Em condições de estufa, os pepinos são freqüentemente afetados pela podridão e os jardineiros perdem uma parte significativa da colheita. Considere que tipos de podridão são encontrados com mais frequência em estufas, as razões de sua aparência e como lidar com esses problemas.
Uma espécie de podridão
Em um espaço confinado, vários tipos de podridão podem aparecer nos pepinos.
Podridão branca (esclerotiniose)
O agente causador desse tipo de doença é um fungo que entra na planta a partir do solo. Em um ambiente úmido favorável, seu micélio branco começa a crescer e afeta outras culturas próximas. O local da lesão é primeiro coberto com um revestimento esbranquiçado, torna-se aguado. Com o tempo, o micélio escurece. A doença progride rapidamente e a planta morre.
Você sabe O nome do pepino vem do grego "aguros", que significa "imaturo", porque os frutos vão para a comida, não atingindo a maturidade, — Zelentsy.
Podridão cinzenta
É caracterizada pelo aparecimento de um revestimento cinza nas folhas e frutos. Desenvolve-se com alta umidade a baixas temperaturas. Geralmente afeta a planta através de várias lesões. Pode penetrar no pilão da flor - nesse caso, os embriões apodrecem. A doença pode aparecer nos entrenós ou afetar o feto. Nos pepinos, as pontas começam a apodrecer onde estão localizadas as montagens de flores.
Podridão dos caules e raízes (Fusarium)
Quando as raízes dos pepinos apodrecem, as plantas ficam amarelas e caem folhas, flores, ovários. O arbusto murcha gradualmente e morre. Fusarium claramente se trai por baixo do caule - apodrece, fica marrom e afina.Com a murcha sem causa da folhagem, deve-se verificar o fusarium. Para fazer isso, faça um corte no caule ou na folha - se essa podridão estiver danificada, o centro será marrom. A planta neste caso é difícil de salvar.
Podridão do ovário
Começa com o amarelecimento das folhas e, em seguida, os ovários e outras partes da planta começam a apodrecer. As razões para esse fenômeno podem ser diferentes - alta umidade, rega com água fria, diferença de temperatura, abuso de fertilizantes.
Manchas de azeitona ou marrom (cladosporiose)
Manchas de azeitona aparecem na planta, que eventualmente se transformam em feridas marrons. A fruta é afetada principalmente: um revestimento de azeitona aparece nelas, as gotas se projetam e depois endurecem. Pepinos pequenos dobram durante a infecção e não crescem. Sob condições adversas, a doença pode se espalhar para outras partes da planta - nesse caso, os chicotes e as folhas começam a apodrecer, e manchas marrons profundas são observadas nelas.
Causas da podridão
Os fatores que causaram a deterioração dos pepinos podem ser diferentes. Na maioria das vezes, várias doenças nesta cultura na estufa surgem devido ao aumento da umidade e cuidados inadequados. Além disso, sua aparência pode provocar pragas. Antes de tomar qualquer ação, você precisa descobrir por que a podridão apareceu.
Você sabe O médico grego antigo Dioscorides recomendou pepinos para nutrição terapêutica. O famoso curandeiro medieval Avicenna escreveu mais tarde sobre sua utilidade.
Pragas
Pequenos parasitas podem se depositar em pepinos e esgotar a planta, tornando-a suscetível a doenças, incluindo podridão.
Pulgões
Pepinos em uma estufa geralmente são afetados pela variedade de cabaças dessa praga. Possui pequenas dimensões (até 2 mm) e cor verde ou preta.Para combatê-lo, remédios populares são adequados:
- Solução de cinzas. 0,5 l de cinza e 50 g de sabão em pó são dissolvidos em um balde de água.
- Solução de alho. Insista no dia 100 g de cravo esmagado em um balde de água.
- Infusão de dente de leão. Despeje 0,5 kg de dente de leão picado 3 litros de água e insista 3 horas.
Mosca branca
Esta praga é uma borboleta muito pequena medindo 1,5 mm. Ela e suas larvas se alimentam da seiva das plantas, danificando as folhas e causando um fungo de fuligem no local da lesão. Esta praga pode simplesmente ser lavada com água, mas uma solução de sabão é melhor. Após esse procedimento de água na estufa, o solo é afrouxado a uma profundidade não superior a 2 cm e polvilhado com turfa.Nos estágios iniciais, você pode usar fitas adesivas e pulverizar com solução de alho. Em caso de lesões graves, você deve usar os produtos químicos "Aktar", "Detis", "Confidor".
Outras doenças
As doenças também enfraquecem as plantas, causando podridão.
Oídio
Os fungos ectarasitários causam esta doença. Devido às suas funções vitais, a planta se torna como se polvilhada com farinha. A doença começa com folhas e depois se espalha para caules e hortaliças.
Como as frutas não podem ser colhidas após a pulverização química, é melhor usar remédios populares durante a frutificação:Você sabe Existem muitas variedades de plantas em questão que são resistentes ao oídio e a muitas outras doenças. É melhor se concentrar em variedades como Phoenix, Andorinha, Pasamonte, Oktopus, Pasadena, Nightingale, Masha.
- solução de soro de leite (1:10);
- solução de sabão ou refrigerante-sabão (50 g de sabão e carbonato de sódio por 10 l de água);
- infusão de verbasco diluído em água 1:10.
Molde preto
Esta doença também é chamada de fungo fuligem ou podridão negra. Essa doença fúngica geralmente ocorre no contexto da derrota dos pepinos pelas moscas-brancas, em temperaturas extremas, em variedades que costumam beliscar e aparar. Contra isso, os tratamentos com preparações de cobre são eficazes (1% de líquido de Bordeaux ou 0,5% de cloreto de cobre): duas pulverizações com um intervalo de 10 dias são suficientes.
Distúrbios do cuidado do pepino na estufa
Os pepinos em uma estufa apodrecem frequentemente pelas seguintes razões:
- alagamento excessivo;
- molhar com água fria;
- a ausência de afrouxamento do solo, bem como a presença de uma grande quantidade de grama de ervas daninhas ao redor dos arbustos;
- alta umidade, provocando o desenvolvimento de fungos e decomposição;
- temperaturas muito baixas, mudanças repentinas, correntes de ar;
- espessamento de desembarques.
Métodos de luta
Considere o que você precisa fazer ao revelar sinais de deterioração nos pepinos:
- Reduza a rega para o mínimo necessário. Os primeiros dias são melhores para não regar.
- Faça arejar. Tente atingir a temperatura ideal.
- Remova áreas apodrecidas das plantas, bem como desenterre e descarte (queime) amostras muito podres. O local das fatias é tratado com uma solução de manganês, polvilhada com cinza ou pó de partes iguais de giz e sulfato de cobre.
Além disso, você deve examinar as plantas quanto a sinais de danos causados por pragas de insetos ou outras doenças e tomar as medidas apropriadas.Importante! Antes da pulverização química, a fruta é coletada.
Contra o aparecimento de doenças fúngicas que causam o processo de podridão de vários tipos, métodos alternativos também podem ser usados. Para esse fim, é utilizada uma solução de cinza de madeira. Ao mesmo tempo, este tratamento de arbustos de pepino é uma cobertura foliar e fortalece bem a planta.Para preparar a solução:
- 300 g de cinza de madeira são vertidos com água e fervidos;
- depois, crie um balde de 10 litros de água e adicione 50 g de sabão em pó picado para melhor aderência aos arbustos.
Essa solução é tratada 2-3 vezes em 7 dias: essa ferramenta é mais benéfica para as plantas do que as preparações químicas. Para fins preventivos, eles podem processar arbustos de pepino a cada 7 a 10 dias.
Medidas preventivas
É melhor prevenir qualquer problema do que corrigir mais tarde. Para que os pepinos não apodreçam, devem ser tomadas as seguintes medidas preventivas:
- Observe a rotação da colheita. Os pepinos não devem ser plantados em áreas onde os predecessores eram abóbora, salsa, aipo, abóbora e abóbora. Depois de cultivar novamente um lote de pepinos no mesmo lote, a cultura pode ser plantada somente após 3 anos. Bons antecessores são repolho e tomate.
- Observe o plantio de pepinos de acordo com os esquemas recomendados. Os arbustos não devem se obscurecer.
- Faça uma inspeção regular para identificar os primeiros sinais de doenças fúngicas.
- Mantenha o microclima recomendado na estufa. A umidade deve ser de 85 a 90% e o solo, de 80 a 85%. O regime ideal de temperatura é +21 ... + 24 ° C. Deve-se notar que, considerando que a cultura é termofílica e não tolera uma queda de temperatura para + 17 ° C - nesse caso, a estufa deve ser aquecida.
- Vista as sementes antes de plantar.
- Realizar afrouxamento regular do solo e remoção de ervas daninhas na área com plantios.
- Após uma colheita completa, desinfecte a estufa, o solo e toda a ferramenta e cave o solo durante o inverno.
- Execute a pulverização preventiva. Para esse fim, você pode usar remédios químicos ("Fitosporin") ou populares (uma solução de cinzas ou refrigerantes, soro, infusão de urtiga). A pulverização para prevenção é realizada a cada 10-14 dias.
- Realizar a rega adequada - para evitar a estagnação da água no local e o alagamento. É bom usar um sistema de gotejamento para regar.
Importante! As plantas devem ser regadas com água limpa não fria. Ao mesmo tempo, a rega deve ser realizada sob a raiz, pois a queda de gotas de água nas folhas pode causar queimaduras na planta.
Dicas úteis jardineiros
Os jardineiros dão as seguintes dicas úteis para evitar o processo de decomposição em pepinos:
- Adquirir sementes de alta qualidade para o plantio.
- Para manter a rotação de culturas, use várias estufas para alternar o plantio de diferentes culturas. Você também pode comprar uma estufa portátil.
- Realize a pulverização preventiva contra doenças fúngicas.
- Ventile a estufa.
- Evite locais de aterrissagem onde a água subterrânea é adequada perto do nível do solo.
- Alimente regularmente usando fertilizantes orgânicos para criar uma boa microflora. Especialmente bom contra a aparência do fungo é a introdução de cinzas de madeira no solo.
Se apodrecer nos pepinos, é necessário remover e processar as partes doentes, borrifá-las, determinar e eliminar a causa de sua ocorrência. Um conjunto de medidas preventivas também deve ser adotado.