Entre a enorme lista de cogumelos comestíveis, também existem espécies pouco conhecidas que não inspiram confiança, mesmo para os apanhadores de cogumelos experientes, uma vez que possuem uma cor fora do padrão. Um dos representantes deste grupo é um funil preto-cinza ou raposa negra. Uma descrição detalhada e as qualidades nutricionais desse fungo, bem como informações sobre a área de seu crescimento e a época da colheita, são descritas mais detalhadamente no artigo.
Descrição do produto
O nome científico de raposa negra é Craterellus cornucopioides. Este cogumelo pertence à família Chanterelle e difere de seus outros representantes na cor escura do corpo de frutificação.
A carne do funil contém uma substância venenosa especial para insetos e parasitas - chitinmannozu. É por isso que essa espécie quase nunca é afetada por vermes.
A raposa negra tem características tão características:
- A altura do corpo de frutificação do fungo é de 10 a 12 cm.
- A aparência do chapéu lembra um funil com um diâmetro de 3-5 cm, cujas bordas são viradas para fora.
- A superfície do fungo é coberta com pequenos tubérculos e rugas. Ele é pintado em uma cor cinza claro e, à medida que amadurece, torna-se cinza.
- O interior do chapéu é cinza (às vezes com uma tonalidade marrom).
- O chanterelle preto não possui pseudo-placas e outras formações dobradas, características de outras espécies de fungos. As disputas são brancas ou amarelas.
- O caule do cogumelo é curto e oco por dentro, afilando-se em direção ao topo, atingindo um diâmetro de 0,8 cm.A cor do caule é na maior parte cinza escuro, menos marrom.
- A polpa fina do cogumelo tem uma estrutura delicada. É pintado em uma cor acinzentada, tem um sabor agradável de cogumelo e exala um aroma leve.
Outros nomes
Raposa negra tem muitos nomes.
Na Rússia e em outros países, esse cogumelo é chamado assim:
- cratera em forma de chifre;
- buzina preta (na Finlândia);
- fungo tubular em forma de chifre;
- funil funil;
- cornucópia (no Reino Unido);
- tubo de morte (na França);
- cone de funil;
- trombeta dos mortos (na Alemanha).
Importante! Os chanterelles pretos não podem ser congelados crus ou cozidos, porque depois se tornam amargos e sem sabor.
Onde crescem as primas pretas
No ambiente natural, um funil de cenoura pode ser encontrado na Europa, Ásia, Japão, Rússia ou América do Norte. Geralmente cresce em grupos de 4 ou mais cogumelos. A cor do chapéu geralmente se funde com a grama e as folhas, por isso é difícil perceber as cantarelas.
Na maioria das vezes, o funil do funil pode crescer nesses locais:
- floresta decídua e mista com solo úmido;
- em clareiras e bordas abertas e ensolaradas;
- ao lado de estradas e caminhos;
- nas planícies das montanhas;
- à beira de fossos;
- ao pé de carvalhos e faias.
Estação de coleta
O início da estação de frutificação dos cantarelos pretos depende das condições climáticas de uma área específica. Os primeiros cogumelos aparecem em junho, mas o pico de produtividade geralmente cai no final de agosto e setembro. Em áreas com outono quente e úmido, um funil em forma de alfarroba pode ser coletado até novembro.
Você sabe Em 1985, um fungo gigante pesando 140 kg foi descoberto em Wisconsin (EUA). Sua cobertura foi de cerca de 2 m.
Como distinguir de espécies semelhantes
Existem várias variedades de cogumelos que se parecem com uma raposa negra (a semelhança pode ser vista na foto).
Mas, ao mesmo tempo, eles têm vários sinais que permitem distingui-los do funil em forma de funil:
Propriedades úteis
Chanterelles pretos contêm vitaminas A, B, D e PP necessárias para o corpo humano, além de fósforo, potássio e cálcio.
- Devido a esta composição química, eles têm várias propriedades úteis:
- aliviar espasmos;
- melhorar a condição da pele e unhas;
- fortalecer ossos;
- estimular o metabolismo;
- normalizar o sono noturno;
- efeito benéfico no cérebro;
- normalizar a pressão sanguínea;
- limpar o corpo de toxinas e parasitas;
- reforçar a imunidade.
Contra-indicações e possíveis danos
Um funil de funil, como qualquer outro fungo, pode prejudicar o corpo. Para evitar consequências negativas, você precisa usar apenas jovens raposas negras como alimento, porque pode se envenenar seriamente com velhos corpos de frutificação.
- Em alguns casos, este cogumelo é contra-indicado para uso:
- com intolerância individual ao produto;
- em qualquer fase da gravidez;
- durante a lactação;
- crianças menores de 8 anos.
Importante! Recomenda-se coletar um funil apenas em uma área ecologicamente limpa, longe de fábricas e ruas movimentadas.
Uso em medicina
Devido às suas muitas propriedades benéficas, as cantarelas negras são frequentemente usadas na medicina popular.
Eles são recomendados para serem comidos com essas violações no corpo:
- cãibras musculares;
- fraturas ósseas frequentes;
- insônia;
- hipertensão
- osteoporose;
- processos inflamatórios de tecidos e articulações;
- helmintíase.
Você sabe Os cogumelos cresceram em nosso planeta mesmo antes do surgimento de dinossauros nele - mais de 400 milhões de anos atrás.
Qualidade dos alimentos
O chanterelle preto pertence aos cogumelos comestíveis da 4ª categoria e, nos países europeus, é considerado um produto delicioso. Nesse caso, apenas um chapéu é comido, porque a perna tem uma carne mais dura.
Um funil em forma de funil pode ser consumido sem pré-tratamento, bem como ferver, fritar ou secar. Neste último caso, o aroma do cogumelo é bastante aprimorado, o que possibilita o uso de chanterelles pretos como tempero durante a preparação de sopas, molhos e pratos principais.
Como cozinhar chanterelles pretos
Vários pratos podem ser preparados a partir do funil em forma de funil, por exemplo, a famosa mistura de Leninegrado. Antes disso, é necessário remover a perna do cogumelo e o chapéu é bem lavado e limpo de detritos aderentes (grama, galhos e folhas). Você pode embeber o produto em água por várias horas para lavar completamente toda a poeira.
Importante! Em geral, os cogumelos secos mantêm seu sabor por mais tempo, por isso é recomendável triturá-los em pó imediatamente antes de cozinhar.
Os principais métodos de cozinhar chanterelles pretos:
- para a preparação de tortas e saladas de cogumelos, o funil é derramado com água, fervido no fogão e depois cozido por 10 a 15 minutos em fogo médio;
- para que as chanterelles possam ser adicionadas a outros pratos ou congeladas no congelador durante o inverno, é necessário cortar o produto em pedaços pequenos e fritar em óleo com especiarias e temperos por 5 minutos;
- chanterelles pretos podem ser secos - para isso são dispostos em uma fina camada em uma assadeira e colocados em um forno pré-aquecido a 100 ° C por 3 horas;
- Para preparar um tempero aromatizante, os cogumelos secos são moídos em pó e adicionados aos molhos, sopas e pratos principais.
Risoto é um prato tradicional italiano. Mais frequentemente, é cozido com cogumelos porcini, mas você também pode cozinhar risoto com chanterelles. Muito saboroso, gratificante e aromático
Apesar da cor escura, não padronizada para cogumelos comestíveis, um funil em forma de alfarroba pode ser usado para cozinhar vários pratos, bem como para a prevenção de muitas doenças. Depois de estudar as informações apresentadas acima, você pode facilmente distinguir este cogumelo de outras variedades da família Chanterelle e aprender a usá-lo corretamente na culinária.