A araruta de três cores se distingue por sua aparência espetacular e coloração interessante das folhas. É por causa da folhagem que os cultivadores e criadores de flores a amam. Os meandros do cultivo dessa variedade de araruta em casa são o foco de nosso artigo.
Descrição botânica da planta
Araruta de três cores ou caule vermelho (lat. Maranta tricolor) faz parte da família de mesmo nome. Sua terra natal é o Brasil.
Por causa do comportamento interessante da araruta tricolor quando a luz muda nas pessoas, é chamada de planta de oração ou "10 mandamentos". À luz do dia, suas folhas estão dispostas horizontalmente, no escuro - erguem-se. Essa capacidade é necessária para a flor reter a umidade, reduzindo a evaporação e, assim, evitar queimaduras solares.
As principais características da flor são coletadas na tabela:
Sistema raiz | tuberosa, superficial |
Caule | altura até 20-25 cm |
Forma de folha | oval |
Cor da folha | verde escuro com bordas pálidas, veias vermelhas e um padrão de penas amarelado |
Forma de inflorescência | espigão |
Cor da flor | lilás |
Condições de cultivo da casa
O Maranta requer uma atenção maior do proprietário e uma abordagem especial; portanto, antes de plantá-lo em sua casa, você precisa estudar todas as informações disponíveis sobre suas condições e medidas de cuidado preferidas. Deve-se lembrar que a araruta é nativa dos trópicos úmidos; portanto, é importante criar condições próximas às naturais: calor, alta umidade e boa iluminação.
Você sabe Tarântulas e outros órgãos da araruta são usados para produzir amido e na medicina popular — no tratamento da insônia, problemas com os intestinos e aumentar a resistência do corpo a doenças.
Localização
Esta flor não é adepta da luz solar intensa. Ele precisa de uma sombra clara, de modo que a panela precisa ser colocada em um peitoril da janela, mas com sombra da luz solar direta.
A melhor localização é leste e oeste. Ao crescer do lado sul, é melhor colocar a panela não no parapeito da janela, mas a uma certa distância da janela. No lado norte, a flor estará escura.
No inverno, a araruta terá pouca iluminação; portanto, você precisará instalar mais - usando uma lâmpada fluorescente. Horário de verão recomendado - 16 horas.
No verão, a panela pode ser levada ao ar fresco e cultivada em uma varanda, varanda e terraço.
Temperatura
A temperatura ideal para o teor de araruta é de +20 a 25 ° C. Uma flor sem uma diminuição da decoratividade pode tolerar um aumento da temperatura para + 28 ° C e uma diminuição para + 16 ° C. No verão, a araruta gosta de viver ao ar livre: pode ser levada para a varanda, varanda e terraço. No entanto, é importante garantir que não esteja em um rascunho. Além disso, a flor não tolera temperaturas extremas.
Humidade do ar
Maranta precisa ser umedecido bem. No verão, ela precisa de pulverização diária, banho regular. No inverno, o nível de umidade desejado deve ser mantido instalando a panela em um palete com argila expandida úmida, seixos e areia. Nesse caso, a panela não deve entrar em contato com a água.
Importante! É necessário garantir que as gotas de água durante a pulverização não caiam nas folhas, pois isso ameaça formar pontos brilhantes sobre elas.
Home Care
Marante precisa de cuidados regulares: ignorar o dono da rega sistemática, vestir-se e transplantar levará a uma diminuição da decoratividade da flor; além disso, ela começará a doer e murchar.
Rega
Regue a planta com freqüência e em abundância. O solo superficial não deve secar completamente. No verão, será necessário regar diariamente, mas sem estagnação de umidade na panela. No inverno, a frequência de hidratação deve ser reduzida para 1 vez em 5-7 dias.
Deve ser regada exclusivamente com água morna - alguns graus mais quente que a temperatura ambiente. A água deve permanecer em pé por 2 dias, filtrada ou chuvada.
Top vestir
Fertilizantes para araruta são necessários, mas não frequentes. Nos períodos de primavera e verão, serão necessários 2 curativos por mês. Produtos orgânicos adequados, fertilizantes minerais e fertilizantes universais para plantas decíduas e decorativas. A dosagem indicada pelo fabricante é reduzida pela metade. No inverno, a frequência da cobertura deve ser reduzida para uma por mês.
O uso de um grande número de iscas de nitrogênio deve ser evitado - eles mudam a cor da folhagem.
Você sabe Os índios fizeram um antídoto das raízes tuberosas da araruta, que curou os soldados feridos por flechas envenenadas.
Poda
A araruta não precisa ser aparada e modelada. Na primavera, é necessário remover brotos danificados, secos, velhos e alongados. Conforme necessário, arranque as folhas, brotos secos.
Plantas decorativas e caducifólias também incluem:
Transplante
Plantas com menos de três anos precisarão ser replantadas anualmente. Mais tarde, um transplante em 2 anos será suficiente.
Para transplantar uma planta, você precisa comprar uma panela e o solo. Nas lojas, é vendido um substrato para plantas folhosas decorativas, ideal para plantar araruta.
Além disso, a mistura pode ser preparada com suas próprias mãos, combinando esses componentes:
- terra de jardim (6 partes);
- turfa (3 partes);
- areia (2 partes).
Outra opção para preparar a mistura:
- terra de folha;
- turfa;
- húmus.
Vídeo: Como transplantar uma araruta tricolor
Os componentes são obtidos em partes iguais. Também é desejável misturar carvão, solo conífero. A capacidade da flor precisa de largura e profundidade. Melhor se for feito de plástico. O transplante é realizado pelo método de transbordo - em março.
Para sua implementação bem-sucedida, são executadas as seguintes etapas:
- No fundo da panela, havia uma camada de drenagem de argila expandida, seixos, tijolos quebrados e areia grossa.
- Polvilhe a drenagem com o solo.
- É bom regar uma flor.
- Inspecione a planta e remova as folhas amarelas secas.
- Extrair a flor da panela com caroço de barro.
- Mova o pedaço de terra para uma panela nova.
- Encher com terra.
- Hidratar liberalmente.
- Coloque em um local quente, bem iluminado, mas sombreado.
Reprodução
Na maioria das vezes, a araruta se propagou de duas maneiras - dividindo o arbusto e as estacas. Qualquer uma delas é fácil de executar: se houver uma instrução, um novato poderá implementá-la.
Divisão rizoma
A divisão está planejada para o primeiro mês da primavera.
Para sua implementação bem-sucedida, as seguintes manipulações são executadas:
- Retire a planta da panela.
- Limpe as raízes da terra.
- Divida o arbusto em partes para que cada um deles tenha 2-3 tubérculos e um par de folhas.
- Os locais de separação devem ser tratados com carvão vegetal ou carvão ativado.
- Coloque cada parte em uma panela rasa separada, cheia de solo leve e solto, com predominância de turfa.
- Hidratar.
- Cubra cada vaso com polietileno ou uma garrafa de plástico.
Cuidados adicionais consistirão em umedecimento e ventilação regulares. O abrigo precisará ser removido quando novos brotos e folhas se formarem.
Estacas
As estacas são produzidas da primavera ao outono.
A tecnologia das mudas de enraizamento é a seguinte:
- Corte estacas apicais afiadas com uma tesoura desinfetada afiada ou uma faca de 8 a 10 cm de comprimento com várias folhas e entrenós.
- Coloque as mudas na água.
- Coloque em um lugar quente.
- Após o aparecimento das raízes, plante em solo solto.
Dificuldades crescentes
Se uma planta estiver faltando alguma coisa, sua aparência mudará.
Pela natureza das alterações, o proprietário pode determinar exatamente o que está faltando na flor:
- As folhas são iluminadas e secas. A luz solar direta entra na planta. Você precisa movê-lo para outro local ou sombra, para que a luz se torne difusa.
- Secar, ficar amarelo, virar folhas marrons. Este é um sintoma que leva a vários fatores: falta de umidade, ar seco na sala, falta ou excesso de nutrientes. O motivo deve ser estabelecido e eliminado.
- As hastes murcham e apodrecem. Esse problema é observado se a araruta cresce a uma temperatura baixa e é excessivamente hidratada. É necessário reduzir a frequência e o volume da irrigação.
- As extremidades das folhas ficam amarelas. Fatores que podem provocar uma diminuição na decoratividade são aplicação excessiva ou insuficiente de fertilizante. A cobertura deve ser feita de acordo com a frequência e dosagem recomendadas.
- Manchas escuras aparecem na folhagem, as folhas enrolam. Esta situação é observada com falta de umidade. É necessário regar cada vez mais ativamente a araruta, e suas folhas voltarão à sua antiga beleza.
- Stunting. Quando a araruta pára de crescer, pode faltar nutrientes, o que significa que precisará ser alimentada. Além disso, ocorre retardo no crescimento se o transplante for realizado há muito tempo e com ar muito seco.
Importante! Os produtos químicos são usados apenas em casos avançados. Se vários tratamentos forem necessários, o intervalo entre eles deverá ser de 5–7 dias
Um cuidado incorreto ou insuficiente leva ao fato de a imunidade da flor ser reduzida e ele se tornar vítima de pragas de insetos.
O seguinte pode afetar a raiz de seta:
- Ácaro vermelho instala-se nessa planta que está contida em condições muito secas e quentes. Você pode eliminá-lo aumentando e monitorando constantemente o nível de umidade. Se você encontrar teias de aranha e pontos vermelhos nas folhas, precisará pulverizar bem a planta e colocar um saco plástico por vários dias. Toalhetes de sabão também são usados. Dos medicamentos são eficazes «Apollo ”,“ Bornéu ”,“ Flumayt ”,“ Akarin ”,“ Actellik ”,“ Fitoverm ”.
- Sinais de infecção por pulgões - folhas amareladas e onduladas, letargia, queda de folhas. Destrua-o com toalhetes de sabão e tratamentos com inseticidas.
- Escudo É um pequeno inseto sugador, coberto com uma casca dura. O primeiro sinal de sua aparência é um líquido pegajoso no tronco. A luta contra o parasita é realizada mecanicamente - raspada com uma escova. Toalhetes acéticos também são eficazes, esfregando com tintura de alho, pimenta vermelha. Em caso de infecção grave, eles recorrem ao tratamento químico usando Fitoverm, Actellik, Metafos.
- Quando um mealybug aparece Na planta, você pode notar uma descarga branca friável, semelhante ao algodão. Eles o destroem com a ajuda de toalhetes de sabão, borrifando uma solução de sabão verde, infusões de tabaco, alho, uma decocção de ciclâmen, tintura de calêndula, álcool, preparações "Aktara", "Biotlin", "Calypso", "Confidor", "Fitoverm".
Apresentamos a você uma das mais belas plantas de interior - araruta. O cultivo desta flor não é adequado para pessoas muito ocupadas: para agradar por muito tempo suas características decorativas, é necessário criar um microclima favorável e realizar cuidados diários de qualidade.