variedades de thuja dobrado também têm um sistema radicular de vários tamanhos:
- pequeno (Cuprea, Hillieri, Rogersii, ouro de Stoneham);
- médio (Atrovirens, Aurescens, Excelsa, Zebrina).
Assim, as raízes de diferentes representantes desta espécie de árvore conífera podem ter um diâmetro inferior a 1 me cerca de 2 m.
Dependência do crescimento na qualidade do solo
Sabe-se que o desenvolvimento de uma árvore, suas dimensões, incluindo a parte subterrânea, depende diretamente do tipo de solo e de seu valor nutricional. O representante considerado da família Cypress possui um sistema radicular enraizado, que será preservado ao longo da vida da planta se a árvore crescer em solo drenado por nutrientes. Quanto mais pobre o solo, mais rápida a raiz central é perdida entre os processos laterais. Esse sistema radicular ficará localizado mais próximo da superfície da Terra.
Vídeo: Thuja care
O solo relativamente úmido, periodicamente coberto com cobertura vegetal no verão, afeta favoravelmente o desenvolvimento da parte subterrânea da arborvitae, que pode durar durante toda a estação de crescimento. Com umidade insuficiente no solo, o crescimento das raízes diminui, colocando-as de lado no "modo de suspensão". O sistema radicular para de crescer se a terra estiver seca e a temperatura estiver acima de + 23 ° C. Além disso, o corpo para de se desenvolver quando o solo é resfriado no outono, independentemente do grau de umidade.
O crescimento radicular ativo pode ser rastreado a temperaturas de +10 a + 18 ° С e umidade de 10–16%. Para normalizar o desenvolvimento da parte subterrânea da arborvitae, recomenda-se plantar árvores em barros médios com um nível relativo de nutrientes, levemente ácido e moderadamente úmido. Em outros casos, o solo deve ser melhorado com vários componentes nutricionais.Você sabe Sichuan thuja, também conhecido como "panda entre plantas", do final do século XX. foi considerada uma espécie em extinção. Hoje, graças a especialistas chineses, o número de mudas cultivadas artificialmente plantadas na natureza é de mais de 200 mil cópias.
Considerada planta conífera não gosta de zonas úmidas. Se a árvore não for transplantada a tempo, ela poderá apodrecer em breve.
Em geral, o sistema radicular do thuja pode ser caracterizado como ramificado, relativamente compacto e também tal que seja paralelo à superfície da Terra. Apesar disso, a parte subterrânea considerada da árvore apresenta características de crescimento e desenvolvimento, dependendo da variedade de plantas, bem como do tipo e condição do solo.