Nos últimos anos, o sempre-perene thuja, tornou-se muito popular e procurado no campo da jardinagem e paisagismo. A planta não é caprichosa nos cuidados, fácil de cultivar, possui excelente resistência ao inverno e é capaz de manter altas propriedades decorativas ao longo do ano. Hoje existem muitas variedades de cultura que são ótimas para o crescimento em um apartamento. Sobre as características de seu cultivo e cuidado - mais adiante no artigo.
É possível cultivar thuja em casa
Thuja é uma conífera perene perene, cujas áreas naturais de distribuição são consideradas as regiões norte da América e o Japão. Como a planta é alta, muitos duvidam que ela possa ser plantada em casa. Obviamente, é bem possível cultivar uma planta perene em casa, porque hoje existem muitas variedades anãs de cultura que são ótimas para o cultivo de apartamentos.
Você sabe A madeira de Thuja é altamente considerada por sua excelente resistência à deterioração. Instrumentos musicais caros, móveis e itens de decoração são feitos a partir dele. Há casos na história em que a madeira que jazia no solo por muitos anos após a morte de uma árvore mantinha sua aparência e era adequada para serrar em tábuas.
Note-se que não existem variedades especiais para ambientes internos, no entanto, os criadores conseguiram desenvolver plantas decorativas com formas em miniatura. Quando cultivadas ao ar livre, as thujas podem crescer de 8 a 11 me, para uso em um apartamento, são selecionadas amostras cujo crescimento não excede 1,5 m.
Em casa, os arbustos podem crescer em vasos, vários vasos de flores, recipientes ou outros recipientes. A cultura não é caprichosa, adapta-se facilmente a um novo local, não é pretensiosa à composição do solo, portanto seu cultivo não causará grandes dificuldades, mesmo para jardineiros iniciantes
Condições de crescimento da sala
Para thuja no apartamento satisfeito com uma bela aparência decorativa, para o seu bom crescimento e desenvolvimento, é necessário criar confortável, o mais próximo possível das condições naturais:
- Iluminação. Como o thuja é um representante das latitudes do norte, ele prefere iluminação moderada e reage negativamente à exposição prolongada à luz solar direta. O lugar ideal no apartamento são peitoris na parte norte.
- Modo de temperatura. No verão, a cultura é boa a uma temperatura de + 20 ... + 30 ° C, enquanto recomenda-se que o recipiente com arbustos seja levado ao ar fresco, por exemplo, a uma varanda ou jardim. No inverno, o thuja precisa encontrar um local adequado no apartamento. Ela não gosta de ar muito seco, o que provoca amarelecimento das agulhas e seu derramamento, de modo que a árvore é colocada em uma sala com uma temperatura não superior a + 15 ° C. Se houver uma varanda fechada, ela poderá ser movida para lá, envolvendo adicionalmente a panela com material denso.
- Rega e umidade. Thuja é uma planta que adora umidade, mas em casa tolera o ar seco e o solo. No verão, basta regá-lo uma vez por semana, mas não é recomendável permitir a secagem excessiva da camada superior do solo, o que pode provocar o amarelecimento das agulhas. No inverno, o número de irrigações é reduzido para 1-2 em duas semanas. Se os indicadores de temperatura na sala estiverem em torno de 0 ° C, a umidificação será completamente interrompida até o momento em que a temperatura subir. A cultura não requer umidificação adicional do ar, mas em um período muito quente, os especialistas aconselham a pulverização com água de um frasco de spray. Para irrigação e pulverização, você precisa usar apenas água parada à temperatura ambiente.
Importante! Um excesso de umidade por muito tempo é prejudicial ao sistema radicular da planta. Devido à estagnação da umidade, as raízes começam a apodrecer e a morrer.
Seleção de grau
Como observado acima, para cultivar uma perene perene em um apartamento, é necessário selecionar variedades de cultura anãs de tamanho menor.
Entre eles, os mais bem sucedidos são:
- Danica. O representante da criação dinamarquesa é caracterizado por uma lenta taxa de crescimento, que chega a 1 m, o que o torna perfeitamente adequado para plantá-lo em um apartamento. A planta tem uma casca descascada de um tom avermelhado e agulhas macias de uma cor verde brilhante saturada.
- Teddy. Pertence às variedades anãs das arborvitas ocidentais, que são caracterizadas por uma forma esférica da copa e por um pequeno crescimento, de até 50 cm. A copa da planta é propensa a crescer demais, portanto, para lhe dar uma aparência elegante e esteticamente atraente, precisa de modelagem e corte regulares.
- Smaragd. O thuja da variedade descrita se distingue por uma coroa de agachamento na forma de uma pirâmide e ramificação fraca, o que permite que ele seja usado para cultivo em apartamentos, escritórios e varandas. O arbusto atinge uma altura de 2 m e possui belas agulhas verde claro com um acabamento brilhante nobre.
- Zebrina. É uma planta perene com baixa taxa de crescimento. Com 10 anos de vida, a planta cresce até 2 m.A Zebrina é facilmente distinguida de outros representantes da família dos ciprestes devido ao florescimento incomum das agulhas - possui uma cor verde, que é penetrada por pequenas tiras de flores brancas e amarelas.
- Whipcord. Uma variedade incomum de cultura, cuja principal característica é considerada caída, absolutamente não ramificada, brota suspensa. É caracterizada por crescimento lento e, aos 10 anos de idade, pode crescer apenas até 30 cm.
Plantar em uma panela
O sucesso do plantio da arborvitae e seu desenvolvimento completo dependerão em grande parte da escolha de uma variedade adequada e de mudas frescas saudáveis. Além disso, atenção especial deve ser dada à preparação adequada da mistura do solo e à seleção de uma capacidade confortável - uma panela ou recipiente.
Vídeo: Transplante de pote de Teddy Thuja, atendimento domiciliar
Preparação do vaso e do solo
O crescimento adicional da planta e seu desenvolvimento dependerão da seleção correta de recipientes para o cultivo de thuja. Para variedades anãs, a melhor opção são vasos, cujo volume é de 20 a 30 l. Para cultivar amostras de tamanho menor, você precisa de recipientes maiores - de 150 a 200 litros. De qualquer forma, escolhendo um pote, você deve ser guiado por esta regra: seu volume deve ser três vezes o tamanho do sistema radicular da muda.
Importante! O recipiente deve estar equipado com orifícios de drenagem necessários para remover o excesso de água.
Quanto ao material de embalagem, é preferível plantar uma planta perene em um recipiente de madeira que retenha bem o calor ao colocar a colheita em uma varanda ou rua. Se não for planejado que o contêiner seja retirado para o ar fresco, são permitidas panelas de barro.
Thuja é uma cultura que não gera altas demandas na composição da mistura do solo. No entanto, nas condições de crescimento do apartamento, é melhor fornecer solo nutritivo, leve, permeável ao ar e à umidade.
Os terrenos destinados especificamente às coníferas podem ser comprados em mercados especializados ou você pode fazer isso usando:
- para espécimes jovens: solo lenhoso e conífero, areia de rio, misturada na proporção de 4: 2: 1;
- para plantas adultas: turfa, solo de relva e areia misturados nas proporções de 1: 1: 0,5.
Para que a cultura se desenvolva completamente, a mistura do solo deve ser selecionada levando em consideração a idade do mato
Seleção de material de plantio
Como observado acima Para cultivar thuja no apartamento, você precisa selecionar variedades anãs ou subdimensionadas, caso contrário, você poderá obter uma árvore completa enorme. Além disso, a planta deve estar bem adaptada às condições climáticas da região em que o plantio está planejado.
Especialistas aconselham a comprar material de plantio apenas em lojas ou viveiros especiaisenvolvida na criação profissional de plantas. Você deve escolher uma muda com um sistema radicular fechado ou com um recipiente. As mudas devem ter agulhas frescas e saudáveis, sem áreas secas, danos ou sinais de doença.
Instruções passo a passo
A tecnologia de plantar um thuja em casa não é particularmente difícil, mas requer o cumprimento de várias regras importantes:
- despeje uma camada de drenagem no fundo de uma panela previamente preparada usando argila expandida, seixos ou casca de árvore;
- forre uma camada de solo fértil no topo da camada de drenagem;
- coloque cuidadosamente as mudas no recipiente com um pedaço de terra;
- encha a planta com solo para que o colo da raiz permaneça na superfície em 2 a 4 cm;
- Bata levemente o solo ao redor da muda com as mãos e despeje bastante água assentada.
Após o plantio, a panela com arbustos deve ser mantida em uma sala quente e iluminada, mas protegida da luz solar direta
Recursos de Cuidados
Cuidar de uma planta perene em um apartamento é bastante simples. O cuidado principal é baseado nas atividades agrícolas básicas: regar, soltar o solo, modelar a copa e podar.
Você sabe Nos tempos antigos, os nativos da América usado infusões de folhas e casca de thuja para o tratamento de dores de cabeça, enxaquecas e impedir o desenvolvimento de escorbuto. Na medicina oriental, remédios semelhantes foram usados para distúrbios nervosos.
Rega e aspersão
Como observado acima, o thuja prefere hidratação moderada, o que o suficiente para gastar 1-2 vezes por semana. Para a irrigação, é usada água protegida em uma sala quente. A planta categoricamente não tolera umidade excessiva, mas responde bem à aspersão, que é realizada na estação quente da manhã e da noite.
Em casa, a cultura precisa de alimentação regular. A planta é fertilizada duas vezes por mês por meio de complexos minerais especialmente projetados para coníferas. Na primavera, é melhor usar drogas com alto teor de nitrogênio, o que ativa o crescimento da massa verde. Para o molho de verão, é aconselhável escolher agentes de potássio-fósforo que fortaleçam o sistema imunológico. No inverno e no outono, não há necessidade de alimentar thuja.
Cultivo da terra
Após cada irrigação, os especialistas recomendam afrouxar o solo. Um procedimento semelhante permite enriquecer a terra com oxigênio e nutrientes, ativando assim o crescimento e o pleno desenvolvimento das raízes.
Poda
A aparagem da arborvita doméstica é dividida em dois tipos: sanitário e decorativo. O primeiro é gasto toda primavera, removendo brotos secos, quebrados, muito fracos e doentes. A poda decorativa nem sempre é realizada, conforme necessário, ou seja, à medida que os galhos da planta crescem. Tuyu pode ser formado na forma de uma bola, pirâmide ou cone, com base na forma varietal da cultura. No entanto, não é recomendável alterar radicalmente a aparência inicial da coroa - por exemplo, de esférica para cônica.
Thuja no apartamento não é apenas uma decoração elegante e original do interior da casa, mas também um maravilhoso limpador natural. A planta tem a capacidade de secretar substâncias únicas - voláteis, que purificam o ar interno, o tornam fresco e agradável. Facilidade de cuidado, facilidade de cultivo, excelentes qualidades estéticas fazem desta planta uma das mais populares para cultivo interno.