A beleza e sofisticação das tulipas fazem muitos jardineiros quererem cultivar essas lâmpadas em seu próprio terreno. O material de plantio geralmente é plantado no outono e, já no início da primavera, as plantas começam a se deliciar com a floração. Nas condições climáticas da Sibéria, é bastante difícil organizar o processo de cultivo da prímula, mas ainda é real.
A melhor época para plantar no outono
O tempo para plantar bolbos de flores é selecionado para que os indicadores de temperatura do solo não caiam abaixo de zero, enquanto a temperatura ideal do ar para o material de plantio em campo aberto deve estar na faixa de -4 ...- 2 ° С.
Você sabe Uma tulipa cortada pode crescer mais 3 cm em um vaso.
O plantio precoce não é desejável, pois contribui para o desenvolvimento de muitas doenças, incluindo fungos. Portanto, a escolha do tempo deve ser tratada com responsabilidade. A temperatura ideal do ar e do solo para o plantio de flores em campo aberto na Sibéria é estabelecida no final de setembro. Deve-se lembrar que o período de enraizamento das lâmpadas é de 25 dias.. O território da região é bastante extenso, portanto, você pode prever com precisão os termos do calendário para o plantio de bulbos, guiados apenas pela previsão do tempo.
Seleção de grau
Ao escolher uma variedade de tulipas para a região da Sibéria, é necessário levar em consideração a resistência ao frio da planta. A maioria das variedades de tulipas "suportam" toleram o frio, mas há aquelas para as quais isso não é característico. Para cultivar uma planta bonita em sua área, você precisa abordar cuidadosamente a seleção de material varietal.
Na região da Sibéria, os especialistas recomendam o cultivo das seguintes variedades:
- simples, que pertencem à categoria dos primeiros (Diana e General de Vet, Diamond Star);
- terry (Carlton e Dante);
- Tulipas Triunfo (Topscor, Bandung);
- Híbridos de Darwin (Parade, Dardanelos);
- Rembrandt tulipas (menino negro).
Como plantar uma flor
O plantio de bulbos é feito em sulcos, que devem ser escavados profundamente em 15 cm. Ao plantar plantas, é necessário manter uma certa distância uma da outra, ou seja, 20 a 30 cm.
É mantida uma distância de 10 cm entre os sulcos. Se o solo for pesado, não será necessário colocar as lâmpadas profundamente, enterre-os no solo 10-12 cm, no fundo. Você não precisa pressionar as lâmpadas no chão, caso contrário corre o risco de danificar o sistema radicular.
O que você precisa para pousar
Antes de plantar flores, você precisa determinar o material varietal e a geometria da composição da paisagem.
O jardineiro também precisará de equipamentos especiais, a saber:
- Pá. Para cavar o solo, livrar-se das raízes das ervas daninhas e adicionar fertilizantes, você precisará de uma pá de baioneta. Também será necessário para cavar bulbos no final da estação de floração. Para trabalhar com flores, uma pá com 30 a 45 cm de comprimento é mais adequada.
- Ancinho necessário esmagar os torrões de terra antes de plantar flores e trazer a superfície do solo em condições adequadas para o plantio de tulipas. A ferramenta permite nivelar e afofar o solo. O ancinho pode ser substituído por um cultivador manual.
- Sapa, com a ajuda dos quais até sulcos são marcados. Normalmente, o comprimento da superfície de corte de uma ferramenta desse tipo é de 25 a 35 cm e é suficiente para penetrar o solo profundamente o suficiente. A borda afiada da enxada também é necessária para livrar a cultura de flores das ervas daninhas durante o processo de crescimento.
Importante! Se o solo não estiver úmido o suficiente, os jardineiros experientes despejam uma pequena camada de areia no fundo do sulco e regam com água.
Para plantar bulbos em condições limitadas, onde um grande número de plantas é entrelaçado, os jardineiros usam um plantador especial para bulbos. É adequado para trabalhar tanto em "fechar" quanto em canteiros de flores extensos.
Seleção do local e preparação do solo
Para plantar bulbos de flores, você precisa levar a sério a escolha de um lugar. Deve estar claro e ensolarado. As tulipas adoram solos soltos, nutritivos e leves, que contêm muito húmus. Se o solo proposto para o plantio for pesado, ele pode ser “iluminado” com turfa ou composto. É importante evitar áreas nas planícies, que são caracterizadas por uma ocorrência próxima de água. Isso ameaça a imersão do material de plantio, sua decomposição e o severo congelamento a frio.
Você sabe Os "parentes" biológicos mais próximos das tulipas são aspargos e alho.
O solo de tulipa é desejável com um pH neutro de 7,0 a 7,5. Um mês antes do plantio, a terra no local deve ser escavada com 30 cm de profundidade. Você não pode fertilizar o terreno reservado para tulipas no ano de plantio dos bulbos. A melhor cobertura é feita "sob o antecessor".
Em 1 m² da área de desembarque, recomenda-se fechar a mistura dos seguintes componentes:
- húmus - 2 baldes;
- cinza - 0,5 l;
- serragem - ½ balde.
Processamento de Bulbos
Antes de colocar a lâmpada no chão, ela deve ser inspecionada quanto a defeitos e danos. Se pelo menos uma instância for afetada pela doença, é provável que o restante seja infectado. As partes doentes e podres devem ser removidas com uma ferramenta afiada. 1-2 horas antes do plantio, as sementes devem ser reduzidas a uma solução de permanganato de potássio (0,5%).
Aterragem
O plantio é realizado imediatamente após a imersão dos bulbos, que devem ser colocados nos sulcos, polvilhados com cinzas e areia.
Importante! Você não pode fazer estrume fresco sob as tulipas. Isso pode causar doenças de plantas.
A próxima camada é do solo. É importante lembrar que tulipas não retornam ao seu local original antes de 5 anos depois. Na primeira geada, a área de plantio de flores é necessariamente plantada. A turfa (camada de até 5 cm) é perfeita para esses fins. A cobertura morta manterá a temperatura ideal do solo e evitará o congelamento do material de plantio. Quando o aquecimento ocorre, a turfa não precisa ser removida, pois ajuda a reter a umidade nas raízes.
Cuidados com as plantas
Na primavera, há umidade suficiente para a planta, então você não pode se preocupar com a rega. Depois que a neve derrete e o solo seca um pouco, ele deve ser afrouxado. Durante o cultivo, o fertilizante mineral é aplicado nas flores de bulbo. Pode ser adquirido em qualquer loja especializada. No verão, as plantas precisam de rega. É necessário monitorar cuidadosamente o nível de umidade do solo.. As tulipas também não gostam de umidade excessiva; portanto, durante chuveiros prolongados, recomenda-se cobri-las com um filme para desviar a água.
Para regar, a água é usada à temperatura ambiente. Ele precisa ser derramado entre as linhas sem tocar na folhagem verde
O segundo curativo deve ser feito com medicamentos que incluem fósforo e potássio. Isso ajudará a obter o número máximo de lâmpadas filhas pequenas. Após o desbotamento das tulipas, é necessário cortar a massa verde.
Quando você precisa cavar uma flor após a floração
Você pode desenterrar tulipas após dois anos de crescimento. É necessário começar assim que as folhas da planta começarem a adquirir uma tonalidade amarela e a secarem.
Crianças de dois anos podem produzir diferentes materiais de plantio:
- Lâmpadas adultas plantadas pela primeira vez.
- Lâmpadas anuais do ano passado.
- Um bebê jovem que apareceu este ano.
Vídeo: Como cavar e armazenar tulipas
Você pode cavar tulipas com um forcado e uma pá, penetrando com as ferramentas o mais fundo possível. Por duas estações, as flores criam raízes bem e o material de plantio pode ser muito mais profundo do que foi colocado durante o plantio. A principal condição é não danificar as lâmpadas e as crianças.
Após o procedimento, o material escavado deve ser descartado e classificado de acordo com o tamanho. As crianças devem ser armazenadas em local fresco até o plantio, e os bulbos devem ser mantidos quentes e secos.. É aconselhável que estes estejam no limbo (por exemplo, em uma bolsa de lona natural).
É difícil cultivar lindas tulipas de pleno direito na Sibéria. Mas, para agradar a si e às pessoas ao seu redor com tons claros das primeiras flores da primavera, basta conhecer o tempo e os métodos de plantio, para realizar o cuidado adequado dessas plantas. Seguindo as recomendações, mesmo um cultivador inexperiente tem a oportunidade de cultivar atraentes flores da primavera.