O abeto é uma árvore sempre-verde com uma aparência bonita, devido à qual é frequentemente usada no projeto paisagístico. A falta de secagem ao longo dos anos dos galhos mais baixos e as agulhas multicoloridas que caracterizam muitas variedades dão à planta um apelo especial. No entanto, como todos os representantes da flora, o abeto pode estar sujeito a várias doenças e ataques de insetos irritantes, de modo que cada proprietário dessas árvores luxuosas deve saber reconhecer a doença e realizar o tratamento.
Por que as doenças aparecem e podem ser curadas
A maioria das doenças do abeto está diretamente relacionada ao não cumprimento das regras de plantio e manutenção das plantas. Fir precisa de áreas espaçosas iluminadas. Se você plantar uma pequena árvore cercada por planta decídua de rápido crescimento, ela certamente começará a doer. O mesmo se aplica à permanência da planta em solo alagado, como resultado do qual o sistema radicular frequentemente sofre, processos de podridão são iniciados, o que pode levar à morte.
Importante! Não é recomendável plantar abetos em áreas urbanas, perto de estradas, pois a árvore é muito sensível à poluição atmosférica.
Uma das violações das regras da tecnologia agrícola é a falta de cobertura, razão pela qual o sistema imunológico do abeto está enfraquecido e não pode resistir a infecções e ataques de pragas. O cuidado inadequado da cultura provoca a ocorrência de infecções por fungos. As doenças também podem ser transmitidas pelo vento, águas subterrâneas ou pragas.Freqüentemente, a má qualidade do material de plantio, que já contém sinais de doenças, afeta fragmentos podres, rachaduras etc. O desenvolvimento de uma cultura pode ser afetado pela destruição de um coma de terra durante o plantio ou por sua secagem excessiva. Na maioria das vezes, as doenças do abeto respondem ao tratamento, que às vezes é muito tardio. Mas também existem doenças contra as quais, infelizmente, ainda não foram desenvolvidas medidas de controle eficazes.
Doenças e seu tratamento
O abeto é mais freqüentemente afetado por infecções fúngicas e câncer. Além disso, se é possível combater e vencer infecções fúngicas, no caso de lesões cancerígenas, qualquer tratamento é eficaz apenas nos estágios iniciais de desenvolvimento. Os cânceres negligenciados não são tratados e as árvores afetadas são arrancadas e queimadas.
Importante! O tratamento químico deve ser realizado em clima seco e calmo. A pulverização na hora quente do dia pode provocar queimaduras de agulhas e nas chuvas — ser inconclusivo.
Ferrugem
A ferrugem é uma doença fúngica que pode ser determinada pelo aparecimento de bolhas laranja nas agulhas. Todos estes são sinais de esporulação do fungo. Com o tempo, os verdes começam a secar e morrer. Em árvores adultas com certa imunidade, o curso da doença é mais lento; em abetos jovens, plantados recentemente, passa rapidamente - se as medidas não forem tomadas a tempo, as árvores morrerão em breve.Para curar a doença, você deve procurar a ajuda de preparações fungicidas, como, por exemplo, "Skor" ou "Rayek". Eles são criados em água de acordo com as instruções e madeira e coroa pulverizadas.
Vídeo: ferrugem nas plantas
Schütte
Shute marrom é uma doença causada pelo fungo Herpotrichia guniperi. Ela progride nas plantas no inverno sob uma densa camada de neve. Quanto mais tempo a cobertura de neve permanecer na coroa, maior a probabilidade de uma infecção por fungo. Durante um degelo em um shute doente, as agulhas de abeto podem ser encontradas em uma espessa camada marrom-preta.
As agulhas começam a secar rapidamente, adquirindo um tom vermelho escuro, mas não caem, mas permanecem nos brotos, sendo coladas com micélio. Os produtos químicos eficazes Acrobat, Profit e Ordan ajudarão a salvar as árvores. Para alcançar um resultado mais efetivo, recomenda-se processar as plantações várias vezes.
Desbotamento dos rebentos como resultado de infecção por fungos
A doença é característica do abeto siberiano, mas a possibilidade de danos ao fungo e outras espécies não está excluída. Quando os brotos morrem, as pontas das agulhas podem ficar vermelhas e depois enferrujam e secam completamente. As partes mais baixas das árvores morrem - elas perdem seus galhos e agulhas, e a copa permanece apenas no topo, como resultado da qual a decoratividade da cultura sofre.
O abeto precisa ser resgatado imediatamente, na primeira aparição dos sintomas, uma vez que uma intervenção posterior na fase de morte dos brotos pode ser inconclusiva. Antes de tudo, todas as áreas afetadas devem ser cortadas. Em seguida, as árvores são tratadas com fungicida Vitavax ou líquido de Bordeaux, de acordo com as instruções.
Câncer de ferrugem
A astúcia desta doença está em seu longo curso, durante o qual a árvore não apenas sofre de uma infecção por fungos, mas também se torna uma "presa" fácil de insetos nocivos. Nos estágios iniciais do câncer de ferrugem, são observados espessamentos de brotos, formação de crescimentos no tronco e ferrugem nas agulhas. A fase inicial, por via de regra, ocorre na primavera, quando brotos jovens são afetados e se formam espessamentos. Um ano depois, “vassouras-de-bruxa” brotam desses selos - fortes galhos ramificados que indicam infecção.
No verão, esporos de fungos se desenvolvem na parte de trás das vassouras, que podem ser determinados por pastilhas amarelo-laranja com cerca de 1 mm de comprimento. Os esporos maduros são facilmente dispersos pelo vento, e este é um grande perigo para os vizinhos, não apenas para as coníferas, mas também para as culturas decíduas. A doença pode durar muito tempo - gradualmente o fungo penetra no núcleo do tronco e destrói o abeto. Para impedir que isso aconteça, você deve começar a tratar a planta a tempo, porque, neste caso, qualquer tratamento pode suspender a doença apenas nos primeiros estágios.A droga "Racurs" pode ajudar. Contém duas substâncias ativas eficazes - ciproconazol e epoxiconazol, que têm um efeito erradicante, impedem o surgimento e o desenvolvimento de esporos de patógenos. Para o processamento, faça uma solução de acordo com as instruções e pulverize-as com fir. Nos estágios posteriores, quando os tumores cancerígenos cobrem mais da metade da circunferência do tronco, a árvore terá que ser arrancada e queimada. Nesse caso, é necessário tratar os plantios vizinhos com fungicida.
Hidropisia bacteriana
O agente causador desta doença é uma bactéria do gênero Erwinia. O abeto afetado é caracterizado por uma mudança na cor das agulhas - primeiro fica amarelo, depois adquire uma cor marrom e, no estágio avançado, fica cinza sujo. Além disso, uma mudança de cor pode ocorrer em qualquer parte da planta - na parte superior, inferior, lateral ou em galhos separados.
Excesso de líquido e gás se acumulam no tronco do abeto, resultando em uma ruptura de madeira e casca sob pressão, e são formadas fraturas. Com hidropisia bacteriana, pode-se notar como um líquido com um cheiro azedo desagradável sai de pequenas rachaduras no tronco (lesões cancerígenas). A madeira seca gradualmente, apodrece e os insetos avançam sobre ela.Como resultado, o abeto morre. Esta doença foi estabelecida recentemente, em conexão com isso, praticamente não há experiência em lidar com ela. Se forem detectados sintomas da doença, recomenda-se cortar a árvore e sua subsequente destruição.
Podridão
Rot é o nome comum para uma série de doenças causadas pela progressão de vários tipos de fungos.
Este grupo inclui doenças como:
- Podridão malhada - a infecção infecta a árvore da raiz e sobe no tronco, atingindo seu núcleo a uma altura de 4 m. No primeiro estágio da podridão variada, a madeira pode ficar vermelha, começa a exalar um cheiro desagradável de aguarrás, ficando macia. No processo de desenvolvimento da doença, os corpos frutíferos do fungo crescem perto das raízes e a madeira é completamente destruída.
- Fibra branca - apodrecer, capaz de escalar o tronco a uma altura de 10 me atingir todos os fragmentos de madeira, destruindo-o. A doença é determinada por traços fibrosos brancos com as melhores linhas negras sinuosas.
- Alburno branco - Afeta as camadas externas de madeira (alburno), onde ocorrem os principais processos fisiológicos. O agente causador desta doença é o mel de outono agaric, que durante o curso da doença cresce nas áreas afetadas, atingindo uma altura de 3 m. É caracterizado pelo aparecimento de filmes brancos em forma de leque (micélio) sob a casca da planta com finas manchas marrons escuras.
Todos os tipos de podridão trazem um enorme perigo para o abeto. Eles levam a um enfraquecimento gradual das árvores, secando. Além disso, as infecções podem provocar a formação de grandes áreas de distribuição de pragas de insetos, por isso é muito importante tomar medidas oportunas.Nos estágios iniciais, pulverizar a coroa com um fungicida ajudará, por exemplo, o remédio Champion funcionar bem, além disso, recomenda-se derramar o solo do círculo do caule com a solução de Fundazol (40 g por 20 l de água). Nas versões em execução, as árvores estão sujeitas a remoção e destruição.
Pragas e a luta contra eles
Além de doenças, os insetos podem representar uma ameaça ao abeto. A lista deles é bastante impressionante, mas os jardineiros não devem se desesperar: se você descobrir populações de pragas a tempo, não será difícil salvar a árvore com a ajuda de tratamentos químicos.
Você sabe Os insetos apareceram no planeta Terra há mais de 400 milhões de anos e são reconhecidos como seus primeiros habitantes.
Hermes
Hermes está sugando pragas que causam grandes danos ao abeto e outras coníferas. Aumenta particularmente a nocividade da reprodução rápida de uma praga que se alimenta da seiva das plantas. Você pode determinar sua presença aparecendo uma arma branca ou acinzentada nos rins ou em sua base.
Há também uma curvatura e queda de agulhas, o aparecimento de galhas feias em brotos jovens. Durante a estação de crescimento, a Hermes pode desistir de 5 gerações, então você precisa lidar com elas constantemente. A pulverização deve ser realizada na primavera e no verão com inseticidas.É melhor mudar os fundos periodicamente para não causar dependência em insetos. O primeiro tratamento é realizado no final de abril com os preparados Actellik ou Decis Pro, o segundo em Aktara, em meados de maio, e o Confidor Maxi, no início de junho. O quarto e o quinto tratamentos são realizados em julho e agosto, com inseticidas sistêmicos Engio e Aktara.
Andaimes e escudos falsos
Ambos os insetos são igualmente prejudiciais ao abeto. Sua diferença está nas características estruturais. Em insetos escamados, a carapaça tem uma forma plana e não é emendada com o corpo. A praga tem um escudo em forma de ervilha e está firmemente presa ao corpo com tecidos. Os insetos aderem às agulhas com uma tromba e bebem o suco sob pressão.
Você pode determinar sua aparência no abeto por agulhas, que começam a desbotar e desmoronar, como resultado da qual a planta perde rapidamente sua decoratividade. Você pode se livrar de insetos e escudos falsos usando a droga "Aktara". Uma solução altamente concentrada deve ser preparada: 4 g do produto em um balde de água. Considere que será necessário muito, tanto quanto cultivar o solo em torno de todo o perímetro da copa e cerca de 1 m a mais dela.A essência do tratamento é que, depois de nutrir o solo ao redor do abeto com um inseticida, o veneno entra no sistema radicular e a partir daí - além dos brotos e cones. Os insetos que se alimentam da seiva da planta absorvem o veneno e morrem. Primeiro você deve regar bem o solo, depois tratá-lo com a solução Aktara e regá-lo novamente para eliminar o veneno da superfície do solo. Além disso, vale a pena realizar várias pulverizações da coroa com um intervalo de 2 semanas com os preparativos de "Enzhio" ou "Calypso".
Ácaro aranha
Esta é uma das pragas mais comuns, um sinal característico da presença da qual é um revestimento de uma fina teia branca. Quando um carrapato aparece nas agulhas, podem ser encontradas manchas amareladas, que adquirem uma tonalidade marrom mais escura, como resultado da desintegração da vegetação.
O inseto causa os maiores danos em clima seco e quente, quando o abeto não é umidade suficiente. Você pode se livrar desse hóspede irritante, que, aliás, se reproduz rapidamente (durante o verão a fêmea dá cerca de 5 gerações), você pode usar o tratamento por três vezes com uma das preparações acaricidas, como Nurel-D ou César.
Vídeo: ácaro da aranha
Traça
A mariposa é uma pequena borboleta cinza-amarelada, cuja envergadura não excede 3 cm. O abeto é a principal fonte de alimento. No início do século 20, a invasão de mariposas danificou cerca de 1 milhão de hectares de plantações de abetos nas florestas do leste de Sayan.O inseto é ativado em maio, coloca larvas sob as escamas da casca e nas fendas da madeira, das quais as lagartas aparecem em julho. Os insetos comem em torno das agulhas, que depois secam, torcem e caem. A árvore pode ser curada por pulverização com o produto biológico Lepidocide, que é diluído com água a uma taxa de 30 g por 10 litros.
Folheto
Sintomas como pontos de crescimento unidos e brotos jovens, nos quais os ninhos de aranha também são perceptíveis, indicam a presença de uma mariposa no abeto. As lagartas adultas dessas borboletas atingem 20 mm de comprimento, têm uma cor verde acinzentada e seu corpo é coberto por pequenas verrugas com vilosidades. As áreas danificadas da árvore devem ser cortadas e queimadas.O processamento deve ser realizado em várias etapas com um intervalo de 10 a 14 dias e, em seguida, a planta deve ser tratada com preparações químicas, a melhor das quais, neste caso, será Fufanon, Karbofos. Destes, você precisa fazer uma solução, diluindo em água à taxa de 10 ml da droga por 10 litros. Em casos graves, você pode dobrar a dose. Lembre-se de que as larvas de vermes se movem rapidamente de uma cultura para outra no jardim; portanto, além do abeto afetado, as plantas vizinhas também devem ser tratadas.
Fogo de cone
Não foi por acaso que o inseto recebeu esse nome - o principal dano que ele provoca é o fato de um moinho de fogo roer cones e comer sementes deles. Os insetos também atingem o topo dos brotos, podem se instalar nos tecidos existentes afetados pelo fungo, perfurar os movimentos no tronco e nos galhos. Para identificar a praga, considere cuidadosamente os inchaços - você pode notar massas de excremento marrom-avermelhadas caídas sobre eles.
Ao mesmo tempo, é observado o amarelecimento das agulhas nos brotos danificados. Você pode se livrar do abeto ao instalar um firetool com a ajuda de inseticidas sistêmicos, uma vez que o inseto se esconde dentro dos cones. Nesse caso, as preparações “Fosbecid” ou “Fozalon” ajudarão, que têm um efeito intestinal de contato - penetram nos tecidos da planta e com eles nos alimentos pelos insetos, destruindo-os.
Vídeo: cone cone
Besouros do quebra-nozes
O nome do quebra-nozes não é dado por acaso: se você tocar no inseto, ele simula a morte, mas quando você o vira de costas, o besouro salta e emite cliques assustadores. Isto é devido a um mecanismo especial - o processo torácico, que, em caso de perigo, endireita bruscamente. No entanto, não são tanto os próprios besouros que são perigosos como suas larvas. Ficando no chão, eles roem as raízes do abeto - primeiro finas e depois mais grossas.
Tal dano provoca um enfraquecimento do sistema radicular, como resultado do qual podem ser observadas secagem e derramamento de agulhas e, às vezes, galhos inteiros. As condições mais favoráveis para a vida dos quebra-nozes são áreas úmidas com alta acidez. Para controlar a praga, o inseticida Bazudin é usado com mais frequência.No outono, é aconselhável molhar o solo com cloreto de potássio e cavá-lo completamente.
Prevenção de Doenças e Pragas
Para proteger a árvore de doenças e ataques de insetos parasitas, primeiro você precisa seguir as regras básicas da tecnologia agrícola em relação ao plantio e cuidados. Se você notar os menores danos nas mudas, é melhor repará-las ou recusar-se completamente a plantar esse material. Coloque corretamente as mudas no poço - o colo da raiz não deve ser aprofundado, caso contrário, levará à sua deterioração.
Você sabe Abeto — árvore de vida longa. Sob condições favoráveis, ela pode viver 300–500 anos e algumas espécies — até 700 anos.
O abeto adora solos úmidos, mas não pantanais, criando condições favoráveis ao desenvolvimento de fungos. Ao mesmo tempo, a seca excessiva também afetará negativamente o abeto; portanto, no verão quente, é necessário garantir que o solo esteja suficientemente úmido. Também é recomendável realizar 2-3 vezes por semana pulverizando agulhas com água fria - esta medida ajudará a evitar o aparecimento de ácaros.
Não se esqueça de alimentar oportunamente o solo na área com coníferasporque os fertilizantes tornam as plantas mais fortes e resistentes a várias infecções e ataques de pragas. Fertilizantes minerais complexos são aplicados na primavera e no verão. Para a pulverização, você pode usar o curativo foliar "Brexil Combi" e fertilizar o solo diretamente - "Agrecol" ou "Florovit".Uma boa medida preventiva é o tratamento do abeto com agentes de proteção química - pesticidas que podem matar ou interromper a atividade de insetos e fungos nocivos. Você precisa fazê-lo regularmente durante a primavera e o verão, bem como no outono, durante a preparação para o inverno. As drogas pulverizam a copa das árvores e regam o solo.
Você também pode usar agentes biológicos, como o bioinseticida "Fitoverm" e o biofungicida "Planriz". Paralelamente aos agentes de proteção, é desejável realizar tratamento com bioestimulantes e fertilizantes com micronutrientes, como Zircon, Epin, Biohelat. Especialistas em tecnologia agrícola aconselham trocar medicamentos periodicamente para não acostumar os organismos parasitas a eles.
Em geral, você pode aderir à seguinte programação:
- abril - pulverização "Plantafol 30/10/10" + "Brexil Mix", tratamento de raízes "Fundazol";
- pode - repita a pulverização com as mesmas preparações de março, adicione "Concentrado de crescimento" a elas, tratamento radicular de "Aktara" + sulfato de potássio;
- junho - pulverizar “Aktofit” + “Aktellik”, regando o solo com “Activin” ou “Compo Blaukorn”;
- julho - pulverização "Confidor maxi" + "Mediana extra" + "Adesivo", tratamento de raízes "Complexo 10.5.9";
- agosto - tratamento da coroa "Brexil Maxi", solo - "Antichrush" + sulfato de potássio;
- outubro - erradicação da pulverização “Preparação 30-B” + “Medyan Extra”, cultivo do solo ao mesmo tempo que irrigação com carregamento de água com preparações “Planriz” ou “Baikal”.
Esbelto, vestido com uma pelagem verde macia de agulhas macias, com pirâmides de cones na vertical - é isso que todo proprietário quer ver abeto, plantando-o em seu local.De fato, essa planta perene pode reivindicar, com razão, o primeiro lugar na lista das mais belas coníferas, mas apenas se receber os cuidados adequados. Lembre-se de que o não cumprimento das regras simples da tecnologia agrícola pode levar a consequências muito graves e, às vezes, irreparáveis.