A orquídea é uma planta popular que decora salas de quase qualquer finalidade. Para que uma orquídea em vaso floresça repetidamente, é necessário que ele seja fornecido com um regime hidratante especial que imite o cenário natural de uma flor. Como organizar essa rega será discutido no artigo.
Como cuidar de uma orquídea
No ambiente natural, uma orquídea cresce nas árvores e suas raízes são expostas ao sol, ao ar e à água. Para crescer com sucesso esta flor caprichosa em casa, você deve seguir as regras básicas para cuidar dela.
Você sabe O autor da moderna teoria da evolução, Charles Darwin, dedicou um trabalho científico separado aos métodos de polinização das orquídeas. O trabalho captura muitos detalhes sobre as plantas que o encantaram.
Oferecemos um breve memorando para aqueles que apenas cultivam esta planta incrível:
- Forneça luz à flor, mas tente isolá-la dos raios diretos do sol da tarde.
- As orquídeas são muito mais tolerantes à secagem do que à supersaturação com água, portanto, algumas vezes, organizam curtos períodos de secagem do substrato.
- Mantenha a temperatura na sala dentro de +10 ... + 30 ° C.
- Forneça alta umidade no apartamento. Uma planta com flores prefere o ar úmido, semelhante à atmosfera dos trópicos. Para fazer isso, por exemplo, você pode manter a panela em uma panela com pedras cheias de água.
- As orquídeas adoram muito ar fresco, tanto nas raízes quanto nas folhas. Crie condições para o movimento do ar em torno das raízes. Verifique se o tanque possui orifícios de drenagem. A irrigação adequada será violada se não houver aberturas no tanque através das quais a água possa drenar livremente.
- Use recipientes projetados especificamente para o cultivo de orquídeas. Eles são geralmente feitos de barro de terracota. A planta apresentada também pode ser cultivada em um vaso de vidro, o principal é que o recipiente possui orifícios de drenagem adicionais na parte inferior ou nas laterais.
Como entender que é hora de regar a orquídea
A rega analfabeta é a causa mais comum de morte de orquídeas domésticas. Algumas espécies dessas flores são dotadas de um órgão para acúmulo e armazenamento de água (por exemplo, dendrobium, cattleya, odontoglossum e oncidium), enquanto outras não possuem essa capacidade (entre elas, miltonia, papiopedilum, phalaenopsis e cymbidium).
Se a sua flor acumular água, deixe a mistura de terra secar completamente antes de regá-la. Se você possui uma orquídea do segundo tipo, umedeça-a antes que o solo esteja completamente seco. Não tendo certeza de que tipo de amostra pertence, regue-a no momento em que ainda houver umidade no substrato.
O nível de umidade do substrato também é calculado pela presença ou ausência de gotas de condensado nas paredes do vaso. Se o recipiente for opaco, a presença de umidade é determinada pelo grau de imersão no solo de um bastão de madeira.
O teste com os dedos é a melhor maneira de determinar se uma flor precisa de água. Prenda o dedo mindinho no solo: se você não sentir um pouco de umidade, é hora de regar. Depois de sentir a mistura úmida, aguarde um pouco com a rega. Duvidando do estado do substrato, repita o teste todos os dias.
O fato de haver umidade suficiente é indicado pela cor verde saturada das raízes. Raízes leves são um sinal de rega.
Você sabe Orquídeas com inflorescências de tonalidade azul na natureza são bastante raras. A única espécie é Phalaenopsis Afrodite, criada após anos de experimentação por cientistas japoneses na Universidade de Chiba. Muitas vezes, os jardineiros recorrem a manchas banais da flor com produtos químicos para fazer a orquídea ficar azul.
Levante o vaso para verificar seu peso. Se for pesado, ainda há água dentro. Se o vaso for leve, é hora de regá-lo.
Quantas vezes e com que frequência executar o procedimento
Com relação a quantas vezes por semana, por mês, as orquídeas precisam de uma nova porção de água, não existe um regime exato sobre esse assunto.
A frequência da irrigação é influenciada por vários fatores externos e internos:
- características biológicas da planta (ciclo de vida);
- método de cultivo;
- estação
- a quantidade de sol recebida;
- características do solo;
- microclima interno - indicador de temperatura e nível de umidade.
Como esses fatores variam de acordo com a região, não existe uma regra de irrigação única. Você precisará desenvolver sua própria programação para se adequar ao seu ambiente específico.
Quanto mais baixa a iluminação, a temperatura e mais fino o substrato, menor a demanda de água por orquídeas. Por exemplo, se a sala estiver fria, a flor deverá ser regada com menos frequência do que quando a temperatura estiver mais alta. Se a planta for colocada no parapeito de uma janela ensolarada, ela precisará ser umedecida com mais frequência do que se estivesse em um local mais escuro.
Além disso, diferentes misturas de solo retêm diferentes quantidades de água (por exemplo, casca de pinheiro armazena água por mais tempo que grânulos de carvão ou argila).
Importante! Nenhuma variedade de orquídeas deve ser regada todos os dias. Sobredaturação com umidade pode causar apodrecimento do sistema radicular e, eventualmente, — e morte de plantas.
Para a maioria das variedades de interior, é aceitável regar uma a três vezes durante a semana no verão e uma a duas vezes por semana no inverno. Regue as flores pela manhã, para que à noite nas axilas das folhas não haja umidade.
Que água é melhor para molhar
Durante muito tempo, especialistas insistiram que as orquídeas precisam apenas de água da chuva. Hoje, a maioria dos proprietários de orquídeas em vasos usa água da torneira sem problemas. O único requisito é que a água da torneira seja defendida por 3-4 dias antes da irrigação.
No entanto, se você encontrar depósitos anormais nas raízes, procure uma nova fonte de água. A água da torneira pode ser misturada com um destilado na proporção de 1 para 2. É ainda melhor tomar um analógico fervido ou descongelado. A temperatura da água não deve ser inferior a + 18 ° C, o indicador ideal é +30 ... 35 ° C.
Água destilada pura não é adequada para irrigação. Além disso, cuidado com a água tratada com produtos químicos. A água da chuva pode ser usada apenas se for coletada fora da cidade e, para que as bactérias não se multipliquem durante o armazenamento, mantenha-a na geladeira ou no porão.
Como regar uma orquídea em casa: maneiras
A seguir, são apresentados os métodos mais comuns e eficazes de irrigação de orquídeas em vasos.
Imersão
A imersão é a técnica mais favorável para umedecer a flor em questão. Para a implementação do método, um vaso de flores especial é ideal. Caso contrário, use uma panela alta maior que a panela em si.Mergulhe a flor em uma panela vazia, segurando o vaso, encha-o com água. Quando a água chegar aos lados do vaso, prenda a flor em uma panela usando os itens disponíveis na fazenda. Folhagem e caule não devem se molhar. O mergulho deve durar cerca de 10 a 20 minutos. No final, retire a panela e deixe escorrer a água restante.
Você sabe Nos países do leste, a bebida salep, feita de tubérculos de orquídeas, é popular.
Molhar de cima
A próxima opção de rega é adequada para amostras de flores. Para umedecer o solo, um regador com nariz comprido é adequado por cima. Mergulhe o vaso com a planta em uma tigela funda e regue o substrato do regador por cima.Controle cuidadosamente os jatos de água para que a umidade não entre nos seios das folhas, pois isso é repleto de deterioração do ponto de crescimento e morte da flor. Pulverize a água uniformemente sobre toda a superfície do solo. Drene imediatamente a umidade restante.
Água corrente
A maneira mais fácil de irrigar é manter a panela sob a torneira e deixar a água atingir a temperatura ambiente no solo. É aconselhável usar um bico na torneira, o que permite dispersar a água, e não apenas correr um forte fluxo de água na planta. Então, direcione a água corrente para o chão sob a orquídea.Continue o procedimento por cerca de um minuto, permitindo que a água penetre na panela e saia pelos orifícios na parte inferior.
A taxa de saída de água dos orifícios de drenagem deve ser suficientemente alta. Se a água persistir na panela, a mistura de solo que você usa é muito densa.
Depois de esperar alguns minutos, verifique a panela - a umidade restante deve escorrer pelas raízes. Escorra toda a água e devolva a flor ao parapeito da janela.
Pulverizando as raízes
Como a orquídea se sente bem e floresce em um ambiente úmido, pulverizar as raízes é uma ótima maneira de manter a flor saudável e impedir que as raízes sequem.Portanto, sua tarefa é encher o pulverizador com água adequada e depois tratar as raízes da planta. O volume de água depende do ambiente em que a planta está localizada.
Importante! Não deixe a água acumular nas folhas. Toda a umidade das folhas deve ser manchada com guardanapos.
Considere como regar uma orquídea em certos casos:
- Após a compra. A primeira rega é realizada apenas no dia 7-10. Nas lojas, as orquídeas são umedecidas com água amolecida e desinfetada, para que uma flor possa responder negativamente à água da torneira.
- Após o transplante. Não vale a pena irrigar abundantemente uma flor recém-transplantada. Basta mergulhar a panela na água por meia hora ou um pouco menos. A primeira hidratação completa é melhor após duas semanas (usando um palete ou cache-pot). Se o solo estiver muito seco, trate-o com a pistola.
- Durante a floração. Uma orquídea no período indicado prefere um substrato úmido; portanto, uma planta com flores deve ser umedecida 2-3 vezes em 15 dias. No entanto, a rega descontrolada é repleta de morte dos rins. Portanto, não use a tecnologia de imersão todas as vezes, é melhor umedecer a terra um pouco de cima.
- No inverno Na estação fria, as necessidades de orquídeas são reduzidas. Portanto, não umedeça a flor mais de uma vez em duas semanas. Como o rizoma absorve lentamente a umidade nos meses de inverno, é recomendável usar o método de imersão.
É possível regar uma orquídea
Em seguida, falaremos sobre a viabilidade do uso de drogas bioestimulantes, como ácido succínico e rootin.
Ácido succínico
Essa substância é freqüentemente chamada de "água viva" para uma orquídea. A droga não pode atuar como uma substituição completa da fertilização, mas acelera o crescimento, provoca floração, fortalece a imunidade das plantas jovens.Além disso, o ácido succínico também melhora a qualidade do solo:
- melhora a microflora;
- destrói toxinas;
- acelera a absorção de outros nutrientes pelas plantas.
Kornevin
Kornevin - agente formador de raiz, indispensável no caso em que a orquídea é deixada sem um sistema radicular. A ferramenta não permite que o restante da planta morra e também contribui para a rápida germinação de novas raízes.A substância também é usada no processo de propagação de uma flor.
Importante! Quando usado corretamente, não foram identificados efeitos nocivos do ácido succínico e da raiz nas orquídeas.
Sinais de rega inadequada
A rega rara ou analfabeta pode provocar:
- secagem ou deterioração das raízes;
- nanismo e floração;
- secagem murcha ou prematura de flores e botões não soprados;
- a situação em que a orquídea mudou de cor (as flores começaram a desaparecer);
- a formação de manchas escuras nas áreas verdes, aumentando com a irrigação contínua;
- a formação de um grande número de folhas amarelas;
- queima de folhas.
Como você pode ver, ao regar orquídeas em diferentes períodos e em diferentes situações, é necessário observar rigorosamente as regras desenvolvidas pela própria natureza. Só então essa planta incrível florescerá de maneira oportuna e magnífica e crescerá bem.