Thuja é uma árvore sempre verde que se parece com cipreste. Uma planta exuberante é usada para paisagismo e purificação do ar. A beleza das coníferas apareceu no território da Rússia relativamente recentemente. A América do Norte é considerada sua terra natal. A árvore é despretensiosa para cuidar, pode ser cultivada de forma independente no país, mas existem várias nuances que ajudarão a preparar adequadamente a planta para o inverno.
Recursos para cuidados com quedas
Supõe-se cuidar do thuja conduzindo os seguintes eventos:
- rega;
- cobertura superior;
- mulching;
- poda
- tratamento de doenças e pragas.
Para cuidar da planta antes da geada, você pode usar vários métodos populares. A principal é a poda: ajuda a proteger a árvore de pragas e doenças, dando-lhe uma aparência elegante. Como o líquido na planta circula o ano todo (durante o inverno, os processos metabólicos diminuem apenas), ele deve ser regado abundantemente antes do início do inverno.
Você sabe Thuja tem um aroma rico e duradouro. É usado para fazer perfumes.
O molho de Thuja é extremamente raro. Somente árvores jovens precisam disso. Para não causar crescimento ativo de novos rebentos, é necessário alimentar uma planta de coníferas em setembro.
Poda sanitária
Se uma árvore parece saudável e bonita, seus galhos permanecem verdes e exuberantes, então, como regra geral, ela não precisa de poda. A poda preventiva envolve a limpeza da planta de agulhas velhas amareladas. No processo de circuncisão com a ajuda de uma podadora de jardim, galhos secos e doentes são descartados - eles devem ser cortados perto do tronco.
O horário ideal para o procedimento é maio - junho ou final do verão. Essa preparação é realizada exclusivamente em clima chuvoso favorável, para que a planta tenha a oportunidade de curar as feridas com maior probabilidade antes do inverno e impedir a entrada de patógenos.
Importante! Thuja é aparado regularmente, mas em pequenas partes. Não é recomendável aparar mais de 1/3 da ramificação por vez.
Se o thuja sofre formação, durante o corte ainda é necessário controlar sua forma. Para isso, vale a pena aparar galhos que se desenvolvem incorretamente e na direção errada, a fim de manter a aparência desejada da árvore. Nos primeiros anos após o plantio, é melhor evitar a poda, porque a planta precisa de tempo para se sentir confortável em um novo local e se enraizar bem.
Rega e alimentação
A rega abundante é requerida pelas plantas localizadas em regiões com secas características do outono. A rega antes do inverno também é chamada de cobrança de água. Seu efeito é expresso no fato de que a árvore ficará saturada de umidade e a terra na raiz ficará saturada de água. Isso permitirá que o solo congele mais devagar e a árvore permaneça resistente a qualquer mudança climática.
A alimentação é realizada com fertilizantes de potássio e fósforo. Eles podem ser encontrados em creches e lojas especializadas. Se a árvore já foi fertilizada na primavera, no outono ela não precisa de fertilização adicional.
Tratamento de Pragas e Doenças
O melhor momento para processar uma árvore contra doenças e pragas é o outono. Tais procedimentos são realizados gradualmente.
A dor mais comum para thuja é ferrugem. Você pode proteger a planta, bem como de fungos, usando sulfato de cobre e fluido de Bordeaux. Para o tratamento, é necessário aderir às proporções de 30 gramas do medicamento por 10 litros de água; para prevenção, a dose do medicamento é reduzida para 10 gramas.
Muitas vezes, uma planta afeta pulgões. "Fufanon", "Decis", "Actellik" ajudarão a se livrar dele e de outros insetos: as árvores precisam ser pulverizadas. Todos os medicamentos são utilizados de acordo com as instruções que os acompanham.
Estimulação do sistema radicular
Este procedimento é realizado com fertilizantes especiais. Thuja geralmente não requer estímulo adicional de crescimento: os jardineiros usam essas preparações quando a raiz da planta se recusa a se adaptar a um novo local.
Você sabe Em 2002, pesquisadores alemães descobriram que o extrato de thuja pode retardar o crescimento da hepatite A.
A estimulação é melhor realizada na primavera, quando o thuja sobrevive às geadas e ainda não está pronto para se acostumar com o sol quente. Meios para isso podem ser adquiridos em qualquer loja especializada.
O que fazer se o thuja começar a ficar amarelo
Embora o thuja seja sempre-verde, isso não garante que suas agulhas não fiquem amarelas. A causa mais comum de amarelecimento nos galhos é a perda de clorofila. As agulhas morrem e em seu lugar uma nova aparece.
Mais perto do inverno, após a primeira geada, as agulhas podem ficar amarelas devido à proteção natural do frio. Não é necessário remover impiedosamente galhos com folhas amareladas - basta remover as agulhas amarelas. Em nenhum caso você deve deixar agulhas extintas: pode ser um ambiente ideal para a propagação de infecções fúngicas.
Importante! O processo de morrer agulhas verdes é a norma para thuja - isso acontece a cada 3-6 anos.
Thuja se preparando para o inverno
Quando se trata de preparar thuja para o inverno, a primeira coisa que vem à mente é embrulhar. É necessário embrulhar o thuja somente nos primeiros anos de sua vida. Isso ajudará não apenas a manter intacto o sistema radicular da superfície, mas também a proteger a árvore jovem da aderência da neve fria e da deformação dos galhos.
Para proteger contra o frio da rua, também é costume usar cobertura morta. Ajudará a proteger a umidade, proteger a raiz de geadas e danos.
Mulching
O procedimento é realizado no outono, após rega pesada. O material para a cobertura será diferente, o principal é que ela permaneça solta. Principalmente para esse fim, os jardineiros usam composto, folhas secas e serragem, às vezes turfa. O método de preparação para o inverno é especialmente relevante para plantas com menos de 4 anos.
Uma camada de cobertura morta deve ser colocada no topo da base da árvore e ao longo do diâmetro do sistema radicular. Sua espessura é de até 10 cm.
Isolamento e abrigo de Thuja
Após a cobertura, você pode prosseguir diretamente para o abrigo e o aquecimento da planta. A árvore de abrigo não é realizada em todos os casos: se o inverno estiver quente o suficiente, não será necessário.
Uma árvore requer abrigo se:
- os invernos são frios na região, a temperatura do ar atinge níveis críticos: –27 ° C e mais;
- o desembarque foi realizado este ano;
- thuja está localizado em uma área aberta, bem soprada pelo vento.
Como manter o degelo em uma panela no inverno
Muitas vezes, os thuja jovens são cultivados em vasos e banheiras. A temperatura de armazenamento dessa árvore não deve cair abaixo de 0 ° C. É melhor se o inverno for em uma sala onde a temperatura não desça abaixo de + 5 ° C. O vaso de flores deve ser embrulhado com um pano. Para fazer isso, você pode usar lã mineral. A árvore em si não é coberta, mas em um frio especialmente intenso, recomenda-se envolvê-la em estopa.
Se não houver um local leve e quente o suficiente para armazenar a árvore, no outono, ela poderá ser imersa diretamente na rua com uma panela na primavera, para ser desenterrada, removida e plantada para residência permanente.
Thuja não requer cuidados especiais: todos os métodos acima são simples, mesmo um novato irá lidar com eles. Se todas as regras para preparar a árvore para o inverno forem cumpridas, ela crescerá exuberante e saudável e encantará outras pessoas por muitos anos.