Orgulhosas belezas, altos gladíolos tornam-se facilmente a decoração principal do jardim de flores. Mas a temporada de verão chega e, junto com o tão esperado pedúnculo, traz decepção. Nem um número menor de ondulações de pétalas, nem nuances matizantes trarão tanta preocupação ao jardineiro quanto a aparência miserável de uma espada de flor devido ao ressecamento dos botões. As principais razões para a perda de decoratividade da cerca podem ser várias.
Por que os gladíolos murcham sem florescer
Anomalias com a floração ocorrem em gladíolos se você não seguir as regras de cuidados, especialmente se a flor for varietal. Ao plantar, a idade do bebê é importante, não deve exceder 3 anos, é determinado pelo tamanho do fundo. Quanto maior o “casco” do tubérculo de gladíolo, mais antiga é a flor e sua flor é mais fraca. A cebola jovem é redonda e não tem uma forma achatada, ao contrário da antiga. Na maioria das vezes, ela tem apenas um broto, que pode ser usado para determinar uma idade precoce.
Importante! Psitiar um tubérculo velho com muitos brotos na vertical (lateralmente) — numerosas crianças surgirão dela. Dessa maneira, variedades valiosas podem ser rapidamente propagadas.
Durante 4 anos, a qualidade das flores, o florescimento simultâneo, a saturação do tom é garantida para diminuir - a planta não é capaz de retirar o florescimento simultâneo de todas as flores, para que algumas não sejam capazes de abrir, não terão nutrição suficiente do bulbo velho e enfraquecido. Um tubérculo pobre leva ao problema de murchar o pedúnculo, que não pode florescer. Para evitar isso, basta atualizar o material de plantio.A estrutura da flor do tipo de flor: o tamanho pequeno das lâmpadas não resolve as dificuldades da floração, na maioria das vezes elas simplesmente não a dão. Normalmente, os tubérculos novos florescem sem dificuldade apenas no segundo ano após o plantio. Não plante cormos fracos com danos. Lesões mecânicas podem levar à podridão e os danos ocorridos durante o armazenamento são um sinal de doenças emergentes. Jogue tubérculos feridos por crostas e floresça sem se arrepender - apenas uma lâmpada saudável floresce sem problemas.
Organismos patogênicos penetram no solo mãe ferido a partir do solo, o que pode levar à morte completa da flor. É melhor não plantar cópias antigas misturadas com as jovens - a opressão dos animais jovens começará. Classifique os cormos, células rainha da primeira análise, ou seja, a maior, garantirá a qualidade da flecha da flor. Se os brotos que emergem deles forem numerosos, solte-os sem arrependimentos, deixando o único mais forte.
Acontece que os bulbos de plantio são jovens, a flecha é alta, os brotos são formados, mas com cada nova flor desabrochando a primeira e as subsequentes murcham imediatamente, uma possível razão é uma variedade que não implica inflorescências poderosas e não é capaz de abrir e manter seu número, seus valores médios não excederão 4 -5 divulgações simultâneas, incluídas nas especificações. Muitas vezes, isso é característico dos tipos muito iniciais de gladíolo, sendo o meio da tarde e mais tarde mais resistentes e decorativos.Uma exceção é a Arina, que pode expulsar um pedúnculo alto e conter até 9 flores ao mesmo tempo no início do verão. Para os gladíolos do período médio de floração, uma divulgação de 8 a 9 é característica e, posteriormente, sustentar 10 a 15 inflorescências no caule não é um problema. Lembre-se de que as espécies que florescem em agosto têm uma certa barreira de calor. Nas regiões do norte, as características da floração mudarão, as flores desaparecerão mais rapidamente. Um pico poderoso de 25 botões em um folheto publicitário de uma variedade precoce se transformará em três flores de pleno direito com uma dúzia de murchas, sem criar condições especiais para forçar.
Mesmo se você organizar um clima ideal, ele florescerá em 70 dias, o que a planta não terá o suficiente para formar uma parte forte acima do solo com um caule forte. Portanto, o número médio de flores não excederá 15 botões na faixa do meio. O microclima do campo interno não é adequado para todas as amostras recém-adquiridas. Se, por exemplo, você comprar variedades de coleção importadas do exterior ou de um colecionador de outra parte do país, lembre-se de que nem todas serão adaptadas a condições diferentes das habituais.
O microclima é importante e afeta a mesma espécie de maneiras diferentes, que em um local do local não florescem, enquanto no outro se sente ótimo. A experiência ao longo do tempo dirá aos grupos com alta decoratividade que florescem com completa dissolução e preservação de características em seu jardim. Sinta-se livre para descartar aqueles que você não cria. Considere certos requisitos ao escolher um local para o plantio, sem o qual não haverá flores ou eles perderão seu efeito decorativo, desbotando sem dissolução.Uma quantidade suficiente de sol sem sombreamento, sem condensação para acesso livre ao ar, uma mudança de localização a cada dois anos, aeração da terra com afrouxamento obrigatório no caule após a irrigação - esses fatores determinarão e aumentarão o número de flores simultaneamente florescendo no futuro. A aplicação regular de água durante o calor, o preparo das raízes no verão-outono e a cobertura morta corrigem e evitam o problema comum de um caule feio com flores murchas.
Por que os botões de gladíolos secam
Fatores externos são importantes a partir do momento do pouso. Preste atenção às condições climáticas: em clima úmido, chuvoso e ventoso, o plantio de bulbos é contra-indicado. A secagem das flores pode ser desencadeada por condições inadequadas de armazenamento dos bulbos. As lâmpadas podem congelar durante o armazenamento em temperaturas abaixo de 0 ° C e durante o plantio precoce, quando as geadas noturnas tendem a retornar. Mantenha o material uterino e seus bebês em segurança à temperatura ambiente, e os gladíolos agradecerão a floração duas semanas antes.
Importante! Se durante a escavação a parte subterrânea da planta for danificada por uma pá, mas uma superfície significativa do fundo for preservada, essas lâmpadas poderão ser salvas tratando seções com canela em pó ou verde brilhante, se não houver o Fundazole ou o Maxim em mãos.
Não é recomendável deixar essas flores no chão, mesmo durante o inverno ameno. As geadas que de alguma forma acontecem destruirão até lâmpadas fortes e resistentes. O plantio antecipado para eles não significa que eles florescerão mais rapidamente. A termofilicidade dos gladíolos leva ao fato de que, se você estiver pronto para dissolver o broto com antecedência, o frio e a umidade serão mortos antes da dissolução, e a próxima temporada não florescerá, pois todas as fases necessárias para a colocação do pedúnculo não passaram.O plantio tardio de uma flor que adora umidade também é desfavorável. Enquanto as flechas floridas secam, não tendo tempo para se desenvolver completamente, os tubérculos ao cavar são saudáveis. Uma situação semelhante é observada em alta temperatura do ar e falta de umidade. O sistema radicular nessas condições é pouco desenvolvido, interrompendo a nutrição do caule, começa a ficar para trás no crescimento e o pedúnculo seca. Com seca excessiva ou chuvas fortes, os gladíolos podem não ter tempo para dissolver a gema.
A umidade excessiva da terra após a chuva e a irrigação adicional transformarão o solo em um pântano e levarão a apodrecer as raízes. Você também pode causar danos ao regar as flores no calor, não com água quente, mas com água fria. Nesse caso, as folhas permanecerão verdes, mas as flores começarão a desbotar e a secar sem abrir. A umidade insuficiente na camada radicular do solo leva à secagem da terra, o que fará com que apenas 1 a 4 flores apareçam; o restante secará nessas condições, mesmo em brotos.
Você sabe As variedades holandesas podem florescer a cada 2-3 anos. Isso ocorre devido à superalimentação de pré-venda com fertilizantes e às condições ideais para a destilação, fornecidas em estufas difíceis de reproduzir em casa.
Se os caules das flores estiverem fracos, cortar o caule com inflorescências fechadas ajudará a fortalecê-los para a próxima temporada. Deixe pelo menos 4 flores com pétalas, pois isso ajudará você a amadurecer a lâmpada sem atrapalhar o ciclo natural. Uma falta, como uma superabundância de nutrição, também leva à morte rápida de inflorescências. A fertilização regular ou a troca de assento ajudará a corrigir isso.Mas lembre-se de que a cobertura em um dia quente de verão e antes da rega levarão à morte de pétalas macias pela raiz. Fertilizar somente após a irrigação. Considere as fases do desenvolvimento das flores ao fertilizar a terra. Os botões de flores aparecem antes do plantio, mas se desenvolvem no solo. Quanto melhor você alimentar a planta, mais flores serão abertas e resistirão ao mesmo tempo. O fertilizante deve ser aplicado a cada duas semanas.
Agosto e setembro são os períodos de ganho de massa nos botões e nas lâmpadas dos tubérculos. Durante o resfriamento, não é necessário fertilizar, é melhor transferir a cobertura para o período de aquecimento. Se o solo for cultivado, o nitrogênio não deve ser adicionado. As soluções de fósforo, potássio, ferro quelatado e oligoelementos fortalecerão as lâmpadas e os tubérculos nesse período. Introduz-se por último o amoníaco ou o nitrato de potássio (por 10 l de água, 12 g de fertilizante). Antes de cavar por 12 dias, a cobertura deve ser interrompida. Para estimular o crescimento e a floração, é necessário deixar o bulbo amadurecer.
Ao mesmo tempo, é importante remover os gladíolos no armazenamento a tempo. Dependendo do clima, uma escavação maciça deve ser realizada de setembro a final de outubro, é necessário focar a temperatura. Os primeiros a desenterrar não são as variedades plantadas antes, mas as que floresceram primeiro. Após a floração, pelo menos 35 dias devem passar antes que o substituto do tubérculo esteja completamente formado. Para evitar danos, use um forcado, não uma pá.
Doenças de gladíolo
Se os fatores do desenvolvimento favorável do pedúnculo são levados em consideração, mas o número de flores na espada não aumentou, além disso, há uma murcha gradual com a queda do caule, os gladíolos estão doentes. Os sinais da doença podem não aparecer imediatamente após o plantio e desenvolvimento, mas durante a floração ou depois, já durante a escavação.
Você sabe Existem cerca de 70 mil variedades dessa flor, mas apenas um terço se tornou popular.
Lesões fúngicas
As doenças fúngicas são o flagelo dos gladíolos, são mais frequentemente encontradas, espalham-se rapidamente, são praticamente incuráveis. Vale a pena prestar atenção nas mudanças de cor dos botões de verde para branco, amarelado ou inesperadamente escuro, variedade incomum. Florescendo tarde demais, saindo em diferentes direções, inflorescências desbotadas ou não sopradas, flechas caídas e curvas, folhas caídas indicam derrota do gladíolo pelo fusarium.Fusarium.Este fungo se multiplica na zona basal e deforma o caule e as pétalas fechadas. As folhas podem apodrecer, secar e cair, e as flores nunca podem florescer. Uma planta afetada pela fusariose é facilmente retirada do solo. Em um bulbo escavado, observa-se uma luz, aguada e depois marrom, aumentando de tamanho. Seca e encolhe, secando o tubérculo antes da mumificação. Durante o armazenamento em alta umidade, o fungo se manifesta como manchas marrons e crescimentos brancos na zona basal.
A fusariose é perigosa para 90% das plantações de gladíolo e não é passível de remoção. A razão de sua aparência é alta temperatura e excesso de umidade no solo, solo pesado e acidificado e excesso de nitrogênio. O tratamento do fusário não é fornecido; os bulbos infectados devem ser destruídos; é aconselhável cavar e descartar juntamente com um pedaço de terra em que estavam localizados.
No entanto, medidas preventivas podem ser tomadas para evitar o aparecimento e a disseminação da doença no futuro:
- Dobre o material afetado e a terra em um local fora do local e queime.
- Exclua o leito com amostras doentes por 8 anos do uso para plantar plantas bulbosas.
- Trate o local onde os gladíolos afetados cresceram com uma mistura de Tiazon e areia.
- O peróxido desinfeta ferramentas e mãos de jardim.
- Use apenas cormos amadurecidos ao plantar.
- Antes do plantio, trate o material com uma solução de permanganato de potássio a 0,15%, deixando de molho por 2 horas. Depois disso, seque as lâmpadas por 10 dias a uma temperatura não inferior a + 25 ° C.
- Terreno em terreno aquecido a + 10 ° C.
- Se o fusarium for detectado, trate os gladíolos no final de junho e novamente após uma semana com 5% (5 g do medicamento por 10 litros de água) com a solução "Fundazole". Durante o terceiro tratamento, em meados de julho, aumente a concentração da solução para 17 g por 10 litros de água, usando toda a quantidade em 1,5 m² de área com gladíolos.
- Antes e durante o período de inatividade, monitore cuidadosamente cada lâmpada, destruindo o suspeito.
A esclerotiniose, a podridão cinzenta, preta ou seca é um fungo resistente ao tempo que afeta os gladíolos. Desenvolve-se sob condições de alta umidade e solo acidificado fertilizado com húmus, vive na terra de 10 a 25 anos, corre o risco de destruição em massa, se alimenta de fibras, cai no bulbo quando danificado por uma ferramenta de jardim, na maioria das vezes quando capina.
A podridão negra seca folhas e caules, nos quais é observado o aparecimento de listras pálidas e amareladas, o caule se quebra, apodrecendo na base, o bulbo é coberto por esclerócios - manchas afundadas marrons, semelhantes às queimadas, e, enegrecendo, apodrecem. Uma flor morre sem entrar em um período de floração. Não tente manter a lâmpada, ela secará. De forma avançada, um micélio se forma nele. Não será possível salvá-la, essas instâncias devem ser jogadas fora. Perdas na esclerotiniose constituem metade de todos os gladíolos.
Você sabe Nos tempos antigos, o tubérculo de gladíolo era usado como amuleto: os guerreiros o levavam para a batalha, a casa pendurava uma flor na frente da entrada como proteção contra os maus espíritos.
Para prevenção é:
- separando constantemente os tubérculos, destruindo os afetados;
- observe a temperatura de +25 ... + 30 ° C durante a secagem do material de plantio, forneça ventilação na sala onde está armazenado;
- tratar os cormos com a solução Maxim ou 2% de Fundazole;
- durante o armazenamento, aplique a pulverização de bulbos secos com preparações contendo cobre, por exemplo, uma mistura Bordeaux de 1% (10 l de água, 100 g de sulfato de cobre, 100 g de cal);
- adicione 150 g de cal rápida ao solo ácido por 1 m² de terra antes do plantio e não faça húmus nesta temporada;
- cavar o solo no outono com a derrubada da camada de terra;
- durante a estação de crescimento, pulverize novamente os gladíolos com preparações contendo cobre;
- antes do plantio, condicione por 1-2 horas os cormos liberados das escamas com uma solução de permanganato de potássio (15-30 g de permanganato de potássio por 10 l de água);
- tenha cuidado com uma ferramenta de jardim, evitando danos à parte subterrânea da flor durante o aterramento durante a estação de crescimento.
A botritiose ou a podridão do coração é causada pelo botrite do fungo, cujos esporos são transportados pelo vento. Para identificar essa infecção fúngica, preste atenção às pequenas manchas marrons redondas características na parte verde das folhas, que eventualmente se espalham por toda a superfície, fundindo-se, em alguns lugares, em um único todo, enquanto a placa da folha morre. Formações aquosas aparecem nas pétalas. A doença é perceptível não apenas durante a estação de crescimento, mas também durante o armazenamento - o bulbo apodrece por dentro.Botritiose: se você alimenta os gladíolos com nitrogênio durante o período de crescimento, armazena os tubérculos em umidade, não ventila a sala, é difícil secar os bulbos antes do plantio, pode ser facilmente recolhido. Nesse caso, o tratamento consiste na remoção de unidades doentes, exame para identificar as afetadas, desinfecção durante o plantio. Não será supérfluo cultivar a terra com fungicidas no final de julho.
Septoria ou podridão sólida de gladíolos prefere solo acidificado e é transportada pelo vento, chuva, insetos, na maioria das vezes no outono. Ele se espalha com redução prolongada da temperatura, rega excessiva e aumento da umidade no solo enfraquecido. A lâmpada endurece, como resultado das folhas afetadas por picnídeos - manchas marrons com uma borda vermelha brilhante. A flor seca sem abrir. Formações arredondadas aumentam e se fundem, a parte central escurece e adquire uma forma angular. A planta morre e o muco é mumificado durante o armazenamento.Septoria
Recomendações para prevenção:
- inspecionar bulbos, eliminar os infectados, desinfetar os saudáveis;
- fornecer um bom suprimento de ar fresco na sala de armazenamento;
- em espécimes doentes, corte seções podres com uma faca afiada, trate com medicamentos antifúngicos;
- Não plante gladíolos no local das pessoas infectadas por 7 a 8 anos.
Lesões bacterianas
Menos numerosas (são apenas duas espécies) e doenças bacterianas que afetam os gladíolos não são tão comuns. Como infecções por fungos, essas infecções deformam o crescimento da flor, causando anomalias como manchas, golpes nas pétalas e folhas, nanismo da planta e filamentosidade.
O câncer bacteriano radicular dos gladíolos forma crescimentos que desfiguram e afastam o pescoço e o sistema radiculares. A doença bloqueia a nutrição da planta e logo morre. A doença não é tratável, além de gladíolos, ameaça rosas, cravos, peônias, dálias. O câncer é descoberto ao cavar bulbos. No local de desenvolvimento das crianças, aparece uma aspereza sem forma. Especialistas sugerem que a causa do câncer está nos danos aos tubérculos e ao sistema radicular. Tais bulbos estão sujeitos a destruição, e o solo deve ser desenterrado com a introdução de alvejante seco.Para a crosta bacteriana dos gladíolos, as úlceras vermelhas e aquosas são características, às vezes há uma borda preta ao seu redor. Tais manchas, semelhantes aos vernizes, causam bactérias. A planta murcha, as folhas ficam amarelas, o caule apodrece, os brotos não florescem. No estágio inicial, quando existem poucas úlceras, você pode tentar cortar a área danificada e polvilhar com carvão picado ou tratar o corte com uma solução de diamante.
Mas, na maioria das vezes, o gladíolo não pode mais ser salvo:
- lesões são irreversíveis, destroem a planta;
- despeje as lâmpadas intactas com uma solução acidificada de vinagre a 9% (120 ml por 10 l);
- antes do plantio, mergulhe os tubérculos por meia hora em água fervida + 55 ° C.
Doenças virais
Os sinais de lesões virais são semelhantes entre si, assim como os métodos de tratamento. Na maioria das vezes, essas flores são suscetíveis a doenças por mosaico e amarelo, menos frequentemente - manchas no anel. Se bactérias e fungos atacam a planta antes da formação de flechas, os vírus são insidiosos - eles são detectados no estágio de floração, quando é tarde demais para fazer qualquer coisa, resta apenas desenterrar o gladíolo florido.
Você sabe As pessoas da Idade Média usavam farinha de gladíolo para assar pão e uma decocção de pétalas com o objetivo de reduzir a dor de dente e como estimulante da lactação.
O mosaico é causado por um microorganismo que é espalhado por insetos - pulgões, tripes e outras pragas. Manchas amarelo claro ou verde pálido nas folhas e brotos aparecem devido a distúrbios no processo de fotossíntese e são seu sinal característico. A parte acima do solo fica rapidamente amarela, as flores desbotam, o pedúnculo se estende excessivamente, sem florescer, o bulbo seca.Se um bebê é milagrosamente preservado, uma planta cultivada a partir dele nunca florescerá. Ao mesmo tempo, os gladíolos podem ser espessos. Não há como salvá-los. Para não infectar arbustos vizinhos com mosaico, é necessário destruir a instância doente. Se os pontos parecerem anéis fechados, então este é um vírus no local do anel.. Os gladíolos plantados no local onde o centeio cresceu, ficam menos doentes.
A prevenção de mosaicos e manchas pode servir:
- ataque inseticida contra insetos a tempo;
- afinando uma linha para evitar o espessamento do patamar;
- remoção de ervas daninhas;
- evitar o plantio no foco do câncer por 2-3 anos;
- não plante gladíolos após batatas e tomates (eles têm doenças semelhantes).
Secagem ou amarelecimento (icterícia) é outro ataque viral desagradável que afeta os cormos com raízes e causa um fusível de flores, ou seja, as pétalas não se desenvolvem, são deformadas e desaparecem na fase do broto não soprado. O bulbo apodrece diretamente no solo, coberto por manchas deprimidas de cor marrom, as raízes morrem, até que os verdes fiquem amarelos, a partir da parte apical, o tronco torce e murcha.
Importante! Cavar o solo em duas pás de baioneta com a derrubada das camadas da terra cura o solo.
A doença é onipresente e se espalha rapidamente em locais onde os gladíolos se acumulam. Ao cavar uma amostra doente, o sistema vascular marrom é visível, essas lâmpadas desaparecem rapidamente. Você não deve esperar que eles germinem durante o plantio, mesmo uma temperatura abaixo de 0 ° C ficará impotente contra o vírus.
As plantas infectadas são incuráveis, mas você pode lutar por materiais saudáveis:
- classifique regularmente cormos durante as estações do outono, inverno e primavera;
- A imersão de bulbos em preparações de cobre imediatamente após a escavação e antes do armazenamento protegerá contra doenças bacterianas e fúngicas;
- gravar o material de plantio novamente imediatamente antes de plantar no chão;
- garantir ventilação adequada na sala onde os tubérculos estão armazenados;
- ao plantar, inspecione a aparência de cada bulbo (amostras com manchas marrons devem ser destruídas);
- Não plante bulbos em locais com uma única lesão amarelada pelos próximos 3-4 anos;
- por 8 a 10 horas, encha o material de plantio com uma infusão de malmequeres, que deve ser preparada com antecedência (os talos secos são esmagados, dobrados, meio cheios em um balde, cheios de água morna e deixados em infusão por 2 dias), também regue as plantações com essa infusão duas vezes - depois que os gladíolos foram jogados fora caule de flores e no início de sua floração;
- destruir plantas infectadas durante a estação de crescimento e ao desenterrar;
- alimentar gladíolos com magnésio durante o crescimento dos verdes.
Pragas
Se doenças e fatores externos de impacto negativo forem excluídos, e a cor dos botões continuar a secar, antes de abrir, retire o que não foi queimado, corte-o e abra-o: os botões de flores podem ser danificados por pragas. Quando invadido por insetos, todo o gladíolo é danificado. Lesmas, conchas, repolho e mostarda podem ser viciados em suas partes aéreas. O sistema radicular e o caroço atrairão colher de inverno, nemátodos da bílis, quebra-nozes e pepinos. Com uma grande quantidade de grama de trigo ao redor do plantio, uma minhoca penetrará no tubérculo. Roendo através do bulbo, esta larva a torna vulnerável à infecção.
Importante! Devido à grande derrota dos tripes, os gladíolos foram repetidamente proibidos de importar da Holanda para a Rússia! Além disso, essas lâmpadas são instáveis para a crosta e geralmente são infectadas por doenças bacterianas.
Se ele pegar o caule, a planta morrerá. As raízes erodidas e a parte inferior da lâmpada fazem com que as setas sequem no pior dos casos e reduzem a decoratividade se o problema for detectado a tempo. A aparência geral de uma planta assim não é atraente. Atraso no crescimento, amarelecimento das folhas e caules, murchas de flores levará à morte, se uma derrota severa de pragas for permitida. É necessário proteger contra insetos, pois, além de ferir folhas, bulbos e flores, os parasitas carregam bactérias, fungos e vírus, cujos efeitos são incuráveis.O maior perigo para os gladíolos, outros bulbosos e crucíferos, especialmente os ásteres, são os tripes, apesar do tamanho de apenas 1,5 mm, um adulto causa danos irreparáveis: reproduzindo-se rapidamente, estabelece de 3 a 5 colônias por estação. O tempo quente e seco aumentará cada um deles para 9 gerações. A cor preto-marrom torna o inseto invisível. Um torso alongado com cabeça preta e franja nas asas permite que você se fundir com a planta. As larvas com um processo tubular no final do corpo são transparentes no início e depois em amarelo claro.No inverno, os tripes se escondem sob as escamas do bulbo e, a + 10 ° C e acima, começam a se multiplicar.
Se você abaixar a temperatura da sala abaixo de + 10 ° C, ela perderá atividade e é fácil de detectar. A -3 ° C, a atividade desta praga cessa. A fêmea perfura o tecido da planta, a fim de botar ovos nas folhas ou brotos, o caráter de massa da infecção pode ser observado após o plantio, especialmente durante a floração. As larvas se alimentam do suco de partes verdes e pétalas, 3 semanas é suficiente para o ciclo completo de maturação de uma nova geração. Folhagem com lesões pontudas branco-prateadas, manchas tracejadas amarelas - resultado de quebras de tecido em tripes durante a postura dos ovos.
Pontos pretos nas inflorescências e na vegetação são vestígios de secreções de pragas. Assim que uma flecha aparece, os insetos a ocupam imediatamente. O aparecimento de brotos murchados que perdem a cor e secam é o resultado de tripes entrando na flor. Pelas bordas das pétalas, são notados os orifícios dos golpes e um resfriamento adicional leva os tripes à parte inferior da haste. Durante a colheita, você pode notar um grande acúmulo de pragas nos restos dos espetos, e durante o armazenamento elas ficam embaixo de escamas de cormos, de onde o suco será sugado. Pequenas perfurações aparecerão na lâmpada através da qual ela perderá umidade.
Os danos ao tecido de cor vermelha após a secagem se transformarão em manchas marrons e cinza crocantes. Devido a lesões por tripes, as lâmpadas acendem e grudam, escurecem no final do armazenamento, enrugam e secam. Um grande número de parasitas leva à formação de poeira amarela e depois roxa no tubérculo, o alérgeno mais forte à mucosa. Locais de danos são suscetíveis à podridão devido à propagação de esporos de fungos por insetos. Os gladíolos não florescem e, às vezes, não brotam se a lesão for maciça.
Tendo em vista a prevalência desta praga e a ameaça que ela representa no estágio vegetativo e durante o armazenamento, execute medidas abrangentes por todos os meios disponíveis:
- a inspeção periódica dos cormos, com uma rejeição estrita das amostras danificadas, eliminará os tripes em um estágio inicial;
- armadilhas adesivas para moscas colocadas na sala onde os tubérculos estão armazenados e uma temperatura não superior a + 10 ° C ajudará a reduzir o número de pragas;
- pulverize o material e seu local de armazenamento duas vezes (se severamente danificado três vezes) com inseticidas. “Fitoverm”, “Actellik”, “Decis”, “Karatê”, “Comandante”, “Inta-vir”, “Karbofos” lidarão com insetos em clima quente sem precipitação;
- em vez de pulverizar, imediatamente após a escavação, você pode mergulhar por 10 a 30 minutos. lâmpadas em uma solução de inseticidas de acordo com as instruções, depois seque bem;
- os cormos podem ser desinfetados por imersão por 5 minutos. em água aquecida a + 50 ° C, deixe secar e manter em condições normais;
- despeje o gladíolo com limão ou giz à taxa de 20 a 30 g por 1 kg de tubérculos;
- Coloque as lâmpadas infectadas antes que as mudas apareçam em um saco de papel, adicione 5 g de naftaleno por cada 15 peças. Remova-as após um mês, deixe-as arejar e armazenar em condições normais;
- idealmente plante gladíolos em um substrato estéril ou areia calcinada, enquanto 3-4 anos não usarem o local onde os tripes apareceram;
- nos corredores entre as flores plantam alho, afugenta as pragas;
- pulverize as plantas plantadas com inseticidas após o aparecimento de 4 folhas, repita a cada 20 dias, se houver um primeiro talo de flores e, durante a coloração dos botões, o último tratamento é realizado uma semana antes de escavar os bulbos;
- alternar os medicamentos acima para evitar o desenvolvimento de resistência a insetos;
- cortar plantas cedo para evitar tripes migrando para o fundo;
- Destrua os topos e os restos de plantas e certifique-se de cavar o solo após a colheita em uma pá de baioneta.
O carrapato da cebola raiz, comendo tubérculos e raízes, prejudica não apenas os gladíolos, mas também os lírios, tulipas, narcisos, dálias. Indivíduos adultos brilhantes, amarelos claros, semelhantes a um oval encurtado, crescem para apenas 1,1 mm. Eles se depositam em detritos putrefativos das plantas, penetrando neles através do fundo e ferindo-se em bulbos e tubérculos, onde se depositam entre as escamas. As fêmeas nesses locais produzem alvenaria e as larvas que aparecem em menos de uma semana a partir dos ovos crescem por cerca de um mês, sugando suco de uma cobertura escamosa.Carrapato de cebola-raiz - este período é suficiente para destruir a planta - o crescimento diminui drasticamente, as folhas ficam amarelas e desbotam. Os tubérculos são suscetíveis ao ataque do carrapato durante o armazenamento, especialmente se as películas das plantas envelhecidas e as raízes secas não forem removidas, a presença do carrapato emitirá poeira marrom na superfície das escamas, presença de podridão e podridão. Essas lâmpadas infectam rapidamente outras pessoas durante o plantio, as invasões se deslocam para o solo e outras plantas. O carrapato gosta de temperatura de + 18 ° C e umidade acima de 60%.
Os métodos de controle de carrapatos são semelhantes à destruição dos tripes, mas os inseticidas, exceto Keltan, Karbofos, Aktara e Aktellik, não funcionam neles:
- não plante material contaminado no solo, cave e destrua arbustos com folhas amareladas;
- no período vegetativo, borrife gladíolos com uma solução de karbofos de 10% (75 g da droga e 10 l de água), você pode adicionar uma solução de Keltan 20% (20 g de substância química e 10 l de água) sob a raiz;
- coletar cuidadosamente do canteiro e eliminar quaisquer resíduos de caules e raízes;
- não plante bulbos em solo infectado por 3 anos;
- desinfetar por 50 minutos. em uma solução de "Celtan" 0,3% (3 g da droga e 1 l de água) de material de plantio após escavação por imersão, essa solução pode ser substituída por uma solução de "Karbofos" 30% (3 g de veneno e 1 l de água);
- remova escamas velhas das lâmpadas;
- durante o armazenamento, examine-os, separando e rejeitando constantemente os suspeitos;
- polvilhe cada quilograma de lâmpadas com giz ou enxofre (20 g);
- mergulhe por 5-10 minutos. espécimes com insetos em água quente (+ 50 ° C); o armazenamento semanal de material de plantio a +35 ... + 40 ° C substituirá esse banho;
- a temperatura na sala deve estar entre +2 ... + 5 ° С, o limite de umidade é máximo de 60%.
Apesar dos numerosos métodos de prevenção de doenças e danos causados por insetos, para os gladíolos não há como trabalhar para salvar as lâmpadas. Não recorra a métodos populares de tratamento de uma flor, pois isso levará à morte do funcho. Aumente a imunidade da planta com boa iluminação e ausência de correntes de ar na área.No início do crescimento, é possível adicionar matéria orgânica. Para isso, é adequada uma infusão de fezes de pássaros ou esterco de cavalo.Preste atenção suficiente à prevenção de doenças, trate com fungicidas a tempo, realize curativos foliares para fortalecer a barreira imunológica, triture o solo com agulhas. Isso contribuirá para o surgimento de um pedúnculo precoce, com botões de amadurecimento e floração completos, sem hospedar o caule. A conformidade com os termos e regras da tecnologia agrícola permitirá que você admire as magníficas, elegantes, cheias de flores, flechas poderosas por vários anos seguidos.