Os ficus ocupam com confiança uma posição de liderança entre plantas de interior que não requerem cuidados complicados e, ao mesmo tempo, são capazes de decorar uma sala com suas folhas de rica cor verde. No entanto, acontece que ontem a folhagem brilhante e suculenta hoje ficou amarela e se desfaz com um leve toque. Qual é a razão desse fenômeno e se ele pode ser evitado - você descobrirá lendo nosso artigo.
Em quais casos você não deve ter medo
Antes de tudo, deve-se notar que o amarelecimento e o murchamento das folhas nem sempre sinalizam problemas no cuidado com o ficus. Como regra, as folhas de ficus vivem 2-3 anos - no final de seu ciclo de vida, mudam de cor e acabam morrendo. Mas esse processo sempre leva algum tempo e apenas 1-2 folhas inferiores são atualizadas de cada vez.
As principais causas de folhas amareladas
Se você começou a perceber que todos os dias folhas cada vez mais lentas e amareladas aparecem no seu ficus favorito - o motivo dessa condição está provavelmente em cuidados inadequados ou em doenças de plantas. Mais adiante, contaremos com mais detalhes o que exatamente as folhas dessas plantas podem murchar e ficar amarelas.
Transplante incorreto
Transplantar em uma nova panela com novo solo é estresse para todas as plantas domésticas, e ficus não é exceção. No entanto, em qualquer caso, ele não pode prescindir de um transplante para o desenvolvimento normal da planta; portanto, escolha cuidadosamente uma mistura de solo para ficus - o solo de alta qualidade o ajudará a sobreviver ao período de aclimatação.
Frio
Por sua natureza, ficuses são plantas termofílicas. Para proporcionar condições confortáveis de crescimento e desenvolvimento, encontre um local iluminado na sala sem correntes de ar. Mas a luz solar direta também deve ser evitada - elas podem causar queimaduras nas folhas. Mesmo nos meses de inverno, é importante manter a temperatura ambiente não inferior a +18 ° C. No entanto, em busca de calor, não coloque a panela perto de aparelhos de aquecimento - mudanças bruscas de temperatura e secura excessiva do ar podem destruir o ficus muito mais rápido que o ar frio.
Deficiência de nutrientes
O desenvolvimento constante do sistema radicular de qualquer planta em vaso fechado ao longo do tempo leva à depleção do solo e ao enfraquecimento da flor devido à falta de nutrientes. Se você notou uma deterioração na aparência do ficus, não hesite em aplicar fertilizantes. O principal a lembrar é não combinar a nutrição das plantas com o transplante para um novo local.
Importante! Para determinar se o ficus precisa ser regado, perfure o solo com uma vara de madeira. Se estiver seco a uma profundidade de 2 dedos, a água não impedirá a flor.
Modo de rega errado
A irrigação é a causa mais popular de amarelecimento repentino das folhas. Jardineiros experientes recomendam regar as flores somente depois que o solo secar completamente. Somente depois de encher a flor, você pode provocar o processo de deterioração do sistema radicular.
Pragas e doenças
Se você tem certeza de que, na sala onde o ficus vive, as proporções ideais de temperatura e umidade são observadas, e sua rega e fertilização com fertilizantes são regulares e programadas por hora, provavelmente a planta sofre de insetos. Inspecione cuidadosamente o chão perto do rizoma e cada folha que pode servir como um tratamento para pragas. Às vezes, a cor amarela da folhagem pode indicar que a flor é afetada pelo fungo. O tratamento com fungicidas especiais para plantas de interior ajudará a melhorar sua saúde.
Importante! Tendo encontrado vestígios de insetos ou infecções por fungos, é importante isolar imediatamente o ficus doente das plantas vizinhas e começar a processá-lo com os preparativos necessários. Caso contrário, outros vasos de plantas podem ser facilmente infectados.
O que fazer e como salvar ficus
O cuidado cuidadoso do ficus e sua inspeção regular ajudarão a determinar a razão pela qual suas folhas ficam amarelas e caem. Observe a flor, lembre-se da última vez que você a regou e fertilizou, como mencionado acima, a deterioração de sua aparência pode ser devido à falta de oligoelementos no substrato. Se houve um transbordamento mais cedo, provavelmente a sua flor precisa de um transplante em um novo solo e em um novo recipiente. Somente antes de se mudar, certifique-se de remover as raízes podres, o que pode negar todos os esforços destinados a salvar a planta da casa.
Como evitar o amarelecimento das folhas
Lembre-se dos perigos de regar excessivamente: o excesso de umidade no solo pode causar fungos. Para que as folhas não percam sua cor verde saturada - proteja-as da luz direta do sol e de uma corrente de ar que, mesmo no verão, podem danificar uma planta sensível ao calor e a temperaturas extremas.
Você sabe Na Índia, pontes através de barrancos e rios rasos são cultivadas a partir das raízes de um certo tipo de ficus. As raízes são anexadas às varas de bambu, que crescem gradualmente para a margem oposta. Essas pontes "vivas" são muito fortes e duráveis. A ponte mais antiga, segundo os cientistas, tem cerca de 500 anos.
Dicas úteis para o cultivo de ficus
Para os verdadeiros amantes dessas plantas tropicais, preparamos 5 dicas úteis que ajudarão a cultivar adequadamente esta maravilhosa flor de interior:
- Não se apresse em mudar a planta para um novo local de residência. A mudança das condições ambientais é um grande estresse para o ficus, por isso é importante encontrar o local perfeito na sala, onde você pode determinar o vaso de flores para residência permanente. O mesmo conselho se aplica ao transplante: jardineiros experientes recomendam mudar o solo e o vaso uma vez a cada 2-3 anos, não com mais frequência.
- Ao regar uma flor, use água parada à temperatura ambiente. Para evitar o enchimento excessivo e o apodrecimento das raízes - drene a água acumulada após regar a panela.
- Pulverize as folhas com um pouco de água morna. Após esse procedimento, podem surgir listras nas folhas - elas são fáceis de serem eliminadas se você as limpar com um pano seco e limpo.
- A fertilização deve ser realizada na primavera e no verão. Frequência - a cada 2 semanas. No inverno, como regra, os ficus não precisam de fertilização adicional com fertilizantes. A exceção são aquelas plantas que recebem as mesmas condições de vida do verão, por exemplo, iluminação adicional com lâmpadas de sódio, temperatura constante do ar de pelo menos 25 ° C e manutenção de alta umidade na sala.
- A rega imediatamente após um transplante de flores pode provocar ainda mais estresse. É aconselhável esperar alguns dias antes da primeira rega em um novo local.