A prímula é uma prímula perene, cuja característica é uma pétala serrilhada em uma flor. Esta espécie possui muitas subespécies, cuja cor é branca, vermelha e até roxa. A flor cresce na rua, mas pode ser cultivada em um apartamento. Essa beleza atrai jardineiros domésticos com sua natureza despretensiosa e resistência a baixas temperaturas.
Descrição da nota
Apesar da grande variedade de variedades, as prímulas têm certas características que combinam suas várias variações:
- tamanho - altura de 15 a 30 cm, diâmetro 50-60 cm;
- familia - prímula;
- folhas - no início do crescimento, não muito grandes, de 5 a 6 cm, até o final da estação atingem 30 a 35 cm, com um tom verde claro;
- o talo - compacto, direto;
- uma flor - forma inflorescências na forma de uma bola atingindo 10 a 12 cm no início da floração e 40 a 50 cm no final do verão, o tamanho de uma flor é de 1 a 3 cm, as tonalidades podem ser brancas, lilás, lilás, violeta, rubi e azul;
- tempo de vida - de 3 a 4 anos;
- floração - de meados de abril ao início de julho;
- o solo - hidratada, levemente ácida, leve;
- insolação do site - sombra parcial, sob o sol pode morrer.
Esta planta possui várias espécies especialmente comuns que valem a pena considerar com mais detalhes.
A prímula é uma das espécies com variedades com as seguintes características:
Pont-pon:
- tamanho - altura de 25 a 30 cm;
- folhas - enrugada, grande, até o final da temporada chegar a 30 cm, de cor verde claro;
- o talo - compacto, direto;
- uma flor - forma inflorescências na forma de uma bola de tamanho padrão para prímula, o tamanho de uma flor é de 1 a 3 cm, as tonalidades podem ser brancas, azul escuro, escarlate;
- tempo de vida - de 3 a 4 anos;
- floração - de meados de abril ao início de julho;
- solo e insolação característica local da prímula.
Prímula Rubin:
- tamanho - altura de 25 a 30 cm;
- folhas - grandes, ovais, oblongos, dentados finos com rugas, atingem 25 a 30 cm, de cor verde pálida até o final da temporada;
- o talo - compacto, direto;
- uma flor - forma inflorescências na forma de uma bola de tamanho padrão para prímula, o tamanho de uma flor é de 6 a 10 cm, todos os tons de vermelho, geralmente rubi;
- tempo de vida - de 3 a 4 anos;
- floração - de meados de abril ao início de junho;
- solo e insolação característica local da prímula.
O tipo de prímula é determinado por esses parâmetros:
- tamanho - altura de 25 a 30 cm;
- folhas - pequeno, denso, semelhante a couro, até o final da temporada chegar a 30-40 cm, matiz verde-acinzentado;
- o talo - compacto, direto;
- uma flor - forma inflorescências na forma de uma bola de tamanho padrão para prímula, o tamanho de uma flor é de 3 a 5 cm, as tonalidades podem ser de tijolo violeta e azul violeta;
- ver recurso - flores de dois tons com um círculo amarelo claro no meio;
- tempo de vida - de 3 a 4 anos;
- floração - de meados de abril ao início de julho;
- solo e insolação característica local da prímula.
O cultivo de prímula finamente serrilhada a partir de sementes
Esta planta se propaga de duas maneiras:
- vegetativo;
- sementeira.
Para cultivar uma nova flor dividindo uma planta adulta, você precisa ter um jardim frontal no jardim com essas prímulas. O método de semeadura é mais simples. Você só precisa ir a uma loja especializada e comprar sementes, plantando-as no canteiro do jardim.
Você sabe Segundo as lendas britânicas, os perfumes da floresta vivem nesta flor - criaturas com asas semelhantes às borboletas. Eles passam o verão inteiro decorando a prímula com gotas de orvalho.
Sementeira no jardim no outono
É necessário semear prímula de dentes finos a uma profundidade rasa de 0,8 a 1,2 cm.
Isso é feito da seguinte maneira:
- No chão, você precisa preparar um buraco.
- Espalhe sementes a uma distância de 0,5 cm.
- Encha a semente com uma camada de 1-2 cm de solo fértil.
- Mulch folhas caídas com uma camada de não mais de 5 cm.
Na primavera, apenas as sementes que passaram pela estratificação natural brotam. O principal é que as chuvas de outono não limpam o material das camas. As prímulas transplantadas cultivadas dessa maneira devem ser um ano após a semeadura.
Importante! Se as sementes são semeadas não no jardim, mas em caixas de mudas, vale lembrar que o material de semeadura dessa planta pode germinar apenas no escuro.
Crescendo através de mudas
Se esta prímula estiver em um local por 3-4 anos, ela se esgota e as flores começam a desaparecer. Para não perder a planta plantada, é necessário dividir a prímula vegetativamente e transferi-la para um novo local. O trabalho na divisão deve ser realizado no meio do verão, depois de 10 a 15 de agosto, não deve mais ser realizado.
Para propagar a planta vegetativamente, você deve:
- Regue bem a flor.
- Depois que a água é absorvida pelo solo, desenterre a planta.
- Lave as raízes com água e divida com uma ferramenta afiada em várias partes.
- Os locais dos cortes devem ser tratados com cinza de madeira.
- Transplante as partes divididas para um novo jardim.
Ao plantar mudas, várias regras devem ser observadas:
- Entre a prímula na cama deve haver uma distância de cerca de 25 a 30 cm.
- A área em que as flores crescerão deve estar bem umedecida e com uma pequena sombra.
- O solo precisa de luz, pois em um solo muito argiloso a flor pode morrer.
- Após o plantio da prímula, o solo deve ser coberto de 5 a 7 cm com folhas ou grama.
Importante! Para que a prímula aceite normalmente e cresça bem no futuro, o solo próximo a ela deve ser constantemente umedecido.
Home Care
Se uma prímula de dentes pequenos não cresce em uma cama, mas em casa em uma panela, ela precisa de alguns cuidados. O principal é cumprir esses requisitos:
- condição de temperatura;
- rega;
- iluminação.
Além disso, a planta deve estar em uma panela com o solo que melhor lhe convier. Ao mesmo tempo, a cultura precisa ser alimentada. Fertilizar prímula 2 vezes. Imediatamente após o transplante - com cobertura orgânica: farinha de osso, composto ou turfa e no outono - com nitrato de amônio.
Vídeo: Cuidados de primavera para prímula de dentes finos
Solo
Para prímulas, o solo fértil leve é o preferido.. Você pode preparar independentemente a mistura do solo a partir de partes iguais de turfa e solo foliar, areia.
Solo argiloso alto não é adequado porque a planta pode morrer. Esse solo requer drenagem de perlita ou vermiculita, colocada no fundo da panela com uma camada de até três centímetros.
Iluminação
Você precisa escolher um lugar na casa onde possa fornecer luz difusa à flor. Mas isso é ideal, e qualquer trama em um apartamento de penumbra pode fazer isso, o principal é que a luz solar direta não deve entrar na prímula. Nesse caso, a prímula deliciará a floração de fevereiro a julho.
Temperatura
Para que a prímula floresça por um longo tempo, ela deve ser mantida em um local não quente nem frio. A temperatura ideal para uma flor é de + 8 ° C a + 16 ° C.
Humidade
Planta adora umidade. Se a umidade não for suficiente, as folhas podem secar e o período de floração será reduzido. Nesses casos, recomenda-se pulverizar as folhas e caules da planta diariamente. Em casa, a flor deve ser regada com 2-3 litros de água uma vez por semana. Se o verão estiver quente e não houver como se refrescar no apartamento, a rega deve ser aumentada para duas vezes por semana.
Você sabe Segundo a lenda alemã, um dos apóstolos deixou cair as chaves da terra que abriam o portão do paraíso. Tocando a superfície, eles se transformaram em prímula.
Cultivo de sementes
Para cultivar prímula a partir de sementes, várias etapas simples devem ser seguidas:
- As sementes devem ser colocadas em uma almofada de algodão, que está no tanque.
- De cima, eles devem ser cobertos com um segundo disco e levemente umedecidos.
- A capacidade deve inicialmente ser mantida em local fresco + 10 ° C ou + 15 ° C, depois transferida para um local mais quente, aumentando a temperatura para + 18 ° C.
- Quando a semente começa a germinar, ela deve ser transplantada para uma caixa de mudas.
Divisão Bush
De uma forma ou de outra, a divisão da prímula serrilhada deve ser realizada a cada 3-4 anos, à medida que a planta envelhece e enfraquece. A prímula é dividida em várias partes e transferida para um novo local ou capacidade sem problemas. Esta operação pode ser realizada mesmo quando a planta está florescendo.
Tecnologia agrícola
A técnica para o cultivo desta planta não é complicada. Atenção especial deve ser dada à reprodução da prímula e ao transplante para um novo local.. Tendo enraizado-se em um canteiro de flores ou em um vaso de flores, a prímula não requer cuidados especiais e encanta seus proprietários de 3 a 4 anos antes de um novo transplante.
Doenças e Pragas
A planta é suscetível às seguintes doenças:
- Podridão. Na flor, as folhas ficam cobertas de manchas cinzentas ou aquosas e depois afetam a raiz e o caule. A doença pode levar à morte da planta. Nos estágios iniciais, as áreas afetadas são tratadas com Ridomil Gold ou Alet. Com formas avançadas, se mais de 30% da prímula for afetada, a flor é destruída.
- Spotting. Manchas marrom-amareladas se formam na planta, em torno das quais aparece um revestimento transparente. A flor doente escurece e morre. Medidas de controle - preparações fungicidas (Fitosporin-M, Alirin-B).
- Nematóide. Brotos de curvas e sistema radicular. Os ramos ficam fracos, o inchaço aparece nas raízes. É impossível curar a doença, a flor deve ser destruída.
Insetos nocivos que amam a prímula:
- ácaros;
- tripes;
- pulgões;
- gorgulhos.
Quando as pragas aparecem em uma flor, ela deve ser tratada com inseticidas (“Aktara”, “Ampligo” ou “Confidor”).
Cuidar da prímula não é complicado, e sua reprodução e divisão estão ao alcance de um novato no campo do cultivo de plantas. Esta prímula brilhante ocupará seu devido lugar em qualquer coleção de flores.