Os gladíolos são uma das flores mais comuns nos canteiros de flores russos, em grande parte devido aos dados externos atraentes e à simplicidade comparativa do cultivo. No entanto, para obter um resultado digno de seu trabalho, é útil para cada produtor saber como plantar e cuidar adequadamente dessa cultura, principalmente com o uso de filhos adultos. Como são essas partes, quando e como é melhor colhê-las e a que horas plantá-las em uma área aberta - mais sobre isso mais tarde.
O que são bebês de gladíolo
Não é segredo que os gladíolos podem ser propagados tanto por sementes quanto por bulbos, colhendo amostras saudáveis adequadas para o inverno. Um bebê é um órgão de propagação vegetativa de uma planta que aparece em massa na parte inferior do cortmo, perto do final de sua estação de crescimento.
Com base no tamanho das crianças, esses pequenos nódulos são divididos em vários grupos:
- amostras com tamanho de 5 a 10 mm, ou seja, a primeira categoria (capaz de trazer para o futuro as lâmpadas tuberosas da primeira ou segunda análise, ou seja, com 2,5 a 3,2 cm de diâmetro);
- variedades com um tamanho de 3-5 mm (a partir de material tão pequeno no primeiro ano após o plantio, você pode obter apenas cormos de terceira ordem, ou seja, não mais que 2,4 cm de diâmetro).
No primeiro caso, a abundância e o esplendor do florescimento de gladíolos dessas crianças serão mais impressionantes, mas no segundo caso, as flores aparecerão relativamente mais tarde e a maioria dos brotos na inflorescência pode não abrir.
Importante! Ao contrário das flores adultas, os bebês gladíolos são armazenados com calma durante todo o inverno, mantendo sua capacidade de germinação, geralmente em 100%.
Com a ajuda de filhos de gladíolos, é possível realizar várias tarefas importantes ao mesmo tempo:
- manter e atualizar as variedades existentes de flores;
- aumentar o número de espécimes plantados, inclusive para venda;
- adaptar novas variedades de plantas possivelmente exóticas às condições locais de cultivo (ao cultivar flores de crianças, a chance de sobrevivência no território é muito maior, inclusive devido ao aumento da resistência a doenças e pragas).
Para alcançar o resultado mais positivo das ações realizadas e cultivar flores fortes e bonitas, vale a pena prestar a devida atenção a esse processo já na fase de escavação do futuro material de plantio, além de fornecer condições adequadas para as plantas cultivadas no futuro.
Como cavar
Antes de remover os rebentos do chão, usando uma tesoura de podar ou tesouras afiadas, é necessário aparar o caule e todas as folhas da planta, deixando apenas um pequeno toco acima do solo.
Depois, afastando-se da parte central do gladíolo de 20 cm, enfie os garfos no chão e puxe cuidadosamente um torrão de terra junto com as lâmpadas, transferindo-o para o encerado denso preparado, filme ou qualquer outro material durável. Depois de secar levemente o solo, os bulbos são removidos, as crianças são selecionadas e suas raízes são removidas.
Importante! As colheitas de bulbos devem ser escavadas apenas em clima quente e seco, para que suas partes individuais não se deteriorem devido à alta umidade.
No futuro, a partir do material preparado, é necessário selecionar apenas todo, não danificado por doenças e pragas, queimando todos os "abaixo do padrão". Se as lâmpadas com crianças de gladíolo permanecerem no jardim, na próxima temporada você poderá encontrar flores germinadas nos locais mais inadequados, pois elas se propagam com sucesso pela semeadura.
Armazenamento
Antes de colher crianças pequenas de gladíolos, elas precisam ser lavadas (juntamente com os rizos), separadas da parte principal e secas, dispostas em uma superfície seca e limpa em um local quente. O tempo de secagem é até meados de novembro, após o qual o material de plantio é classificado por tamanho e disposto em sacos de papel.
Temperatura ideal de armazenamento - não mais que + 15 ° C, e se você conseguir manter os valores de temperatura dentro de + 5 ... + 10 ° C, poderá esperar uma boa germinação e desenvolvimento normal das crianças por dois anos após a colheita do material.
Quando plantar crianças
O tempo específico de plantio está diretamente relacionado às características da região de cultivo de gladíolos. Em áreas da zona intermediária, essas ações começam já no final de abril ou no início de maio, enquanto nos territórios mais ao norte da Rússia é melhor adiar o plantio de flores até meados ou até o final de maio.
Para não se enganar em seus cálculos, é melhor se concentrar na temperatura do solo: assim que subir acima de + 10 ° C - você pode preparar as crianças para pousar ao ar livre. Cultivar gladíolos em casa, a escolha das datas de plantio não é tão crítica, portanto tudo depende das preferências pessoais e da conveniência do cultivador.
Gladíolos crescentes das crianças em casa
O processo de cultivo dessas plantas para mudas não pode ser chamado de muito complicado, mas para obter gladíolos realmente fortes e com altas qualidades decorativas, vale a pena seguir alguns requisitos para a preparação e o plantio direto do material plantado.
No caso dessas flores, atenção especial deve ser dada ao descasque de crianças, ao cultivo de mudas e ao transplante para o campo aberto. É verdade que o processo adicional de cuidar do cultivo de mudas, até o momento de seu plantio em campo aberto, não é menos importante. Obviamente, antes de executar qualquer ação, você deve aprender mais sobre os estágios mencionados do cultivo de gladíolos.
Você sabe Diz a lenda que os primeiros gladíolos apareceram depois que as espadas de dois amigos leais gladiadores Sevt e Teres se transformaram neles, que se recusaram a lutar entre si e foram sentenciados à morte por isso.
Peeling
Com um exame cuidadoso de cada bebê seco, é fácil perceber que sua superfície está coberta com uma pele fina, mas forte o suficiente, projetada para proteger a parte central de danos mecânicos durante o armazenamento. Por causa disso, o processo de germinar crianças desembarcadas pode demorar no tempo (às vezes por um mês), portanto, antes de ser colocado no solo, recomenda-se limpar cada amostra preparada de uma concha desse tipo.
Você pode removê-lo manualmente, mas com uma grande quantidade de material preparado, isso levará muito tempo e até o menor movimento descuidado pode danificar o interior das crianças e, especialmente, seus pontos de crescimento, o que causará problemas no cultivo de flores (algumas crianças). pode simplesmente não subir).
Será possível facilitar a tarefa de preparar amostras classificadas pré-germinando-as e, em casa, temperaturas ambientes elevadas (cerca de + 20 ° C ou um pouco mais) e valores reduzidos até + 15 ° C são igualmente adequados para isso.
Mudas
Para mudas de crianças gladíolos, elas são plantadas no final do inverno ou no início da primavera, tendo preparado antecipadamente recipientes de plantio adequados e observando algumas regras simples:
- se possível, para cada semente, prepare um recipiente separado cheio de substrato nutriente (se transplantado para um local constante de crescimento, isso ajudará a reduzir a probabilidade de danos ao sistema radicular de cada muda cultivada);
- na primeira vez após o plantio, é melhor para uma cultura jovem fornecer condições frias para crescimento e desenvolvimento, mantendo os indicadores de temperatura dentro de + 5 ... + 15 ° С;
- ao usar cultivo em vaso ou em vaso, as mudas devem ser regadas apenas em uma panela, sempre com um controle do nível de umidade do substrato;
- As lâmpadas economizadoras de energia são mais adequadas para plantações de iluminação, mas a iluminação pode ser organizada antes do surgimento dos primeiros brotos das crianças.
A profundidade de incorporação das crianças gladíolos no solo é de cerca de 2-3 cm, após o qual a superfície do solo deve ser pulverizada com água à temperatura ambiente e cobrir as caixas com um filme para criar condições de efeito estufa.
Se você plantar no final do inverno, em condições favoráveis na rua, já em abril será possível plantar plantas cultivadas em uma área aberta selecionada.
Aterragem ao ar livre
O plantio de mudas de gladíolo no local começa com a organização do buraco e as crianças coletadas anteriormente. Em áreas moderadamente nutritivas, não é necessário fertilizar o solo no local de plantio, basta organizar um sulco com uma profundidade de 5 a 9 cm.O plantio a uma profundidade mais rasa pode resultar em atrofias devido à umidade insuficiente durante o cultivo.
Você sabe As primeiras variedades interespécies de gladíolos foram obtidas apenas no início do século XX, graças aos esforços do botânico inglês W. Herbert. As plantas usadas por ele para cruzar eram plantas das espécies sul-africanas dessas flores.
Depois de umedecer a vala do regador com o bico, faça o seguinte:
- Aguarde até que a água seja absorvida e coloque as mudas cultivadas no sulco, mantendo pelo menos 10 a 15 cm de espaço livre entre as plantas adjacentes.
- Encha o material de plantio com o solo restante e compacte firmemente sua superfície para criar o contato mais denso da terra com a parte subterrânea da planta.
Se necessário, aplique mulch na superfície da cama com serragem, deixando apenas a parte superior livre de mulch. Frequentemente, isso é relevante apenas nos casos em que existe uma alta probabilidade de secagem rápida do solo e não é possível regá-lo sempre. Plantar gladíolos dessa maneira é mais conveniente, como muitos jardineiros viram por experiência própria.
Cuidado
O cuidado com as crianças e os gladíolos que emergem deles é baseado em medidas padrão: regar, adubar, cuidar do solo e preparar plantas para o inverno, que neste caso envolve a mudança das lâmpadas para o armazém durante toda a estação fria.
A primeira rega é realizada logo após brotos das crianças e, após mais 1-2 dias, é possível afrouxar o substrato, afofando suavemente a superfície do solo ao redor desse broto (aprofundar a ferramenta no chão, de preferência não superior a 1-2 cm, caso contrário, há uma probabilidade de dano ao sistema radicular da cultura).
No mesmo estágio, você pode polvilhar as flores com uma pequena camada de húmus, que as protege das ervas daninhas, mas o primeiro curativo completo das flores é realizado não antes de 30 dias após a germinação de brotos saudáveis. Como uma mistura adequada de nutrientes para gladíolos, as composições com alto teor de amônia e nitrogênio são excelentes, entre os quais a uréia é considerada uma das mais populares.
Confira
Antes de enxertar as plantas, ele é diluído em água na proporção de 15 g por 10 l de líquido puro. A solução pronta será suficiente para fertilizar 0,5-1 m² de plantações.
No futuro, as mudas podem ser alimentadas com fertilizantes orgânicos "verdes" dissolvidos em água.
Após outras três semanas, é permitida a introdução de composições minerais com micro-elementos, vários fosfatos e nitratos no solo.
A quantidade e o tipo de fertilizante usado para os gladíolos dependerão do tipo de soloem que as flores crescem, mas ambas as opções descritas para cobertura, é desejável realizar um mês após a germinação dos gladíolos.
No caso em que, durante o período de floração dos gladíolos, seus jovens tubérculos jogam flechas, essas neoplasias devem ser removidas imediatamentecaso contrário, a lâmpada não será capaz de obter a quantidade máxima de nutrientes e trazer uma boa colheita no próximo ano.
Os tubérculos obtidos das crianças começam a ser desenterrados no início do outono, aproximadamente em meados de setembro (para regiões de crescimento médio). Após a separação de crianças saudáveis da lâmpada, o processo se repete, o que no futuro permite que você obtenha ainda mais belos gladíolos.
Dicas úteis
Além de observar as regras básicas para a preparação e plantio de filhos de gladíolos, existem várias dicas menos conhecidas, mas ao mesmo tempo muito importantes para a execução de todas as ações.
Os principais incluem o seguinte:
- Para evitar danos às plantas por doenças fúngicas, uma vez a cada vários anos é útil tratar os cormos com preparações fungicidas escolhidas a seu critério (por exemplo, “Topázio”).
- É aconselhável preparar um local para o plantio da cultura na primavera, a partir do outono, escavando o solo na baioneta de uma pá, ou seja, com cerca de 35 cm de profundidade. Na primavera, assim que o solo esquenta o suficiente, resta apenas afofar o substrato e organizar trincheiras adequadas para as plantas. A temperatura do solo é medida a uma profundidade de pelo menos 5 a 7 cm e, se seus valores forem satisfatórios, você poderá prosseguir com o plantio de mudas de flores.
- Ao desenterrar plantas de um canteiro, é proibido puxá-las pelo caule e puxá-las pelas folhas, porque os bebês rizoma e gladíolos sofrem de vibração (você pode simplesmente perdê-los).
- Quando armazenado em um apartamento na cidade, o material de plantio coletado deve ser empilhado em caixas de papelão com furos (você pode usar caixas de sapatos), depois de envolver cada tubérculo em um pano ou papel de algodão.
- No local de armazenamento de rolhas no inverno, é imperativo manter a temperatura no nível desejado, tentando garantir que ela não exceda + 10 ° C ou, em casos extremos, + 15 ° C.
Vídeo: Como plantar bebês gladíolos
Em geral, o cultivo de gladíolos nas crianças não pode ser chamado de uma tarefa muito difícil e difícil; no entanto, para obter o material de plantio da mais alta qualidade e alcançar seu crescimento e desenvolvimento ativo, você deverá seguir as recomendações acima para o plantio adequado e cuidados adicionais com as plantas.