O cultivo de tomates em estufa é freqüentemente usado em regiões com longos invernos e verões curtos. Produtores inexperientes, cometendo erros no cuidado, podem encontrar o problema das plantas com flores.
Por que os tomates não florescem ou florescem mal em uma estufa
Ao cultivar variedades de estufa, é importante considerar todo o ciclo, começando com a seleção de sementes e sua semeadura.
Você sabe O número anual de plantações de tomate cultivadas no mundo é superior a 60 milhões de toneladas.
Mudas pobres
A qualidade das mudas, antes de tudo, depende da qualidade das sementes. Ao comprar material de plantio, preste atenção à descrição da variedade. As culturas criadas para áreas abertas são pouco adaptadas às condições de efeito estufa. A semeadura deve ser realizada no horário indicado, de acordo com o clima da região. A data do transplante dependerá da data da semeadura. Deve-se ter em mente que uma temperatura adequada do solo é de + 15 ° C. Certifique-se de aplicar o procedimento para desinfetar o solo e as sementes.
Se esses procedimentos forem ignorados, haverá problemas no desenvolvimento das plantas:
- formação lenta de pincéis de flores;
- a formação de flores vazias;
- derramamento de botões.
Escassez ou excesso de oferta de fertilizantes
Para a formação bem-sucedida de botões de flores, as plantas precisam de um complexo de oligoelementos, mas é igualmente importante não exagerar no número.
A falta de magnésio e fósforo leva a problemas com a construção de massa verde:
- deixa torcer e murchar;
- as hastes estão afinando;
- poucos pincéis de flores são formados.
Importante! Para a cobertura, é melhor escolher fertilizantes complexos para tomates com instruções detalhadas.
Com a falta de boro e potássio, os botões de flores caem, formando poucos ovários de frutas. Excesso ou envenenamento de plantas com fertilizantes também é prejudicial.
A super saturação com nutrientes leva aos seguintes problemas:
- necrose foliar;
- deformação internódica;
- aumento do risco de doenças fúngicas.
Microclima errado
Os tomates precisam garantir a temperatura e a umidade corretas.
Desvios acentuados dos indicadores necessários levam a doenças de plantas:
- hipotermia - enfraquece as raízes, retarda o crescimento, aumenta o tempo do período de floração;
- superaquecimento - as raízes não absorvem bem a umidade, a planta é alongada em crescimento, o que afeta adversamente o processo de polinização. Se a temperatura subir acentuadamente durante o período de floração, as plantas param de florescer, os brotos existentes podem voar.
De grande importância é a ventilação da sala e a frequência da irrigação, que afeta a porcentagem de umidade do ar e do solo.
Importante! A formação de um microclima deve ser cuidada mesmo durante a construção das instalações. Em condições climáticas frias, você precisa pensar em aquecimento, escolher o local da estrutura.
Sistema de raiz fraco
O cultivo de raízes nos tomates começa no estágio de plântulas. Para estimular o crescimento do sistema radicular, as mudas em um determinado período são plantadas em recipientes grandes e separados. Raízes fracas, nesta fase, não são capazes de absorver uma grande quantidade de umidade, por isso regam os arbustos em pequenas doses enquanto o coma do solo seca. Pelo mesmo motivo, as mudas são alimentadas apenas quando há problemas de saúde. A primeira alimentação é recomendada antes do transplante em 5 dias.
Outras causas de um sistema radicular fraco:
- solo muito denso e pobre;
- aterrissagem densa;
- aprofundamento excessivo das mudas durante o plantio;
- erros de irrigação (temperatura da água, norma, frequência);
- excesso de fertilizante.
Você sabe Devido à presença de fitonídeos na composição, a polpa de tomate é utilizada no tratamento de queimaduras e feridas.
Doenças e Pragas
Erros no cuidado e manutenção do tomate podem levar a doenças e pragas. Doenças comuns durante a floração:
- praga tardia - manchas nas folhas, folhagem torcendo. Para tratamento use "Fitosporin";
- mancha marrom - revestimento macio nas folhas de cor marrom escuro. Tratamento - fluido de Bordeaux, a droga "Barreira";
- molde de folha - as folhas são cobertas com pontos brilhantes, enrolam-se e caem. Medicamentos para tratamento - “Barreira”, “Fitoverm”;
- macrosporiose - folhas e brotos são cobertos com manchas escuras, os topos murcham. Métodos de luta - mistura de Bordeaux, arbustos fortemente afetados são removidos.
As pragas mais comuns:
- wireworms - roer brotos de raiz e terra. Destrua usando Bazudin;
- mosca branca - come suco de folhas, é portador de fungos. "Confidor", uma infusão de alho ajudará a combatê-lo;
- colher - petiscos brotos, folhagem, pecíolos. Meios de luta "Bazudin".
O que fazer e como cuidar adequadamente de tomates em uma estufa
Para o cultivo bem-sucedido de tomate, é importante considerar cada etapa: do plantio à colheita.
Regras básicas para cuidar da colheita:
- Os tomates preferem solo leve e solto. O solo denso é “diluído” com turfa e serragem - 10 l / 1 m². Para nutrição, são introduzidos 4 kg / 1 m² de estrume apodrecido.
- Cavar buracos por 5-7 dias antes da transferência das mudas, para que a terra no fundo tenha tempo para se aquecer. Ao mesmo tempo, as mudas são pulverizadas com ácido bórico (1 g / 1 l de água), isso acelerará a adaptação e afetará positivamente a floração.
- Ao plantar, o buraco não é preenchido com o solo nivelado com a superfície, deixando uma pequena distância para a construção de brotações nas raízes laterais.
- Após o plantio, água abundantemente regada, a próxima rega em 12-14 dias.
- A temperatura do conteúdo é de +20 ... + 22 ° C, a umidade do ar é de até 65%. Se os valores forem excedidos, a sala é ventilada.
- Despeje os tomates quentes a +23 ... + 28 ° C com água, debaixo da raiz. A taxa de rega de 4-5 litros por arbusto, durante a floração, diminui para 2-3 litros. Junto com o procedimento, solte o solo, saturando as raízes com oxigênio.
- Amarre de 12 a 14 dias após o desembarque em um suporte individual (sala pequena) ou treliça (área grande).
- O arbusto é formado em 2-3 hastes, as folhas inferiores que tocam o chão são removidas. Enteado na formação de brotos nos entrenós e seios das escovas de flores.
Separadamente, vale a pena considerar as regras da cultura de fertilizantes.
Frequência e composição da cobertura:
Durante a estação de crescimento:
- o primeiro - 2 semanas após o plantio. A presente solução de verbasco é diluída com água na proporção de 1:10, em um arbusto - 0,5 l;
- o segundo - depois de 2 semanas. A mesma solução com a adição de 100 g de cinza de madeira e 1 colher de sopa. eu superfosfato (0,5 L por arbusto);
Durante a floração:
- o primeiro é a formação de pincéis de flores. Solução de nitrofoski 1 colher de sopa. 10 l de água, 1,5 l por arbusto;
- o segundo é o estágio de brotamento. Mistura: sulfato de potássio - 30 g, superfosfato - 50 g, nitrato de amônio - 15 g por 10 litros de água; litro por planta.
Medidas preventivas
Os fatos acima levam à conclusão: a formação de pincéis e flores frutíferas pode ser evitada por muitos fatores.
Para minimizar os problemas, várias medidas preventivas devem ser observadas:
- Observe a rotação da colheita.
- Limpe e desinfete o solo após a colheita.
- Selecione corretamente a composição do solo.
- Desinfetar material de plantio e um recipiente para mudas.
- Forneça a temperatura e a umidade desejadas.
- Observe a norma e a frequência da irrigação e fertilizantes.
- Execute a pulverização preventiva.