A dificuldade em cuidar de plantas de interior é a manutenção saudável de suas folhas e flores. Antúrio a este respeito requer maior atenção. Vamos tentar entender as razões da "insatisfação" do antúrio com as condições de seu conteúdo.
Por que as folhas secas de antúrio e o que fazer com elas
Se a planta estiver confortável, ela oferece aos proprietários flores maravilhosas e brilho brilhante de folhas em forma de coração. O estado oposto de conforto será refletido na cor das folhas: manchas marrons aparecem nelas e as pontas começam a secar rapidamente.
Manchas marrons ou secas nas folhas do antúrio são, de fato, um sintoma ruim. A planta sinaliza que os proprietários estão em algum lugar inadequado para cuidar dessa planta caprichosa. Alguns tipos de antúrio geralmente são cultivados exclusivamente em estufas sob a supervisão de profissionais e também são criados industrialmente para obter flores exóticas para corte.
As variedades de interior também podem ser mantidas em excelentes condições se você seguir regras estritas para cuidar delas.
Você sabe Antúrio — é uma flor com forte energia masculina, também é chamada de "felicidade masculina". Segundo o Feng Shui, a planta personifica a riqueza material, o sucesso, é capaz de funcionar como um poderoso exotérico e até combater a depressão.
A principal razão para o amarelecimento das placas foliares de uma planta é o seu envelhecimento natural. A idade afeta a condição das folhas, localizadas na parte inferior do mato. O amarelecimento característico se espalha por toda a área da folha e desaparece gradualmente por si só. Você pode se livrar da folha antiga com uma faca ou tesoura, cortando-a com cuidado para não danificar a haste.
Se as folhas começarem a ficar amarelas ou secas em partes, com um alto grau de probabilidade, a razão estará nos cuidados inadequados. Casos lançados muitas vezes levam à morte da planta.
Violação de rega
Antúrio é um residente dos trópicos, então ele ama a umidade, mas em quantidades moderadas. É importante encontrar um equilíbrio entre umidade suficiente e seu excesso: o solo na panela deve permanecer úmido, mas não molhado.
A borda marrom nas bordas da folha aparece com igual êxito com rega excessiva e insuficiente e depois se espalha por toda a área. Por isso é importante manter a hidratação. Dependendo da estação, a frequência de rega da planta é diferente: no verão - a cada 3 dias, no inverno - 1 vez por semana. O solo entre as regas deve ter tempo para secar aproximadamente até a altura de 1/3 da panela.
Importante! As flores de antúrio não toleram umidade, nunca devem ser pulverizadas.
Recomenda-se irrigar a flor periodicamente, mas é proibido borrifar nas folhas se estiverem sob luz solar direta. Gotas de água funcionam como lentes, queimando através de orifícios nas folhas ou criando queimaduras extensas que têm uma cor característica - amarelo. Se a água pulverizar sobre as folhas durante a pulverização, limpe-as imediatamente.
O antúrio é muito exigente com a água usada para regar a flor. Se você usar água da torneira com cloro, excesso de sais ou vestígios de compostos de metais pesados, as folhas também ficarão amarelas (com a formação subsequente de manchas secas). Deve ser regado com água à temperatura ambiente. Se é do suprimento de água, devemos dar tempo para que permaneçamos. Você pode regá-lo com água da chuva ou derreter.
Para criar um balanço hídrico favorável para a planta, coloque musgo esfagno no chão, o que fornecerá umidade uniforme para as raízes aéreas.
Vídeo: Cuidados e rega adequada Antúrio Andre Dakota
Aplicação incorreta de fertilizante
O antúrio é muito sensível à cobertura. Se o solo estiver sem nitrogênio, fósforo ou potássio, as folhas da flor gradualmente adquirem uma tonalidade marrom. O método de tratamento é óbvio: é necessário introduzir substâncias benéficas que a planta carece. Para este fim, são utilizadas preparações líquidas complexas especiais.
A saturação com fertilizantes é realizada diariamente, reduzindo a dose indicada na embalagem ou nas indicações de uso. Normalmente tome 25% da concentração recomendada. Depois que a planta fica mais forte, o fertilizante do solo é realizado 1 vez em 2 semanas, mas de forma contínua.
Um excesso de nutrientes no solo também é prejudicial para o antúrio, assim como sua falta. Além disso, os sintomas são exatamente os mesmos: as folhas são cobertas com manchas marrons. Por exemplo, uma quantidade excessiva ou excesso de manganês contribui para o amarelecimento das folhas ou a formação de grandes manchas e manchas na superfície.
O amarelo nas folhas do meio e nas bordas também é observado com um excesso de enxofre no solo. É problemático remover fertilizantes “supérfluos” do solo para a planta, portanto, a flor é replantada com uma substituição completa do solo, dada a qualidade da mistura de plantio e sua composição.
Ar seco
Mesmo que a flor tenha sido criada em uma estufa local, ela ainda mantinha as características genéticas de uma espécie cuja terra natal é os trópicos. Portanto, o ar seco do antúrio é inaceitável e você pode observar como as pontas das folhas secam na planta. O problema é resolvido pulverizando e reorganizando o vaso de flores longe de aparelhos de aquecimento.
Se você deixar a planta no parapeito da janela ao lado da bateria, poderá colocar periodicamente uma toalha molhada, compensando o equilíbrio de umidade no ar. Eles também preferem lutar contra a falta de umidade como esta: organizam um banho quente para o antúrio. Recomenda-se que o procedimento seja realizado 1 vez em 2-3 semanas.
Umidade suficiente pode ser organizada com argila expandida, que é derramada na panela da panela e periodicamente umedecida em abundância.
Temperatura incorreta
O antúrio adora o calor: não é quente, mas a temperatura do ar é moderadamente quente - não inferior a + 20 ° C, embora seja permitido diminuir para +16 ° C no inverno. A uma temperatura insuficiente, manchas marrons de tamanho pequeno aparecem nas folhas, quase um ponto, mas em uma cor brilhante elas são claramente visíveis.
Com uma manutenção de longo prazo da planta em condições de temperatura incorretas, a morte das seções das folhas será clara e óbvia. Portanto, a conformidade com esse indicador é importante, pois contribui não apenas para a saúde das plantas, mas também afeta seu florescimento. Se a temperatura for insuficiente, é necessário organizar o aquecimento; e se estiver muito quente, vale a pena remover a planta profundamente na sala e ventilar a sala com mais frequência.
Importante! Antúrio tem medo de rascunhos. A partir deles, as plantas também podem secar as folhas.
Recipiente inadequado para cultivo
O antúrio é plantado em vasos baixos e largos. Uma pequena capacidade é escolhida para alcançar a floração ativa. No entanto, à medida que a planta cresce, o vaso selecionado para plantio pode se tornar muito pequeno e as folhas ficam amarelas devido à falta de substrato do solo e a uma diminuição na produção de umidade e nutrientes a partir dele. Nesse caso, há apenas uma saída: transplante em um recipiente mais adequado.
O tamanho do vaso de flores é importante devido à saturação do sistema radicular com oxigênio. Se o oxigênio não for suficiente, as pontas das folhas secarão. O tratamento será auxiliado pela organização adequada do aterro com um sistema de drenagem obrigatório, bem como pela adição de frações grosseiras (tijolos finos, cones, carvão vegetal) ao solo.
Doenças e Pragas
Juntamente com as condições de detenção, doenças e pragas têm uma influência especial na alteração da pigmentação das folhas ou na sua secagem.
O antúrio pode ser suscetível a várias doenças, incluindo:
- Podridão da raiz. Seus sinais: folhagem verde pálida no primeiro estágio, com um gradual amarelecimento e murcha. A principal razão é a acidez insuficiente do solo, bem como a sua inundação excessiva. A planta requer um transplante urgente no solo com boa drenagem, remoção de raízes danificadas, desinfecção do restante do sistema radicular com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Podridão da haste. Aparece na forma de manchas aquosas pretas nas folhas e no caule. Tem uma origem fúngica e é causada pelo alagamento do solo e do ar. Para curar a planta, corte todas as áreas afetadas e, sem falhar, trate com fungicidas.
- Antracnose. Esta é uma doença infecciosa que aparece quando você tenta criar condições de efeito estufa com alta umidade e temperatura do ar. As folhas respondem à doença formando manchas marrons na superfície com um meio seco, que pode romper-se em buracos. A doença é perigosa pela rápida disseminação de úlceras pelas folhas. As preparações fungicidas são utilizadas na dosagem indicada na embalagem, bem como na redução da rega.
- Septoria. É determinado pela formação de pequenas manchas cinza-marrom ou amarelas com franjas, que podem aumentar ainda mais o tamanho e secar. As razões são as mesmas: estagnação da água, iluminação insuficiente da planta e má dieta de fertilização. No tratamento, tratamentos repetidos de folhas com fungicidas são utilizados.
Para que uma flor se desenvolva em uma atmosfera saudável, ela deve ser protegida de possíveis pragas, dentre as quais as mais comuns são:
- Pulgões. Sinais de sua presença se manifestam na ondulação e secagem das folhas. Pulgões podem ser encontrados na parte inferior da folha. Como método de controle, os remédios populares são usados na forma de infusões de cebola ou alho (150 g de mingau de alho por balde de água), bem como tratamento inseticida (por exemplo, Iskra, Komandor) com lesões significativas.
- Tripes. A folhagem do antúrio responderá à presença dessas moscas pequenas mudando a cor para branco amarelado. Eles se livram das pragas das plantas, pendurando armadilhas adesivas e processando com preparações especiais (concentrado solúvel em água "Commander").
- Ácaro aranha. Se ele se acomodar, as folhas ficarão definitivamente amarelas e secas. Uma característica distintiva dos danos causados por carrapatos é a seguinte: a parte inferior das folhas e a parte do solo da planta são cobertas por uma fina teia. O método de luta é o uso de produtos químicos especiais (Antiklescha, Neorona, Actellika).
Ao usar drogas, elas agem de acordo com as instruções.
Medidas preventivas
Para que as folhas não sequem e não fiquem cobertas com manchas de várias cores, serão necessárias algumas medidas preventivas:
- Selecione local mais adequado posicionar a flor para que receba iluminação suficiente, mas não fique sob a luz direta do sol.
- Evitar rascunho.
- Tente organizar a rega adequada, impedindo a secagem do solo, bem como a sua inundação excessiva.
- Água para irrigação deve ser preparada, Não use torneira ou frio.
- Selecione corretamente um recipiente para transplante, para que a planta se sinta confortável.
- Preste atenção no chãoem que o antúrio é cultivado. Ele deve conter drenagem e grandes frações que ajudem a remover o excesso de umidade, saturar as raízes com oxigênio e garantir a entrega de nutrientes.
- Flor necessária alimentação regular, especialmente durante os períodos de crescimento e floração.
- Deve observar as condições de temperaturaevitando superaquecimento e hipotermia da planta.
- Tratamentos de água 1 vez por mês efeitos benéficos na prevenção de umidade e pragas.
- Para manter a umidade da sala, é recomendável instalar um umidificador.
- Em caso de danos causados por doenças e pragas, devem ser tomadas medidas de tratamento de emergênciasem esperar que a situação se agrave. Inspeções completas periódicas da folhagem e de toda a parte do solo, bem como das raízes durante o transplante, devem ser realizadas.
Vídeo: Prevenção de Doenças do Antúrio
Dicas de cuidados úteis
O antúrio é considerado bastante caprichoso nos cuidados com as plantas, portanto, existem várias regras obrigatórias, cuja observância garante o desenvolvimento saudável da planta e seu florescimento ativo:
- ao adquirir uma flor, coloque-a em um recipiente do tamanho adequado;
- Você pode comprar solo pronto para o plantio, mas é melhor usar húmus, solo frondoso, turfa e areia como uma mistura. As proporções são: 2: 1: 1: 1/2. Drenagem e frações grosseiras são necessárias. A acidez do solo deve ser observada na faixa de pH de 5,5 a 6,5;
- recomenda-se colocar a flor no parapeito da janela, proporcionando uma iluminação boa, mas não brilhante;
- organize iluminação adicional no inverno; caso contrário, você não poderá esperar pela floração;
- é melhor colocar uma panela com antúrio no parapeito da janela oriental ou ocidental no verão e passar para o sul no inverno;
- Não exponha o antúrio onde houver possibilidade de correntes de ar, mas ao ventilar, remova a panela da sala;
- manutenção da temperatura: + 20 ° C - + 25 ° C no verão e + 16 ° C no inverno;
- recomenda-se a rega para realizar um pouco de água quente e regularizada. No verão, regava 1 vez em 3 dias e no inverno - 1 vez por semana. A quantidade de rega é moderada;
- se a água após a rega permanecer na panela, ela deve ser drenada;
- É importante organizar umidade suficiente na sala;
- folhas requerem hidratação sistemática por pulverização. O excesso de umidade é limpo. Umidificação de flores é estritamente proibida;
- o solo requer cobertura 2 vezes por mês;
- Periodicamente, inspeções completas devem ser realizadas quanto à presença de doenças e pragas, a fim de tomar medidas oportunas e evitar a morte da planta;
- é melhor realizar um transplante de planta na primavera, aprofundando-a um pouco mais do que com o plantio anterior.
Para cultivar o antúrio, você precisará de alguma experiência e paciência, além da organização de condições confortáveis. Mas com as recomendações e a eliminação oportuna de problemas, você pode obter um arbusto bonito com folhas incríveis e flores incomuns.