O zimbro é uma pequena planta perene de coníferas, o que a torna conveniente para jardinagem ornamental. Hoje, há um grande número de variedades deste arbusto. Para entender como cuidar adequadamente desse representante da família Cypress, é necessário estudar bem a estrutura de sua raiz.
A estrutura do sistema raiz
O zimbro comum possui um sistema radicular fibroso com um tipo de superfície de desenvolvimento. A principal característica é que ela cresce e se desenvolve facilmente, mesmo em solos rochosos e pobres, uma vez que a raiz penetra apenas nas camadas superiores do solo.
Juniper comum (Juniperuscommunis): A - broto de esporófitos com cones masculinos; B - cone masculino; B - microsporophyllum com microsporangia; G - brotação de esporófitos com cones femininos; D é uma vista geral e uma seção longitudinal de um cone fêmea jovem; E - o topo de um cone fêmea jovem; G - visão geral, seções longitudinais e transversais de um cone fêmea maduro: 1 - megasporofila, 2 - óvulo, 3 - semente
A parte subterrânea desta planta possui um grande número de brotações laterais que se estendem em diferentes direções das principais. Este último, ao mesmo tempo, retarda seu desenvolvimento e deixa de se destacar na forma geral do sistema fibroso, em contraste com a raiz do núcleo.
Você sabe As agulhas de zimbro contêm uma porcentagem tão alta de fitonídeos que tornam o ar num raio de vários metros ao redor do arbusto quase estéril. Assim, em um hectare de plantio em 12 horas, até 15 kg desses nutrientes são evaporados.
Como as raízes crescem e se desenvolvem
O crescimento ativo da parte subterrânea do zimbro ocorre duas vezes durante a estação quente: a primeira vez - no início da primavera (início de abril) e a segunda - no verão (final de junho - primeira quinzena de julho). É por isso que é irracional realizar um transplante de árvore no intervalo de tempo entre as estações indicadas, porque a planta simplesmente não tem tempo para se enraizar.
A parte subterrânea do zimbro está se desenvolvendo bem, mesmo em solo ruim, quando o mato não recebe todos os minerais necessários.. Seu crescimento ativo pode ser rastreado mesmo em solos argilosos e argilosos. O único método usado neste caso para facilitar o crescimento da parte subterrânea é o afrouxamento ativo do solo dentro do poço de plantio. Você não pode ficar sem uma camada de drenagem de até 20 cm de espessura.
Importante! Você precisa preparar um zimbro grande para um transplante de primavera desde o outono, cortando cuidadosamente uma camada de solo junto com o sistema radicular. Isso permitirá seis meses para formar novos processos já na área do coma de terra alocado.
Dimensões do sistema raiz
A parte subterrânea do zimbro comum deixa apenas 60–100 cm no solo. Por causa disso, a variedade não pode ser chamada de resistente a fortes rajadas de vento e outros eventos climáticos. Essa disposição superficial dos processos também é explicada pelo fato de que mais de 90% deles crescem horizontalmente, nem atingindo uma profundidade de 30 cm, e seu aprofundamento gradual até um nível de 45 a 65 cm já ocorre aos 18 anos.
A predominância no crescimento das raízes laterais sobre a raiz principal já se manifesta quando a planta atinge 4 anos. Nesse caso, a madeira dos processos horizontais afoga gradualmente o núcleo. A parte subterrânea do zimbro adulto raramente cresce a 1,2 m de profundidade. Além disso, o crescimento médio das raízes é de 10 a 20 cm por ano (levando em consideração o desenvolvimento ativo de brotos jovens).
Importante! Para plantar arbustos com um sistema de raiz aberta, é melhor escolher um período de primavera, para que eles tenham tempo de se adaptar em um novo local por seis meses de clima quente e confortável.
O tamanho e a taxa de crescimento das raízes dependem da espécie ou variedade
Vale ressaltar que tipos individuais de zimbro, por exemplo, altos (semelhantes a árvores), têm um tipo de sistema radicular completamente diferente, quando o caule principal pode ser distinguido. Uma raiz tão poderosa penetra muito mais fundo nas camadas do solo, tem um grande comprimento (até 1,5 m) e espessura.
Uma desvantagem significativa é o fato de que variedades com uma estrutura similar da parte subterrânea são bastante difíceis de transplantar, pois é quase impossível manter o mesmo tamanho de raiz sem danos. Na maioria dos casos, quebra, corta, o que, em alguns casos, leva à secagem completa da planta. Os processos cortados (novos e adultos) se regeneram muito lentamente, impedindo a retomada da árvore.
Se compararmos a taxa de crescimento e o valor máximo da parte subterrânea, dependendo do tipo de zimbro, podemos notar apenas o fato de que arbusto com um sistema de haste crescerá mais ativamente. Os processos fibrosos não crescem muito e depois desaceleram seu desenvolvimento, atingindo quase o mesmo comprimento.
Você sabe Nos pratos de zimbro nos dias da Rússia antiga, o leite era armazenado. Devido ao conteúdo de substâncias antibacterianas na madeira desta planta, o líquido não azedou por muito tempo.
O zimbro de tamanho pequeno rastejante pode decorar facilmente qualquer jardim, jardim ornamental ou casa de veraneio, você deve seguir apenas as regras básicas para cuidar dessa planta conífera. Isso é muito mais fácil com o conhecimento das nuances básicas da estrutura de seu sistema radicular, bem como de sua taxa de crescimento.