Ontem, folhas limpas foram decoradas com chicotes de pepino e hoje caem como trapos amassados. Isso pode ser um sinal de tecnologia agrícola inadequada ou o primeiro sintoma de uma doença grave. Este artigo irá revelar as principais causas de definhamento das folhas de pepino, formas de eliminar esses problemas e métodos para sua prevenção.
Por que desbotar folhas em pepinos: as principais razões
As folhas murcham em pepinos plantados em campo aberto e em estufa. Pode ser tanto arbustos jovens quanto aqueles que já estão dando frutos. Das folhas penduradas, você pode entender que está faltando alguma coisa na planta. É aconselhável determinar imediatamente do que está sofrendo e tentar eliminar a causa. Um produtor lento pode perder a colheita inteira.
Rega errada
O erro mais comum de jardineiros inexperientes é a rega inadequada. Isso pode incluir:
- Falta de umidade. Os pepinos geralmente gostam de beber água e respondem imediatamente à hidratação prematura. Se o solo seca, as folhas ficam muito macias e ficam amarelas.
- Um excesso de umidade, que é mais perigoso do que a falta. Se o solo não secar e a água estagnar nas raízes, condições favoráveis são criadas para o desenvolvimento de doenças fúngicas, como a podridão das raízes.
- Molhar com água fria também provoca infecção com podridão das raízes. Com esta doença, as raízes deixam de funcionar e fornecem água e nutrientes ao longo do caule para as folhas. Sem intervenção oportuna, os arbustos murcham e morrem.
Você sabe Os espinhos em pepinos jovens têm um objetivo especial - a remoção do excesso de líquido.
Deficiência de nutrientes
Para que os arbustos de pepino cresçam e se desenvolvam bem, eles precisam ser alimentados com os minerais necessários em tempo hábil. O nitrogênio é responsável pela construção da massa verde, e o potássio e o fósforo são responsáveis pela floração e frutificação. Se a primeira substância no solo não é suficiente e a segunda, pelo contrário, é demais, então as inflorescências e os frutos são formados em abundância, mas o arbusto parece muito pobre em aparência. As chapas se tornam pálidas, macias, secas e as novas folhas crescem fracamente.
Local de pouso errado
Se você plantar mudas no lugar errado na primavera, no verão, os pepinos poderão sofrer por causa disso.
O local pode não ser adequado por 2 razões:
- As plantas são longas sob o sol escaldante. Os pepinos adoram o sol, mas o sol prolongado leva à evaporação excessiva da umidade de uma superfície verde. Para reduzir a área de evaporação, as folhas são enroladas em um tubo.
- As mudas crescem na sombra e sofrem com a falta de luz solar. O motivo do sombreamento pode ser um canteiro próximo, densamente plantado com pepinos. Os arbustos, crescendo, criam uma sombra um para o outro. Por esse motivo, algumas folhas e cílios inteiros não recebem luz e nutrientes suficientes. Como resultado, eles murcham e secam.
Você sabe Os primeiros pepinos com efeito de estufa foram cultivados no inverno e no verão para o imperador romano Tibério, que os consumiu durante todo o ano.
Infecções ou pragas
Murchar rapidamente as folhas dos cílios afetados por doenças (geralmente fúngicas) ou pragas. Infecções fúngicas e insetos agem muito rapidamente: em apenas alguns dias a planta inteira pode morrer.
Doenças comuns de pepinos:
Os principais "amantes" dos topos de pepino são:
Exposição a produtos químicos
Pepinos são muito sensíveis a produtos químicos, especialmente herbicidas. Se as belas folhas verdes murcharem repentinamente e pendurarem sem vida nos cílios, talvez tenham partículas do herbicida. A mesma reação em uma planta pode ser com os agentes químicos que processaram os canteiros adjacentes.
Importante! Especialmente inspecione cuidadosamente a presença de doenças fúngicas precisam de pepinos com efeito de estufa. Devido ao aumento da umidade em estufas e estufas, condições muito favoráveis são criadas para o desenvolvimento da infecção.
Escolha errada de "vizinhos"
Pepinos não são "reconciliados" com todas as plantas que crescem no bairro. Especialmente eles não gostam de crescer perto de tomates. Mais precisamente, as condições necessárias para o crescimento normal do tomate simplesmente não são adequadas para mudas de pepino. Para que o tomate cresça saudável e não se estrague tarde, em uma estufa você precisa reduzir a umidade do ar e do solo. Se pepinos são plantados nas proximidades, os cílios com folhas desaparecem por falta de umidade.
O que fazer e como processar pepinos
Depois de determinar a causa da murcha da folhagem do pepino, você deve agir imediatamente para curar as plantas e protegê-las de conseqüências mais graves.
Como lidar com isso:
- Se houver falta de umidade, os arbustos devem ser abundantemente regados, após o que as folhas devem crescer novamente mais fortes e entrar em tom. É importante estabelecer rega frequente (em dias alternados), mas não muito abundante. A água deve ser usada apenas quente (aquecida ao sol) e assentada.
- Com umidade excessiva, pare de regar por vários dias. Continue a regar somente depois que a terra estiver completamente seca.
- Se os pepinos não forem fertilizados há muito tempo, é necessário alimentá-los com fertilizantes contendo nitrogênio. Essas plantas absorvem melhor a matéria orgânica do que a recarga química. Para enriquecer o solo com nitrogênio, você pode usar uréia, uma solução de fermento e cinzas de madeira.
- Arbustos de pepino que sofrem com a abundância da luz solar, você precisa tentar privar algo. Para isso, várias ferramentas improvisadas são adequadas: folhas de papelão, sacolas, galhos de árvores ou material de cobertura especial.
- A aterragem mais espessa deve ser reduzida: arrancar folhas secas, podar chicotes e arrancar arbustos inteiros que outros sombream.
- Se houver preparações químicas (herbicidas) nas placas das folhas, você precisará comprar a planta em uma grande quantidade de água, para tirar produtos químicos dele.
- Quando infectado com doenças fúngicas, você deve primeiro remover folhas, chicotes ou arbustos inteiros doentes. Em seguida, trate com agentes biológicos especiais, como Trichodermin, Planriz, Fitosporin. Com uma condição negligenciada, os preparados químicos Topsin-M, Previkur são mais eficazes. Você pode pulverizar uma planta doente com uma mistura medicinal de metronidazol e estreptomicina (1: 1), dissolvida em 5 l de água.
- Medidas de controle de insetos - métodos populares (solução de sabão, infusão de casca de cebola ou alho), inseticidas biológicos especiais (Fitoverm, Strela, Aktofit) e produtos químicos (Spark, Intavir, Kinmix).
Importante! Em pequenas estufas e viveiros, é aconselhável cultivar apenas uma safra (pepino ou tomate), uma vez que eles têm uma necessidade diferente de umidade. Quando co-cultivada em um espaço pequeno, é provável que a colheita se perca.
Como evitar que os pepinos em conserva murcham
Existem várias maneiras de manter os pepinos em conserva frescos pelo maior tempo possível:
- No frigorífico: 20 dias a uma temperatura de + 1 ... + 2 ° C, 15 dias a + 4 ... + 8 ° C, 7 dias a + 15 ° C. Embalagem de armazenamento: um saco plástico que não está completamente cheio, mas bem fechado, um recipiente de plástico (de preferência a vácuo), além de embrulhar cada pepino em papel branco ou filme plástico.
- Em uma jarra de vidro (no vácuo). Em uma jarra de vidro esterilizada, coloque os frutos lavados e secos firmemente. Para criar um vácuo, é usada uma pequena vela, que deve ser incendiada diretamente no banco. Após 5 minutos de queima do pavio, o recipiente deve ser fechado com uma tampa. A vela se apagará quando não houver oxigênio dentro. Nesse prato a vácuo e em local frio, os legumes podem ser armazenados até o final do inverno.
- Em clara de ovo que deve ser aplicado a cada vegetal, previamente limpo e enxugado. A proteína seca se transforma em um filme, que serve como um invólucro a vácuo selado. Em tais embalagens individuais, as frutas são mantidas frescas por 1-2 meses.
Para evitar a murcha das folhas de pepino, essas medidas preventivas ajudarão:
- Para aderir à rotação correta da colheita: não plante pepinos no mesmo local. É melhor plantá-las após antecessores adequados: tomate, berinjela, batata, cebola, legumes, espinafre, repolho branco (cedo), couve-flor, beterraba, cenoura, verdura.
- Escolha um local que não esteja sombreado e, ao mesmo tempo, que não exista luz solar direta.
- O plantio de sementes ou mudas deve ser realizado de acordo com o esquema de 50 × 50 cm.
- As sementes e o solo são tratados com solução de permanganato de potássio para prevenção de doenças e contra insetos.
- Após o plantio, triture os canteiros para preservar a umidade do solo, proteger contra ervas daninhas e aquecer as raízes.
- Regue os arbustos com água morna a cada 2 dias e diariamente em verões quentes.
- Pulverize com inseticidas para prevenção.
- Alimente oportunamente as plantas com fertilizantes minerais ou orgânicos, nitrogênio-fósforo-potássio.