Violetas, ou Saintpaulias, são uma das plantas domésticas mais despretensiosas depois dos cactos. Graças ao longo trabalho dos criadores, com base na variedade padrão com flores azuis, muitas espécies diferentes, com cores interessantes, foram obtidas, uma das quais é Pink Watercolor. Esta nota será discutida no material de hoje.
Características e descrição da planta
O autor da variedade Pink Watercolor é Konstantin Morev. Esse homem está envolvido na seleção de violetas desde 1994 e já produziu muitas variedades diferentes que diferem em aparência e qualidade incomuns, às vezes até excedendo as amostras varietais americanas modernas. Muita atenção em seu trabalho é dada a traços claramente expressos em tons de pétalas violetas.
Você sabe Os gregos antigos decoravam o leito de morte com flores de violetas e os túmulos das jovens raparigas e rapazes mortos. As mesmas flores foram usadas no dia do feriado da primavera, para todas as crianças de três anos de idade.
Os arbustos dessas flores são pequenos, com até 15 cm de altura. As folhas são densas, verdes, em pecíolos grossos. As estrias são claramente visíveis a partir do interior das placas das folhas. O lado externo da folha é de cor mais escura, coberto com uma camada de cabelos macios e transparentes.
A variedade ganhou esse nome devido à coloração incomum de pétalas brancas, nas quais os traços são claramente visíveis, como se deixados especialmente com um pincel com tinta aquarela. As flores são grandes, com até 6 cm de diâmetro. O núcleo e a borda são brancos somente se a temperatura for mantida dentro de + 20 ° C, mas quando aumentada para + 25 ° C e acima, as flores ficam completamente rosadas.
A floração é longa e, quando são criadas as condições ideais, é de 10 meses por ano, com intervalo de 1-2 meses. Começa a florescer pela primeira vez em junho e termina em setembro-outubro; pela segunda vez, a flor começa no inverno, em dezembro e termina em março-abril. A segunda floração pode não ocorrer se a temperatura ambiente estiver muito baixa.
As condições para o cultivo de violetas em casa
Para o pleno desenvolvimento da senpólia, são necessárias certas condições que serão o mais próximo possível das naturais.
De particular importância são:
- qualidade de iluminação;
- temperatura
- umidade.
Colocação e iluminação
As violetas precisam de muita luz difusa e sombreamento de alta qualidade da luz solar direta. Condições de luz incorretas degradam a qualidade da floração e podem até provocar sua ausência. A distância ideal para a fonte de luz deve ser de 30 a 40 cm. As violetas precisam de longas horas de luz do dia, de 10 a 12 horas.
A melhor opção é um amplo parapeito da janela no lado leste ou oeste. É importante garantir que as plantas não entrem em contato com o vidro, pois não suportam o frio e o superaquecimento. Se não houver esse lugar na casa, você pode organizar as plantas em racks especiais em qualquer parte do apartamento, fornecendo iluminação a partir do phytolamp. A distância da saída do phytolamp deve estar entre 20 e 30 cm.Importante! As violetas podem ser colocadas livremente em peitoris amplos, mesmo no lado ensolarado, se cactos e palmeiras altos estiverem mais perto do vidro. Plantas altas criarão sombra suficiente da luz solar direta e você poderá organizar um belo canto exótico no apartamento.
Temperatura e umidade
A temperatura ideal para o cultivo de senpolia durante todo o ano é de +18 ... + 20 ° C. Com este modo, você pode conseguir uma floração dupla longa. Nos meses de verão, as violetas se sentem bem a uma temperatura de + 28 ° C, mas florescem menos profusamente. No inverno, é permitida uma redução de curto prazo nas temperaturas noturnas para + 12 ° C, mas não mais que 2-3 dias seguidos. Caso contrário, as plantas podem morrer de congelamento.
A umidade deve ser de 50 a 75%. Se necessário, o espaço ao redor da planta pode ser umedecido com uma pistola de pintura, mas isso deve ser feito com muito cuidado. Uma boa opção é colocar violetas nas proximidades de plantas que evaporam ativamente a umidade: isso criará uma simbiose natural, como em condições naturais.
Características do atendimento domiciliar
Violetas são cuidados bastante exigentes. O menor erro pode levar ao apodrecimento de raízes, hortaliças e outras doenças de natureza semelhante.
Rega
Você pode regar o Saintpaulia de uma de três maneiras:
- através da parte superior, introduzindo a umidade não sob a raiz, mas ao longo da borda da panela usando um regador com nariz comprido ou uma seringa grande - a água é derramada na panela até infiltrar-se no fundo da panela e fluir para uma panela, que é drenada;
- através do palete - a água é despejada na panela por 15 a 20 minutos, e a umidade residual deve ser removida;
- usando um pavio - uma mecha de tecido sintético com até 2 cm de espessura é enfiada no fundo da panela, diretamente nos orifícios de drenagem, e uma bandeja de água é colocada sob a panela, na qual a mecha é abaixada (o volume do suporte deve ser menor que o volume do fundo da panela para que não entre em contato com a água) .
A água para irrigação deve estar em temperatura ambiente, limpa e assentada. As violetas jovens precisam ser umedecidas constantemente. A rega do pavio é perfeita para isso. Basta derramar água na panela uma vez a cada 2 semanas. Plantas adultas requerem menos rega. É ideal hidratar após a camada superior da terra secar a uma profundidade de 0,5 a 1 cm Para plantas adultas, é melhor alternar a introdução de água pela parte superior e na panela.Você sabe A violeta é uma das plantas mais úteis para o lar. Não causa alergias, parece ótimo e também libera fitonídeos no ar, o que contribui para melhorar o bem-estar e aumentar a imunidade.
Periodicamente, as folhas precisam ser limpas do pó. É melhor fazer isso com um cotonete úmido.
Top vestir
Senpolia é caracterizada por um longo período de floração, respectivamente, eles consomem muitos nutrientes e precisam de alimentação durante o ano todo. Para esse fim, você pode usar fertilizantes projetados especificamente para violetas ou plantas ornamentais. Os fertilizantes são aplicados a cada 10-14 dias na dosagem apropriada indicada no rótulo. Ao aplicar fertilizantes destinados a plantas ornamentais, a dosagem deve ser reduzida pela metade da especificada pelo fabricante.
Vídeo: Alimentando violetas
Em diferentes estágios do desenvolvimento das plantas, a composição dos fertilizantes deve ter uma concentração diferente do conteúdo mineral:
- as plantas jovens estão aumentando ativamente sua massa verde; portanto, mais nitrogênio deve fazer parte do fertilizante;
- durante a floração e brotação, as plantas precisam de muito fósforo e potássio, e o nitrogênio deve ser mantido em quantidades mínimas.
- dentro de 30 dias após o transplante;
- a temperaturas muito altas ou baixas;
- na presença de lesões por pragas e doenças.
- raiz
- foliar.
A opção ideal é alternar esses 2 métodos. Fertilizante “Sr. cor. Saintpaulia "(usada para a floração - 1 tampa / 2 l de água) e" Mr. color. Vagão "(usado para criar massa verde, raízes e entre a floração - 1 tampa / 3 l de água). O melhor preparo da raiz é feito derramando líquido na panela. Todas as ações são semelhantes à menor rega. Para a cobertura da raiz, a concentração da solução deve ser menor que a metade da da raiz.Você sabe As maiores flores violetas crescem em solos ricos em zinco. Graças a esse recurso, foi possível descobrir o maior depósito de zinco da Europa.
A pulverização na folha é realizada em tempo nublado ou à noite. As folhas devem estar limpas. Após 1 hora após o processamento, verifique se não há umidade nas folhas e no soquete. Se o líquido ainda permanecer em algum lugar, ele deve ser removido com um cotonete ou esponja.
Poda
Ao cultivar Saintpaulia, a poda é mais de natureza sanitária e é realizada se as folhas inferiores:
- começou a secar;
- amarelado
- muito estendido e estraga a aparência do arbusto.
As manipulações são realizadas manualmente com luvas, depois de mergulhar os dedos em cinzas de madeira ou carvão ativado (em pó). Folhas saudáveis podem ser usadas para propagação.Se houver muitos enteados novos, eles podem ser cortados usando pequenas tesouras pré-tratadas com álcool ou simplesmente retiradas do solo. Ao retirar os enteados, o solo deve estar úmido para que a saída principal não seja danificada.
Transplante
A senpolia deve ser transplantada entre a floração. O tempo ideal é de abril a maio. É melhor levar um plástico de panela - é mais móvel e retém a umidade por mais tempo. O novo vaso deve ter 1 cm maior em diâmetro e altura que o anterior, mas três vezes menor em diâmetro que a própria planta. A panela deve ter um número suficiente de orifícios de drenagem de tamanho bastante grande (0,5–1 cm). O transplante é realizado anualmente, porque as plantas florescem profusa e rapidamente esgotam o solo.
Ao transplantar, o nódulo de terra é substituído parcialmente, se for um procedimento planejado, e completamente, se houver uma forte exposição do caule a doenças ou danos causados por pragas.Importante! Violet não tem medo de se enraizar demais. Se durante o transplante remover parte das raízes secas, a planta se desenvolverá ainda melhor.
O solo para violetas pode ser comprado em uma loja ou produzido de forma independente, misturando:
- 4 partes de terra com folhas de grama;
- 1 parte de areia grossa;
- 1 parte de turfa.
Para enriquecer o solo com nutrientes, 20% do volume total do solo de musgo esfagno e cinza de madeira são adicionados a esta composição. Antes do uso, o musgo-esfagno é derramado em água fervente por 15 minutos e depois seco e moído. Para desinfetar o solo, ele é derramado com uma solução fraca de manganês e bem misturado.
Sequência de transplante:
- Passe a regar 24 horas antes do transplante - o solo deve estar úmido, mas não grudar nas mãos.
- Desinfecte a panela tratando-a com ácido bórico.
- No fundo da panela, havia uma camada de argila expandida misturada com perlita e musgo de esfagno.
- Coloque uma camada de solo cerca de 1 cm acima da drenagem.
- Remova cuidadosamente a planta da panela velha, sacuda o solo, que é facilmente separado.
- Coloque a planta em uma panela nova e polvilhe os vazios com o solo, nivelando a planta para que, após o transplante, as folhas inferiores estejam quase em contato com o solo.
- Não regue após o transplante, é melhor cobrir a planta com polietileno por um dia para preservar a umidade e ajudá-la a se adaptar às novas condições.
Como propagar em casa
O Senpolia é propagado em casa de duas maneiras:
- estacas;
- dividindo o mato.
Estacas
Estacas são folhas de Saintpaulia. As folhas saudáveis de fundo removidas durante a poda são adequadas para propagação. Após o corte, após a seleção das amostras mais atraentes, elas são instaladas em um copo de água, após a adição de 1 gota de peróxido de hidrogênio e uma pastilha de carvão ativado.
Vídeo: Propagação de folhas violeta
A água é trocada periodicamente e aguardando o aparecimento das raízes. Uma vez que eles são formados, você pode plantar no chão. Prepare-o como para plantas adultas. Os vasos são pequenos, com diâmetro e altura de 5 cm.
Dividindo o mato
Ao dividir o mato, as violetas são propagadas durante o transplante, se a planta deu filhos laterais - pequenos arbustos em várias folhas que crescem no solo. Após a remoção do solo, o mato é cuidadosamente dividido à mão, geralmente isso não é difícil.
Se as raízes são muito tecidas, você pode usar uma tesoura tratada com álcool. As plantas jovens são plantadas em pequenos recipientes de volume adequado. Eles cobrem os vasos com polietileno por um dia para criar um efeito estufa.
Doenças de plantas e pragas
O principal problema que os cultivadores de flores encontram ao criar violetas é a falta de floração.
O problema pode ser desencadeado por:
- cuidados inadequados, que são facilmente corrigidos;
- doenças de várias etiologias;
- pragas.
As principais doenças da senpolia:
- Podridão de raízes e folhagens - as folhas perdem o turgor, a roseta muda de cor, os pecíolos e as folhas começam a desaparecer, ficando aquosos. A solução para o problema deve ser rápida, com a remoção de todas as partes danificadas e o enraizamento da parte saudável restante. Para evitar o re-desenvolvimento da podridão, antes do enraizamento, as plantas são tratadas com cinzas com “Fundazol” (proporção de 1: 1) - são irrigadas ou polvilhadas com uma mistura seca. A mesma composição é usada para fins profiláticos durante o transplante.
- Oídio - causada por esporos de fungos, progredindo com alta umidade e plantas enfraquecidas. É eliminado pela remoção completa das peças danificadas e pelo tratamento com Fundazol de acordo com as instruções.
- Fusarium - Outra doença fúngica. Não existe tratamento eficaz para isso; portanto, é melhor destruir imediatamente esse espécime junto com o solo e tratar o restante das plantas próximas a ele com Fundazol misturado com cinza de madeira (proporção de 1: 1).
- Praga tardia - manifestada por manchas marrons de secagem e perda de turgor. Partes saudáveis da planta devem ser urgentemente separadas e tentadas enraizar, e as partes afetadas da planta devem ser descartadas com o solo. Todas as amostras próximas precisam de tratamento urgente, como no Fusarium.
- Doenças virais - não estão sujeitos a tratamento. As plantas são completamente destruídas junto com o solo.
Pragas das violetas:
- Carrapato do cíclame - as plantas doentes são pré-isoladas, as partes afetadas são removidas e tratadas com seções de cinzas de madeira. Também são tratados com Fitoverm de acordo com as instruções 2-3 vezes.
- Pulgões - eliminado com uma solução de pó de tabaco. O líquido é pulverizado na folha e usado em vez de água para a rega superior.
- Tripes - são eliminados com a ajuda do líquido "Aktara" (são adicionadas 1-2 gotas de substância a 3 litros de água), processam as folhas, os pedúnculos e o solo.
- Mealybug - eliminado da mesma maneira que os pulgões.
- Sciarides - são eliminados com a ajuda de "Actara", as proporções são as mesmas que para os tripes.
Prevenção de doenças e pragas:
- controle preciso das condições de umidade e temperatura do solo;
- aplicação oportuna de fertilizantes de acordo com as características etárias das plantas;
- lavoura preventiva com uma mistura de cinzas e Fundazol 1-2 vezes ao ano.
Importante! Ao comprar novas violetas dentro de um mês, elas definitivamente precisam organizar uma zona de quarentena na qual não haverá outras plantas disponíveis em casa.
Variedade violeta Pink Watercolor é atraente por suas cores incomuns. Para conseguir florescer até 10 meses do ano, é necessário cumprir todas as regras acima.