Hoje o ciclâmen pode ser encontrado em muitos lugares: em residências, escritórios, canteiros de flores. A flor desabrocha por um longo tempo e, ao mesmo tempo, é despretensiosa nos cuidados. No entanto, ele precisa de um transplante sistemático. Isso será discutido no artigo.
Por que transplantar ciclâmen em outro vaso?
Com o crescimento da parte aérea da flor, também ocorre o crescimento de tubérculos. Produtores experientes sabem que o ciclâmen é cultivado em uma panela pequena. Com base nisso, durante o ciclo anual, a planta esgota a terra e, se não for transplantada, enfraquece e pode morrer.
Alguns fertilizam sem saber a flor, o que só agrava a situação. Nesse caso, a flor precisa de um novo vaso e terra.
Você sabe Os romanos antigos acreditavam que, se uma mulher grávida usasse uma joia de ciclâmen, o parto passaria sem problemas.
Como transplantar em casa?
Considere o que procurar para um transplante de flores.
Estação e frequência
O tempo mais adequado é considerado o meio do verão, quando novos brotos começam a crescer e a brotação ainda não começou. Eles transplantam todos os anos.
Pote
A principal coisa ao escolher um pote é o diâmetro. O ciclâmen precisa de firmeza, portanto um tamanho 3 cm maior em diâmetro do que o tubérculo de uma planta. Em uma panela grande, a flor direcionará forças para o desenvolvimento do sistema radicular, o que, como resultado, afetará a floração, que pode não apenas se contrair, mas também não começar.
A escolha do material não é tão importante, o principal é que os orifícios de drenagem estão localizados abaixo. É melhor escolher uma forma para que a altura seja igual ao diâmetro do vaso.
Solo
Composição do solo para o ciclâmen:
- terra de folha - 3 horas;
- turfa - 1 hora;
- húmus - 1 hora;
- areia - 1 hora
Você pode comprar a mistura pronta de "Tulipa" em uma loja de flores.
Procedimento de transplante
Transplantar uma planta é fácil.Sugerimos que você se familiarize com o processo em etapas:
- A panela é desinfetada, a drenagem é colocada no fundo.
- O solo preparado é derramado nele, preenchendo um terço.
- A flor é removida e o solo velho é suavemente escovado.
- Inspecione a presença de problemas e remova-os com uma faca.
- Coloque o tubérculo no centro da nova panela.
- Espalhe as raízes e adormeça suavemente com o solo.
- Não regue abundantemente.
Importante! No final do procedimento, o tubérculo deve sobressair ligeiramente do chão..
Como cuidar após o plantio?
Após o transplante, é importante o cuidado adequado, que inclui os seguintes recursos:
- O pote é colocado em um local claro, no entanto, para que não haja raios diretos do sol. A temperatura deve estar dentro de + 14 ... + 18 ° C.
- Molhar é raro. É melhor derramar água na panela para não entrar no tubérculo. A água deve ser deixada de pé.
- Após um mês, os fertilizantes são aplicados.
Se você não seguir essas regras, o ciclâmen poderá morrer ou florescer com o tempo. Após esse período, o cuidado não é diferente do normal.
Respostas às perguntas dos usuários
Consideraremos como dividir corretamente o ciclâmen em várias flores de pleno direito e também descobriremos se é necessário transplantar imediatamente após a aquisição e se isso pode ser feito quando ocorre a floração.
Como dividir o ciclâmen durante o transplante?
Quando uma flor cresce, ela precisa ser dividida. Isso pode ser feito no último estágio do descanso, antes que a flor acorde.
Vamos considerar como dividir uma planta corretamente:
- o tubérculo é retirado e seco;
- inspecionar, escolhendo o local da separação;
- com uma faca afiada, execute o número necessário de cortes;
- borrife manchas nuas com carvão ativado e deixe por um dia no escuro;
- plantado em vasos novos.
A correção da ação é confirmada pela floração após 6 meses.
Você sabe Em um dos livros do século XVIII, o ciclâmen é chamado de "pão de porco" porque os porcos adoram se banquetear com os tubérculos dessa planta e frequentemente rasgam o chão em busca deles.
Preciso transplantar após a compra?
Após a aquisição, o ciclâmen é transplantado na ausência de floração, bem como se a flor estiver no solo de transporte, o que inclui poucos fertilizantes e retém mal a umidade. Se houver flores, é recomendável aguardar um período de descanso.
É possível transplantar durante a floração?
Qualquer movimento é estresse. A flor não tolera o transplante no momento em que todas as forças são direcionadas para a floração. Para evitar a morte da planta, é melhor abandonar esses procedimentos.
O transplante de ciclâmen não é difícil. A única coisa que pode levar tempo é uma transferência cuidadosa do tubérculo, para não danificar as raízes. A ação correta confirmará a floração abundante e a aparência saudável da flor.