Graças ao trabalho de seleção, as linhas de violetas internas são reabastecidas com amostras novas e incomuns. Uma dessas variedades é a bailarina violeta, descrita em detalhes neste artigo.
Descrição botânica da planta
A bailarina forma uma roseta basal densa de folhas elásticas de 20 a 40 cm de altura.A placa foliar é de cor verde escura, de forma oval, com uma borda ondulada. Uma planta jovem floresce cerca de um ano após o plantio. Na primavera, pedúnculos longos aparecem com numerosos botões.
Você sabe As violetas eram as flores favoritas de Josephine Beauharnais, a imperatriz francesa, ela prendeu um buquê de flores no vestido e decorou os quartos com elas.
Essa variedade praticamente não quebra na floração: assim que um pedúnculo desaparece, as próximas folhas aparecem em novas. Nesse caso, as flores duram cerca de 2 meses. A exceção é o inverno, um período relativo de descanso. Grandes cestos de felpo com até 7 cm de diâmetro são pintados de branco. As pétalas estão dispostas em várias fileiras, o meio da flor é amarelo.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
As violetas são, em princípio, plantas despretensiosas, não é difícil criar o regime de temperatura e umidade necessárias.
Colocação e iluminação
Saintpaulia (o segundo nome do quarto violeta) RS-Ballerina é a dona das folhas escuras. Tais variedades são colocadas em peitoris de janelas mais próximas ao vidro, nas prateleiras - na primeira linha da lâmpada. Se os peitoris das janelas estiverem ao sul, é aconselhável protegê-los dos raios diretos do sol, por exemplo, com papel branco grosso. No inverno, as flores precisarão prolongar o horário de luz do dia; a melhor opção para iluminação de fundo é uma lâmpada fluorescente. O horário de verão deve durar pelo menos 10 horas.
Você sabe Segundo os mitos cristãos, as violetas cresceram das lágrimas de Adão, a quem o arcanjo Gabriel trouxe a notícia do perdão dos pecados.
Temperatura e umidade
A temperatura mais confortável é de + 20 ... + 22 ° C; a temperatura noturna pode cair para + 19 ° C. Mudanças repentinas, rascunhos podem levar a doenças e a morte do pote. O valor ideal da umidade do ar é de 50 a 60%. No inverno, durante a operação de aparelhos de aquecimento, o ar em apartamentos e casas fica seco. Para que a violeta não sofra com isso, coloque uma bandeja com argila expandida molhada ou musgo perto da panela. O microclima ao redor da planta será o que precisa.
Como cuidar em casa
O desenvolvimento e a duração do florescimento do mato dependem dos cuidados de qualidade da senpoly
Importante! A pulverização do mato não é recomendada: as folhas pubescentes atrasam as gotas de água, aumentando o risco de doenças fúngicas.
Rega
Para regar a flor, é utilizada água com uma temperatura de + 20 ° C durante pelo menos 24 horas. Como o arbusto forma uma roseta densa, a rega superior será inconveniente. Nesse caso, é melhor aplicar a rega através de um palete. A água é derramada em pequenas porções e deixada por 10 a 15 minutos, a água restante é drenada. A frequência da rega dependerá do grau de secagem do solo superficial de 1,5 cm.
Aplicação de fertilizantes
As violetas que florescem há muito tempo precisam reabastecer constantemente o suprimento de nutrientes, para que as plantas sejam alimentadas 2 vezes por mês. Complexos minerais equilibrados são usados, por exemplo, "Bona Forte para violetas e begônias". De acordo com as instruções para o tratamento das raízes, é necessário diluir 10 ml / 1,5 l de água. Produtores experientes recomendam reduzir pela metade a dosagem do fabricante.
Importante! Não fertilize uma planta doente se a doença não for causada por desnutrição.
Transplante
Todos os anos, na primavera, o mato exige a atualização do solo. A planta é removida do tanque antigo tocando nas bordas. Sacuda suavemente o solo aderente; se houver sinais de oxidação, é melhor enxaguar as raízes com água e secá-las antes de replantar. As raízes danificadas são muito longas ou doentes, são cortadas, as seções são polvilhadas com carvão ativado esmagado.
O sistema radicular da superfície da planta não está inclinado a crescer fortemente em volume ou em profundidade: à medida que o arbusto cresce, as raízes antigas morrem e novas formam-se acima da superfície do solo sob as folhas inferiores, de modo que um novo vaso não precisa mais de 10 cm de volume e a mesma altura.
Para preparar a mistura do solo, você precisará dos seguintes componentes:
- terra de jardim - 2 partes;
- perlita - 2 partes;
- areia do rio - 1 parte;
- turfa - 1 parte.
Tecnologia de transplantes:
- 2-3 cm de drenagem são colocados na panela (seixos grandes, argila expandida).
- Um arbusto é colocado em uma colina de terra, espalhando suas raízes.
- O arbusto é aprofundado ao longo da linha inferior das folhas e regado.
- Se dentro de duas semanas a planta lançar os pedúnculos, é melhor cortá-los, uma vez que o sistema radicular ainda não se adaptou suficientemente.
Como criar em casa
A variedade se propaga vegetativamente: estacas frondosas ou o chamado bebê. Você pode comprar material de plantio em lojas on-line para cultivadores de flores.
Estacas
Como cabo, uma folha é retirada, elástica e saudável, de preferência da linha do meio da saída.
A sequência de ações:
- As estacas são cortadas em um ângulo de 40 a 45 °.
- Coloque em um recipiente (copo de plástico) com água, mexendo uma pastilha de carvão nele.
- Cubra o recipiente com uma estufa.
- Após o aparecimento das raízes, elas são transplantadas para uma panela com o solo.
Vídeo: propagação de violetas por estacas
Crianças
As crianças podem ser criadas a partir de uma folha enraizada. O período aproximado de aparência é de 2 a 6 meses.
Tecnologia:
- Um arbusto jovem é cuidadosamente jogado para fora do tanque.
- Separe o bebê com seu próprio sistema radicular e pelo menos duas folhas.
- Transplantado em um vaso pequeno para 5-6 cm de altura.
Vídeo: propagação violeta por crianças
Dificuldades crescentes
Doenças e ataques de pragas são mais fáceis de prevenir com medidas preventivas. Uma delas é a desinfecção do solo durante o plantio, por exemplo, por calcinação ou irrigação com uma solução de permanganato de potássio. A prevenção de pragas é a conformidade com o microclima da planta.
As principais dificuldades e sua eliminação:
- Podridão cinzenta - a parte verde do arbusto é coberta com um revestimento cinza macio. A planta é tratada pulverizando com a droga "Topsin-M" 1 ml / 1 l de água, se necessário, repita o procedimento.
- Podridão da raiz - manifestada em letargia de folhas, processos amarelados e putrefativos. O arbusto é removido da panela, inspecionado. Se houver podridão no corte das estacas, a planta não poderá ser salva. Você pode cortar a folha da linha superior e enraizá-la, mas sujeita a um corte limpo. A planta salva é pulverizada com Fitosporin-M 1,5 g / 1 litro de água, transplantada para um solo limpo e desinfetado.
- Pulgões e tripes. Insetos sugadores microscópicos se alimentam do suco de uma flor, que seca e morre com o tempo. Os insetos são destruídos pela preparação de Agravertin, pulverizada com uma solução de 2 ml / 1 litro de água.
- Escudo - Pragas sugadoras com um escudo cinza-marrom nas costas. Eficaz contra o inseto é o medicamento "Actara", pulverizado com uma solução de 1 g / 1,25 l de água.