A violeta interna é uma das flores mais delicadas, e a variedade de suas variedades irá satisfazer todos os gostos. Hoje vamos falar sobre a variedade Aquamarine, sua descrição, as condições de cultivo e reprodução.
Descrição botânica da planta
Saintpaulia, como chamam de violeta indoor, as variedades Aquamarine nasceram em 2007, graças ao trabalho do criador da Ucrânia Svetlana Repkina. Svetlana é autora de mais de 200 novas variedades, em catálogos e em exposições todos os nomes de sua série têm o prefixo da letra RS (iniciais do autor). A roseta do arbusto é coletada firmemente, com até 25 cm de altura, e deixa em pecíolos longos e densos com uma borda de renda verde. Como na maioria das violetas, as folhas são pubescentes com uma pilha macia.
Você sabe Os gregos antigos consideravam violeta um talismã para um lar e um casal apaixonado. Pétalas de flores foram adicionadas a bebidas mágicas de amor.
As inflorescências de Terry são coletadas em uma cesta de várias camadas de pétalas de terry. A cor principal das flores é branca; na linha externa, é verde claro. Pétalas são distinguidas por manchas azuis, desiguais e desiguais. O diâmetro das flores é de até 6 cm e a planta floresce 9 meses após o plantio. Floresce exuberantemente - até 11 botões no pedúnculo e por um longo tempo - até 2 meses. Vale ressaltar que as inflorescências podem levar até 4 semanas para serem totalmente abertas.
As condições para o cultivo de violetas em casa
Saintpaulia é uma planta delicada, precisa de um certo microclima para o desenvolvimento normal e saudável.
Colocação e iluminação
Você pode posicionar a planta em qualquer peitoril da janela iluminado. Deve-se ter em mente que a iluminação deve ser brilhante, mas difusa. Da luz solar direta, a flor deve estar sombreada. A distância dos dispositivos de aquecimento deve ser de pelo menos meio metro. Violetas de rascunho são contra-indicadas. No inverno, os arbustos precisam ser iluminados com a ajuda de um phytolamp; a luz do dia deve durar de 10 a 12 horas. A distância da lâmpada ao casquilho não deve ser inferior a 30 cm.
Temperatura e umidade
Aquamarine é uma variedade que adora calor, sua temperatura deve ser de + 20 ... + 25 ° C durante o dia e não menor que + 18 ° C à noite. A flor não tolera o ar seco e alagado da mesma maneira, de modo que a umidade de 50% é um indicador ideal.
Você sabe O progenitor de todas as variedades internas de violetas é uma espécie - violeta africana, que Walter von Saint-Paul abriu ao mundo. O nome dele é chamado de cópias internas.
Regras básicas para atendimento domiciliar
Dada a floração lenta e longa, siga especialmente as regras dos procedimentos de cuidados.
Rega
A rega é realizada em pequenas porções diariamente no verão e no inverno são regadas 2 vezes por semana. A água deve ser estabilizada por um dia, sua temperatura não deve ser inferior a + 20 ° C. Regue a flor através de uma bandeja ou por imersão. Nesse caso, o sistema radicular absorve a umidade necessária. A água restante da panela é drenada. Para determinar a frequência da rega, basta verificar a profundidade da umidade do solo na panela: a norma é um terço úmido do volume da panela.
Importante! Você pode lavar o pó das folhas com um banho quente, mas depois disso é necessário secar completamente a folhagem com um pano seco. Deixar as folhas felpudas molhadas não é possível: isso levará a doenças.
Aplicação de fertilizantes
Adubar RS-Aquamarine de março a outubro, inclusive, com um intervalo entre procedimentos de 2 semanas. Use complexos minerais equilibrados, como "Stimovit". Diluir o medicamento em uma proporção de 25 ml / 1 litro de água, regar a planta sob a raiz.A aplicação é realizada após a rega, não excedendo a dose, para não queimar as raízes.
Este medicamento é universal em uso:
- nutre com vitaminas e minerais;
- protege de influências externas;
- estimula o crescimento e a floração.
Poda
Poda, como tal, a planta não precisa, mas as folhas inferiores devem ser removidas periodicamente. Se a folhagem toca o solo, isso pode provocar sua doença. Para estimular a floração mais longa, as inflorescências murchas são cortadas.
Transplante
A frequência do transplante depende do crescimento do mato, cerca de uma vez por ano, os arbustos adultos precisam de uma mudança de capacidade. O melhor período para o transplante é a primavera. No inverno e no final do outono, a planta não possui luz solar e calor suficientes para restaurar e se adaptar; é necessário usar a luz de fundo. No verão, o transplante pode causar estresse devido ao calor extremo. É por isso que durante esses períodos o transplante é realizado apenas em caso de doença.
Não é recomendável transplantar uma flor durante a formação ativa de brotos: isso atrasará a floração. O procedimento requer uma capacidade de 2 a 3 cm maior que a anterior. É recomendável levar uma panela de plástico, pois a umidade evapora mais rapidamente em argila ou cerâmica. Saintpaulia adora solos soltos, que podem ser escolhidos tanto na loja quanto preparados de forma independente.
Para o solo, os seguintes componentes são necessários na proporção de 5: 3: 1:
- chernozem;
- turfa alta;
- areia grossa.
Tecnologia de transplantes:
- Argila expandida é colocada no fundo da panela com uma camada de 2-3 cm.
- Despeje uma colina de terra.
- A flor é cuidadosamente jogada fora do recipiente antigo, tentando não danificar as raízes.
- A terra aderente é cuidadosamente sacudida.
- Em uma colina de solo, em uma panela nova, uma flor é colocada de modo que, quando o solo adormece, as folhas inferiores não tocam a superfície da terra.
Vídeo: transplante violeta
Como propagar em casa
É mais fácil propagar uma planta pelo método vegetativo: dividir um arbusto ou folha.
A tecnologia de reprodução por divisão é a seguinte:
- Depois que o arbusto desbota, ele é retirado do recipiente batendo na panela.
- Uma faca afiada e desinfetada corta o "bebê".
- Para um "bebê", pegue uma panela pequena, com até 6 cm de diâmetro. Uma planta jovem é plantada sob o filme.
- O filme é limpo diariamente para arejar e pulverizar o solo.
- O arbusto antigo é limpo, se necessário, de peças secas ou danificadas e recolocado na panela.
Sua tecnologia é a seguinte:
- Escolha uma folha da segunda linha ou superior do mato, sem manchas e danos, elástica ao toque.
- A folha com as estacas é cortada em ângulo agudo.
- Em um recipiente com água fervida, adicione 2 comprimidos de carvão ativado triturado e coloque uma folha ali.
- Assim que as raízes com mais de 1 cm aparecem, o pedúnculo é colocado em um recipiente com o solo.
- As raízes devem ser completamente cobertas com o solo.
Vídeo: propagação de folhas violeta
Dificuldades crescentes
A variedade possui forte imunidade a doenças e pragas; no entanto, alguns problemas podem surgir devido a cuidados inadequados ou violação do regime de manutenção.
As principais doenças e pragas, bem como os métodos para combatê-las, são apresentados a seguir:
- Tripes - sugar as pragas com um corpo marrom alongado, com até 2 mm de tamanho. Para combater tripes, Inta-Vir é usado. A solução é preparada na proporção de 1/8 comprimidos por 1 litro de água.
- Pulgões - um inseto pequeno, geralmente verde, perigoso, pois se reproduz muito rapidamente. Ele se instala com mais freqüência na parte inferior da folha. Um remédio eficaz contra os pulgões é o medicamento "Actellicus" (2 ml / 2 l de água, pulverizado).
- Ácaro aranha - adora ar seco, pontos pretos na folhagem são sinais de sua aparência. Deve ser combatido com acaricidas, por exemplo, Acarina (8 ml / 1 litro de água), pulverizando a planta.
- Podridão cinzenta - mofo cinza é de natureza fúngica, começa a afetar a planta a partir do centro da saída. A amostra do paciente deve ser removida de outras plantas, transplantada para um novo solo e pulverizada com Alirin-B (2 comprimidos por 10 litros de água).
- Oídio - uma doença fúngica cujos esporos vivem no solo e na parte verde das plantas. Os principais sinais: o aparecimento de pequenos caroços esbranquiçados. Para o tratamento, é utilizada a pulverização com Bactofit (2 ml / 1 l de água). Se necessário, o tratamento é repetido após 10 a 12 dias.
Importante! A principal razão para o aparecimento de fungos e insetos (com exceção do carrapato) — é alta umidade a baixas temperaturas do ar.
A violeta da variedade Aquamarine atrai jardineiros com sua cor incomum e excelente imunidade. A planta se adapta rapidamente a novas condições, se, é claro, você criar o ambiente certo e cuidar dele.