Bouvardia - lindas ervas sempre verdes que são encontradas nas florestas tropicais e subtropicais selvagens da América Central e do México. Em nossas latitudes, é cultivada como planta doméstica, no verão é ótima em campo aberto. É usado para arranjos de flores, paisagismo de residências e escritórios. Sugerimos considerar as características do cuidado e criação de bouvardia em casa.
Descrição da planta
Características gerais da planta:
- Bouvardia pertence à família Marenova, que inclui várias subespécies;
- o sistema radicular é superficial, pequeno;
- dependendo da espécie, a altura das plantas varia entre 50-150 cm;
- as hastes são retas, ligeiramente ramificadas;
- folhas de forma arredondada ou alongada, com pontas pontiagudas de 3 a 10 cm de comprimento, são opostas ou formam espirais;
- a estrutura das folhas é densa, o exterior é verde escuro, o interior é 2 tons mais claro;
- o bouvardia entra na fase de floração em maio e sai em setembro-outubro;
- botões de flores coletados em escarpas de até 15 cm de diâmetro são formados no topo de brotos jovens;
- a cor das flores tubulares é rosa ou branca;
- cada flor consiste em 4 pétalas dobradas.
Importante! O florescimento mais magnífico dos bouvardia é observado no segundo ano de vida; portanto, em casa é cultivado como uma planta de dois anos e depois atualizado.
As variedades mais comuns cultivadas em casa:
Condições ideais
As plantas não exigem cuidados.
A principal tarefa é manter o clima interno ideal:
- iluminação - brilhante, dispersa, entre 3.000 e 3.900 lux;
- temperatura no verão - +20 ... + 25 ° С;
- temperatura no inverno - +10 ... + 12 ° C;
- umidade do ar - moderada - 40-60%;
- umidade do solo - moderada - 40-50%.
Home Care
Para cultivar bouvardia em casa, você precisa pegar vasos de cerâmica rasos com um grande número de orifícios de drenagem. É melhor colocar flores nos peitoris da janela sudeste.
Você sabe Uma decisão interessante de design em estilo ecológico é uma tabela na qual a bancada consiste em várias camadas, incluindo nichos para o plantio de grama, suculentas, cactos e até árvores anãs. A parte superior da bancada é feita de vidro transparente durável. Esta peça de mobiliário tem uma superfície de trabalho bastante grande e permite que você contemple seu próprio mini-jardim ao mesmo tempo, o que tem um efeito benéfico no estado mental das pessoas.
Rega e alimentação
Bouvardia é irrigada quando o solo superficial seca a uma profundidade de 2 a 3 cm.Use água mole sem impurezas de cloro à temperatura ambiente. As folhas devem ser limpas periodicamente com um cotonete úmido para remover a poeira.Os fertilizantes começam a ser aplicados a partir de março a cada 2 semanas até o final da floração. No inverno, os fertilizantes não são aplicados.
Como fertilizante, são utilizadas composições minerais combinadas com um teor mínimo de nitrogênio. O monofosfato de potássio é ideal nesse sentido. No meio do verão, você pode alimentar as plantas com farinha de dolomita - 5 g de substância por planta. A farinha de dolomita pode ser substituída por cascas de ovos esmagadas e pré-assadas.
Poda
Para formar um arbusto exuberante no primeiro ano de vida das plantas, você precisa beliscar brotos no meio do caminho. Posteriormente, a poda é realizada na primavera e no outono, cortando 70% dos rebentos antigos.
Transplante
Plantas de um ano de idade são transplantadas quando a panela velha fica apertada. Eles são manipulados na primavera antes do início do crescimento ativo, em março-abril. Para bouvardia, você precisa preparar solo solto drenado. O solo universal misturado com perlita e areia na proporção de 1: 0,5: 0,5 é ideal.
Pedaços de tijolos são colocados no fundo da panela, seguidos por uma camada de areia. 2-3 horas antes do transplante, a flor é regada e depois transferida para um novo recipiente. Os vazios são preenchidos com solo nutritivo, levemente batidos próximo ao caule principal e umedecidos com um frasco de spray.
Métodos de criação
Bouvardia é propagado de 2 maneiras:
- estacas;
- dividindo o mato.
Características de cuidados durante o período de floração
Bouvardia de floração, dependendo da variedade, ocorre em maio ou junho. O período de floração dura 4-5 meses. Em algumas variedades, a floração ocorre no inverno, por exemplo, na bouvardia florida com jasmim. Os escudos que já desbotaram devem ser removidos imediatamente. Durante o período de floração, a intensidade da irrigação é aumentada, realizando-a todos os dias a partir da pistola de pintura. Faça isso com cuidado para que a umidade não caia nas folhas.
Importante! Se a floração ocorrer no inverno, a cobertura deve ser aplicada a cada 2 semanas. Na estação fria, verbasco líquido pode ser usado como fertilizante, alternando-o com monofosfato de potássio e farinha de dolomita.
Possíveis problemas crescentes
Ao cultivar bouvardia em casa, os criadores de plantas podem encontrar os seguintes problemas:
- Podridão da raiz - causada pela estagnação da água no tanque. A doença não é tratada. Antes de serem descartadas, as plantas são divididas em estacas, se essa podridão ainda não se espalhou por todo o caule.
- Clorose de folhagem - causada por água de má qualidade. Para a profilaxia, o quelato de ferro é suplementado.