A Multiflora Orchid é uma linda planta doméstica, distinguida por flores decorativas e arejadas e despretensiosidade nos cuidados. O que é esta planta, quais são as formas de sua propagação, como cuidar adequadamente de uma orquídea em casa - leia abaixo.
Descrição botânica da planta
Phalaenopsis Multiflora é um tipo de orquídea híbrido, perfeitamente adaptado para o cultivo em casa.
Difere de outros tipos de orquídeas em sua capacidade de florescer 2-3 vezes por ano, praticamente sem descanso, e também tem a peculiaridade do crescimento das folhas: quando um novo prato de folha cresce, o antigo murcha e desaparece. A orquídea Multiflora não tem um ponto de crescimento e os brotos crescem diretamente do solo. Ao contrário de outras variedades de orquídeas, os brotos da Multiflora têm muitos ramos nos quais as flores florescem.
A planta pertence ao gênero das epífitas e é de altura média, atingindo uma altura de 50 cm.Uma roseta foliar pode conter até 10 folhas, que têm uma forma oblonga e atingem um comprimento de 35 cm.As chapas são verdes, densas ao toque.
As flores contêm 5-6 pétalas, são combinadas em inflorescências de até 15 flores. A planta pode produzir até 6 hastes de flores - elas são finas, quebram rapidamente, ramificam.
Tons de pétalas podem ser:
- rosa;
- branco
- lilás;
- roxo.
Ao cultivar uma colheita em casa, sua floração dura quase um ano inteiro com pequenas interrupções de descanso. Um período de floração pode durar 6 meses e após 1-2 meses de dormência continuar novamente. No inverno, a Multiflora floresce menos luxuriosamente.
Condições de cultivo da casa
A condição mais importante para o sucesso do cultivo de orquídeas é a criação de condições ideais para sua manutenção.
Seleção de localização e iluminação
A orquídea adora espaço e boa iluminação, requer longas horas de luz do dia de até 12 horas, que podem ser organizadas com a ajuda de iluminação elétrica adicional em dias nublados e à noite.
Se a orquídea estiver no parapeito da janela, para proteger da luz solar, use uma folha de papel comum, pendurada na janela, sombreando ligeiramente a flor.
A orquídea multiflora deve ficar sozinha no peitoril da janela, caso contrário estará próxima de outras plantas e começará a desaparecer.Importante! A luz solar abrasadora pode danificar as folhas e flores da planta na forma de queimaduras, portanto a iluminação deve ser dispersa.
A localização da flor na casa deve ser determinada imediatamente após a compra, porque não pode ser movida durante os brotos. A cultura é melhor exibida do lado sul ou oeste da casa.
Airing
É necessário arejar regularmente a sala onde a orquídea está contida. A aeração é realizada diariamente de manhã e à noite por 10 a 15 minutos. Ao arejar, é necessário monitorar para onde o fluxo de ar é direcionado, porque a cultura não aceita correntes de ar.
Modo de temperatura
O regime de temperatura deve ser o mais quente possível. No verão, a temperatura permitida é de +25 ... + 30 ° C durante o dia e + 22 ° C durante a noite. Durante o inverno, o nível do termômetro na sala não deve ser inferior a + 21 ° C durante o dia e nem inferior a + 18 ° C durante a noite.
Importante! Se as placas das folhas da orquídea no inverno começarem a desbotar e franzir a testa, a temperatura ambiente é muito baixa para a planta.
Humidade do ar
A cultura não gosta de alta umidade, por seu crescimento e desenvolvimento normais, um indicador de umidade de 40% é adequado. Com o aumento da umidade, a orquídea começa a apodrecer folhas e rizoma.
Home Care
Não é difícil cuidar da orquídea, o principal é seguir as regras de regar e transplantar a planta a tempo.
Rega
Regar a colheita é necessário com moderação, evitando a estagnação da água. A água para irrigação é mantida por 2 dias, sua temperatura deve estar dentro de +20 ... + 25 ° C.
A orquídea é regada 1 vez em 5 dias, introduzindo líquido sob a raiz, evitando a umidade nas hastes e folhas. Se o ar estiver seco na sala, use a técnica de irrigação por spray com as menores gotas, borrifando água sobre a flor. O procedimento é realizado pela manhã a cada 2 dias, para que a umidade não entre nos seios da face da placa foliar.
Top vestir
Para as orquídeas, são utilizados fertilizantes complexos, aplicados em conjunto com a rega. A cobertura no inverno e no verão é aplicada uma vez por mês, e no outono e primavera - uma vez a cada 2 semanas.
Para fertilizantes, você pode usar a droga "Jardim dos Milagres", que é diluída de acordo com as instruções: 2 cápsulas por 1 litro de água.Você sabe Existem espécies de orquídeas que se parecem com trepadeiras e atingem uma altura de até 35 m.
Transplante
O transplante de orquídeas multiflora deve ser realizado a cada 2 anos para trocar um vaso pequeno e trocar o substrato do solo.
Para orquídeas, apenas vasos transparentes são escolhidos, porque seu sistema radicular precisa de iluminação. O recipiente para transplante deve ser 2 cm maior que o diâmetro anterior e 3 cm maior.
Para que a planta não fique doente, ao transplantar, recomenda-se deixar um pouco do substrato antigo no qual a orquídea cresceu.
O substrato para transplante é preparado independentemente, de acordo com as seguintes instruções:
- Tomar 2 kg de casca de pinheiro, sem resíduos de alcatrão e tronco.
- A casca deve ser triturada em pedaços com aproximadamente 10 × 10 mm de tamanho.
- A casca triturada deve ser fervida por 3 minutos, depois escorra a água e ferva novamente em água doce.
- Após a fervura, o líquido é drenado e a casca é seca em um forno a uma temperatura de + 160 ° C até secar completamente.
- Para 1 kg de casca seca, são adicionados 250 g de carvão vegetal de bétula.
Instruções passo a passo para transplantar orquídeas:
- Remova cuidadosamente a flor da panela velha, segurando a planta pela base. Se for difícil retirar a planta, você pode cortar a panela e obter o rizoma.
- Liberte o sistema radicular do solo antigo. Se as raízes são muito coesas e o solo é difícil de se soltar, é removido com água corrente.
- Antes do transplante, a planta deve ser cuidadosamente examinada quanto à presença de raízes podres ou folhas amareladas que são completamente removidas.
- No fundo da panela, coloque uma base de drenagem em forma de argila expandida com uma camada de 2 cm.
- Abaixe a planta em uma panela e polvilhe alguns centímetros com o solo antigo e adicione ao topo um novo substrato do solo.
- Quando o solo é introduzido no vaso, deve-se garantir que encha densamente todo o tanque e que não ocorram vazios no sistema radicular. Se o substrato não passar bem, você pode empurrá-lo suavemente com uma vara de madeira.
Vídeo: Transplante de orquídea Multiflora
Como propagar em casa
Existem várias maneiras de propagar uma planta:
- brotos;
- sementes.
Sementes
Uma flor da cultura forma uma caixa de sementes. Dependendo do tamanho da flor, a caixa de sementes amadurece de 3 a 8 meses. Para coletar sementes de orquídea, um pequeno guardanapo é amarrado à sua base durante o período de maturação da caixa de sementes, para que seja obtido um pequeno bolso. Ao quebrar a caixa, as sementes caem no bolso e não se desfazem.
Para germinar sementes de orquídea, use frascos torcidos especiais. O musgo esfagno fresco é tomado como substrato, que deve ser esterilizado em água fervente por 3 minutos.Importante! A propagação de orquídeas é realizada na primavera, antes ou depois da floração.
O substrato estéril é meio derramado no balão para germinação e 4-5 sementes são cuidadosamente introduzidas com uma pinça. O frasco está entupido. Germinar o material por 3 meses a uma temperatura de + 23 ° C e iluminação 14 horas por dia.
As mudas germinadas são transplantadas para um recipiente com substrato de casca de pinheiro (1 kg) e carvão de bétula (250 g) a uma distância de 5 cm uma da outra. O recipiente é coberto com um balão para criar o efeito de uma estufa.
Brotar
Brotos de orquídeas emergem dos brotos de uma raiz de pedúnculo ou broto. Os brotos aparentes não cortam imediatamente após a emergência. É necessário esperar até 4-5 meses para que as raízes cresçam até 5 cm de comprimento e 4 folhas apareçam no broto.
Quando um broto amadurece, ele é cortado e o local do corte é polvilhado com carvão para evitar infecções. O broto é seco por 8 a 10 horas, espalhando-se em uma folha de papel.
A planta é plantada em um recipiente separado, preenchido com casca de pinheiro umedecida. O broto plantado é coberto com um balão e colocado em uma sala com temperatura de + 23 ° C. O frasco é removido após o surgimento de uma nova folha no broto, o que indica o enraizamento bem sucedido da flor.Você sabe A família das orquídeas é uma das mais antigas do planeta, porque se originou cerca de 145 milhões de anos atrás.
O broto requer rega periódica, que é realizada 1 vez em 5 dias.
Possíveis problemas crescentes
Os problemas mais comuns ao cultivar orquídeas e sua solução:
- Queda de brotos e folhas da planta. O problema é devido à falta de luz e umidade. É necessário reorganizar a planta em um local mais iluminado e aumentar a frequência de hidratação do spray para 2 vezes ao dia a cada 2 dias.
- As placas das folhas estavam cobertas de manchas vermelhas e enrugadas nas bordas. Para se livrar do problema, você deve ajustar o regime de temperatura dentro de casa para que a diferença de temperatura seja sentida à noite e durante o dia em cerca de 8 graus.
- As raízes da planta espreitam através da panela. A solução para o problema é transplantar a flor em um vaso mais confortável e espaçoso.
- A planta não floresce. A solução para o problema é o estresse térmico, que é feito por uma queda acentuada de temperatura durante a noite, de + 18 ° C a + 26 ° C e acima durante o dia.