O ficus é uma planta ornamental que não perde sua popularidade há décadas devido a cuidados pouco exigentes e facilidade de cultivo. No entanto, a flor precisa de cuidados, uma das condições da qual é fertilizante regular. Por que alimentar ficus e como fazê-lo com competência, vamos descobrir.
Recursos para cuidados com ficus
O ficus é uma planta tropical perene e verde da família das amoreiras, o gênero do ficus, cuja terra natal é a Austrália, as Filipinas e o sul da Ásia. Como nativa dos trópicos, a planta precisa de calor, alta umidade, nutrientes para o crescimento e desenvolvimento.
Primeiro você precisa determinar a localização da flor. Ele precisa de uma luz brilhante, mas difusa, a ausência de correntes de ar. A temperatura confortável para a planta é de + 20–25 ° C no verão e não inferior a + 15 ° C no inverno.
Para que a flor cresça bem, ela deve ser regada regularmente e em abundância. O sinal de irrigação é a secagem da camada superficial do solo em 3 a 4 cm e a umidade excessiva causa a podridão do sistema radicular. Para a irrigação, pratique a rega em panela.
Você também precisa controlar o nível de umidade na sala, que deve ser de 50 a 70%. Para garantir a umidade necessária, você pode pulverizar ou limpar as folhas da planta com uma esponja úmida ou instalar recipientes com água ao lado da panela.
O ficus requer cobertura superior, realizada de acordo com a sazonalidade.
Você sabe Ficus é conhecido há muito tempo como um purificador de ar. Possui uma capacidade única de absorver substâncias nocivas, incluindo a evaporação de formaldeído, fenol e benzeno, saturando a sala com oxigênio.
O que é top dress e por que é necessário?
A nutrição das plantas é considerada um dos principais aspectos do cuidado. Para o crescimento e desenvolvimento, a planta precisa de componentes nutricionais, que são retirados principalmente do solo. No entanto, mesmo o solo de alta qualidade saturado com minerais e vitaminas é esgotado após 3-4 meses.
- A falta de nutrientes leva a mudanças indesejáveis:
- nanismo de uma flor;
- perda de intensidade da cor das folhas;
- esticar o caule em altura;
- pigmentação de folhagem;
- amarelecimento e queda de folhas;
- danos ao caule e folhagem por parasitas.
Cada um dos sintomas é um problema sério que pode ser evitado através da organização de alimentação de alta qualidade. Em diferentes fases do desenvolvimento, a flor precisa de diferentes tipos de fertilização e uma dosagem diferente. Existem dois tipos de fertilizantes: à base de minerais e orgânicos.
Regras gerais de alimentação
A regra básica de alimentar esta planta exótica é uma abordagem sistemática e integrada, porque mesmo com a falta de um dos nutrientes, a flor pode perder a beleza e murchar.
Ficus não requer cobertura frequente. No entanto, para manter o esplendor e o brilho da folhagem, a introdução de nutrientes deve ser abundante. A planta precisa de componentes mais úteis na primavera, quando o processo de crescimento começa.
Durante esse período, os especialistas recomendam a aplicação de fertilizantes a cada 10 a 14 dias, usando alternadamente preparações minerais e orgânicas. No inverno, quando a flor está "descansando", é alimentada uma vez por mês.
No processo de alimentação, você deve seguir as regras:
- ficuses - representantes de plantas decíduas, portanto, você deve usar produtos projetados para essas flores e seguir rigorosamente a dosagem especificada nas instruções;
- sinal de deficiência de nutrientes perda de cor das folhas e seu desbaste é considerado;
- componentes principaisSão necessários para o pleno desenvolvimento do ficus: fósforo, cálcio, potássio, enxofre, ferro e nitrogênio;
- cobertura superior as plantas devem ser combinadas com a irrigação, dissolvendo cuidadosamente o fertilizante na água de irrigação;
- complexos minerais e orgânicos precisa ser aplicado por sua vez, com um intervalo de pelo menos 7 dias;
- estritamente evitar fertilizante em folhagem e brotos de crescimento;
- fertilizante deve ser aplicado em solo úmidopara impedir a "queima" do sistema raiz.
Você pode usar fertilizantes adquiridos ou prepará-los, usando nitrato, nitrogênio, superfosfato, verbasco, húmus.
Como e o que alimentar ficus em casa?
Existem dois tipos de fertilizantes: mineral e orgânico. Esses e outros são adequados para a alimentação, mas são utilizados em diferentes períodos do desenvolvimento das flores.
Alimentação Orgânica
Um pré-requisito para fornecer ficus com as substâncias necessárias é a introdução de fertilizantes orgânicos naturais.
O grupo de orgânicos inclui:
- húmus animal, incluindo excrementos de pássaros;
- composto (húmus vegetal);
- turfa.
Os dois primeiros tipos de orgânicos estão em demanda. Animais húmus - uma fonte de nitrogênio necessária para o crescimento da vegetação.
O húmus de adubo ou vegetal é enriquecido com compostos de nitrogênio, fósforo e potássio, portanto, é altamente eficaz na alimentação da flor.Importante! Excrementos de pássaros — um produto forte, por isso recomenda-se usá-lo em uma dose não superior a 3 g por 1 litro de água. O lixo deve ser diluído com água e introduzido somente após umedecimento preliminar do solo com água.
Uma desvantagem dos fertilizantes orgânicos é um cheiro pungente e específico, especialmente se você usar verbasco, porco ou esterco de ovelha.
Alimentação Mineral
Os fertilizantes minerais são compostos químicos especiais, que incluem vários micro e macro elementos, sais, depósitos geológicos necessários para o crescimento harmonioso das plantas.
O ficus precisa de 13 minerais, que garantem seu desenvolvimento bem-sucedido, no entanto, seu conjunto completo é encontrado apenas em laboratórios especializados ou em fazendas de flores.
Em casa, o ficus deve receber três componentes:
- Nitrogênio - ativa o crescimento, desenvolvimento de brotos e folhagem.
- Fósforo - é responsável pela cor das folhas e sua intensidade.
- Potássio - aumenta as funções protetoras da planta e a resistência a fatores ambientais negativos, incluindo doenças e pragas.
Importante! Não menos perigoso para o ficus é uma superabundância de minerais — leva ao alongamento do caule, a formação de placa branca na superfície do solo.
O déficit dessas substâncias afeta negativamente a taxa de crescimento da cultura, a intensidade da cor de suas folhas, a formação de novos rebentos.
As preparações minerais nas lojas são representadas por três tipos:
- Seco - pós, comprimidos, grânulos. Eles o espalham na superfície do solo, dissolvem-se à medida que são regados, enriquecendo a terra.
- Líquido - soluções de várias concentrações. Misture com água de irrigação e despeje sob a raiz. Também usado para pulverizar folhagem.
- Com ação prolongada - palitos especiais com alto nível de componentes nutricionais. Eles são colocados no chão sob a raiz da planta.
Remédios populares
Para organizar a alimentação de alta qualidade, você pode usar os produtos contidos na casa.Os floristas aplicam:
- Açúcar. O açúcar dissolvido na água (40 g por 1 litro) permite ao ficus reabastecer seu suprimento de energia e ativar o crescimento. Você também pode espalhar o açúcar em pó na superfície, que penetrará gradualmente no solo durante a rega.
- Chá. O chá preto fortemente fabricado é considerado um complemento saudável. A infusão enriquece o solo com oxigênio, afrouxa a terra. Alguns jardineiros adicionam folhas de chá cru ao solo, no entanto, isso não pode ser feito, pois organismos patogênicos podem se desenvolver nele, o que levará a doenças das plantas.
- Café. Os grãos de café tornam o solo mais macio, mais leve e mais arejado. Antes de usar, engrosse e seque para evitar cáries.
- Ash. Fonte de nitrogênio e potássio. Para alimentar uma planta, ela deve ser diluída com água, na proporção de 1 colher de sopa. eu cinzas por 1 litro de água. Os componentes nutricionais contidos no produto penetram rapidamente no solo e são completamente absorvidos pela planta. A cinza seca é permitida: é necessário distribuí-la uniformemente na superfície do solo.
Medicamentos comprados
Se você não consegue preparar suplementos para ficus, pode usar preparações compradas em lojas. Produtos adequados para plantas de folhagem decorativa que possuem um amplo espectro de ação.
Entre eles estão:
- fertilizante mineral complexo Meister Agro;
- meios para plantas ornamentais "Majestic";
- Ministério da Medicina "Mr. Color Ficus";
- fertilizante complexo para ficuses "Strength and Beauty" da ReaSil;
- Ministério das Drogas "Palma" da marca "Jardim dos Milagres";
- remédio complexo "Gumisol".
Você sabe Algumas nações tratam a infertilidade com ficus. Acredita-se que, se não houver filhos na família, o ficus cultivado por um casal certamente levará à sua aparência.
Sinais de fertilizante inadequado
O procedimento deve ser realizado, observando-se as proporções, pois a escassez e a superabundância de componentes úteis podem afetar negativamente o estado do ficus e até levar à morte da flor.
- Sinais de alimentação inadequada são:
- a formação de placa branca na superfície do solo;
- amarelecimento das folhas;
- queda parcial ou completa da folhagem;
- a aparência nas placas das folhas de manchas de cor marrom;
- esticar o caule;
- escurecimento das folhas;
- folhas torcendo.
Na presença de pelo menos um dos sintomas listados, é necessário ajustar a porção de fertilizantes, reduzi-los ou aumentá-los, dependendo do problema existente.
Recomendações úteis de jardineiros experientes
- Começando a alimentar o ficus, siga as recomendações que tornarão o processo seguro, eficaz e benéfico para a planta:
- fertilizar 1 vez em 14 dias;
- no inverno, fertilize uma vez a cada 30 dias. No entanto, se o ficus cresce em uma sala quente, onde o clima é próximo ao verão, é permitido alimentar duas vezes por mês;
- uma planta transplantada para um novo solo precisa ser fertilizada após dois meses, pois é essa quantidade de componentes úteis que são armazenados no solo;
- a fim de não cometer erros na dosagem de fertilizantes e evitar uma overdose, as preparações em loja são diluídas em concentrações mais fracas do que as indicadas nas instruções;
- para a eficácia do processo, é necessário introduzir curativos minerais e compostos orgânicos alternativos.
Graças a uma alimentação bem organizada e de alta qualidade, o ficus caseiro poderá agradá-lo com uma vista incrível ao longo dos anos. Esta planta, amada pelos cultivadores de flores, não é muito caprichosa com a frequência da fertilização; no entanto, são necessárias proporções estritas e as necessidades naturais da flor são levadas em consideração.