A produção agrícola tem em seu arsenal um número considerável de várias preparações altamente ativas com as quais você pode alimentar perfeitamente qualquer colheita de frutas. No entanto, a maioria deles é bastante prejudicial ao solo e, se usada de forma inadequada, pode causar enormes danos ao meio ambiente. Para evitar isso, muitos usam métodos de alimentação populares e mais seguros. Este artigo discutirá as principais vantagens e benefícios da cobertura de iodo, cinzas e ácido bórico em um sistema moderno de cultivo de tomate.
Efeito das cinzas, ácido bórico e iodo nas plantas
Apesar de sua simplicidade, iodo, ácido bórico e cinzas são considerados bastante concentrados e importantes para substâncias vegetais. Eles são uma das principais fontes de vários compostos minerais importantes para o crescimento ativo e a frutificação do tomate. No entanto, além de grandes benefícios, essa cobertura pode ser prejudicial.
Prós
- As principais vantagens das cinzas, iodo e ácido bórico em um sistema intensivo de cultivo de tomate:
- baixo custo;
- com um sistema de alimentação claramente planejado pode aumentar a produtividade em 20 a 25%;
- o processamento oportuno permite aumentar a imunidade dos tomates e evitar o aparecimento de infecções e pragas em suas plantações;
- contribuir para o crescimento ativo da massa de plantas acima e abaixo da terra;
- proporcionar uma oportunidade para acelerar o amadurecimento dos tomates;
- regular o componente mineral-orgânico do solo;
- restaurar as propriedades agroquímicas naturais do solo;
- reduzir a necessidade de fertilizantes minerais e orgânicos.
Contras
- Estas substâncias têm desvantagens:
- a preparação da cobertura requer atenção cuidadosa, pois o desvio das concentrações necessárias pode causar inibição e destruição das plantações;
- pode levar à lixiviação do solo;
- os remédios populares não podem ser usados para a alimentação apenas como uma medida adicional para aumentar a atividade de crescimento e a produção de tomate;
- derivados de misturas bóricas e iodo são capazes de se acumular no solo, o que com a excessiva tecnologia agrícola intensiva pode afetar negativamente a condição do solo.
Sinais de deficiência de iodo
O iodo é considerado um dos oligoelementos mais importantes que o tomate precisa para o crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos.
Você sabe O concentrado de iodo foi obtido pela primeira vez em 1811 pelo químico francês Bernard Courtois. Durante experimentos com cinzas de algas marinhas, o cientista observou a formação de uma substância anteriormente desconhecida, caracterizada por uma cor púrpura brilhante durante a evaporação, que logo ficou conhecida como "iodo".
Os seguintes sinais indicam um aumento acentuado de seu déficit:
- as folhas das plantas ficam pálidas, o caule fica visivelmente mais fino;
- inibição da formação de ovários de frutas;
- Os tomates não amadurecem por muito tempo, geralmente podem morrer em um arbusto;
- as plantações são ativamente afetadas por todos os tipos de infecções (praga tardia, manchas marrons, podridão das raízes, mosaico viral);
- a imunidade das plantas diminui às vezes, mesmo com tratamentos preventivos, as plantações são ativamente afetadas por infecções.
Regras básicas de alimentação
Muitas vezes, ao diagnosticar uma deficiência de oligoelementos no solo, os jardineiros recorrem instantaneamente à fertilização dos canteiros. No entanto, muitas vezes isso não traz resultados instantâneos. A razão para isso é todo tipo de erro cometido pelos jardineiros durante as plantações.
Para evitá-los, as seguintes regras simples devem ser seguidas ao processar um site:
- a cobertura deve ser iniciada logo após o transplante das mudas para o solo aberto, usando soluções pouco concentradas (a concentração é metade da dos adultos);
- depois que as plantas ficarem mais fortes (no início ou em meados de junho), elas devem ser tratadas com uma mistura de iodeto de leite;
- durante a floração dos canteiros, é mostrada uma solução aquosa de iodo, introduzida sob a raiz, no anel basal;
- somente após o aparecimento do ovário é que a plantação é fertilizada com uma mistura complexa à base de iodo, cinzas e ácido bórico.
Importante! As plantas jovens não fertilizam até que estejam totalmente enraizadas, geralmente isso requer pelo menos 10 dias após o transplante de mudas em solo aberto.
Tempo de processamento
A pulverização dos canteiros começa a ser realizada desde o início da estação de crescimento até o final do estágio de amadurecimento verde da formação de frutos. Ao mesmo tempo, pelo menos 10 a 14 dias devem passar entre cada tratamento das plantas. Durante esse período, soluções concentradas se dissolverão completamente no solo, caso contrário, uma saturação do habitat do tomate será observada.
Muitas vezes, isso provoca murchamento das plantas e supressão da imunidade, o que leva à sua morte lenta. O primeiro curativo é realizado após o transplante das mudas para um local permanente; no caso de fertilizantes preventivos, o procedimento é realizado 3-4 vezes por temporada, com iodo, iodo-leite e uma mistura complexa.No entanto, se as plantas apresentarem um atraso no crescimento ou no florescimento, o número de coberturas aplicadas será aumentado para 5 a 7 por estação. Ao mesmo tempo, duplicou a multiplicidade da introdução de uma complexa mistura de iodo, cinzas e ácido bórico, responsável pela atividade de formação e amadurecimento dos frutos.
No caso de inibição severa do crescimento do tomate, tanto em fases separadas quanto em geral, causada por fatores inexplicáveis, o número de curativos é aumentado em até 1 vez a cada 10 dias, até que o tomate se torne normal. Nesse caso, a quantidade de determinados fundos é selecionada com base na fase em que os tomates estão.
Importante! Eles tratam plantas e solo somente após rega pesada, de manhã cedo ou tarde da noite.
Como preparar uma solução
Não é difícil preparar o fluido de trabalho para o plantio, é necessário um conjunto padrão de recipientes e ferramentas de jardim. Além disso, atenção especial deve ser dada à qualidade da matéria-prima. Para a preparação de misturas, é proibido o uso de ingredientes vencidos, além de serem menos eficazes, mas também podem ter um efeito prejudicial nas plantas.
Proporções
Para mudas jovens plantadas recentemente, o curativo é preparado com base em 4 litros de água e 2-3 gotas de uma solução de álcool de iodo; para mais adultos, é usada uma solução de 10 litros de água e 10 gotas de iodo de álcool. A solução de iodo do leite usada para cobertura na fase de floração é obtida com base em 4 l de água, 1 l de leite fresco com teor médio de gordura e 15 gotas de uma solução de álcool de iodo.
Para preparar uma mistura nutricional abrangente, para 5 l de água fervida, você precisa tomar:
- 3 litros de cinzas peneiradas;
- 1 frasco de solução de álcool de iodo (10 ml);
- 10 g de ácido bórico (massa em pó).
Além disso, cinzas secas são frequentemente adicionadas aos leitos, o que restaura a perda de cálcio, magnésio e fósforo no solo. Para fazer isso, 1 colher de sopa de cinza moída é derramada sob cada arbusto uma vez por semana ou uma solução de cinza (100 g de cinza / 10 l de água) é adicionada a cada 14 dias.
Você sabe O tomate contribui para a proteção natural da pele do corpo contra o envelhecimento. Isso é explicado pelo fato de sua composição conter uma alta concentração de um composto específico de licopeno (possui propriedades antioxidantes e também retarda os processos oxidativos do corpo).
Etapa de cozimento
Para preparar uma mistura de iodeto ou leite-iodeto pouco concentrada, todos os componentes são bem misturados antes do uso e depois envelhecidos por cerca de 30 a 60 minutos em temperatura ambiente. Durante esse período, o líquido será aquecido para o meio ambiente, após o que o perigo de superaquecer as partes subterrâneas e acima do solo das plantas desaparecerá.
A solução complexa é preparada da seguinte forma:
- Ferva a água limpa e assente por 10 minutos e depois esfrie-a.
- Misture a água e as cinzas trituradas e deixe a mistura repousar à temperatura ambiente por cerca de 60 minutos.
- Combine a solução de cinzas com ácido bórico e iodo e, em seguida, misture bem o líquido e incube a uma temperatura de pelo menos + 20 ° C ao longo do dia.
- Prepare uma solução de trabalho, pois este 1 litro de infusão é diluído com 9-10 litros de água.
Vídeo: preparando uma solução para alimentar tomates
Processamento de tomate com cinzas, ácido bórico e iodo
Os tomates são fertilizados com dois métodos: regando o solo e irrigando a folhagem. Apesar da crença geralmente aceita de que as plantas se alimentam do sistema radicular, a massa verde também é capaz de absorver efetivamente os nutrientes, especialmente se eles visam a ativação instantânea do metabolismo das plantas.
Além disso, a técnica geral de tais tratamentos é radicalmente diferente. O modo mais ideal de alimentar os canteiros é observado no caso de alternância de ambos os métodos; muitos cultivadores de plantas experientes recomendam usá-los alternadamente, independentemente do tipo de medicamento introduzido.
Importante! Com a interação ativa com as plantas, o ácido bórico é capaz de prejudicar a vida útil do tomate; isso deve ser levado em consideração se a colheita for planejada para ser transportada por longas distâncias.
Raiz
O tratamento radicular é mais comum que o não-radicular, é simples, eficaz e praticamente não requer nenhum equipamento. Muitas vezes, é realizado no final da noite, enquanto o local é dividido em um número par de zonas, com base nas quais a quantidade necessária de fluidos de trabalho é preparada. Como regra, são utilizados cerca de 1 litro de solução por 1 m² de plantações.Antes de regar, perto de cada planta, crie pequenos poços de cerca de 20 a 30 cm, o chamado círculo do tronco. Ajuda a reduzir o custo dos fluidos de trabalho, bem como a alimentação direta para a área com o maior número de raízes.
Depois disso, os canteiros são bem regados e depois formados no solo uma pequena crosta seca (leva cerca de um dia). Os fertilizantes são aplicados no círculo próximo ao tronco, evitando a entrada de líquido nos corredores e outras áreas do local.
Foliar
A cobertura foliar é realizada com pistolas mecânicas ou elétricas. Durante o procedimento, as folhas e o caule são completamente pulverizados com o fluido de trabalho. Nesse caso, é permitida a entrada de misturas de nutrientes no solo, no círculo do tronco.Além disso, como no curativo da raiz, pelo menos 1 a 2 horas antes do procedimento, os canteiros devem ser abundantemente regados, pois após a pulverização é proibido regar os canteiros por vários dias. Para reabastecimento foliar, use cerca de 5 litros de fluido por 1 m² de plantações.
Dicas adicionais
Para alimentar as plantas com mais eficiência, siga as seguintes dicas:
- o processamento dos leitos deve ser realizado apenas em clima seco e com pouco vento, em um dia nublado, mas quente;
- antes do uso, o líquido deve ser aquecido a + 30 ° C, isso ajudará a aumentar sua suscetibilidade às plantas;
- aumentar a concentração de soluções ou seus componentes individuais são proibidos, ácido bórico e iodo em altas concentrações podem causar queimaduras graves nas plantas;
- para a preparação de misturas, são utilizadas cinzas obtidas pela queima de madeira ou outros resíduos de plantas, outros produtos de combustão contêm uma enorme quantidade de toxinas nocivas para plantas e seres humanos;
- os fluidos de trabalho pré-fabricados devem ser armazenados na geladeira (+ 5 ° С) por não mais que 1-3 dias; após esse período, recomenda-se descartá-los;
- a fim de evitar o acúmulo nos frutos de todos os tipos de subprodutos da fertilização, fertilize os tomates somente até a fase verde madura.
Precauções de trabalho
Apesar de iodo, ácido bórico e cinzas não estarem no topo da lista de substâncias perigosas, ao usar suas soluções, você deve sempre seguir as medidas padrão ao trabalhar com produtos fitofarmacêuticos.
Esses medicamentos, quando ingeridos na mucosa e na pele, podem provocar alergias graves e danos nos tecidos, portanto, para evitar isso:
- o trabalho com fertilizantes é realizado apenas em roupas especiais e um arnês de proteção;
- ao processar leitos, é imperativo o uso de equipamentos de proteção individual (respirador, óculos, luvas);
- durante a rega e pulverização, é proibido fumar, comer alimentos ou líquidos;
- após a fertilização das plantas, as mãos devem ser bem lavadas com um agente de limpeza e o equipamento de proteção deve ser cuidadosamente lavado em uma solução de sabão;
- em caso de contato com líquidos de trabalho nos olhos, mucosas ou pele, as áreas afetadas devem ser lavadas imediatamente com água corrente limpa.
Os remédios populares são uma alternativa lucrativa a qualquer fertilizante químico altamente concentrado para o tomate. As soluções de iodo, ácido bórico e cinzas são consideradas um dos meios mais eficazes e acessíveis que podem aumentar significativamente a imunidade e o rendimento das plantas. Nesse caso, o principal é aderir estritamente às concentrações recomendadas, uma vez que o iodo e o ácido bórico, substâncias bastante agressivas, podem causar sérios danos às plantas.