Recentemente, as estufas de policarbonato se espalharam; além disso, estufas e estufas comuns não perdem sua relevância ainda hoje, um grande número de culturas é cultivado nelas. No artigo, falaremos sobre como regular a temperatura na estufa, bem como fazer um termostato com suas próprias mãos e colocá-lo em prática.
Para que serve a termorregulação em uma estufa?
Para cultivar uma colheita alta em uma estufa, você deve aderir a certas regras de cultivo e cuidado, além de garantir que as plantas tenham uma temperatura estável e a ausência de diferenças significativas.
Quando superaquecidas, as plantas crescem muito rápido e se esticam, e uma temperatura muito baixa diminui o crescimento e a doença.
Cada planta precisa de uma temperatura diferente
É a estufa que permite criar o modo ideal para a vida das plantas, em contraste com o cultivo em campo aberto, já que cada planta exige uma temperatura diferente. O espaço da sala pode ser dividido em zonas nas quais a diferença é de vários graus. A temperatura ideal é +20 ... + 22 ° C.
Diferenças de temperatura
Embora o controle de temperatura seja realizado em casa de vegetação, ainda existe uma diferença entre as temperaturas dia e noite. As diferenças ocorrem devido ao fato de não haver material na estufa que acumule calor. Permissível é a amplitude das oscilações, não superior a 4-8 ° C.
Temperatura do solo
O desenvolvimento das plantas e sua produtividade dependem não apenas da temperatura do ar, mas também do solo. À temperatura ideal da camada do solo, o sistema radicular das plantas se torna poderoso e assimila bem os nutrientes. Se houver uma queda nos indicadores em 10 ° C, a fome de fósforo começa nas plantas, elas são esgotadas e morrem.
Opções de controlador de temperatura para estufa
A vantagem dos termostatos modernos é a falta de necessidade de constante ajuste manual independente do regime de temperatura e a presença de um residente de verão na estufa. As tecnologias modernas oferecem uma escolha de controladores eletrônicos, sensíveis ao toque e mecânicos.
- Todos esses tipos diferem nos recursos de design e no princípio de ação:
- trabalhando para aumentar os indicadores de temperatura;
- trabalhando para reduzir indicadores de temperatura;
- combinado.
Você sabe O policarbonato é um material muito leve. É 16 vezes mais leve que o vidro do mesmo tamanho. Tudo isso reduz a pressão na estrutura e torna o processo de montagem de uma estufa simples e rápido.
Eletrônico
Estes são dispositivos modernos com telas de LCD, equipadas com um termistor, que serve como sensor. Eles exigem uma conexão de rede e consomem uma pequena quantidade de energia. Os controladores eletrônicos de temperatura respondem com muita precisão e rapidez às mudanças de temperatura, devido às quais são obtidas economias no aquecimento.
Um de seus componentes é o termostato. Eles não possuem componentes e montagens móveis, mas existem peças semicondutoras que permitem o fornecimento de dados precisos.
Para instalar esse dispositivo, siga estas etapas:
- Conecte o sensor remoto ao termostato.
- Conecte o ventilador ao termostato.
- Defina a temperatura desejada.
Importante! A instalação de tais dispositivos deve ser considerada no estágio de planejamento e montagem da estufa.
Considere o controlador eletrônico eletrônico de temperatura TsTR-1, usado em estufas. É muito preciso e sensível, com uma precisão de ± 0,1 ° C e funciona na faixa de temperatura ajustável -40 ... + 125 ° C. Carga máxima permitida 1,0 kW.
Como o sensor de temperatura não possui uma carcaça hermética, ele deve ser protegido da água:
- Ligue o aparelho. Ao mesmo tempo, 3 traços (- - -) aparecerão no indicador, após o qual a temperatura ambiente é exibida.
- Para definir a temperatura desejada, pressione o botão (-) ou (+). Quando o indicador piscar, defina o valor ativado e desativado. Após 5 segundos, o dispositivo começará a funcionar.
- Coloque o sensor onde deseja ajustar a temperatura.
- Insira o plugue do dispositivo de aquecimento na tomada do dispositivo.
- As leituras do indicador atingem gradualmente a temperatura desejada.
- Depois de atingir o indicador de temperatura desejado (no indicador), monitore as leituras ao longo do dia.
Para controlar o sistema elétrico de aquecimento do solo, o TR-50 é adequado. Possui uma caixa plástica selada, é protegida de acordo com IP65 e é equipada com um sensor de temperatura remoto selado AS-10G com um comprimento de cabo de 3 m.
Ligue e defina a temperatura, para impedir a ativação acidental, basta um botão no painel frontal. Você pode ajustar a temperatura dentro de +17 ... + 27 ° C. O dispositivo funciona com aquecimento resistivo e com um cabo auto-regulável.
Você sabe Os controladores eletrônicos de temperatura com sensores de temperatura do ar funcionam com energia da bateria e podem ter um relógio, calendário e você também pode ver a previsão do tempo neles.
Sensorial
Esses dispositivos estão entre os mais inovadores. A vantagem do controle sensorial do calor é que é possível definir diferentes indicadores de temperatura em diferentes períodos de tempo, por exemplo, noite e dia, além de definir o horário exato do trabalho. Outra vantagem é o modo de memorizar as configurações.
Os dispositivos sensores podem controlar o piso radiante e o cabo de aquecimento. Para montar o dispositivo, conecte os terminais aos terminais de acordo com o diagrama na parte traseira do dispositivo ou instruções: 2 contatos na fonte de alimentação - “zero” e “fase”, 2 - nos dispositivos de aquecimento e 2 - nos sensores de temperatura.
Você sabe O detentor do recorde de número de estufas é a Holanda. Ao mesmo tempo, os holandeses não cobrem as estruturas com plástico, mas com vidro.
Mecânico
O controlador mecânico de temperatura é caracterizado pela absoluta independência de cada dispositivo individual. É um equipamento de instalação elétrica, cuja instalação é realizada diretamente na própria estufa. Pertence aos dispositivos mais simples e baratos.
Adequado para corrigir a temperatura do ar em pequenas estufas, com base nos indicadores de temperatura do solo. O "enchimento" elétrico está ausente neles. Existe uma ampla seleção de vários modelos e componentes utilizados no mercado.
No corpo do termostato da membrana há uma roda com uma balança. Quando você define a temperatura desejada usando a roda do dispositivo, quando é atingida, ela quebra ou provoca um curto-circuito no circuito elétrico que alimenta o dispositivo de aquecimento. Nesse caso, o aparelho elétrico será ligado ou desligado.
No recheio, como principal elemento estrutural, existe uma membrana gasosa. A roda se conecta ao mecanismo de membrana. Quando a roda gira, as paredes da membrana se aproximam ou se afastam do mecanismo de controle, como resultado da mudança de temperatura na qual o circuito fecha ou abre.
Se o mecanismo de atuação estiver próximo à parede da membrana, o gás dentro dela deverá mudar levemente de volume para que o dispositivo funcione, portanto, é necessária uma temperatura mais baixa e vice-versa. Para conectar o dispositivo, monte-o no fio que alimenta o aquecedor.
Possui dois terminais que podem ser conectados ao sistema de aquecimento e, ao mesmo tempo, ao resfriamento. As principais vantagens do dispositivo são sua simplicidade, confiabilidade e eficiência em comparação com outros tipos.
Importante! Ao escolher um dispositivo, lembre-se de que a potência máxima é importante. A carga conectada não deve exceder, caso contrário, será necessário um contator.
Fabricação de termostatos faça você mesmo
Como os termostatos adquiridos podem ser muito caros, você mesmo pode fabricá-los. A difusão entre os jardineiros recebeu um dispositivo usando um termossifão. Considere como fazer você mesmo e usá-lo.
As ferramentas
Ao fazer um termossifão, você pode precisar de um ferro de solda, um martelo, um alicate, uma lata para suas latas e um termômetro (para medir a temperatura da água).
Materiais
Você precisará de:
- 2 latas: uma em 3 le uma em 1 l;
- tubo de cobre com um diâmetro de 5-6 mm;
- 2 tampas para latas: um metal (para preservação) e um de polietileno;
- mangueira de plástico.
Como isso funciona?
O princípio de operação do termossifão é bastante simples:
- À medida que a temperatura na estufa aumenta, a água de uma lata grande flui para uma menor (serve como contrapeso) e uma janela (janela) se abre.
- Com uma diminuição da temperatura em uma lata de 3 litros, um vácuo começa e a água de uma capacidade menor é sugada de volta. O peso de uma lata de litro diminui e a janela se fecha.
Montagem e configuração
Siga estas etapas na sequência:
- Feche um frasco de 3 litros com uma tampa de metal.
- No centro da tampa, faça um furo de diâmetro adequado ao tubo de cobre.
- Insira o tubo no orifício da tampa.
- Solde o tubo à tampa.
A operação do termossifão deve ser verificada.Importante! Este dispositivo não requer monitoramento constante. De tempos em tempos, você só precisa adicionar água a uma jarra de três litros, cujo volume é reduzido devido à evaporação.
Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
- Despeje 1000 ml de água em um recipiente grande.
- Coloque o frasco no balde e despeje água nele (ele não deve alcançar a tampa do frasco).
- Prenda a mangueira ao tubo de cobre e abaixe a outra extremidade em uma jarra menor.
- Aqueça um balde de água em fogo para + 25 ° C. O banco criará um aumento de pressão e a água dele fluirá através de uma mangueira para uma jarra de litro.
- Meça a quantidade de água que sai (idealmente - 400 ml).
Agora monte o dispositivo:
- Pendure um pote de litro na janela.
- Despeje 200 ml de água nele. Ao mesmo tempo, observe que o peso da lata com a água derramada nela não deve abrir a janela.
- Coloque uma tampa de plástico na jarra, na qual é feito um orifício e uma mangueira é inserida (a extremidade da mangueira não deve atingir o fundo em 3-5 mm).
- Quando a água de uma lata grande começa a fluir para uma pequena, a janela deve abrir.
Prós e contras de um regulador caseiro
- As vantagens de um regulador caseiro incluem:
- disponibilidade de materiais para fabricação;
- simplicidade na fabricação;
- montagem rápida;
- universalidade.
- Não existem muitas desvantagens desse regulador, mas são elas:
- só pode ser usado em estufas de verão;
- requer observação e verificação.
Os termostatos ajudarão a controlar e alterar o regime de temperatura em sua estufa. Ao escolher o dispositivo certo para você, considere os métodos de aquecimento, o design da estufa, os métodos de instalação dos dispositivos e seus custos.