O dezembrista, que também é conhecido como homem de Natal, é um habitante de muitas casas, o que se deve em grande parte à sua floração ativa durante as férias de inverno. É por esse recurso que muitos cultivadores de flores o apreciam, mas alcançar altas propriedades decorativas de uma planta só será possível com cuidados adequadamente organizados, em especial com rega competente.
As regras básicas do crescimento
O Natal é um cacto epifítico, que na maioria dos casos prefere crescer em outra planta, usando o suco da casca como umidade. Na natureza, cresce especificamente em árvores, mas em casa pode ser cultivada em vasos cheios de substrato adequado, proporcionando rápido desperdício de água.
Importante! Rozhdestvennik refere-se às plantas que são melhores para não perturbar durante o período de brotação. Nem vale a pena, a menos que seja absolutamente necessáriovirar potecaso contrário, a formação de flores poderá parar e elas não serão mais tão bonitas quanto deveriam.
As regras básicas para o cultivo de uma planta incomum incluem os seguintes requisitos:
- iluminação deve ser brilhante e disperso, o que pode ser alcançado colocando vasos nas janelas leste ou oeste (se cultivadas no lado sul à tarde, as janelas terão que ser sombreadas);
- indicadores de temperatura é desejável manter-se dentro de + 18 ... + 40 ° C, sem esquecer que a temperatura mais confortável no verão estará na faixa de + 18 ... + 22 ° C, e no inverno - + 14 ... + 16 ° C;
- perfeito umidade do ar para a planta - 75% ou mais, alcançada pulverizando regularmente a árvore de Natal da pistola (no verão - 1-2 vezes por semana e no inverno - 1 vez por mês);
- fertilizante do solo é realizada apenas de março a setembro, mas, neste momento, a regularidade da alimentação não deve ser menor que uma vez em duas semanas (os fertilizantes para o zigocacto são adequados para o papel da composição nutricional);
- transplante realizada de acordo com a idade da planta: os “dezembristas” jovens podem ser mudados de “local de residência” uma vez a cada três anos, adultos - não mais do que uma vez a cada 5-6 anos;
- necessidades da coroa da planta na formação apenas parcialmente: os rebentos extras podem ser arrancados manualmente;
- na luta contra pragas e doenças vale a pena prestar atenção aos preparativos de insetos escamados, ácaros, cochonilhas, phytophthora, phytium, fusarium, pois é deles que a planta sofre com mais freqüência.
Igualmente importante para este cacto é o ar fresco; portanto, no verão, é necessário ventilar regularmente a sala ou até levar a panela para a varanda.
Como determinar a necessidade de Decembrist na água
Ao cultivar um dezembrista, não esqueça que é um cacto, o que significa que ele armazena perfeitamente a umidade em seus tecidos. Ao mesmo tempo, existem vários sinais de consumo excessivo desses estoques, indicando a necessidade de rega.
Os mais notáveis deles são:
- a formação de raízes aéreas adicionais, com a ajuda da qual o dezembrista absorve a umidade do ambiente;
- secar o solo na panela em mais de 3-4 cm durante a floração e até metade do volume do tanque durante a dormência;
- o aparecimento de rugas nas hastes;
- branqueamento e desbaste de folhas de flores (característica de uma falta sistemática de umidade no substrato).
Se você se deparar com todas essas manifestações, enquanto houver confiança em um déficit de umidade longo e sistemático, uma única rega não será suficiente. Os melhores resultados serão obtidos com a introdução do líquido em pequenas doses, mas por mais tempo: por exemplo, 5-6 vezes em dois dias.
Que água usar
A água da torneira da torneira não é a melhor solução para regar uma árvore de Natal, pois é muito suscetível à temperatura do líquido e sua composição. Nesse caso, é desejável preparar chuva, água derretida ou bem filtrada que não forme um precipitado nas paredes ou no fundo da panela. Em casos extremos, você pode usar água da torneira, mas somente após se estabelecer por vários dias.
Para nutrição orgânica com a adição de fertilizantes, a água do aquário bem mantida e a fertilização mineral são ideais. De qualquer forma, a temperatura do líquido deve estar na faixa de + 22 ... + 25 ° C, pois com valores mais baixos não será possível evitar a deterioração do sistema radicular da árvore de Natal.
Como regar uma planta em casa
A regularidade e a abundância de regar os dezembristas quando cultivadas em casa dependem de vários fatores - primeiro, esta é a estação do ano e o estágio de desenvolvimento do cacto. Considere os requisitos para cada período.
Você sabe Do ponto de vista astrológico, a árvore de Natal combina a energia de dois planetas - Mercúrio e a Lua, que devem despertar a bondade e o desejo de cuidar do próximo. É por isso que se recomenda que a planta seja colocada nas casas de ditadores, egoístas e pessoas propensas a marés inesperadas de raiva e grosseria.
Dependendo da estação
Como você sabe, o período de floração da árvore de Natal cai precisamente nos meses de inverno; portanto, não é de surpreender que seja neste momento que muitas vezes seja necessário regá-la e alimentá-la. Particularmente digno de nota é o período de aparecimento de brotos, no qual o líquido não deve cair. A água para irrigação no inverno deve ser insistida ou até fervida, especialmente se contiver uma grande quantidade de impurezas de cal. Água dura não pode ser usada; caso contrário, será muito difícil impedir a podridão do sistema radicular.
No inverno, é aconselhável regar a árvore de Natal ao mesmo tempo, sem alterar as condições habituais de crescimento: você não deve mover a panela para outro parapeito da janela ou, ainda mais, transferi-la para dentro da sala. A regularidade da rega do final do outono ao início de fevereiro é de uma vez a cada 1-2 semanas, mas tudo depende da secagem do solo e de outros sinais de falta de umidade.
No último mês de inverno, a quantidade de rega deve ser reduzida, enquanto a panela é colocada em uma sala mais fria e menos iluminada. Do início de fevereiro ao final de março, a árvore de Natal estará em hibernação, ganhando força para o próximo ano.
Uma vez alcançado o calor constante da primavera, a quantidade de água e a quantidade de líquido introduzida no solo podem ser retomadas, retornando gradualmente às normas usuais. Para não exagerar e não encher o Decembrist, recomenda-se aprofundar o palito próximo a ele na panela, o que servirá como um excelente indicador do teor de umidade do substrato. Não esqueça que a árvore de Natal pertence aos cactos, o que significa que uma quantidade excessiva de líquido pode provocar a deterioração do rizoma.
Com o advento do verão, você terá que prestar mais atenção à umidade e temperatura do ar na sala. Rozhdestvennik se distingue pelo aumento do amor pelo calor, mas não gosta da luz solar direta, e isso definitivamente vale a pena considerar ao colocar uma panela. Quanto mais alta a temperatura da sala, mais rápido o substrato secará e o dezembrista precisará de mais umidade, não apenas do solo, mas também do ar. Neste último caso, organizar um cacto condições adequadas para a vida útil ajudará a pistola de pulverização e a água parada à temperatura ambiente.
Com o advento do outono, o dezembrista começa a se preparar para o inverno e o estágio de floração associado. Você pode ajudá-lo com isso abaixando gradualmente a temperatura na sala, até + 12 ... + 15 ° C. A planta pode tolerar facilmente valores mais baixos de temperatura (+ 10 ° C ou mesmo + 8 ° C), mas não será tão confortável para isso. De qualquer forma, a redução da temperatura na sala deve ser acompanhada de uma diminuição na quantidade de rega que ajudará a flor a formar novos ovários.
Antes do aparecimento dos botões de flores (esse período geralmente cai no início de novembro), é útil aumentar ligeiramente a temperatura e aumentar novamente a regularidade de regar a planta.Você sabe Decembrist refere-se a plantas de vida longa e, em boas condições de crescimento, pode crescer sem alterar suas qualidades até 15 a 20 anos.
Durante a floração
A formação de brotos e a aparência posterior das flores exigem muita força e energia dos dezembristas; portanto, durante esse período, a frequência da rega deve ser aumentada - o solo precisa ser umedecido aos primeiros sinais de sua forte secagem.
Além disso, não se esqueça de controlar os indicadores de temperatura: em valores altos, você não pode limitar a quantidade de líquido introduzido, mas em valores mais baixos, será necessário evitar a rega frequente, para não provocar acidificação do solo e apodrecimento do sistema radicular das plantas. A uma temperatura moderada na sala, basta regar a árvore de Natal uma vez a cada 3-5 dias. Quanto à pulverização, é melhor cancelá-las durante a floração, caso contrário, é impossível garantir a proteção das flores contra queimaduras solares.
Após a floração, a rega pode ser gradualmente reduzida, enquanto transfere vasos com plantas para um local fresco. Eles devem estar aqui desde o início de fevereiro até o final de março, para que o dezembrista descanse após a floração. Com a chegada do calor constante da primavera, a estação do Natal inicia o período vegetativo, sendo novamente levada ao local habitual e a rega é aumentada gradualmente, ao mesmo tempo em que começa a se alimentar.Importante! A água de pulverização pode estar à temperatura ambiente (cerca de + 22 ° C) ou um pouco mais quente. O principal é evitar mudanças bruscas de temperatura, que são um sério estresse para a árvore de Natal.
Ao transplantar e após
Um transplante de flores geralmente ocorre no final de fevereiro, ou seja, imediatamente após o florescimento. O novo substrato deve ser bem drenado para que o excesso de umidade não se acumule durante a irrigação. Ao mesmo tempo, é útil umedecer um pouco, para que a planta seja melhor retirada. As raízes de uma árvore de Natal extraída de uma panela velha podem ser lavadas sob uma corrente de água morna.
Nos próximos 15 dias após o procedimento de irrigação, é aconselhável substituir por pulverização sistemática, uma vez que os arbustos neste momento são muito sensíveis a qualquer alteração.
Como combinar fertilizantes e rega
Como qualquer outra planta, o Decembrist precisa de uma quantidade suficiente de nutrientes que devem ser aplicados ao solo durante a estação de crescimento: do final de maio a setembro. Nesse momento, você pode usar metade da dose usual de fertilizante para cactos com uma pequena quantidade de nitrogênio e um conteúdo significativo de fósforo e potássio. A frequência de vestir-se no verão é de 1-2 vezes por mês.
Com o advento do outono, composições especiais para plantas com flores serão uma opção mais útil, mas recomenda-se introduzi-las no solo não mais que 2 vezes durante todo o período de outono. Alguns jardineiros não recomendam alimentar a árvore de Natal imediatamente antes da floração, mas essa opção só é possível se, até setembro, a planta já tiver recebido uma quantidade suficiente de potássio e fósforo, necessária para fortalecer os brotos.
Após o uso da composição nutricional selecionada, a flor deve ser regada, o que contribuirá para o rápido transporte para as raízes e melhor absorção de todos os nutrientes.
Em alguns casos, os fertilizantes minerais precisam ser previamente dissolvidos em água, o que deve ser indicado na embalagem: nessa situação, a irrigação adicional não é mais necessária..
Sinais de rega inadequada
O sistema radicular da árvore de Natal é muito suscetível a influências ambientais negativas; portanto, com excesso de umidade, é possível alterar a aparência usual da flor. As principais violações durante o processo de irrigação são consideradas o uso de água fria, uma quantidade excessiva de líquido introduzido em indicadores de baixa temperatura e o uso de uma alta concentração de fertilizantes solúveis.
Tudo isso leva a distúrbios no desenvolvimento normal do dezembrista e é expresso nos seguintes sintomas:
- murcha, às vezes amarelando as folhas;
- a mancha é geralmente verde-clara;
- brotos e ovários em queda;
- escurecimento da parte aérea do tronco e seu amolecimento.
Se você tirar essa planta da panela, notará áreas podres nas raízes. No caso de um leve dano ao rizoma, a situação pode ser remediada substituindo a árvore de Natal em um novo solo (é melhor desinfetá-la ao usar a panela velha).
Dicas úteis sobre cuidados
A rega de alta qualidade não é a única coisa que você deve prestar atenção ao cuidar de Decembrist. Além disso, existem várias regras importantes de cultivo que ajudarão até um cultivador iniciante a cultivar uma árvore de Natal saudável e forte, deliciando-se regularmente com a floração.
Primeiro de tudo, a lista de recomendações deve incluir:
- proteção contra pragas, especialmente se o zigocacto passar algum tempo ao ar livre (nos primeiros sinais de atividade do inseto, a planta deve ser tratada com qualquer inseticida local, com o procedimento repetido após 6-7 dias);
- controle da umidade do solo e presença de água no pires, o que pode causar apodrecimento do sistema radicular;
- combater a praga tardia, re-cultivando a planta a partir de estacas (se houver várias flores na sala, uma tentativa de salvar um dezembrista pode resultar na disseminação do problema para outras plantas);
- uma diminuição no número de irrigações com um aumento simultâneo na frequência de cobertura durante a brotação;
- dar descanso à planta antes e durante a brotação (neste momento é proibido realizar processos do dezembrista);
- extensão do período de floração devido ao apoio de temperaturas mais baixas na sala (não superiores a + 16 ... + 18 ° C);
- a presença de iluminação ideal, sem afetar a planta sob luz solar direta, capaz de deixar queimaduras nas folhas.
Em geral, cuidar de uma árvore de Natal não é mais difícil do que cuidar de outras plantas de interior; portanto, todo mundo pode cultivar um dezembrista, e as simples recomendações de jardineiros experientes ajudarão a evitar pequenos erros.