A planta da casa dezembrista (outros nomes - árvore de Natal, Schlumbergera, zygocactus) pertence aos cactos epífitos da floresta tropical, que tradicionalmente florescem no final do outono e apresentam inflorescências brilhantes e exuberantes nos feriados de dezembro a janeiro. Para esse recurso, a flor recebeu o nome de "inverno". O período de floração é o mais importante para o cultivador, uma vez que a duração da floração em si, bem como a qualidade das gemas, dependem dos cuidados adequados da planta durante esse período.
Características do período de floração do dezembrista
Enquanto os botões estão abrindo, o arbusto da árvore de Natal é coberto com flores bilateralmente simétricas de várias cores (geralmente lilás, vermelho, branco, rosa, roxo, laranja). As flores estão localizadas nas extremidades dos brotos serrilhados da planta.
No apartamento de um apartamento, os brotos da planta não são muito grandes, embora na terra natal, nos trópicos do Brasil, as flores possam ter até 8 cm de tamanho. Sem os devidos cuidados, é impossível conseguir o florescimento de inflorescências na cultura. Isso ajudará a preparar o zigocacto para este período e criará condições ideais para ele.
Você sabe Rozhdestvennik é uma planta de vida longa, pois, com o devido cuidado, a cultura, estando em um local do apartamento, pode crescer e se desenvolver com segurança por até 20 anos, e em uma estufa ou jardim botânico - até 150.
Quanto tempo e com que frequência os dezembristas florescem em casa
Em casa, a cultura floresce anualmente uma vez, sujeita a cuidados adequados e dadas as estações do ano.
Durante todo o período do calendário, o dezembrista se prepara para a estação da floração e passa pelos seguintes estágios de desenvolvimento:
- vegetação;
- um estado de descanso em que a preparação para a floração está em andamento;
- floração;
- o período de descanso e recuperação após a floração.
O florescimento do dezembrista começa na maioria dos casos em novembro e termina em março. É fácil determinar que o arbusto está prestes a florescer.
Este processo é o seguinte:
Como cuidar de Decembrist em casa
O atendimento domiciliar é baseado nos seguintes princípios:
- na estimulação da floração;
- nas ações corretas durante a floração;
- apoiar a saúde das plantas após a floração.
Você sabe O Zigocactus pode escolher o momento da floração para si, dependendo do clima: se estava quente em abril e a cultura era regada com mais frequência do que o normal, floresce mais cedo - em novembro-dezembro. Com o final do verão, a planta florescerá mais tarde - em janeiro ou até fevereiro.
Para que floresça
A planta adora equilibrar os cuidados, principalmente em antecipação à floração.
Para estimular esse processo em uma árvore de Natal, é muito importante criar condições ambientais estáveis e ideais para ele:
- Para futuras brotações abundantes o arbusto precisa de um contêiner pequeno e baixo de forma estreita.
- Aceitável para zygocactus a composição nutricional do solo será uma mistura de húmus e areia grossa (1: 1), com adição de turfa e carvão vegetal.
- Desde meados de abril a cultura é alimentada com fertilizantes complexos com alto teor de nitrogênio (1-2 vezes em 30 dias).
- No início de agosto a flor é derramada com fertilizantes à base de potássio, que estimulam o plantio de brotos.
- No final de agosto - no início de setembro, o curativo e a pulverização frequente são interrompidos e a rega é reduzida ao mínimo, porque antes da floração, a colheita precisa proporcionar um período de descanso de cerca de 50 dias (neste momento, a flor ganha força para brotar).
- A bucha não deve ser movida de um lugar para outro (especialmente no início do outono, com redução do horário de verão, pois a planta precisa de condições de iluminação semelhantes para que futuros brotos apareçam).
Durante a floração
Cuidar de uma árvore de Natal com flores baseia-se nos seguintes princípios:
- Para formação ativa de brotos você precisa de uma sala fria com uma temperatura de + 12 ... + 18 ° C (com indicadores de temperatura mais altos, a planta fortalecerá os brotos e não produzirá brotos).
- Não permitido mudanças repentinas na temperatura ambiente.
- Durante a floração, a rega e a cobertura devem ser renovadas com cuidado. Depois de retomar o programa de irrigação, é necessário umedecer regularmente o solo depois de secar uma vez a cada 3-5 dias, especialmente a alta temperatura em uma sala com dispositivos de aquecimento operacionais.
Importante! Embora as pessoas do Natal gostem muito de pulverizar, durante o desabrochar das flores, esse procedimento deve ser evitado. A umidade que cai nos brotos contribui para o desbotamento do pigmento colorido nas pétalas ao sol, o que faz com que as flores pareçam desbotadas e despenteadas.
- Quando mantido em condições mais frias é melhor evitar a rega pesada, para não provocar a acidificação do solo no vaso e, como resultado, apodrecer o sistema radicular.
- Iluminação difusa é bem-vinda. com a localização na janela leste, sem luz solar direta, pois os raios abrasadores do sol, bem como uma sombra densa, afetam gravemente a brotação.
- Desde a formação dos botões sob a planta fazer fertilizantes de potássio e fósforo (1 vez por mês).
- No inverno, eles usam iluminação adicional com phytolamps.
Após a floração
O final do período de floração do dezembrista é marcado pela secagem e deterioração de suas inflorescências.
Mais cuidados com as plantas são os seguintes:
- Nas plantas desbotadas, a parte superior das hastes é removida (para maior bushiness da planta na próxima estação).
- A alimentação é aplicada uma vez para plantas com flores.
- Frequência de rega reduzida novamente; os arbustos são regados exclusivamente com água fervida à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecidos.
- Posteriormente, a rega pára por 2-3 semanas (durante o período de inatividade) e, após esse período, reinicie com cuidado novamente.
- Pode ser pulverizado planta com água morna.
- No final do período de floração O Natal é melhor em uma sala fria.
- Ventilação indispensável a longo prazo da sala (sem rascunhos).
- No início da primavera, quando novos segmentos aparecem na flor, a cultura é transferida para um novo recipiente e a fertilização é retomada, introduzindo fertilizantes contendo nitrogênio.
- Ao definir a temperatura da mola Se o ar não for inferior a + 10 ° C, os recipientes com árvores de Natal podem ser retirados para a rua.
Importante! Se durante o transbordo planejado do dezembrista, suas raízes estiverem levemente danificadas, elas serão lavadas em água aquecida a +36°C, remova as áreas danificadas e somente depois disso elas serão plantadas em um novo substrato.
Possíveis problemas crescentes
Apesar do tratamento bastante simples do dezembrista, um cultivador inexperiente pode encontrar alguns problemas ao cultivá-lo, por exemplo, a falta de formação de gemas, inflorescências em queda ou danos às plantas por doenças e parasitas. Isso geralmente acontece se o dono da flor cuidar dele incorretamente.
Por que floresce mal
Aqui estão alguns erros comuns ao cuidar de uma árvore de Natal que contribuem para a floração deficiente ou a completa falta de flores:
- falta ou excesso de iluminação;
- mudanças repentinas de temperatura na sala;
- mover um vaso de flores com uma flor de seu lugar habitual;
- um recipiente excessivamente grande e alto no qual a flor desenvolve um volume excessivo do sistema radicular e direciona todas as suas forças para o seu desenvolvimento;
- o solo no vaso não atende aos requisitos para o zigocacto com flores;
- não há alimentação adicional oportuna da cultura;
- a planta não teve um período inativo;
- inundar o solo com água ou vice-versa, secagem excessiva de ração na panela;
- fito-orientação incorreta das flores com rotação frequente do vaso com a planta (geralmente as flores são orientadas ao sol, portanto, com rotação frequente do vaso, a colocação de inflorescências pode parar);
- a localização do arbusto no lado ensolarado, sem sombreamento.
Por que as flores caem
Outro problema com o cultivo de uma árvore de Natal é a queda de seus brotos que já apareceram. As causas do problema podem ser diferentes.
Entre eles estão:
- rearranjo do vaso durante a floração em outro local ou sob luz solar direta;
- rega abundante;
- falta de umidade no solo e no ar;
- rascunhos;
- solo não nutritivo em um vaso de flores;
- danos às plantas por doenças de fusarium, phytafluoride, phytium, nos quais não apenas brotam, mas também saem murcha e caem (geralmente o tratamento dessas doenças não é eficaz, portanto as plantas são destruídas juntamente com o vaso);
- se a flor não for transplantada há muito tempo.
Os dezembristas também podem ser atacados por insetos nocivos, como ácaro, sarna, cochonilha ou infectados com oídio (os insetos são destruídos pelos inseticidas Actellik e Fitoverm; no caso de oídio, é necessário alterar o solo do vaso e reduzir a rega das plantas )
Como você pode ver, cultivar um dezembrista em um apartamento não está associado à observância de regras e requisitos excessivamente trabalhosos. Se o florista puder organizar em casa condições para uma cultura próxima da natural, a floração abundante e a aparência saudável da árvore de Natal agradarão ao seu proprietário durante não apenas o inverno que se aproxima, mas também por longos anos.