O zimbro (família Cypress) é um parente distante de abeto e pinheiro, que cresce na Terra há mais de 50 milhões de anos. Este arbusto de coníferas sempre verde é usado tanto para o projeto paisagístico quanto para a obtenção de madeira perfumada para artesanato. Além de beleza e preenchimento das áreas do parque, a planta luta ativamente contra microorganismos nocivos e ajuda a acalmar o sistema nervoso. Como este arbusto é venenoso para os seres humanos é considerado neste material.
Zimbro: venenoso ou não
Entre todas as espécies de plantas, e há mais de 50 delas, não há uma que seria considerada comestível. Toda a beleza externa de galhos e frutas em diferentes espécies não deve ser enganosa.
Mesmo para o tratamento, você pode usar algumas partes de apenas um arbusto - zimbro comum. Bagas secas raladas dessa variedade são consideradas condicionalmente comestíveis. Na Sibéria, eles são usados em pequenas quantidades como temperos na preparação de carne de animais selvagens ou pássaros - javalis, ursos, veados, perdizes, faisões. Não aplique mais que 5-6 bagas por quilograma de carne.
Importante! Usando especiarias das bagas da planta, você precisa ter certeza de que os frutos do zimbro são comuns e não outros. Caso contrário, o prato de carne se torna perigoso para a saúde, até fatal.
Espécies venenosas e não tóxicas de zimbro
Como já mencionado acima, de toda a variedade de espécies e variedades de plantas, é possível usar apenas frutas secas de uma espécie, comuns, nos alimentos. Mas o restante desses arbustos é venenoso e adequado apenas para decorar áreas de parques ou lotes domésticos.
Na maioria das vezes, essas espécies são plantadas:
- ordinário;
- virgem
- horizontal
- Chinês
- mentindo;
- meio;
- rochoso;
- escamosa;
- litoral.
Importante! Ao cultivar qualquer tipo de zimbro, é necessário limitar o acesso a crianças e animais de estimação. Isso pode ser feito usando uma grade agrícola de malha fina, tanto como cerca quanto como abrigo abobadado.
Todos eles podem ser distinguidos tanto na direção do crescimento (rastejante ou amadeirada) quanto no comprimento das agulhas, em sua cor e na forma da coroa. Separadamente, vale destacar a aparência desse representante conífero - cossaco. Esta planta difere das demais no maior número de toxinas. Nesse arbusto, o conteúdo do veneno foi determinado por biólogos em todas as partes - do topo às raízes.
Como distinguir zimbro comestível de venenoso
Para distinguir uma planta comestível de uma venenosa, basta aprender a distinguir o zimbro comum de todos os outros tipos desta cultura. Uma árvore pontiaguda de pequena altura forma belos crescimentos e fica bem ao decorar terraços.
As características distintivas das espécies comestíveis são as seguintes:
- coroa cônica;
- folhas escamosas perfumadas;
- frutos em forma de cone de cor azul ou azul;
- sabor doce e agradável da fruta.
No entanto, mesmo esses frutos não valem a pena, porque os cones desse tipo de planta são comestíveis apenas condicionalmente. Eles podem ser secos e usados em pequenas quantidades como componente de especiarias ou decocções medicinais, tinturas e pomadas.
O zimbro, com toda a sua beleza e bagas atraentes, é uma planta ornamental usada para decorar propriedades, praças e parques. É melhor admirar do que tentar comer.Importante! Todas as outras variedades de zimbro, rastejantes e amadeiradas, são venenosas. Eles são usados apenas como plantas bonitas do parque ou para artesanato em artesanato folclórico.