As estufas, nas quais o calor deve ser determinado na primavera, no entanto, na maioria das vezes, não permitem que as mudas sejam plantadas no solo antes do meio da primavera. Isso ocorre porque o aquecimento do solo nas estufas não acompanha o ritmo do aquecimento do ar. O problema é ajudado por camas quentes, que serão discutidas no artigo.
Por que precisamos de camas quentes em uma estufa?
Por leito quente, entende-se uma área de plantio em uma estufa na qual a temperatura sobe de uma maneira ou de outra, permitindo que as mudas sejam plantadas já no início da primavera. Como resultado, torna-se possível obter uma colheita precoce de alta qualidade.
- As vantagens indubitáveis de camas quentes incluem:
- proteção garantida das raízes das plantas contra geadas frequentes da primavera;
- um alto rendimento de vegetais em solos pobres devido à presença de uma alta concentração de nutrientes nos leitos aquecidos orgânicos mais comuns;
- economia de fertilizante devido à mesma alta concentração de nutrientes no solo dos leitos;
- ativação da fotossíntese devido à liberação de “biocombustível” no solo aquecido de dióxido de carbono, que é imediatamente absorvido pela massa verde das plantas;
- a destruição de ervas daninhas cujas sementes morrem durante a decomposição dos constituintes biológicos dos canteiros quentes;
- Gestão de resíduos de horticultura e pecuária;
- uso racional da área interna da estufa.
- As desvantagens dos canteiros quentes de efeito estufa incluem:
- custos adicionais de material e mão-de-obra para o arranjo;
- odores desagradáveis que acompanham o processo de decomposição nas camas;
- a possibilidade de desenvolvimento acelerado de microrganismos patogênicos em um ambiente quente e úmido.
Você sabe A idéia de cultivar plantas em ambientes fechados nasceu há quase 5000 anos na China antiga, como evidenciado por escavações arqueológicas.
Variedades de camas quentes
Dependendo de como o solo é aquecido em camas quentes, eles são de três tipos:
- Camas do método biológico de aquecimento Os solos consomem o calor liberado durante a decomposição do biomaterial na forma de dejetos animais e resíduos vegetais, que, portanto, subdividem os leitos quentes em várias subespécies, dependendo do método de uso de biomateriais e seus tipos.
- Aquecimento do solo com eletricidade Isso implica colocar cabos de aquecimento embaixo da cama, o que, graças ao sistema de controle da fonte de alimentação, é muito funcional, mas também bastante caro.
- Aquecimento de água do solo é realizada usando tubos colocados sob a cama através dos quais a água pré-aquecida é passada, o que também exige custos consideráveis para o equipamento e a operação.
Como se construir
O arranjo de camas quentes, dependendo do método de aquecimento do solo, pode ser mais ou menos caro e caro, mas na maioria dos casos se presta a uso independente. Portanto, a resposta para a questão de saber se é possível fazer uma cama quente com suas próprias mãos depende das habilidades mínimas de trabalhar com ferramentas no cultivador de legumes. Se disponível, ele só pode descobrir como fazer uma cama quente que funcione efetivamente.
Você sabe O protótipo das atuais camas quentes apareceu mesmo na Roma Antiga, onde os jardineiros colocavam esterco de cavalo na superfície do solo, que, em decomposição, aquecia a superfície da terra em clima frio.
Seleção de material
A variedade de tipos de camas quentes implica uma rica variedade de materiais usados para sua construção. Geralmente, esses materiais podem ser encontrados em sua fazenda subsidiária, principalmente quando se trata da construção da caixa, limitando o espaço das camas.
Para isso, você pode usar prontamente disponível em:
- policarbonato;
- painéis ou tábuas de madeira;
- chapas de metal;
- plástico;
- ardósia;
- garrafas plásticas.
Na maioria das vezes, os lados de uma cama quente são erguidos de:
- uma árvore tratada com um anti-séptico;
- tijolo, que é uma opção a longo prazo, mas ao mesmo tempo bastante demorada;
- ardósia, que é um material barato e prático, que, no entanto, libera elementos tóxicos no solo em lascas e, portanto, requer o uso de folhas exclusivamente inteiras.
Quanto ao aquecimento de cabos elétricos e tubulações de água, suas capacidades e diâmetros dependem dos requisitos específicos de cada caso individual, que serão discutidos abaixo.
Cálculo de dimensão e profundidade
É impossível construir e equipar adequadamente uma seção de solo aquecido sem diagramas e desenhos previamente preparados, com o cálculo das dimensões claramente vinculadas à configuração e à área da estufa. Além disso, todos os três tipos principais de camas implicam um princípio geral de cálculo de tamanho. Antes de tudo, ao desenvolver um esquema para uma futura estufa, você deve determinar os locais em que as camas com aquecimento serão localizadas. A área da estufa proposta determinará o comprimento e a largura da terra aquecida.
Como regra, eles são colocados ao longo dos lados longos da estufa e no meio dela deixam uma passagem. Mas existem opções possíveis para a sua colocação em forma de U ou em 3 linhas com uma área suficiente da estufa. Cálculos adicionais são necessários se o solo for aquecido com eletricidade ou água quente. Aqui você precisará calcular o comprimento dos cabos de aquecimento ou tubulações de água e uma lista de todos os materiais adicionais.
Ao calcular, você também deve levar em consideração que:
- a profundidade da vala para o futuro leito geralmente não é inferior a 0,4 me não mais que 0,7 m;
- a altura dos leitos pode variar de 0,3 a 0,4 m, o que cria as condições mais favoráveis para capina e rega;
- a largura dos canteiros pode variar de 0,45 m a 1,2, no máximo, uma vez que a grande largura impede o cuidado com os vegetais e sua iluminação do lado de fora;
- a passagem entre linhas é limitada a um mínimo de 0,6 m;
- o fundo da vala é isolado com um material isolante de calor na forma de espuma de poliestireno, espuma de poliestireno ou garrafas plásticas vazias com tampas roscadas; portanto, existem várias respostas equivalentes à questão de como isolar o fundo;
- camada de areia de até 0,05 m de altura;
- uma pequena malha de metal é colocada em cima, impedindo que os roedores penetrem no solo quente;
- cabos de aquecimento elétrico, canos de água ou orgânicos são colocados na grade;
- então crie outra almofada de areia arejada de cima;
- a construção é coroada com uma camada de solo fértil, que não deve ser muito espessa (a altura ideal é de 0,3-0,4 m), porque, caso contrário, não será capaz de aquecer completamente.
Instruções de construção passo a passo DIY
Diferentes opções para aquecer o solo em estufas implicam diferentes opções para criar um efeito de aquecimento.
Camas elétricas quentes
A terra nas estufas é aquecida com cabos de aquecimento do tipo resistivo ou auto-regulável. Na primeira modalidade, nenhuma regulação ocorre no processo de aquecimento e, na segunda, por meio de um regulador de temperatura ajustado para a temperatura requerida, o regime de temperatura requerido é mantido no solo.Mas em ambos os casos, geralmente proceda da exigência de que para cada quadrado. m representou uma potência entre 75 e 100 watts, que, no entanto, não deve exceder 10 watts por metro de comprimento do cabo.
A disposição do sistema de aquecimento do solo por meio de eletricidade é a seguinte:
- Cavam uma vala com uma largura de 0,5 me uma profundidade de 0,6 M. Seu comprimento é semelhante ao tamanho de uma estufa.
- A terra é socada nas laterais da vala e no fundo.
- O fundo é revestido com material de isolamento térmico, cujos tipos foram discutidos acima.
- Uma camada de drenagem arenosa com 0,05 m de altura é derramada por cima.
- Uma malha de metal de malha fina é colocada sobre a almofada de areia, que, além de proteger o sistema radicular das plantas contra ataques de roedores, também serve como um meio para prender o cabo.
- O cabo é colocado na grade com uma cobra em incrementos de 0,15 m.
- No topo, havia outra camada de areia com uma espessura de 0,05 m.
- No topo da areia, há uma malha de metal ou plástico projetada para proteger o cabo do estresse mecânico durante o preparo do solo.
- A torta é coroada com uma camada de solo fértil com até 0,4 m de altura.
Na presença de um regulador de temperatura, seu sensor é colocado em um tubo corrugado e diretamente o regulador de temperatura é escondido em um recipiente resistente à umidade localizado a pelo menos 1 m da superfície da Terra.
Vídeo: cama quente
Camas de água quente
Como o aquecimento do solo por meio de canos com água quente requer um fornecimento contínuo de água aquecida a esses canos, significa a instalação preliminar de uma caldeira de água elétrica ou a gás ou de um fogão a lenha, novamente com uma caldeira, bem como uma bomba que garantirá a circulação constante de água quente através dos canos . Os tubos são preferíveis ao metal, porque fornecem melhor transferência de calor que o plástico.
Importante! Um arranjo mais frequente de tubos de água de menor diâmetro aquece o solo com mais eficiência do que um número menor de tubos de maior diâmetro.
O algoritmo para criar o aquecimento da água do solo em estufa é muito semelhante ao descrito acima com o uso de um cabo elétrico. Deve-se notar que, com complexidade suficiente dos equipamentos deste sistema, há uma vantagem significativa. Está na capacidade desse sistema de aquecer não apenas o solo, mas também o ar na estufa, o que cria conforto adicional no crescimento das plantas e leva a um aumento de produtividade.
Camas Quentes Orgânicas
Este método de aquecimento do solo em estufas é o mais popular e mais procurado devido à relação custo-benefício, eficiência e simplicidade do dispositivo. Para ele, são necessários apenas os materiais de construção e resíduos mais simples da jardinagem e pecuária, que são abundantes na maioria das famílias.
As áreas de solo aquecido com base no uso de orgânicos são divididas em 4 tipos, na forma:
- exaltado;
- em profundidade;
- em forma de colina;
- combinado.
Para criar uma versão detalhada, você deve:
- Cavar uma vala profunda, cujas bordas devem estar niveladas com a superfície da terra da estufa.
- No fundo, encha uma almofada de areia de drenagem.
- Coloque uma malha fina de metal por cima para proteger o sistema radicular das plantas contra ataques de roedores.
- A camada de isolamento térmico pode ser feita a partir de garrafas plásticas vazias com tampas bem parafusadas.
- Cubra as paredes da vala com material de polietileno denso para isolamento térmico adicional.
- Colocar galhos grossos e outros resíduos de madeira de grandes frações em uma camada de garrafas plásticas vazias.
- Em seguida, faça uma camada de qualquer papel desnecessário.
- Colocar resíduos de madeira menores em cima da camada de papel.
- A próxima camada é formada a partir de palha, ervas daninhas picadas e copas.
- É seguido por grama e estratos decíduos.
- A “torta” é completada por uma camada de solo fértil enriquecido com húmus.
A visão elevada do solo aquecido não requer escavar uma vala, mas envolve o uso de caixas de madeira tratadas com folhas anti-sépticas, ardósias ou plásticas.
A criação de uma opção de leito elevado ocorre da seguinte maneira:
- As paredes e o fundo da caixa são revestidos com um revestimento de polietileno denso.
- No fundo, havia resíduos de madeira de grandes dimensões, misturados com papel e papelão velhos.
- Uma camada de ervas daninhas, resíduos de vegetais e frutas é colocada em cima delas.
- A próxima camada é formada a partir de grama, topos e folhagem.
- No final, coloque uma camada de solo fértil.
Importante! Os lados longos da caixa devem ser reforçados com vigas transversais para evitar sua deformação sob a influência do solo.
Para construir camas quentes em forma de colina, você deve:
- Escolha um local na estufa onde a colina de solo aquecido será localizada.
- Cavar uma vala rasa até a profundidade de uma pá de baioneta.
- Encha-o com material orgânico da mesma maneira que nos casos anteriores, mas deixando um pequeno espaço vazio nas bordas da vala.
- Para preencher este espaço com solo fértil.
- Cubra com uma camada de solo fértil.
A visão combinada do solo aquecido combina camas quentes elevadas e aprofundadas.
Para sua construção requer:
- Cavar uma vala profunda na baioneta de uma pá.
- Aqueça o fundo com materiais que preservam o calor e cubra-o com uma rede por cima.
- Coloque uma camada de grandes resíduos de madeira, jornais velhos e papelão.
- Coloque uma caixa baixa de madeira, plástico ou ardósia.
- A próxima camada a ser formada a partir de lascas, serragem, grama, composto, resíduos vegetais. Para completar a formação de uma camada de solo fértil.
Recomendações para o uso de uma cama quente
O aquecimento mais comumente usado do solo devido ao calor liberado durante a decomposição da matéria orgânica em cada caso não é constante e altera seus indicadores de temperatura e qualidade ao longo do tempo. Normalmente, uma cama quente, carregada com lixo orgânico, funciona por 4 anos.
E como em cada ano desse período demonstra diferentes condições, é aconselhável variar os vegetais cultivados:
- O primeiro ano é caracterizado pelo calor máximo gerado e uma alta concentração de nitrogênio. Durante esse período, é preferível plantar abóboras, melancias, pepinos, tomates, melões, berinjela, pimentão, abobrinha.
- No ano seguinte, o calor gerado, tendo diminuído um pouco, permanece, no entanto, em um nível alto. O mesmo é observado com um alto teor de nitrogênio, por isso é recomendável que as mesmas culturas sejam plantadas novamente como originalmente. As exceções são melões, melancias e abóboras. Também não deve ocorrer durante esse período cultivar culturas propensas à saturação com nitratos.
- O terceiro ano é mais adequado para o cultivo de tomates, legumes, pimentões e repolho, além de plantas e ervas.
- No quarto ano, quando a geração de calor é minimizada e a concentração de nutrientes é reduzida, é aconselhável plantar culturas despretensiosas, como ervilhas, feijões e verduras.
A criação de novos canteiros com bio-aquecimento é recomendada por especialistas em estufa no outono após a colheita, para que a geração de calor seja máxima no início da primavera.Plantar mudas em uma estufa no início da primavera e cultivá-la quase no inverno é bastante real, se você recorrer à ajuda de camas quentes. Algumas dificuldades em seu arranjo compensam completamente com as inúmeras vantagens que os jardineiros recebem pelo uso.