Tsiperus, um bem alimentado, é igualmente eficaz na decoração de qualquer ambiente, trazendo o charme das lagoas tropicais, tão fáceis de cultivar. Os cuidados com esta planta em casa serão discutidos mais adiante.
Descrição botânica da planta
O nativo sempre-verde das margens dos reservatórios africanos em questão é parente próximo do famoso papiro, mas é inferior a ele em crescimento, chegando a pouco mais de um metro de altura, graças ao qual é criado ativamente em casa. Nesta planta herbácea, as hastes se assemelham a juncos, têm uma seção transversal triédrica e são coroadas no topo com uma espiral na forma de um guarda-chuva.
Consiste em folhas verde-clara longas e estreitas, verde-escuras e bicolores. Crescendo quase na água, o cyperus hidrata ativamente o ar circundante, beneficiando a pessoa e outras flores que crescem nas proximidades.Você sabe Gatos gostam de comer folhas de cyperus.
Tipos principais
O mais famoso entre essas plantas:
- Papiro (Cyperus papyrus), crescendo nas margens do Nilo. Usado no Egito antigo para produzir o precursor de papel homônimo. É capaz de crescer até 5 metros de altura; portanto, o papiro como planta interna para cultivo doméstico é inadequado.
- Guarda-chuva ou cyperus alternativo (Cyperus alternifolius) - O cultivo doméstico mais comum. Cresce a uma altura de pouco mais de um metro, coroada com uma coroa na forma de um guarda-chuva composto por folhas com um quarto de metro.
- Cyperus alastrando (Cyperus diffusus), atingindo uma altura inferior a 1 m. Possui folhas largas basais e folhas mais estreitas reunidas em guarda-chuvas no topo.
- Tsiperus Zumula - é uma planta atrofiada, encontrada com mais frequência em alojamentos e com seu arbusto denso semelhante a uma fonte.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Embora o cyperus seja bastante despretensioso, a criação de condições ideais para o seu cultivo permite que ele mostre suas melhores qualidades.
Localização e Iluminação
Crescendo em condições naturais sob os raios quentes do sol africano, o ciperus sob condições de cultivo artificial continua a adorar iluminação brilhante, mas ao mesmo tempo é cauteloso com a luz solar direta, que é repleta de queimaduras nas folhas. Nesse sentido, na estação quente, recomenda-se colocar vasos com essas flores nos peitoris das janelas voltadas para oeste ou leste, e no inverno as plantas podem ser colocadas perto das janelas sul.A flor descrita é capaz de suportar o sombreamento, mas diminui o seu crescimento e desenvolvimento, de modo que a iluminação artificial adicional será útil em dias curtos de inverno para o cyperus.
Temperatura e umidade
A lavagem pode existir com segurança na seguinte faixa de temperatura - +12 ... + 26 ° C. Sob diferentes condições, o cyperus experimenta um desconforto severo, que pode levar a consequências negativas. No verão, a temperatura ideal é +18 ... + 22 ° C, no inverno não deve cair abaixo de + 12 ° C. Crescendo em um habitat natural próximo à água, a planta precisa de uma atmosfera úmida e de cultivo em casa.
Também do continente africano chegamos a plantas como: hemanthus e medinilla.
O ideal é que o ar seja saturado com umidade de 70 a 75%. Para atingir essa umidade e mantê-la de forma estável, você pode usar umidificadores, pistolas de pintura, aquários localizados ao lado de Cyperus ou apenas pratos com água.
Home Care
O cultivo da saciedade requer algum esforço e conhecimento de algumas das características inerentes a ela.
Rega
Esta planta é extremamente higrófila; seu sistema radicular deve permanecer permanentemente úmido. A rega deve ser frequente, regular e abundante no verão e um pouco mais rara, mas igualmente regular no inverno. A rega é realizada com água à temperatura ambiente.Você não deve usar água diretamente do abastecimento de água para isso; é melhor defendê-la por pelo menos um dia. Na maioria das vezes, para um suprimento contínuo de umidade do solo como rega da raiz do fundo, o vaso é colocado em um tanque de água baixa, de onde entra constantemente no solo e, consequentemente, para as raízes da planta através de orifícios de drenagem. Você também pode colocar um recipiente com uma flor em argila expandida úmida derramada em um palete.
Top vestir
Como não há período de latência no cyperus, essa flor precisa ser alimentada o ano todo. Durante a fase de crescimento ativo - na primavera e no verão - o solo deve ser enriquecido com fertilizantes complexos destinados a plantas decíduas ornamentais a cada 3 semanas. No inverno, a intensidade da alimentação é reduzida em um terço.
Você sabe Papiros egípcios antigos, substituindo o papel, foram feitos a partir do parente mais próximo de cyperus - papyrus, outros 5000 anos atrás. Mas acontece que hoje o papiro é usado para esse fim — para a produção de papel real e suas notas mais caras.
As misturas de fertilizantes devem antes de tudo conter:
- fósforo;
- nitrogênio
- potássio.
Ao usar fertilizantes, você deve seguir estas regras:
- observe cuidadosamente as doses recomendadas na anotação;
- arbustos jovens com meia dose;
- impedir que fertilizantes líquidos entrem na massa verde;
- na fase de crescimento da massa verde, fertilize o mato principalmente com fertilização contendo nitrogênio;
- na fase de floração, o arbusto requer mais fósforo e potássio;
- para não queimar as raízes da planta, os fertilizantes devem ser aplicados somente após a rega.
Poda
À medida que o arbusto se desenvolve, os caules velhos ficam amarelos e começam a secar. Eles devem ser cortados a tempo de permitir que a planta se renove liberando novas hastes. Às vezes, é recomendável aparar o excesso de brotos verdes para estimular o crescimento ativo do restante da planta.
Como transplantar
É aconselhável transplantar jovens arbustos ciperus anualmente e adultos - pois o substrato está esgotado no tanque. O procedimento pode ser realizado durante todo o ano, embora seja preferível executar a operação no início da primavera, março ou outono - novembro.
A quarta parte de uma nova capacidade alta, mas não ampla, é preenchida com material de drenagem, sobre o qual é derramado solo com baixa acidez (pH 5-6,5), que é uma mistura de húmus e turfa em proporções iguais. O solo deve ser enriquecido com lama do pântano, ocupando 1/6 da sua massa total.Se você planeja colocar o vaso de flores em um recipiente com água, uma pequena camada de areia é derramada sobre o substrato. O transplante é transplantado, transferindo o caroço da raiz juntamente com parte do substrato anterior para um novo recipiente e enchendo-o com uma mistura de solo preparada na hora.
Reprodução
A rede se propaga com sucesso através de:
- estacas;
- semente;
- tubérculos;
- divisões de mato;
- pontos de venda.
Na maioria das vezes, os jardineiros usam sementes e mudas para esse processo.
Vídeo: criação de cyperus
Estacas
Propagado pelo corte por estacas é bastante simples. Para esse fim, deve:
- escolha uma espiral com folhas que têm botões de dormir nos seios da face;
- separá-lo do mato junto com uma haste de até 8 cm de comprimento;
- plante a espiral na areia ou no solo solto com a haste levantada, aspergindo levemente e regando-a ativamente;
- depois de um tempo, o caule irá enraizar e brotar no local de contato com o solo.
Como na natureza o cyperus se multiplica, basta soltar um caule com uma roseta apical da qual as raízes logo se desenvolvem na água, o mesmo pode ser feito em casa. Para esse fim, a haste é inclinada até que a espiral na parte superior entre em contato com a água, prendendo-a. Quando a roseta cria raízes, é separada do mato e plantada no solo preparado para o cyperus.
Cultivo de sementes
É possível cultivar syt com a ajuda de sementes durante todo o ano, mas o resultado ideal é obtido com uma longa luz do dia na estação quente.
O processo em si continua da seguinte maneira:
- As sementes são plantadas em recipientes baixos, cheios de uma mistura de húmus e turfa, unidos em proporções iguais e diluídos com metade da areia do rio.
- O material da semente não é enterrado no solo, mas simplesmente pressionado contra ele e bem regado.
- Em seguida, os recipientes semeados são cobertos com vidro ou apertados com uma película transparente para criar um efeito estufa.
- Para que a germinação seja bem-sucedida, elas devem ser regadas regularmente com água morna, mantendo uma temperatura ambiente estável acima de + 18 ° C.
- O processo de rega é combinado com a ventilação e eliminação da condensação do vidro ou filme.
- Após o surgimento e o fortalecimento dos brotos, eles são mergulhados em vasos altos com um diâmetro de até 10 cm, com o mesmo substrato das sementes e com boa drenagem.
Vídeo: cultivo de cyperus a partir de sementes
Dificuldades crescentes
O cyperus pouco exigente não significa que a planta não tenha nenhum problema com seu cultivo.
Eles acontecem quando as regras para cuidar dele são violadas, o que a aparência do mato sinaliza ao proprietário:
- Se as folhas são menores e sua cor é mais clara, o cyperus não possui luz suficiente, o que pode ser corrigido pela iluminação artificial.
- As extremidades marrons das folhas indicam umidade do ar insuficiente, que pode ser aumentada com um umidificador ou pulverizador, além da instalação de um amplo tanque de água perto da planta.
- Se as pontas das folhas secarem em Cyperus ou as folhas começarem a ficar completamente amarelas, pense em curativos adicionais ou transplante da planta em um recipiente mais espaçoso com um novo substrato.
- A murcha perceptível do arbusto pode ser desencadeada por uma temperatura excessivamente alta na sala, que pode ser eliminada pela ventilação.
- Tendo se tornado próximo ao sistema radicular crescido, o vaso inibe o crescimento e o desenvolvimento da planta. Um transplante de emergência ajudará a resolver o problema.
- Manchas cinza cobrindo a folhagem indicam queimaduras recebidas em uma janela voltada para o lado sul. O pote precisa ser reorganizado em outro parapeito da janela ou para fornecer ao arbusto luz solar difusa.
Enfraquecida por condições agrícolas adversas, a planta pode se tornar vítima de um ataque de pragas:
- ácaro;
- tripes;
- cochonilha;
- moscas brancas.
Isso é evidenciado por:
- perfurar perfurações passando ao longo das bordas das folhas;
- amarelecimento da folha e sua deformação;
- a presença de uma teia nas costas das espirais;
- a presença de mosquitos em torno de pontos brancos na parte de trás das folhas;
- a aparência de pedaços de algodão e placa pegajosa nas hastes e folhagens.
Na presença desses sintomas, é necessário tratar urgentemente o mato com inseticidas amplamente disponíveis em lojas especializadas ou recorrer a remédios populares na forma de soluções de álcool, sabão ou óleo.
Valor da casa
Enquanto em sua terra natal, na ilha de Madagascar, o cyperus é considerado uma erva daninha e é destruído ao cultivar plantas cultivadas, quando cultivadas em casa, a planta goza de grande respeito e até amor. É frequentemente usado no design de cantos verdes em apartamentos, adaptando-se ao bairro com outras cores, complementando-os e não suprimindo. Além disso, propriedades úteis à beira do misticismo são atribuídas a ele.
Por exemplo, acredita-se que a plenitude é capaz de absorver a aura negativa de uma pessoa e, em troca, preenchê-la com energia e otimismo positivos. Além disso, muitos acreditam que uma flor multinível com guarda-chuvas, localizada em diferentes alturas, como uma cachoeira, enche toda a casa humana com energia positiva.Acredita-se que a flor do cyperus seja útil para crianças em idade escolar, estudantes, professores, cientistas e outros trabalhadores mentais, estimulando com sucesso sua atividade cerebral. Juntamente com essas propriedades úteis não verificadas, existem qualidades mais confiáveis do sati, usadas na medicina tradicional.
Portanto, acredita-se que uma decocção de suas folhas e caules ajuda a se livrar de:
- insônia
- dores de cabeça;
- pressão alta;
- dor no estômago.
Importante! Como o syt adora não apenas a umidade, mas também o ar fresco, é útil expor a flor em um clima adequado ao ar livre.
Quando a impressionante aparência tropical da planta é combinada com sua despretensão e simplicidade suficiente para crescer em casa, isso rapidamente a torna popular, e foi o que aconteceu com o cyperus em todo o mundo.