Pine comum não requer cuidados especiais para se desenvolver. Pode crescer mesmo em solo pobre ou pedregoso e atingir grandes alturas. A poda é parte integrante do cuidado das árvores coníferas. Leia mais sobre como formar corretamente uma coroa e podar galhos de pinheiro, leia o material.
Hora de aparar
O corte é:
- remoção de galhos;
- beliscar os topos;
- redução de brotos de uma planta adulta.
O procedimento é realizado para as peças que não são necessárias e podem prejudicar, criando sombra ou condições excessivas para a vida de pragas de insetos. Também é necessário um corte periódico para impedir que as agências entrem em contato com as linhas de energia e outras utilidades. Se você negligenciar o procedimento, a árvore não ficará mais fofa, verde ou decorativa.Vai parecer doloroso e sem graça. O principal objetivo do processo é preservar a beleza natural e a saúde da planta. O afinamento parcial da coroa ajuda a manter um equilíbrio entre o volume de ramos e raízes. Você também pode dar a um pinheiro jovem uma determinada forma, criando uma bela decoração para uma cabana de verão.
Importante! Antes de cortar um galho velho supostamente seco, use uma faca e raspe a casca. Se o tecido vegetal estiver embaixo, você poderá cortá-lo com cuidado.
A poda correta das coníferas começa a partir de primeiro de fevereiro e é realizada antes do início de março. A poda de pinheiros após o início do fluxo de seiva não é recomendada. A exceção são galhos secos em que não há sucos. Devido à circuncisão no verão, a casca é severamente danificada, são criadas condições para a penetração de infecções fúngicas na planta.
Regras gerais
Não tenha medo do tamanho enorme para o qual uma árvore pode crescer. No país, você pode plantar anões e pinheiros decorativos. Ao escolher mudas, preste atenção ao sistema radicular. Deve ser desenvolvido. No momento do plantio, a planta em si não deve ter mais de 5 anos de idade.No futuro, as mudas serão piores. Quando plantado corretamente, o pinheiro enraíza perfeitamente. Afinal, sua principal característica é a despretensão. Ela não precisa de cuidados completos e para ser intensamente regada ou fertilizada.
Em relação ao cultivo, preste atenção às seguintes regras:
- Pela primeira vez, um pinheiro pode precisar de poda no momento do plantio: galhos ou raízes danificados devem ser removidos.
- A remoção dos galhos jovens é adiada até que fiquem grandes o suficiente, e fica claro o quanto eles afetam a forma e se o jardineiro precisa cortá-los.
- A maioria das coníferas, incluindo o pinheiro, tem um líder central. Se houver vários deles, você precisará deixar apenas um, o tiro de caule mais poderoso.
Você sabe Os chineses acreditam que o pinheiro — uma árvore mágica que traz felicidade e leva para casa os problemas. Portanto, eles os cultivam no jardim como um símbolo de longevidade e prosperidade.
Instruções passo a passo
Para o trabalho, você pode precisar de:
- serra manual de madeira - Esta é a ferramenta mais fácil de usar;
- aparadores ou podadores afiados Para ramos com um diâmetro inferior a 20 mm.
Observe que a tesoura de poda tem a forma de uma tesoura, foi projetada para cortar galhos vivos. E existe uma tesoura de poda na qual a base inferior é feita na forma de bigorna - é usada para remover galhos secos. Essa variedade funciona como um machado, portanto não pode cortar galhos vivos de maneira limpa.Tesouras de poda, projetadas para cortar galhos vivos!
Regras básicas de poda:
- Antes do trabalho, inspecione a árvore e defina as metas: densidade do galho, forma geral, tamanho. Isso é importante para espécies anãs e altas de pinheiros, abetos e árvores de Natal.
- Você precisa trabalhar com uma árvore jovem, os adultos não toleram a remoção dos galhos e ficam doentes por um longo tempo.
- Você não pode remover o tronco central. Caso contrário, uma planta espessa de forma indefinida será gerada. Além disso, a ausência de um tronco central tornará a árvore mais suscetível à infecção por insetos e doenças.
- Se o ramo for parcialmente serrado, deixe um broto verde perto do corte, caso contrário, ele morrerá completamente.
- Ao contrário dos arbustos de coníferas, o pinheiro não possui uma “zona morta” (um setor no qual as agulhas morrem devido à densidade), portanto, precisa de menos poda. Mas os ramos internos inferiores e exuberantes podem morrer devido ao sombreamento e, nesse caso, é melhor removê-los.
Para rejuvenescer
Preste atenção à técnica de formação e crescimento de um galho de pinheiro. No final, um rim comum é formado, o que dá crescimento no próximo ano. Se você não parar de crescer, o galho se estenderá, as agulhas cairão ao longo do comprimento do galho e você terá uma longa sessão de paisagismo no final.
Importante! Para aparar, vista roupas que não serão uma pena jogar fora. A resina de pinho, que estará presente após o procedimento, quase não é lavada.
Portanto, o jardineiro deve:
- encurte o comprimento para interromper o crescimento do tamanho do ramo e ativar os "botões para dormir";
- corte galhos velhos nos quais não haja mais botões que possam ser ativados a partir da poda.
Este método de rejuvenescimento de árvores em uma casa de verão é geralmente usado uma vez a cada três anos.
Instruções passo a passo para rejuvenescimento:
- Apare os ramos laterais 10-15 cm.
- Deixe os brotos inferiores mais longos que os superiores para formar uma árvore em forma de cone lindamente.
Formação da coroa
Provavelmente as primeiras árvores de bonsai foram formações naturais, e as pessoas perceberam essa forma e começaram a cultivá-la nos jardins. Os estilos são caracterizados pela presença de simetria ou assimetria na forma, linhas curvas que devem incorporar a influência de fatores naturais: vento, neve, etc.
Entre os estilos de modelar uma árvore, existem:
É conveniente para pinheiros e abetos vermelhos dar a forma de um cone, uma vez que esta é a sua forma natural. Mas seus galhos também são bem formados em uma pirâmide, estrutura de palangres ou criam a forma de um bonsai familiar. O corte de cabelo permite diminuir o crescimento e tornar a coroa mais exuberante e verde. Os bonsais são feitos quando as mudas não têm mais de 7 anos.
Nesse caso, cada sessão deve ser cortada separadamente, para obter a forma desejada. A poda formativa é realizada no início de maio, quando brotos jovens se formam, mas a floração ainda não começou. No próximo ano, a operação é repetida e, em seguida, simplesmente mantenha a forma obtida, conforme necessário.
Você sabe Pinheiros apareceram na Terra no início do Jurássico — cerca de 130–200 milhões de anos atrás.
Esquema de corte passo a passo:
- Imagine a forma geral de uma árvore, desenhe melhor ou tome como base sua foto favorita.
- Inspecione seu pinheiro. Decida quais ramificações aparar. Exclua alguns, mas não todos, caso contrário, a árvore secará.
- A técnica do bonsai também envolve dobrar galhos em uma forma horizontal usando estrias e fios. Isso funciona bem com jovens ramos flexíveis.
- Se a filmagem precisar ser totalmente cortada, faça uma incisão no anel para causar o aparecimento de resina que irá apertar a ferida.
- Para cortar o pinheiro em uma forma esférica bonita, é necessário reduzir a aparência de crescimentos jovens para diferentes comprimentos - de 2 a 8 cm.A poda baixa leva ao aparecimento de pequenos galhos altamente ramificados que formam uma bola densa, o que deixa os galhos macios.
- Para melhorar as propriedades decorativas, também é praticada a remoção de parte das agulhas. Isso melhorará a troca de ar na coroa e permitirá a formação de grupos decorativos de elementos.
- Preste atenção à forma natural da árvore. O pinheiro preto (austríaco) é amplamente cônico em tenra idade e guarda-chuva em idade madura. Weimutov pinheiro, ou branco oriental é estreita piramidal. Fazer uma reserva de maneira a tirar uma bola de um cone não é bem-vindo por especialistas na criação de bonsai.
Se você pretende formar um pinheiro no estilo nivaki, o algoritmo será o seguinte:
- Poda sanitária, removendo seco, com algumas agulhas e galhos diluídos. Para isso, o final do outono ou o início do inverno é adequado quando a temperatura do ar cai para + 5 ° C.
- Os nivaki atuam de acordo com o princípio de um triângulo: cada ramo individual deve ter a forma e o arranjo das agulhas próximas a um triângulo direcionado com uma ponta para cima. Deixe a guarnição de formação no meio do verão.
- Imediatamente dar a forma desejada não funciona. É inaceitável cortar mais de 30% da massa verde da planta; portanto, selecione e refine os galhos aos quais você pode dar, e no próximo ano formará o próximo grupo.
- É necessário cuidar do formulário. Para fazer isso, aperte os brotos que violam.
Beliscar
Depois que a árvore é moldada, o trabalho começa com o crescimento. Em alguns lugares, ele precisa ser desacelerado e em outros fortalecido.Preste atenção à técnica de crescimento de galhos. Primeiro, um novo rebento (vela) aparece no rim, depois se alonga e, em seguida, as agulhas crescem. Eles crescerão até meados do verão. No intervalo entre o surgimento de novas agulhas e sua formação completa em meados de julho, é realizada a compressão. Alguém faz isso com unhas, alguém com a ajuda de uma tesoura.
Você sabe A noz de pinheiro branco chinês é moderadamente tóxica. Se você provar, na boca permanecerá um sabor metálico por vários dias. Esta condição médica é chamada «síndrome da boca do pinheiro».
As agulhas velhas e novas são inspecionadas quanto à sua conformidade. Ao arrancar, observe a regra básica: quanto mais agulhas, mais vigoroso será o crescimento do ramo. Se você quiser continuar crescendo, deixe mais agulhas. No final da sessão que você belisca, na próxima temporada, um turbilhão de novos brotos pequenos com agulhas encurtadas é formado. Assim, seções mais magníficas do ramo são obtidas.Menos agulhas são deixadas nos brotos superiores e mais nas fracas, inferiores e internas. Além disso, os galhos internos preferem não tocar em nada, a fim de manter seu fluffiness. Beliscar melhora a circulação de ar na coroa, ajuda a distribuir a energia de crescimento na árvore, direcionando-a para as áreas desejadas.
Diluição
Desbaste é a remoção completa ou parcial dos galhos. Gaste-o para remover os ramos que não se encaixam na configuração geral. O desbaste também evita o espessamento. Ramos que podem se esfregar são a fonte de um problema em potencial.Os danos mecânicos criam condições para a infecção da árvore por fungos. Ramos com um ângulo maior que 90 ° podem quebrar sob uma rajada de vento e, portanto, também devem ser removidos. O desbaste é realizado juntamente com a poda sanitária, conforme necessário.
Poda
As coníferas crescem em qualquer ambiente, incluindo o clima adverso, de modo que a poda não é necessária para elas. Mas sem ela, a árvore parecerá levemente pubescente, com galhos longos e agulhas esparsas.
Ao planejar o cultivo, defina claramente suas metas: por que você precisa fazer isso e qual deve ser o resultado. Ao contrário da madeira de lei, as coníferas de poda não aumentam seu crescimento. Só se justifica nesses casos quando se trata de sua variedade sanitária ou de dar forma à árvore.
Poda sanitária
A poda sanitária é projetada para rejuvenescer a planta. Consiste na remoção dos ramos inferiores do pinheiro. Além disso, os jardineiros cortam todos os brotos secos, danificados e doentes. Isso deve ser feito sempre que ocorrer um problema e deve ser corrigido com segurança. A poda permite que você mantenha a árvore saudável e incentive os brotos do sono a crescer mais ativamente.
Importante! A colheita para rejuvenescimento é realizada a cada 3 anos. Graças a esse procedimento, a árvore ficará ótima e ocupará muito menos espaço.
Independentemente do motivo da poda, os métodos para encurtar os galhos são os mesmos. Você pode remover todo o galho seco, bem como encurtar ou comprimir parte da filmagem. Mas, como regra geral, beliscar ou modelar não se aplica à poda sanitária.
Cuidados com o corte de cabelo
A poda é estressante para o pinheiro. No local das fatias, um espaço aberto é formado através do qual os patógenos entram na planta. A resina emitida os apertará rapidamente. Mas isso leva algum tempo. Para acelerar o processo, os jardineiros mancham feridas abertas com tinta látex para evitar infecções. Antes de aplicar, verifique se a tinta não é tóxica e pode ser aplicada em árvores. Molhe completamente imediatamente após a poda.
Se o solo é muito compacto, deve ser afrouxado para fornecer acesso de oxigênio às raízes. Essas medidas ajudarão o pinheiro a se recuperar. A poda não é um procedimento muito frequente, mas seus benefícios para a árvore são óbvios. Especialmente se for um pinheiro velho. Para garantir que suas árvores sejam sempre bonitas e exuberantes, tente não executá-las e manter uma forma ideal.