A ervilha-cipreste Philiifera Nana tem características externas atraentes e pequenas dimensões. Antes de começar a cultivar uma planta, é necessário analisar mais detalhadamente suas características botânicas, bem como o nível de cuidado exigente.
Descrição botânica da planta
Chamaecyparis pisifera Filifera Nana é um arbusto anão sempre-verde. Cresce muito lentamente. Aos 25 anos de idade, sua altura é de cerca de 0,5 M. O arbusto cresce predominantemente em largura. Em diâmetro, pode atingir 90 cm.
Você sabe Um parente antigo próximo do cipreste é o cipreste. A instância mais antiga de tal planta foi encontrada na localização do Esparta grego, e sua idade aproximada é estimada em 3000 anos.
A coroa da planta é exuberante, hemisférica. Os brotos inicialmente crescem retos e depois murcham nas extremidades, devido aos quais o arbusto se assemelha a uma fonte verde. A casca dos galhos antigos é marrom-avermelhada, jovem - um tom mais claro. Os brotos são densamente cobertos com agulhas macias, pintadas em uma cor verde saturada. A floração é quase imperceptível. Pequenas inflorescências em forma de espiga, de cor branca, aparecem nos galhos. Parece que os galhos estão cobertos de gelo.
O grupo Filifer também inclui algumas variedades:
- Gracilis - a sua altura pode atingir 3 m e as agulhas são pintadas de verde claro;
- Aurea - ao contrário da planta descrita, este arbusto tem agulhas douradas.
Aterragem
Para começar, vale a pena escolher um território para o cultivo da vegetação. Esta espécie não tolera sombreamento severo e luz solar abundante. A opção ideal é sombra parcial. Também vale a pena prestar atenção à localização das águas subterrâneas. Eles não devem estar a menos de 1,5 m do nível do solo.
Importante! Grau O manto Nana pode ser cultivado em casa em uma panela. Mas, para garantir o nível de iluminação necessário, será necessário equipar a sala com lâmpadas Bio.
A preparação do local é padrão, como para todas as plantas:
- cavando a uma profundidade de 30 cm;
- pulverização com uma solução de sulfato de cobre com concentração de 3%;
- uma semana depois, cavando até uma profundidade de 20 cm com uma aplicação preliminar de 10 kg de composto, húmus de madeira dura, turfa e areia (1: 1) para cada m².
Na primavera, uma semana antes do plantio, o solo no local precisará novamente ser afrouxado a uma profundidade de cerca de 10 cm. O desembarque deve ser realizado em abril, quando for estabelecida uma temperatura positiva estável.
Importante! Ao plantar uma variedade de ciprestes Fillifer Nahn, não sacuda as raízes do caroço de terra em que estão localizados. Caso contrário, será mais difícil para a planta criar raízes, além disso, há um risco de danos aos processos de raiz fina.
Descrição das etapas de pouso:
- Cavar um buraco com 90 cm de profundidade uma semana antes do plantio, a largura deve ser 2 vezes maior que o sistema radicular. Quando várias amostras são plantadas, uma distância de pelo menos 1 m é deixada entre os poços.
- Imediatamente antes de plantar no fundo do poço, coloque uma camada de drenagem de 15 cm e, em seguida, uma camada de solo do poço misturada com composto 1: 1. Despeje água quente (+ 50 ° C).
- Assim que o líquido for absorvido, forme uma colina no centro do buraco. Coloque uma planta nela.
- Alinhe com o pescoço da raiz - ele deve subir 5 cm acima do solo e preencher os vazios com o solo.
- Sele o círculo do tronco e despeje 10 litros de água em temperatura ambiente.
- Quando a umidade é absorvida, misture a turfa com serragem 1: 1 e coloque a mistura ao redor do tronco com uma camada de 5 cm.
Vídeo: desembarque cipreste
Cuidado
Uma das vantagens desta variedade de ciprestes é a sua simplicidade. A planta precisará de cuidados mínimos.
Consiste na implementação de medidas agrícolas padrão:
- Rega e fertilização.
- Cuidado do solo, consistindo em afrouxamento e cobertura morta.
- Poda.
- Preparando-se para o inverno.
- Prevenção e tratamento (se necessário) de doenças, eliminação de pragas.
Rega e alimentação
A planta precisa de rega moderada. Hidratar 2 vezes por semana. Realize manipulação à noite. Paralelamente à rega no verão (não é necessário na primavera e no outono), os galhos são irrigados com uma pistola finamente dispersa.
Para a alimentação, use fertilizantes especializados para coníferas. Alimentar Florizel - Coníferas é um bom ajuste. Use-o de acordo com as instruções.
Poda
Este tipo de acabamento requer apenas condições sanitárias. A manipulação envolve a remoção de secos, crescendo dentro da coroa, danificados mecanicamente ou doenças / pragas de galhos.
A poda deve ser realizada na primavera e / ou no outono (a guiar pela situação). Após o procedimento, as seções são necessariamente pulverizadas com cinza de madeira.Você sabe Das coníferas, o pinheiro Lambert tem os maiores frutos. Seus cones atingem 60 cm de comprimento.
Afrouxamento e cobertura do solo
O afrouxamento é realizado a cada 2 semanas. Mais de 5 cm não devem ser enterrados, para não danificar as raízes. Isso fornecerá acesso de oxigênio ao sistema radicular e também eliminará os riscos de vibração do solo.
A cobertura é realizada após o afrouxamento. A camada é sempre atualizada sempre, adicionando uma quantidade fixa de cobertura. Este procedimento é necessário para preservar a umidade do solo e também desempenha o papel de fertilização adicional. Como cobertura, você pode usar serragem, composto, turfa, areia.
Invernada
A variedade de cogumelos ciprestes de Philifer Nan é bastante resistente ao gelo, portanto, não precisa de abrigo de inverno. A única coisa que precisa ser prevista com antecedência é a proteção das raízes. Para fazer isso, após a última rega no outono (2 semanas antes do início do gelo), aumente a quantidade de cobertura morta. A altura da camada deve ser de cerca de 8 cm.
Possíveis doenças e pragas
Esta planta é bastante resistente a doenças e pragas. Mas, com cuidados inadequados, pode sofrer podridão radicular. Se a doença for diagnosticada em tempo hábil, o arbusto deve ser transplantado imediatamente para um novo local, removendo previamente todas as partes apodrecidas da raiz. Mas há muito pouca chance de recuperação, pois a variedade tem baixo poder de crescimento. Em casos avançados, a planta seca completamente.
Das pragas dessa vegetação, a sarna e o ácaro da aranha costumam se estabelecer. Para combater os primeiros, eles usam Nuprid, e os últimos usam Nissaron. Os medicamentos são diluídos de acordo com as instruções da embalagem.
Como profilaxia de doenças e pragas, no final da temporada, ramos e solo são pulverizados em torno de uma solução a 1% de sulfato de cobre. Um ano depois, sulfato de ferro na mesma concentração é usado. Também no outono, paralelamente à última rega, não será supérfluo realizar a pulverização com sulfato de magnésio na concentração de 1%. Isso tornará possível aumentar a imunidade da planta.
Você sabe As agulhas do cipreste exalam um aroma agradável e delicado que tem um efeito benéfico no sistema nervoso humano.
O uso da madeira no paisagismo
No projeto paisagístico, é praticada uma única aterrissagem. Além disso, os arbustos ficam ótimos em composições de grupo. Eles são frequentemente plantados ao criar jardins japoneses, jardins de pedras e jardins ornamentais. Os bons arbustos olham perto da casa, ao longo dos lancis.
O mato baixo da ervilha cipreste Nana se encaixa perfeitamente em qualquer composição da paisagem. Suas principais vantagens são a alta resistência ao gelo e a despretensão no atendimento.