Um projeto paisagístico raro não tem cercas vivas, matagais pitorescos ao longo das paredes da casa ou da cerca. Muitas vezes, as plantas perenes são usadas em tais composições, elas incluem diferentes variedades de rosas de escalada. Uma das espécies mais populares é a rosa simpatia, cujas características de cultivo serão discutidas abaixo.
Descrição botânica da planta
A rosa escalada Sympathy refere-se a plantas com flores perenes, é um arbusto alto, ramificado e tecelão, com folhas verde-escuras e lisas, de tamanho pequeno e formato alongado. A altura do mato é geralmente de 2,5 a 4 m. A simpatia floresce profusamente e, por um longo período, o período de floração começa em meados de junho e termina em meados de outubro. As inflorescências são grandes, com cerca de 10 cm de diâmetro, de cor vermelha brilhante, consistindo de pétalas de felpo (geralmente em um broto de 19 a 20 pétalas), que têm um aroma pronunciado doce-picante. Em uma haste, podem ser localizadas 3 a 10 flores. O sistema radicular é desenvolvido, o comprimento das raízes pode atingir 2 m.
Como escolher mudas ao comprar
Para escolher as mudas certas para o seu jardim, você precisa saber o que procurar ao comprar:
- é aconselhável comprar mudas em lojas especializadas ou viveiros, rosários;
- as mudas devem ser selecionadas em zoneamento, ou seja, obtidas na região em que o cultivo é planejado, uma vez que não necessitam de aclimatação;
- na escolha, é melhor dar preferência às mudas enxertadas com 2-3 anos de idade, pois o sistema radicular é mais resistente à geada;
- ao comprar material de plantio com um sistema de raiz aberta, é necessário avaliar seu desenvolvimento, verificar a integridade das raízes, a ausência de sinais de deterioração;
- As mudas de rosas vendidas em recipientes são convenientes, pois não podem ser transplantadas imediatamente. É importante lembrar que as mudas de alta qualidade em vasos devem ter várias hastes lenhosas poderosas.
Você sabe A roseira mais antiga descoberta na Alemanha. Cresce na cidade de Hildesheim, ao lado da muralha da Catedral de São Miguel, uma planta com cerca de 1000 anos de idade.
Aterragem ao ar livre
A organização adequada do processo de plantio de rosas Simpatia no local é a base para o cultivo bem-sucedido de um arbusto grande e bonito.
O momento
Quaisquer rosas, independentemente da variedade, são plantadas em campo aberto duas vezes por ano: na primavera ou no outono. O plantio de outono é feito antes do início da geada, geralmente na segunda quinzena de setembro, em áreas mais quentes, as mudas podem ser plantadas no início de outubro. As plantas convertidas em solo no outono começarão a florescer no próximo verão. Na primavera, as rosas trepadeiras são plantadas após o final do frio, quando o clima quente é estável e o solo aquece até + 15 ° C, na maioria das regiões o período entre o final de abril e o final de maio é considerado o momento mais adequado.
Seleção de assento
Para que o arbusto cresça e se desenvolva bem, é importante escolher o local certo para sua colocação. A Simpatia Rosa adora lugares bem iluminados, protegidos de correntes de ar. Sites voltados para leste ou sul são ideais. A planta é exigente no solo: deve ser fértil, solta, respirável. O solo argiloso é muito pesado e retém a água, o que pode prejudicar o sistema radicular do mato, enquanto o solo arenoso, pelo contrário, é muito instável e macio. Idealmente, cresça rosas em barro.
Você sabe Existe um paradoxo genético: se você misturar variedades de rosas com um aroma forte e brilhante, o híbrido resultante não terá um cheiro ou será sutil.
Trabalho preparatório
Plantio de roseiras jovens A simpatia deve começar com uma preparação cuidadosa do local e das mudas.
Preparação do solo
A área selecionada deve ser limpa de ervas daninhas, elas têm um efeito muito negativo sobre a condição e o florescimento das rosas e depois são escavadas para tornar o solo mais solto e macio. Uma pequena quantidade de húmus pode ser adicionada ao solo superficial para aumentar a fertilidade.Sabe-se que as roseiras não podem tolerar o encharcamento de água; portanto, é necessário cuidar do sistema de drenagem com antecedência: o local onde a planta estará deve estar com uma ligeira inclinação e uma camada de argila expandida ou pequenas pedras deve ser derramada nos orifícios preparados.
No dia anterior ao plantio, fertilizantes minerais são aplicados ao solo para reduzir a acidez do solo e compensar a falta de oligoelementos. É mais fácil usar fertilizantes prontos para produção industrial (por exemplo, Nitrofoska), de acordo com as instruções.
Importante! Se o solo do local for argiloso, poderá ser iluminado despejando uma camada de areia a uma profundidade de 50 a 70 cm, da mesma forma que o solo arenoso é reforçado com a aplicação de uma camada de argila.
Preparação de mudas
Antes de plantar no solo, é necessário inspecionar as mudas, remover as raízes secas ou danificadas, também é recomendável encurtar brotos longos, para que 4-6 brotos permaneçam em cada um. As mudas selecionadas são embebidas por um dia em água ou em uma solução de humato de sódio (estimulador de crescimento das plantas), de acordo com as instruções do fabricante.
Esquema e profundidade
Os poços para o plantio de futuros arbustos são preparados padrão, com profundidade e diâmetro de 50 cm, a parte inferior do recesso é afrouxada para formar uma ligeira elevação. As mudas são colocadas no buraco, distribuindo as raízes ao longo das bordas da elevação, de modo que elas estejam em um leve ângulo com a superfície da terra. O sistema radicular deve estar a uma profundidade de pelo menos 12 cm, o que o protegerá do gelo.
Assim que as mudas são plantadas, elas enchem o buraco com terra, tentando não deixar espaços vazios, tampe a camada superior, após o que um sulco raso para irrigação é quebrado ao redor do buraco. Imediatamente após o plantio de plantas jovens, a terra deve ser completamente regada, a água é derramada no sulco em várias etapas, aguardando a absorção completa. Alguns jardineiros usam um método diferente de plantar rosas: o chamado molhado. Difere da anterior porque, antes de colocar uma muda em um buraco, um balde de água é derramado lá. Obviamente, ao usar este método, a rega adicional no final não é necessária.
Dicas de cuidados
Não é muito difícil cuidar das roseiras, no entanto, existem características das quais depende o sucesso do cultivo desta planta.
Rega
As rosas trepadeiras são tolerantes à seca, portanto são geralmente regadas uma vez a cada 7 a 10 dias, com moderação (uma média de 1 a 1,5 baldes por arbusto). Um fosso raso é feito ao redor do arbusto, o que não permite que a água flua. A rega é realizada de acordo com o esquema tradicional, sob a raiz, tentando derramar água em um pequeno riacho para não corroer o solo. Para manter a umidade melhor, o solo ao redor do arbusto é coberto com serragem ou feno.
Importante! Os arbustos de escalada devem ser plantados a não menos de 50 a 80 cm da parede da casa ou da cerca.
Top vestir
As rosas precisam ser alimentadas regularmente, mas isso deve ser feito estritamente de acordo com a estação, uma vez que o excesso de fertilizantes pode afetar adversamente a condição da planta. Os primeiros fertilizantes são adicionados ao buraco no plantio de mudas (estrume e turfa são usados), esse suprimento de nutrientes é suficiente e, dentro de 2 anos após o transplante, a mata não precisa de fertilização adicional.
A partir do terceiro ano de vida, as rosas Sympathy são fertilizadas de acordo com o seguinte esquema:
- no início da primavera, antes do início da estação de cultivo, fertilizantes de nitrogênio são aplicados (por exemplo, nitrato de amônio a uma concentração de 30 g / m², após 14 dias são realimentados;
- com o início da estação de crescimento e a intensificação da formação de brotos, a planta recebe um fertilizante mineral complexo (por exemplo, "Activin" para plantas com flores e rosas ou "Crystal");
- antes da floração, a rosa é fertilizada com uma solução de humato de sódio, preparada de acordo com as instruções da embalagem;
- No final do período de floração, em setembro-outubro, os fertilizantes à base de nitrogênio são removidos e fertilizados com um complexo de potássio-fósforo, que estimula o crescimento de raízes e brotações, além de fortalecer a imunidade da planta (25 g de superfosfato e 10 g de sulfato de potássio são dissolvidos em 10 l de água). )
Capina e afrouxamento do solo
Os arbustos de escalada não toleram o solo bem preparado, coberto de ervas daninhas, esse fator pode afetar adversamente o crescimento e o desenvolvimento da planta e, principalmente, sua floração. A erva daninha deve ser capinada regularmente como aparece no local, sem esperar até que ela cresça em todo o seu potencial. As ervas daninhas grandes são arrancadas, pequenos brotos podem ser cuidadosamente removidos caminhando ao longo da camada superior do solo com uma enxada de jardim.
É necessário afrouxar a terra ao redor da base do arbusto para garantir uma boa aeração do solo e redistribuir oligoelementos e nutrientes. Solte o solo 2-3 dias após a próxima rega, quando seca um pouco. Para esse fim, use um pequeno ancinho com dentes de 5 a 6 cm de comprimento.
Poda
Rosa Sympathy é uma planta perene e, é claro, periodicamente requer poda.
Tradicionalmente, é realizada na primavera e no outono, esses dois procedimentos têm objetivos diferentes:
- O outono é produzido após a floração, mais perto do final de setembro, mas antes do início da geada noturna. Seu objetivo é limpar o arbusto de caules e brotos velhos e danificados antes do inverno. Portanto, geralmente selecione 10 a 13 dos ramos mais fortes a serem salvos, o restante cortado;
- a poda de primavera visa remover brotos que morreram após o inverno, galhos quebrados, bem como brotos jovens que apareceram na parte inferior do mato, sob o local da enxertia. Os brotos selvagens não devem ser cortados com podadores, mas cortados manualmente. É importante realizar a poda da primavera no período que antecede o início da estação de crescimento, mas somente após o final da geada da noite.
Prop
As rosas de escalada foram originalmente destinadas a decorar cercas, paredes de casas, mandris, arcos. Como suporte para a bucha, você pode usar quase qualquer estrutura adequada na qual possa prender hastes encaracoladas. No projeto paisagístico, arcos, pérgulas e cercas são mais frequentemente utilizados como suporte. As estruturas de treliça metálica clara com barras transversais espaçadas a 40 cm são as mais adequadas.Você precisa colocar as hastes das flores horizontalmente e deixá-las cair um pouco para estimular brotos jovens. Os galhos do arbusto devem ser fixados ao suporte com a ajuda de pequenos pedaços de arame ou laços plásticos especiais para as videiras.
Abrigo para o inverno
As rosas devem ser cobertas para o inverno, apesar de seu sistema radicular fornecer uma resistência bastante forte ao frio. É especialmente importante fornecer calor aos arbustos cultivados na faixa do meio. Nas regiões sul, os galhos não são removidos do suporte e cobertos com lapnik diretamente na estrutura, anexando-o às barras transversais.
Nas bordas mais frias, as rosas precisam de um aquecimento completo. Em clima quente e seco, os galhos da planta são cuidadosamente removidos da estrutura de suporte e podados caules desnecessários ou danificados. Os galhos restantes são amarrados e colocados no chão, fixando-os nessa posição. As hastes superiores polvilhadas com folhagem seca ou ramos de abeto e cobertas com um filme.
Assim, familiarizando-se com a rosa trepadeira da variedade Sympathy e tendo estudado as características de seu cultivo, pode-se notar que esta planta perene é moderadamente caprichosa no cuidado e tem uma alta resistência às condições ambientais. Além disso, a incrível beleza dos botões e a abundante e longa floração fazem deste arbusto uma decoração ideal para o jardim.