Cipreste ou cipreste falso é uma árvore conífera com uma ampla coroa piramidal. Na aparência, parece um cipreste real, pois ambos pertencem ao mesmo gênero. Mas o primeiro cresce em climas mais frios. Informações detalhadas sobre a aparência do cipreste e como cuidar dele, leia mais no material.
Descrição botânica da planta
O cipreste da ervilha (lat. Chamaecýparis pisífera) foi descrito pela primeira vez em 1847 por Stefan Friedrich Ladislav Endlicher. O botânico observou que esta é uma árvore conífera sempre verde, de crescimento lento, com 35 a 50 m de altura, e a circunferência do tronco de uma planta adulta é de 2 m.
Descrição do cipreste:
- forma: alta, cônica;
- casca: marrom-avermelhada com sulcos verticais profundos e textura fibrosa;
- ramos: chatos, semelhantes aos thuja;
- agulhas: localizadas no plano horizontal, como se estivessem girando em torno do tronco, o que confere à árvore uma aparência interessante; agulhas adultas de estrutura escamosa com pontas pontiagudas;
- cor das agulhas: azul esverdeado;
- cones de sementes: esféricos, 4-8 mm de diâmetro, localizados em pares opostos; amadurecer no outono 7 meses após a emergência;
- pátria: Japão, ilhas Honshu e Kyushu;
- distribuição: zona climática temperada;
- resistência ao gelo: zonas 3-5 (temperatura de inverno de -17,8 ° C a -23,3 ° C).
Variedades populares
Na natureza, o cipreste cresce muito alto. Mas os viveiros cultivam apenas plantas pequenas. Aqueles que não excedem uma altura de 4-5 m Variedades com agulhas de filamento dourado são especialmente populares. A uma taxa média de crescimento, elas não excedem 2 m de altura, e as variedades do grupo Squarroz atingem 6 m. Para dar nanismo, elas são enxertadas no porta-enxerto Boulevard. A seguir, é apresentada uma breve descrição de algumas variedades desta planta.
Boulevard (Boulevard) é uma das variedades mais populares. Este é um arbusto de várias hastes de cor prata. No inverno, fica mais cinza e isso é popular entre os designers. Boulevard está crescendo muito lentamente. Seu crescimento anual não excede 10 cm.A altura de uma planta adulta será de 1 M. A variedade foi criada em 1934 a partir do arbusto-mãe de Squarrosa (Squarrosa) e é representada por um viveiro de Middletown (EUA). A planta prefere solo rico em nutrientes e bem irrigado. Precisa de poda regular. Não tolera a seca e reage a ela pelo fato de suas agulhas ficarem embotadas e os galhos caírem.Importante! Taxa de água para um cipreste de bulevar — 400 mm durante o verão. Verifique os dados de precipitação em sua área. Geralmente existem cerca de 200 mm, o restante da planta deve ser obtido por irrigação.
Características
- zona de resistência ao gelo: 4 (temperaturas de inverno de -28,9 ° C a -34,4 ° C);
- cor: azul-prata;
- forma: larga, oval;
- crescimento: 15-30 cm por ano;
- altura: 1,5-3 m.
A variedade Baby Blue é considerada uma mutação do Boulevard e também vem do Japão. É caracterizada por formas elegantes e tamanhos em miniatura. A altura do bebê azul adulto não excederá 2 m. A coroa é grossa e compacta. Os brotos são levemente elevados. As agulhas são macias e levemente encaracoladas. É mais espessa do que a variedade parental. Parece ótimo como uma planta separada e em plantações de grupo.
Matéria:
- zona de robustez do inverno: 5 (temperatura de inverno de -23,3 ° C a -28,9 ° C);
- cor: azul esverdeado;
- forma: cônica;
- tamanho: anão;
- crescimento anual: 10 cm;
- solo: úmido, nutritivo;
- nível de acidez: 5-7 pH;
- Iluminação: área ensolarada;
- Necessário: proteção solar no verão e proteção contra o vento no inverno.
Cypress Cyrus Filifera veio para a Europa do Japão em 1861. Foi trazido pelo famoso colecionador Robert Fortuna e transferido para o Royal Nursery da Grã-Bretanha.A variedade original se distingue por sua estrutura cônica e agulhas pendentes de cor verde-cinza. Após 10 anos de crescimento, uma planta madura terá uma altura de 1,5 a 2 m. Embora os representantes mais antigos registrados da Filifera tenham uma altura de 5 m, a planta pertence a um crescimento forte, com um crescimento anual de até 20 cm. Atualmente, até 10 novas variedades são obtidas a partir desta planta.
Importante! As raízes do cipreste não são muito profundas, mas existem muitas. Portanto, do ponto de vista botânico, ele deve crescer apenas no local, não competindo com outras plantas.
Matéria:
- zona de resistência do inverno: 5;
- cor: verde;
- forma: espalhamento, piramidal largo.
Filifera Aurea é semelhante ao Filifera usual, mas tem agulhas amarelas douradas. Portanto, seu nome sinônimo é amarelo Filifera. Cresce em condições similares e possui uma ampla forma cônica. Seus rebentos de agulhas caídas filamentosas terminam. Torna-se especialmente decorativo no outono, quando cones marrons amadurecem nos galhos. Em 10 anos, atinge uma altura de 2 m, adicionando um crescimento de 15 a 20 cm ao longo do ano.A primeira menção a essa variedade de ciprestes remonta a 1889. Isto foi escrito pelo jornal da Royal Horticultural Society. Provavelmente, naquela época, essa mutação do Filifera original já havia aparecido e se espalhado em diferentes viveiros.
Você sabe O arbusto de Philifera Aurea perde sua cor dourada no verão. Suas agulhas adquirem uma tonalidade mais verde durante esse período.
Matéria:
- zona de resistência do inverno: 5;
- cor: amarelo ou dourado;
- forma: cônica;
- tamanho: 1,5–3 m.
Filifera Aureovariegata (Filifera Aureovariegata) é um cipreste em forma de bola ou travesseiro com agulhas filamentosas. Uma nova camada de agulhas, quando aparecem, difere em uma tonalidade amarela cremosa e se destaca favoravelmente contra o fundo das agulhas verde-escuras dos anos anteriores. A forma da planta está próxima da bola. Portanto, na primavera, seus brotos verde-amarelo parecem muito atraentes. Cresce lentamente, atingindo uma altura de 1,3 me uma largura de 1 m por 10 anos, sendo considerada uma das mais antigas. Presumivelmente, foi obtido na Alemanha no final do século XIX. Desde então, espalhou-se amplamente por toda a Europa. É popular em canteiros de flores como uma planta de acento.
Matéria:
- zona de resistência ao gelo: 4;
- cor: heterogêneo, verde-amarelo;
- forma: bola;
- altura: 1,5-2 m.
O cipreste de Plumosa é uma árvore alta e de rápido crescimento. Em um ano, acrescenta até 20 cm de crescimento.A altura máxima da planta sai de 4 a 5 m, mas em 10 anos não cresce mais de 2 m.A Plumeza possui uma coroa amplamente piramidal com uma forma regular espetacular. Espalhando galhos, verde acima, mais claro abaixo. Até o momento, muitas variedades de tamanhos diferentes, de anão esférico a cônico de grande porte, foram criadas em Plumoza.
Matéria:
- zona de resistência ao inverno: 4;
- forma: cônica;
- cor: verde escuro;
- altura: até 5 m.
Aurea (Aurea / Aurea Sawara) é uma forma arbórea baixa de cipreste com agulhas amarelas brilhantes nas extremidades dos galhos. Em direção ao centro, fica verde. A árvore é única e tem um crescimento forte. Seu crescimento anual é de 30 cm, então a coroa nos primeiros anos de crescimento é encurtada. Em 10 anos, a altura será de cerca de 2 m, e a largura, de 0,6 M. A árvore é decorativa não apenas com suas agulhas, mas também com uma casca avermelhada. A variedade foi criada no Japão por um período muito longo. Mas ele chegou à Europa apenas alguns séculos atrás.
Matéria:
- zona de resistência ao gelo: 4 (temperaturas de inverno de -28,9 ° C a -34,4 ° C);
- cor: dourada;
- forma: larga, oval;
- altura máxima: 4 m.
O Cream Ball é um arbusto esférico anão compacto com galhos finamente texturizados de cor creme. Recebido em 1980 nos viveiros de Goddard Floravista (Canadá). Na juventude, uma muda se assemelha a uma bola muito densa. Recomenda-se cobri-lo do sol forte, pois sofre queimaduras. É considerada uma das melhores variedades para jardins de pedra e jardins de pedra. Na idade adulta, a forma se torna mais disseminada. Aos 10 anos, terá 60 cm de largura e 45 cm de altura.
Matéria:
- zona de resistência ao gelo: 5 (temperaturas de inverno de -23,3 ° C a -28,9 ° C);
- cor: creme;
- forma: bola;
- crescimento anual: 15 cm por ano.
O cipreste da ervilha Fuiri-tsukomoto (Fuiri-tsukomo) difere dos outros em agulhas em forma de travesseiro ou em forma de cone e densas, em forma de furador, cobertas com manchas brancas. Esta é uma variedade muito decorativa obtida no Japão há relativamente pouco tempo. Crescimento lento. Seu crescimento anual não excede 3 cm, e a altura em 10 anos será 30 cm, largura - 50 cm.
Matéria:
- zona de resistência do inverno: 5;
- cor: heterogêneo, branco ou creme;
- tamanho: anão;
- parcela: ensolarada ou parcialmente sombreada;
- solo: sem requisitos especiais;
- irrigação: moderada;
- avisos: precisa de abrigo no inverno porque pode ser quebrado por uma grande massa de neve.
Cypress ervilha em forma de neve (neve) é um representante de formas anãs. Ele é dono de agulhas cinza-azuladas com um tom branco. Precisa de proteção contra o sol brilhante e vento forte. Plantado na sombra vai crescer mais espalhando, mas menos brilhante e atraente. Após 10 anos de crescimento, atingirá 40 cm de altura. Ao longo do ano, seus galhos não acrescentam mais que 2,5 cm.
Acredita-se que a variedade tenha surgido há muito tempo. Mas suas primeiras amostras chegaram à Europa apenas no final dos anos 1960. A mesma planta é vendida em viveiros com os nomes sinônimos de Squarrosa Snow e Mikko.Você sabe Forma natural de agulhas de cipreste — verde escuro. Todas as outras opções de cores — alface, dourada, azul e até variegada obtida artificialmente.
Matéria:
- zona de resistência do inverno: 5;
- forma: travesseiro;
- tamanho: anão;
- cor: creme manchado ou branco.
O pigmeu branco é um cipreste muito anão. Sua forma densa com agulhas verdes pálidas soltas na primavera se torna quase branca. Para que ele demonstrasse suas melhores qualidades decorativas, plante-o em sombra parcial e com irrigação suficiente. Após 10 anos de desenvolvimento, ele crescerá para apenas 30 cm de altura e 45 cm de largura. A taxa de crescimento anual não excede 2,5 cm A variedade foi trazida para a Europa do Japão em 1967 pela creche R. S. Corley de Frensham, Reino Unido.
Matéria:
- zona de resistência do inverno: 5;
- cor: creme manchado;
- forma: bola;
- tamanho: mini anão.
Origem do nome
A maioria das variedades de ciprestes são derivadas de mutações genéticas. E eles aconteceram há muito tempo. As pessoas, prestando atenção a uma planta interessante, começaram a propagá-la. Portanto, a maior parte dos nomes se origina em características externas.
Por exemplo, todas as variedades com a palavra "Aurea" provavelmente têm agulhas amarelas. A fonte da forma da palavra será o nome latino de ouro - aurum. Em alguns nomes, para o mesmo objetivo, a versão em inglês dessa palavra é usada - "ouro". Se você se deparar com as palavras bebê ou anão, o nanismo da variedade será anotado dessa maneira.Você sabe Os ciprestes eram usados pelos antigos egípcios para fazer sarcófagos. Mas então o cipreste ainda era conhecido apenas em sua terra natal — no Japão.
Por analogia, você pode encontrar as seguintes definições no título:
- azul, significando agulhas azuis;
- branco ou neve, indicando agulhas brancas ou creme;
Aterragem
O cipreste em forma de ervilha pertence a plantas resistentes e tolera de 4 a 5 zonas de resistência ao gelo com temperaturas mínimas de inverno de -29 ° C a -35 ° C. Você não deve plantá-lo em 2-3 zonas, onde há geadas de até -45 ° C, pois em campo aberto a planta pode morrer. Arbustos com folhas filiformes geralmente requerem um dia ensolarado. A exceção são as regiões do sul.
Aqui eles são plantados em sombra parcial. Se você plantar um arbusto na sombra, os galhos se esticarão, as agulhas serão raras e a cor não será tão dourada. Para plantas com agulhas leves em dias quentes e ensolarados, puxe uma tela de tecido do sol ou use outros materiais. Isso os ajudará a evitar queimaduras. Seria bom se o sol no local começasse a brilhar apenas pela manhã e, depois do almoço, seria sombreado por árvores.
Quando plantar
Planeje sua aterrissagem na primavera. O clima de março atende melhor às necessidades da planta - solo e temperatura moderadamente úmidos de + 5 ° C a + 10 ° C. O crescimento ativo das agulhas ainda não começou e a árvore do cipreste pode se concentrar totalmente na construção do sistema radicular.
Importante! Evite plantar ciprestes em espaços apertados. As raízes devem ter espaço suficiente para expansão. Eles precisarão de cerca de 1–1,5 m, dependendo da variedade.
Seleção e processamento do local de desembarque
Ciprestes se sentem bem em diferentes tipos de solos, sujeitos a uma boa drenagem. Se você tiver solo arenoso, misture-o com argila para torná-lo mais denso. Além disso, a areia superaquece no verão e a água a deixa rapidamente. Portanto, um solo mais pesado é adicionado a ele. A maioria dos ciprestes não apresenta requisitos para a acidez do solo.
Basta cavar antes de aterrissar na área selecionada. Mas se um certo tipo de acidez for indicado para a sua variedade, você precisará criá-la. Portanto, por padrão, o solo no gráfico é ácido. Quaisquer plantas durante o período de desenvolvimento absorvem nutrientes e oxidam-no. Para tornar o solo neutro ou alcalino, você pode aplicar 200 a 300 g / m2 na plotagem. farinha de limão ou dolomita. Gradualmente, ele reagirá com o solo e você obterá um local com a acidez correta.
Como plantar
O cipreste da ervilha precisa de solo rico em nutrientes. Pode crescer ao sol ou à sombra. Mas em um local ensolarado, sua cor será mais brilhante.
Para plantar um arbusto, você precisa:
- Cavar um buraco três vezes mais largo que a raiz e suas duas alturas.
- Se o solo for muito denso, ele será diluído com composto na proporção de 1: 1.
- No fundo do poço estava parte da mistura de solo preparada. Uma planta removida do contêiner é instalada na parte superior.
- O solo restante é derramado e regado abundantemente. Durante a irrigação, o solo é compactado.
- Portanto, de cima, você pode adicionar outra parte da mistura do solo.
- Para reduzir a evaporação da umidade e impedir o crescimento de ervas daninhas, uma camada de cobertura é colocada na zona de plantio. Pode ser serragem ou outro material de origem orgânica. A espessura da camada de serragem é de 6 cm, para materiais densos como casca - 10 cm.
Vídeo: aterragem de Cypress
Cuidado
Cypress, como todas as coníferas, não é muito exigente quanto a sair. Mas você ainda precisa concluir atividades individuais.
O cuidado da planta deve consistir em:
- irrigação regular;
- aplicação de fertilizantes;
- prevenção de doenças.
Importante! As plantas sofrem estresse quando são regadas com água fria e clorada. Portanto, para regar as formas em vasos do kipasisovik, certifique-se de defender a água.
Rega e alimentação
O solo deve permanecer igualmente úmido. Portanto, a rega no verão é realizada 1-2 vezes por semana. Também não deve ser inundado. A planta pode tolerar apenas uma pequena seca. Portanto, irrigue se os 5 cm superiores estiverem secos e você não sentir umidade nos dedos.
A planta precisa de fertilizantes no início da primavera. Isso afeta a intensidade da cor das agulhas e sua densidade. Uma muda jovem é alimentada com fertilizante balanceado. Deve conter nitrogênio, fósforo e potássio em proporções iguais. Por exemplo, 10-10-10. Uma planta enraizada requer uma proporção diferente. Portanto, se você não deseja estabelecer recordes de crescimento anual - compre fertilizantes com um teor de nitrogênio reduzido. Por exemplo, 4-8-8. Pela mesma razão, o cipreste não deve ser fertilizado com estrume apodrecido - ele contém muito nitrogênio.
Afrouxamento e cobertura do solo
Afrouxar o jardim é necessário por duas razões:
- remoção de ervas daninhas;
- aeração do solo.
O ar no solo é necessário para apoiar o desenvolvimento de microrganismos benéficos.c. Eles processam os compostos que os arbustos não conseguem absorver sozinhos. Por exemplo, o fósforo na forma em que faz parte dos fertilizantes não é absorvido. Ele precisa ser processado e isso requer bactérias do solo.
Em média, da quantidade de fósforo que você contribuiu este ano, a planta consumirá apenas 15% no mesmo período, e as ervas daninhas competem com as plantas cultivadas por nutrientes e umidade. Para eliminar essa competição, as ervas daninhas devem ser removidas.
Solte a terra um dia após a rega. Mas se uma camada de cobertura morta estiver localizada na zona basal, isso não será necessário. Não permite a condensação do solo, impede o crescimento de ervas daninhas e a evaporação da umidade. Escolha a cobertura orgânica para as culturas de coníferas: lascas de madeira, palha picada ou serragem. Sob a influência da água de irrigação, ela será compactada e triturada. Ela terá que ser adicionada mensalmente. E depois de seis meses para substituir. Sob a influência da umidade, a cobertura morta libera os nutrientes que ela contém no solo. E depois de um tempo ainda desempenha sua função principal, mas não alimenta mais o mato.
Poda
Os arbustos não recomendam a poda, a menos que seja absolutamente necessário. Eles toleram poda mal e se recuperam lentamente. Mas as variedades lenhosas, como a Boulevard, se prestam bem à tosquia. Ele pode ser modelado, mas deve ser feito nos primeiros anos após o plantio e depois apenas mantê-lo, removendo anualmente os galhos que deformam a forma especificada.
Vídeo: Cortar um cipreste
Além disso, qualquer planta exige periodicamente um corte de cabelo sanitário - a remoção de galhos secos. Eles são cortados ordenadamente em um ângulo de 90 graus em relação ao tronco. Evite quebrá-los, pois isso pode levar a doenças e danos ao restante do mato. Galhos secos são podados quando descobertos, sem referência ao tempo. Beliscar também é usado para ciprestes. Isso é necessário para ramificação. Alguns brotos podem ter uma paisagem irregular. Beliscar estimula o crescimento de rins "adormecidos" e ajuda a restaurar agulhas.
Importante! Nunca remova mais de 1/3 da massa verde de uma planta. Isso pode fazer com que ele morra.
Possíveis doenças e pragas
Todos os ciprestes saudáveis e crescendo em solo fértil são pouco. A causa mais comum de doença é o excesso de umidade. Portanto, o jardineiro deve aderir às regras de irrigação. Se necessário, ao plantar, coloque uma camada de drenagem de até 20 cm de espessura no fundo do poço, minimizando o contato das raízes com a água.
Os principais problemas e suas soluções:
O problema | Solução |
Agulhas nos ramos inferiores caem | Isso não é uma doença, mas uma propriedade de uma planta. É impossível prevenir. Tais galhos são simplesmente podados. |
As agulhas ficam marrons | Isso é falta de umidade. Uma diminuição da umidade nos meses quentes do verão às vezes leva as agulhas a ficarem marrons. Apenas água abundantemente. |
Agulhas ficam amarelas | Este é um gorgulho. Os adultos são besouros marrons com focinhos longos. Suas larvas estão no solo. Pulverize a árvore e o solo com Kinmix (2,5 ml por balde de água) ou Decis na mesma proporção da solução de trabalho. |
Escamas amarelas ou cremosas nos galhos | Este é um escudo de escala. Limpe a haste com um algodão embebido em querosene. Não menos eficaz é o uso de sprays de óleo. |
Teia pegajosa em agulhas | Ácaro. Trate com Fitoferm, Actellic, Zolon ou outro medicamento. |
O uso da madeira no paisagismo
Um cipreste é considerado um dos melhores arbustos de coníferas do paisagismo. Mas, se você não cometer erros. Portanto, os iniciantes geralmente não levam em consideração o tamanho final que a planta alcançará. Então comece escolhendo opções anãs ou subdimensionadas. Eles podem ser plantados em frente ao prédio. Mas lembre-se da relação entre diferentes variedades com o sol.
Ao crescer em uma sala para a formação de uma coroa equilateral, recomenda-se que o cipreste seja girado mensalmente de 5 a 10 graus em torno de seu eixo.A planta pode atuar como um elemento de destaque no canteiro de flores. Mas não plante outras culturas muito perto. Além disso, o cipreste ficará bem no jardim de rochas ou nas versões clássicas do jardim japonês.
As coníferas verdes mantêm sua beleza o ano todo. Portanto, eles são ótimos para melhorar a área da casa, plantando em parques e praças. Com o arranjo correto, os arbustos ciprestes fornecerão proteção para outras plantas contra o vento e a neve. E também pode se tornar para eles proteção contra o sol brilhante do verão. Ao escolher as variedades desejadas, você sempre pode equilibrar suas visões estéticas com as necessidades práticas do seu site.