Em nossas florestas, a variedade de cogumelos é muito ampla. Existem espécies que todos conhecem, por exemplo boletos, bolinhas, boletos, e existem espécies conhecidas apenas por profissionais da “caça silenciosa”. É a este último que pertence a euforbia do cogumelo.
Descrição do cogumelo
Esta espécie é conhecida na literatura e entre as pessoas também com outros nomes:
- o leiteiro é o melhor;
- sub-leiteiro;
- caroço vermelho-marrom;
- Gladysh;
- subjugar;
- vegetação rasteira;
- rubéola.
O fungo Euphorbia (Lactarius volemus) pertence à família dos syroezhkovs, o gênero Mlechnik.
Poucas pessoas colocam esse representante do reino dos cogumelos em sua cesta, porque não é tão conhecido como, por exemplo, um seio preto ou rowan amarelo. Mas os verdadeiros conhecedores do sabor único da debulhadora andam dezenas de quilômetros para encontrá-la. Não confundir eufórbia com outros parentes permite uma descrição detalhada e características especiais dessa espécie, e existem muitas delas.
Como é isso?
O cogumelo Euphorbia é notável por seu tamanho considerável.. Seu chapéu de diâmetro atinge 15 cm, em casos raros - 20 cm, carnudo, nos estágios iniciais - convexo, ligeiramente côncavo no meio, com as bordas dobradas na perna. Com o tempo, adquire uma forma aberta ou em forma de funil.
Você sabe Na Itália, a euforbia é considerada o cogumelo mais valioso. Molhos são servidos nos restaurantes mais caros por muito dinheiro.
A pele é seca ao toque, aveludada, frequentemente rachando devido à idade e falta de umidade. A superfície é de cor fosca, marrom-vermelha, vermelha, vermelha-amarela ou laranja clara, sem círculos concêntricos. O centro do chapéu é sempre mais escuro que a borda.
O pé do sub-leiteiro é espesso, atinge 4 cm de diâmetro e de 4 cm a 12 cm de altura, tem a forma de um cilindro, mesmo ou ligeiramente alargado no meio. Nos cogumelos jovens, é denso, com a idade torna-se oco, tubular. A superfície das pernas é aveludada, suave e agradável ao toque. A cor é a mesma do chapéu, ou um pouco mais clara, o que é mais comum.
A polpa é densa, mas quebradiça, de cor branca, com as falhas que escurece quando intemperizadas. Tem um sabor doce. Os cogumelos mais velhos têm um cheiro distinto de arenque, caranguejo ou girassol. Em caso de dano da tampa e da perna, é liberado suco leitoso com sabor adocicado ou resinoso e amargo.
Ao entrar em contato com o ar, o leite escurece para marrom e altera a consistência, tornando-se maleável ao caramelo. Os registros de serralha são brancos com um tom amarelado ou rosado, e escurecem com a idade. Eles geralmente estão localizados, têm uma forma reta ou do timo, descem ligeiramente ao longo da perna.
Onde está crescendo
O sub-leite cresce sozinho, com menos frequência - em pequenos grupos nas regiões sul, central e leste da Europa e Ásia, em lugares remotos e inacessíveis de florestas decíduas e coníferas. Prefere terrenos molhados com musgos e tocos podres.. Com nozes, carvalho e abeto formas micorriza - um sistema radicular comum. A "caça" a este cogumelo começa em meados de julho e termina em outubro.
Comestível ou não
Euphorbia não é apenas comestível, mas também muito útil.devido ao qual é amplamente utilizado na culinária e na medicina tradicional. Além disso, este é o único cogumelo do gênero, cujo suco leitoso tem um sabor adocicado e não é de todo amargo, o que permite que seja consumido sem imersão preliminar.
Variedades e duplas
O caroço vermelho-marrom experimentado selecionador de cogumelos nunca confunde com mais nada, mas amantes novatos de uma caçada tranquila ainda podem levar para ele alguns outros parentes:
Crescendo
O cogumelo Euphorbia pode ser cultivado em casa sob qualquer espécie de árvore, mas os estandes de nozes proporcionam máxima germinação e produtividade. Além disso, esse bairro aumenta significativamente a frutificação das culturas devido à formação de micorrizas.
Os esporos de leite podem ser comprados na loja e semeados, de acordo com as instruções:
- Misture 15 g de sementes com 0,5 l de areia ou solo seco (por 1 m²).
- Folheie o chão sob uma árvore, atingindo as raízes, a uma profundidade de 5-15 cm.
- Distribua micélio sobre a área.
- Cobrir com jardim e, de preferência, solo da floresta, misturado em proporções iguais com húmus.
- Derrame de um regador com um spray fino de 10 l de água por m².
- De cima, adubar com terra e serragem.
Você sabe Quase dois terços dos cogumelos vendidos no mercado mundial, cultivado artificialmente na China.
Você pode obter sementes você mesmo. Para fazer isso, encontre os cogumelos velhos, sem lavar, moa em um moedor de carne, adicione água e insista em um local escuro e quente por 2 semanas. Após o lapso de tempo, o bolo de cima deve ser removido e o líquido restante será uma solução de esporos de serralha.
Além disso, tudo é feito da mesma forma que o material adquirido, apenas o micélio será distribuído sobre a área não na forma seca, mas por irrigação. A colheita de leite marrom-avermelhado pode ser esperada em três meses, e a frutificação adicional, sujeita a uma rega adequada, continuará até o final de outubro.
Benefícios do cogumelo
- O peito vermelho-marrom é caracterizado por uma rica composição química, que inclui:
- volmerolida ou estrogênio fúngico;
- álcool açucarado;
- vollemitol;
- extrato de etanol;
- esterol;
- cortisona;
- fibra alimentar;
- cinzas;
- vitaminas B9, B6, B2, D, PP, E;
- oligoelementos: cromo, rubídio, cobalto, ferro, flúor e selênio, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e sódio;
- ácidos benéficos: tirosina, valina, lisina, treonina.
Todas essas enzimas, vitaminas e minerais possibilitam o uso do fungo na prevenção e controle de várias doenças.
Aplicação de Culinária
Para fins culinários, é melhor usar cogumelos jovens, já que quanto mais velho o cogumelo, mais expressivo é o cheiro específico, que também é aprimorado durante o processo de preparação.
Euphorbia pertence à quarta categoria de sabor, portanto, não são recomendados para cozinhar e fritarembora alguns catadores de cogumelos falem do mosto de raiz frito como uma iguaria única. A preservação do benefício máximo dos cogumelos e um lanche crocante maravilhoso para todo o inverno permitem a salga a frio.
Importante! O peito vermelho-marrom nunca é afetado por vermes e insetos. Não precisa ser ensopado antes de cozinhar.
A receita é extremamente simples:
- Lave os cogumelos em água corrente.
- Separe as pernas dos chapéus - para que se deitem de forma compacta e correta.
- Coloque os peitos em camadas em um recipiente de madeira, cerâmica ou esmaltado, derramando sal grosso à taxa de 50 g de sal por 1 kg de cogumelos.
- Cubra com gaze em 3-4 camadas, coloque um círculo de madeira por cima, adequado ao diâmetro interno do recipiente (você pode usar um prato ou uma tampa de esmalte).
- Coloque uma panela ou barril em um local de salga fria por 1 mês. Durante esse período, o círculo e a gaze precisarão ser lavados diariamente.
- Um mês se passou - retire os cogumelos e desfrute do sabor único.
Uso médico
O cogumelo Euphorbia possui um grande número de propriedades benéficas, devido às quais é amplamente utilizado na medicina tradicional. O mais valioso é o suco leitoso, que tem um poderoso efeito antitumoral.
Cogumelos frescos contêm extrato de etanol, que é frequentemente usado na luta contra vários tumores malignos, incluindo câncer. A presença de cortisona na composição dos tecidos permite usá-lo como parte de um meio de combater a inflamação e o reumatismo.
Tintura de milkworm tomar 1 colher de chá. 3 vezes ao dia com varizes, hemorróidas, gota, otite média, bronquite, febre, dor de garganta, doenças do trato gastrointestinal e processos inflamatórios.
Com o nariz escorrendo, a mucosa nasal é lubrificada com uma composição de óleo. O uso externo de tintura ajuda a resolver problemas de inflamação da pele, curar queimaduras, erupções cutâneas alérgicas e muito mais.
- Além disso, o peito vermelho-marrom desempenha uma série de outras funções:
- bloqueia a distribuição e remove o colesterol ruim;
- tem um efeito antioxidante;
- ajuda na restauração da microflora do trato digestivo;
- Ajuda a repor proteínas e proteínas com uma dieta saudável.
Receita de tintura de cogumelos com leite para manteiga
Para preparar a tintura de serralha em óleo, primeiro os cogumelos devem ser secos. Para fazer isso, eles são cortados em placas de 1 cm de espessura e pendurados em locais sombreados e bem soprados. Você também pode usar um secador elétrico.
Importante! Antes de usar, a tintura deve ser completamente agitada até ficar homogênea.
Depois que a matéria-prima secar completamente, ela é moída em pó com um moedor de café ou liquidificador e derramada com óleo de linhaça ou azeite à taxa de 0,5 l de óleo por 3 colheres de sopa. cogumelo em pó. O recipiente está bem fechado e deixado em infusão em um local quente e escuro por duas semanas. Filtrar a composição não é necessária. Pode ser armazenado na geladeira por vários anos.
Qual é o perigo do fungo
A rica composição química não apenas ajuda a combater doenças, mas também é a razão da presença de várias contra-indicações e advertências quanto ao seu uso. O cogumelo Euphorbia não deve ser usado por mulheres grávidas, crianças menores de 7 anos, mães que estão amamentando.
- Em caso de intolerância a um ou mais componentes do fungo, podem ocorrer efeitos colaterais:
- comichão na pele;
- dermatite atópica;
- perturbação gastrointestinal;
- rinite alérgica ou SARS;
- um aumento acentuado da temperatura;
- dor de cabeça
- tosse, falta de ar.
Pessoas que sofrem de doenças renais, cálculos biliares, gastrite e úlcera gástrica na forma aguda devem tomar medicamentos à base de leite com extrema cautela. Pacientes hipertensos não são recomendados a usar mais de uma hora de infusão por dia. O fungo tem um efeito estimulante no sistema nervoso, portanto, não deve ser comido de nenhuma forma depois de três horas antes de dormir.
O peito vermelho-marrom é um produto saboroso e saudável, mas é extremamente difícil encontrá-lo. Muitas vezes, em busca de vários cogumelos, é preciso percorrer dezenas de quilômetros por áreas pantanosas; no entanto, acredite, eles valem o esforço.