O ficus é uma planta perene interna que tem uma função decorativa na sala e também possui propriedades medicinais, razão pela qual é frequentemente usada na fabricação de medicamentos. Ficus tem muitas formas, entre as quais, além da sempre-viva, também existem algumas decíduas. Suas variedades se distinguem pela cor das folhas - em algumas é monofônica, em outras é heterogênea. A flor de interior é fácil de plantar em casa, se você seguir as regras básicas de plantio e cuidado, que serão discutidas no artigo.
Cuidados Básicos com Ficus
O ficus pode ser chamado de despretensioso, no entanto, como todas as plantas de interior, ele precisa de cuidados e das regras básicas de cuidado:
- Uma mudança de residência afeta negativamente o bem-estar da planta. Para ele, você precisa selecionar um local com antecedência e tentar não movê-lo e girá-lo mais. No verão, é permitido levar a flor ao ar fresco, por exemplo, para uma varanda ensolarada ou uma varanda.
- Tolera mal os rascunhos, mas ao mesmo tempo adora ar fresco e arejamento.
- Se possível, a temperatura deve ser mantida constante. De uma queda acentuada de temperatura, o ficus pode ficar doente.
- Exigente na rega. Prefere rega abundante na estação quente, no entanto, entre as irrigações, a parte superior do solo deve secar de 2 a 3 cm.No inverno, a rega não deve ser tão frequente, impedindo a estagnação da umidade.
- Durante a estação de crescimento na primavera e no verão, o ficus precisa de alimentação. É aplicado aproximadamente a cada duas semanas. No inverno, a flor interna não é alimentada. Para fertilizar, qualquer fertilizante para plantas decorativas e decíduas é adequado.
- De outubro a fevereiro, o ficus começa a descansar. No entanto, se a casa estiver quente e houver iluminação adicional, a planta continuará a crescer, embora não seja tão rápida. De qualquer forma, durante esse período, é necessário reduzir a rega e diminuir a temperatura.
- Precisa de higiene regular, porque uma camada densa de poeira nas folhas afeta negativamente os processos metabólicos. As folhas podem ser limpas com uma esponja úmida de ambos os lados e, no verão, uma ou duas vezes por mês, a planta pode ser banhada sob um banho quente.
- Para borrifar e molhar, você pode usar apenas água parada, macia e quente. A água da torneira com cloro rígido deixa sal nas folhas.
- Periodicamente, o ficus precisa ser transplantado quando o pote se torna pequeno para ele. Isto é evidenciado pelos pentes completamente de terra trançados pelas raízes.
Ótimas condições de crescimento
Ficus pode ser facilmente cultivado em casa.
Crescerá rapidamente e manterá uma aparência decorativa saudável, se forem observadas as seguintes condições de crescimento:
- Temperatura. No verão - de + 25 ° a + 30 ° С, no inverno - de + 16 ° a + 20 ° С. A temperatura mínima em que a planta sobrevive é de + 15 ° C para ficus com folhas variadas, + 10 ° C para a maioria das espécies com folhagem monofônica. A planta não tolera hipotermia; portanto, é melhor não deixar a panela em local frio, por exemplo, no chão ou no peitoril da janela, no outono e inverno.
- Iluminação. Brilhante, mas disperso. Ele adora muita luz, mas não tolera luz solar direta. Algumas formas com folhas escuras simples podem viver em sombra parcial clara. Com a falta de iluminação, perde cor e começa a descartar as folhas.
- Umidade Idealmente - até 70%, mas 50% é aceitável. No verão, a planta prefere alta umidade. No inverno, se o quarto estiver quente e seco, ele precisará de pulverização e banho regulares adicionais no chuveiro.
- Umidade do solo. A planta não tolera estagnação da água, mas a rega adora abundante e regularmente. Após cada rega, o solo no topo deve secar de 2 a 3 cm e, para os ficus que cresceram e atingiram o tamanho de uma árvore, esses valores aumentam para 6 a 7 cm.A água da panela deve ser drenada após cada rega, caso contrário, o solo ficará encharcado. irá apodrecer o sistema radicular.
Importante! Quanto mais alta a temperatura da sala no inverno, mais você precisa de ficus e pulverização, à medida que os processos de crescimento continuam. Para fazer isso, organize iluminação adicional.
Como plantar ficus em casa
A tecnologia de plantio de ficus envolve vários trabalhos preparatórios, incluindo a preparação de um vaso, solo e equipamento adequados, e também implica datas específicas de plantio.
Tempo de pouso
O plantio de ficus é necessário desde o início do período de vegetação ativa. Este tempo cai na primavera. A planta se desenvolve e cresce rapidamente. Os melhores exemplares plantados durante a primavera - de março a maio. No entanto, no verão, o desembarque também é aceitável. O principal é não tentar propagar a flor de interior durante o período adormecido, quando todos os processos metabólicos estão mais lentos.
Você sabe Conhecida formulários ficus com frutas comestíveis. Este é um figo famoso. — caso contrário, também é chamado de figueira ou figueira.
Trabalho preparatório
Antes de começar a plantar um jovem ficus em uma panela, você deve primeiro preparar todas as ferramentas necessárias para o plantio.
Ferramentas necessárias
Para o plantio, você precisa preparar o seguinte inventário:
- uma panela;
- mistura de terra;
- água morna e assentada;
- drenagem - argila expandida, pedaços de espuma de poliestireno, seixos, tijolo rachado, seixos pequenos.
Para facilitar o plantio e garantir a limpeza, você pode usar equipamento adicional:
- luvas
- oleado;
- avental.
Você sabe Antes de iniciarem a produção sintética de borracha, ela era extraída do ficus! Ou seja, de ficus de borracha, contendo mistura de borracha no suco de leite.
Seleção do pote
É muito importante em qual vaso a planta será plantada, pois depende do tamanho, do material e da forma como o ficus se sentirá. Como o ficus é termofílico e não tolera hipotermia, é melhor escolher um recipiente de plástico ou argila para ele. Em vasos de cerâmica e vidro, a planta irá congelar. Os vasos de plástico nem sempre parecem esteticamente agradáveis. No entanto, esse problema pode ser facilmente resolvido com a ajuda de um cache-pot, que, além disso, também pode ser alterado à vontade, escolhendo uma decoração adequada para o interior circundante.A forma da panela também é importante: ela deve ser profunda e alta o suficiente para que, desde as extremidades das raízes até a drenagem colocada no fundo, permaneçam pelo menos 2 cm. Uma panela pequena e larga não funcionará, pois as raízes da planta crescerão em profundidade. O tamanho do primeiro vaso para ficus deve ser muito pequeno. Em uma capacidade muito grande, ele ficará desconfortável, por causa do qual o crescimento desacelerará.
Escolhendo um pote de acordo com o tamanho, você pode ser guiado pelos seguintes critérios:
- pegue uma panela cujo diâmetro não exceda 10 cm;
- escolha um vaso individualmente para a planta, medindo a distância das raízes às paredes - deve ser de 2,5 cm;
- meça a largura do sistema radicular e pegue uma panela com 2-3 cm de diâmetro maior que a largura das raízes.
Importante! O solo deve ser neutro ou levemente ácido, com um nível de pH de 5,5 a 7.
Qual deve ser o solo
O solo para o ficus deve ser leve, solto, respirável, rico em nitrogênio e fértil. Ele não gosta de solo pesado, denso e oleoso.
A composição ideal da mistura do solo:
- terra de folha;
- turfa;
- areia grossa do rio.
Todos os ingredientes para a mistura do solo devem ser misturados em quantidades iguais. Como resultado, você obterá terra leve e arejada. Quando o ficus cresce, recomenda-se adicionar outra parte do solo do gramado ao substrato. Ao preencher a mistura de terra, coloque-a de forma que haja uma camada de drenagem no fundo, a parte principal seja composta de solo e o solo possa ser polvilhado com uma camada de areia limpa - isso proporcionará permeabilidade adicional. Se você não tem a oportunidade de preparar a mistura do solo, na loja de flores, você pode comprar o solo preparado com o nome "Ficus" ou "Palm".Alguns fabricantes preparam especificamente para o ficus um substrato que não contém húmus, chamado de "sem terra". Neste solo, as plantas podem não apenas ser transportadas, mas também adequadas para o cultivo. Sua única desvantagem é uma pequena quantidade de nutrientes. Portanto, se a sua escolha caiu exatamente nessa mistura de solo, então, desde o início, será necessário fertilizar com fertilizantes especiais para ficus. Qualquer solo preparado de forma independente ou comprado em uma loja pode conter pragas. Para evitar a infecção da planta, o solo deve ser desinfetado antes do plantio, vaporizando-o.
Importante! A desinfecção do solo destrói a flora benéfica necessária para a vida das plantas. Para restaurá-lo, é necessário adicionar à terra cozida no vapor preparações biológicas, por exemplo, Tricodermina.
Métodos de pouso
Existem várias maneiras de propagar ficus:
- estacas;
- camadas de ar;
- uma folha (ou de um galho cortado no fundo da árvore);
- sementes.
O corte
Dessa maneira, a maioria dos ficuses é predominantemente propagada. É a partir das mudas que essa flor de interior cria raízes mais rapidamente, cria raízes na mistura do solo e cresce ativamente. O broto para reprodução é realizado na parte apical da planta. É escolhida uma parte já lignificada de cerca de 15 cm de comprimento, que deve ser cortada com uma faca afiada (por exemplo, de escritório) ao longo de uma linha oblíqua. Se houver muitas folhas grandes no processo, metade delas deverá ser removida. Se o ficus tiver folhas pequenas, você precisará removê-las apenas da parte inferior.O talo de corte tem de lavar-se abaixo da água corrente não fria, tendo limpado o suco no lugar de um corte. Depois disso, deve ser colocado em água morna e purificada por 1,5 a 2 horas. Após o lapso de tempo, o pedúnculo é retirado da água e seco no local do corte. Não será supérfluo tratar a ferida cortada com carvão ativado ou triturado - isso desinfetará a haste. Como o processo é sem raiz, para um maior crescimento, ele precisa iniciar raízes; caso contrário, ele simplesmente não criará raízes. O broto é enraizado por cerca de 3 semanas, após as quais desenvolve um sistema radicular. A partir desse momento, ele fica pronto para plantar em uma panela em um local permanente.
Importante! O ficus contém suco leitoso, que é venenoso e causa queimaduras em contato com a pele, portanto todo o trabalho deve ser feito com luvas.
O plantio de estacas enraizadas é o seguinte:
- Pegue uma panela pré-preparada e uma mistura desinfetada e enriquecida de nutrientes do solo;
- No fundo da panela que contém orifícios de drenagem, despeje a drenagem (seixos, poliestireno, tijolo lascado, etc.);
- Em ¾ encha a panela com o solo. Não adultere ou esmague o solo - ele deve ser leve, respirável e solto. Em terra batida, o ficus não será capaz de desenvolver o sistema radicular.
- Umedeça a terra coberta. No centro, faça uma pequena depressão de 2-3 cm - as raízes do broto serão colocadas nele. Certifique-se de que pelo menos 2-3 cm permaneçam do fundo das raízes para o fundo.
- Coloque o apêndice no recesso e polvilhe com o solo restante.
- Molhe bem o broto plantado. Drene o excesso de água da bandeja coletora.
- Coloque o pote de ficus jovem em um lugar permanente.
Vídeo: plantio de mudas de ficus
Camadas de ar
Este método de reprodução é mais frequentemente usado para grandes formas lenhosas de ficus. É bastante lento e requer uma certa habilidade do produtor. Não é usado para plantas jovens e espécies com brotos finos. A essência do método é que um novo sistema radicular é criado na parte aérea finalizada, após o que as estacas com raízes aéreas são cortadas e transplantadas para o solo.
Você sabe Formas de ficus na natureza crescem em árvores enormes. Eles liberam raízes aéreas que criam raízes e dão vida a novas árvores. É assim que as florestas reais se formam.
A postura de ar é obtida da seguinte forma:
- Escolha um ramo jovem e forte. O comprimento da foto selecionada pode ser grande e atingir 50 cm.
- Decida o local do galho onde as raízes crescerão.
- Em um local selecionado, faça uma incisão rasa com uma faca afiada.
- Trate o local do corte com carvão ativado e fito-hormônios para o crescimento das raízes.
- Insira um pedaço de fósforo na fatia como espaçador. Isso é necessário para que o suco leitoso não obstrua a ferida, interferindo na formação das raízes.
- Enrole o caule com musgo esfagno ao redor do entalhe. Servirá como substrato para o enraizamento.
- Umedeça bem o musgo e envolva-o com papel celofane ou filme aderente.
- Amarre e prenda o polietileno com fios de cima acima do musgo e de baixo embaixo. O filme cria um efeito estufa - aumento da temperatura e umidade. É nessas condições que o ficus é melhor enraizado.
- O musgo deve estar sempre molhado. Se o esfagno é mais leve, secou e é hora de regá-lo.
- A camada estará pronta para a separação da planta mãe e será transplantada para um vaso separado quando as raízes jovens trançarem completamente um pedaço de musgo.
- Para separar a parte aérea, ela precisa ser cortada logo abaixo da formação da raiz.
- Transplante o ramo com as raízes formadas em um vaso separado com a mistura de solo preparada.
Vídeo: propagação de ficus por camadas de ar
A partir do folheto
Para a propagação de ficus desta maneira, nenhuma folha é adequada. É necessário tirar uma folha jovem e forte do topo da planta. E você precisa cortar não apenas a folha, mas também parte do caule (pecíolo), apenas neste caso, criará raízes. Você precisa cortar a folha cerca de 1,5 cm abaixo do internódio por uma incisão oblíqua. Após o corte, a folha é tratada da mesma forma que o caule, lavando, deixando repousar na água, secando e borrifando com carvão ativado.Depois que a folha estiver enraizada na água ou no solo por 3-4 semanas. e após o enraizamento, eles são transplantados para um vaso permanente. Vale ressaltar que de uma folha geralmente não são obtidas plantas fortes e fortes. As estacas de folhas geralmente dão um sistema radicular fraco, portanto, desse modo, o ficus praticamente não é propagado.
Importante! Com uma sessão de ficus, você pode obter tantos estacas frondosas quanto folhas.
Sementes
Sementes de ficus estão disponíveis na loja. Ao escolher o material para mudas, preste atenção que ele não está danificado, não contém vestígios de parasitas e mofo. Antes de plantar as sementes, elas devem ser embebidas em água à temperatura ambiente e deixadas em repouso por 2 horas. Para melhor germinação e crescimento após a imersão dos grãos, é necessário mergulhar o líquido por um dia com um estimulador de crescimento. Para isso, você pode usar drogas como Epin ou Humate. Em seguida, as sementes devem ser plantadas em vasos, um grão por recipiente. Prepare solo e drenagem de nutrientes com antecedência. Não enterre as sementes no chão ao plantar. Polvilhe com um substrato leve ou uma mistura de areia.Use um frasco de spray ou pulverizador para umedecer o solo. Como alternativa, você pode fazer pequenos orifícios na tampa da garrafa - a rega será na forma de um chuveiro. Após a rega, envolva os potes em celofane, criando um efeito estufa. Para fazer isso, você pode colocar sacos plásticos em recipientes ou cobri-los com garrafas cortadas.Após o aparecimento dos primeiros brotos, eles podem começar a temperar e se acostumar à temperatura ambiente. Para fazer isso, remova o polietileno por alguns minutos e, em seguida, volte ao local. O tempo sem estufa deve ser aumentado gradualmente até você remover completamente a estufa. Depois que os brotos ficarem mais fortes e atingirem um crescimento de 5 cm, eles poderão ser transplantados para um vaso permanente.
Importante! A profundidade máxima para a imersão de sementes no solo é de meio centímetro. Se for maior, os grãos poderão apodrecer no chão.
Tecnologia de enraizamento de ficus
Raízes fortes, saudáveis e desenvolvidas são a chave para o crescimento ativo e bem-sucedido de uma planta; portanto, apenas os brotos que já estão bem enraizados podem ser plantados.
O procedimento pode ser realizado da seguinte maneira:
- Lavado, embebido por algumas horas em água, após o qual o caule seco e tratado com carvão vegetal deve ser colocado em um pequeno recipiente com água para enraizamento.
- A água precisa ser purificada e necessariamente quente. Deve estar mais quente que a temperatura ambiente, mas não quente.
- O recipiente no qual a parte aérea ou a raiz criará raízes deve ser escuro e opaco.
- Coloque o talo na água para que as folhas inferiores não toquem na água.
- Observe a temperatura (+ 25-30 °) e as condições de luz. Quanto mais luz dispersa estiver disponível para a filmagem, mais rápido ela criará raízes.
- Crie um efeito estufa. Para fazer isso, use um saco plástico usado em cima de um recipiente com broto. A embalagem não deve restringir folhetos. Entre a parte superior da alça e a embalagem, deve haver um espaço de alguns centímetros. Ou use uma garrafa de plástico transparente cortada. Além disso, faça pequenos orifícios na garrafa para acessar o oxigênio.
Importante! Alta temperatura (até + 30 °) e alta umidade são as condições necessárias para o enraizamento rápido e bem-sucedido de qualquer estaca de ficus.
Enraizamento na água é a maneira mais fácil e eficaz. Você também pode enraizar estacas no chão. Nesse caso, o procedimento é realizado da mesma maneira, mas, em vez de um copo de água, é necessário um copo com substrato nutritivo, no qual os processos ou folhas são imersos, eles são regados abundantemente e uma estufa em miniatura é criada.
Independentemente do método de enraizamento, esse processo leva de 2 a 5 semanas. A taxa de formação do sistema radicular depende do tipo de estaca (processo ou folha), temperatura, tratamento com estimulantes de crescimento e quantidade de iluminação.
Cuidados com a planta após o plantio
Para que apenas o ficus plantado seja saudável e cresça rapidamente, as seguintes recomendações devem ser observadas:
- Após o plantio em uma panela permanente, regue bem o solo - para que todo o pedaço de terra fique saturado com água. 15–20 minutos após a rega, drene o excesso de água do poço. Regue a planta nos primeiros dois dias, após o que mude para a rega, dependendo da secagem do solo.
- Sempre use água morna e morna para regar o ficus. Idealmente, se a temperatura da água for 2 ° mais alta que a temperatura na sala. Também é melhor usar água tratada ou purificada, pois a água da torneira contém uma grande quantidade de impurezas prejudiciais que inibem o crescimento de uma planta jovem.
- Melhor considerado flor de interiores cresce a altas temperaturas. O broto se desenvolverá mais rápido se a temperatura do ar estiver acima de + 25 ° C.
- A iluminação também afeta a taxa de crescimento e o bem-estar do ficus. Deve haver muita fotossíntese de luz para o processo ativo, por isso é melhor instalar iluminação adicional.
- Pulverize a planta jovem com frequência, aumentando a umidade.
- Imediatamente após o plantio, o ficus não precisa ser alimentado. A exceção são apenas os casos plantados em misturas sem terra, que são pobres em si mesmas. Nesse caso, esse substrato deve ser enriquecido com fertilizantes complexos para ficus. Se o solo for fértil, ele não precisará de cobertura adicional - a planta possui nutrientes suficientes por 2 meses. Somente após esse período, você poderá começar a fazer top coat a cada 2 semanas.
Que dificuldades podem surgir?
A reprodução de ficus é uma questão bastante simples. Dificuldades podem surgir se as regras básicas para a preparação das mudas e do solo não forem observadas.
Você sabe A maior árvore de banyan (Ficus bengal na forma de uma floresta de árvores) cresce no Jardim Botânico de Calcutá. Abrange uma área de 300 m de diâmetro e possui pelo menos 300 troncos. Esta é a única árvore do mundo que também é uma floresta e sua idade é de cerca de 200 anos.
Um broto não crescerá e se enraizará se:
- a reprodução ocorre durante a dormência no inverno;
- solo muito denso;
- a terra é abarrotada durante o pouso;
- a mistura do solo não é nutritiva;
- a rega foi realizada com água fria ou clorada;
- luz insuficiente;
- temperatura do ar inferior a + 25 ° C;
- efeito estufa insuficiente;
- sem arejar durante o enraizamento, as estacas podem esmagar;
- o pote está selecionado incorretamente;
- estacas ou sementes não são tratadas com carvão ativado, devido ao qual podem ser infectadas com vários parasitas;
- a planta mãe está doente;
- as sementes compradas na loja são mofadas.
É possível plantar ficus de várias maneiras. O mais comum e o mais rápido são os estacas - é adequado para a maioria dos tipos de ficus. Ficus com folhas grandes pode ser propagado por folhetos e formas grandes de árvores - por camadas de ar. Qualquer que seja a maneira de plantar, para um plantio bem-sucedido, é necessário calor, umidade e muita luz.