O melão não é apenas um deleite saboroso, mas também um armazém de vitaminas e minerais que podem ajudar a restaurar as reservas “úteis” do corpo humano. O nível desse benefício depende de muitos fatores e, antes de tudo, da variedade de culturas. Este artigo discutirá um dos representantes mais valiosos dessa cultura chamado Amal F1. O que é notável neste melão, como plantá-lo corretamente e o que você deve saber sobre os recursos de mais cuidados - continue lendo.
História de criação e principais regiões em crescimento
O Melon Amal F1 é uma variedade híbrida madura, criada no final do século XX na França. Os autores do novo melão foram criadores da famosa empresa de criação e sementes Clause. Amal rapidamente se enraizou na Ucrânia e na maior parte da Rússia, sem mencionar a Moldávia, em cujo território também foi recomendado para o cultivo.
As características do cultivo na Federação Russa dependem de uma região específica: por exemplo, nas regiões de Kursk e Voronezh, as sementes podem ser semeadas diretamente no jardim, sem se preocupar com os efeitos do frio. Nas regiões do norte da Federação Russa, um método de plantio de mudas será mais aceitável, onde, após cuidados em casa, as plantas jovens são plantadas no local. Além disso, o melão híbrido Amal se sente muito bem em estufas, independentemente da região onde o abrigo está localizado.
Descrição e característica
A aparência e as características do melão Amal serão interessantes para qualquer jardineiro, porque, com bom gosto e dados externos vívidos, a planta é relativamente despretensiosa nos cuidados.
Aparência
Os frutos desta variedade são alongados, de forma oval arredondada, com uma malha fina aplicada à superfície. O peso médio dos melões é de 2,5 a 3 kg, embora também sejam encontradas amostras maiores com peso de até 4 kg. Sob a pele densa amarelo-alaranjada (às vezes acastanhada), há uma polpa suculenta e perfumada, de cor laranja claro, com um leve tom rosado e uma câmara de sementes relativamente pequena.
Você sabe O melão deve ser consumido separadamente de outros alimentos ou bebidas (especialmente leite ou álcool). A violação deste requisito pode levar à digestão, portanto, para evitar conseqüências desagradáveis, pelo menos uma hora deve decorrer entre a refeição principal e o consumo de melão.
Vale ressaltar que o sistema radicular das plantas de Amal é altamente desenvolvido e muito poderoso, para que os arbustos obtenham com facilidade todos os nutrientes de que precisam do solo.
Gosto e cheiro
Os melões Amal amadurecidos são sempre suculentos e muito doces, e seu aroma fortemente pronunciado é um pouco como abacaxi. Como os frutos amadurecem ao mesmo tempo, você pode sentir o cheiro deles durante o cultivo em massa, a algumas dezenas de metros do local de plantio. O rendimento da variedade é bastante alto: a partir de 1 ha (ao plantar cerca de 6 a 8 mil plantas) é possível obter de 50 a 60 toneladas de frutos maduros, o que significa que, a partir de 1 m² de plantações, os jardineiros coletam pelo menos 9,3 kg de melão.
Períodos de amadurecimento e floração
A duração do amadurecimento do melão Amal é de 70 a 85 dias a partir do momento da semeadura, o que significa que as primeiras flores amarelas claras aparecerão nos arbustos já no início ou meados de junho (dependendo das condições climáticas). Uma colheita de frutas amadurecidas pode ser colhida no meio ou no final de julho, com foco nos sinais de maturação: cor, aroma, densidade, etc.
Composição quimica
O melão Amal é caracterizado pela presença de polpa suculenta e doce de sabor de sobremesa, mas isso não é todas as suas vantagens. Um estudo cuidadoso da composição química do feto revela um grande número de vitaminas e minerais presentes nele, os mais famosos dos quais são:
- vitaminas A, E, C, grupo B;
- manganês e cobre;
- cálcio e magnésio;
- potássio e sódio;
- ferro e cloro.
O conteúdo calórico das frutas aromáticas é baixo e tem uma média de 30 a 33 kcal por 100 g de produto.
Nesse caso, a proporção da BJU foi distribuída da seguinte forma:
- proteínas - cerca de 0,6 g;
- gorduras - 0,3 g;
- carboidratos - 7,4 g (por 100 g de produto).
Mais qualidades e possíveis desvantagens da variedade
Os melões Amal têm muitas qualidades positivas, mas, ao mesmo tempo, não apresentam certas desvantagens; portanto, antes de plantar, você deve estudar cuidadosamente todas as suas características.
- As vantagens da variedade incluem:
- alta produtividade (em algumas regiões atinge 14 kg a partir de 1 m²);
- melões de frutos grandes;
- alta qualidade comercial;
- alta resistência a certas doenças (principalmente podridão seca, fusarium, oídio);
- amadurecimento relativamente uniforme e precoce dos frutos;
- sua aplicação universal.
Muitos jardineiros consideram a principal desvantagem dessa variedade as altas demandas nas condições de cultivo, porque, com o aumento da umidade, seca prolongada ou temperaturas extremas repentinas, a qualidade da colheita diminui significativamente.
Importante! O melão é um produto pesado para o sistema digestivo humano, portanto, não mais que 300-500 g de celulose por consumidor adulto é considerado uma norma diária ideal.
Dada a rica composição vitamínica e mineral do melão Amal, não surpreende que seja recomendado para uso com:
- anemia e exaustão geral do corpo;
- interrupções hormonais;
- anormalidades cardíacas;
- doenças do sistema nervoso.
Cultivo agrícola
Como a variedade de melão Amal é caracterizada por demandas crescentes em condições de cultivo, a tecnologia agrícola adequada desempenha um papel primordial na obtenção de uma safra abundante e de alta qualidade. Começando com a escolha de um local ou datas de plantio e terminando com a coleta de melões amadurecidos, cada jardineiro deve seguir algumas recomendações simples.
Datas e local de desembarque
Entre muitas outras variedades de melão, Amal pode ser considerada a opção mais adequada para o cultivo na parte central da Federação Russa. Por ser uma planta que adora calor, a planta não tem medo de uma seca curta, mas não tolera correntes de ar e da mesma maneira que não tolera a falta de luz solar. Assim, ao escolher um local para plantar sementes, você precisa se concentrar apenas em áreas bem iluminadas e fechadas por rajadas de vento, com um substrato nutritivo e neutro.
Os solos alcalinos não são adequados para a variedade Amal, pois um excesso de sais de cálcio confere rigidez à terra e aumenta sua densidade, o que é inaceitável para o melão.Os melhores antecessores da cultura descrita são repolho, batata e feijão.No território da Europa Ocidental, Moldávia, Ucrânia e partes do sul da Federação Russa, onde o frio intenso não é mais esperado em meados de abril, você pode plantar sementes imediatamente nas camas, certificando-se de que o ar já esteja quente para melões + 15 ... + 17 ° C, e a temperatura do solo atingiu + 10 ... + 12 ° C (a uma profundidade de 10 cm). No entanto, dependendo da região específica, essas condições podem ocorrer no final de abril ou mesmo no início de maio.
Padrão e profundidade da semeadura
A distância ideal entre orifícios adjacentes com sementes de melão Amal é de pelo menos 70 a 80 cm, enquanto é melhor deixar até 1,5 m de espaço livre entre as fileiras. A preparação do local para o plantio de cabaças começa no outono, escavando o solo e introduzindo fertilizantes nele. O papel deste último é perfeitamente adequado para o estrume podre, à taxa de 4 kg por 1 m² de área de futuras plantações.
Você sabe O maior melão oficialmente registrado na história é considerado uma fruta australiana cultivada em 2009. Seu peso era de 447,5 kg, e Christopher Schieder, morador da cidade de Hartberg (Áustria), se tornou um jardineiro famoso, que recebeu um prêmio em dinheiro de 1,3 mil por seu trabalho Euro.
Ao reduzir sua concentração em 2 vezes, o fertilizante pode ser colocado diretamente nos buracos (especialmente se se espera que as mudas de melão sejam plantadas) ou misturado com o solo, distribuído uniformemente sobre o leito, de modo que, sob a influência da precipitação natural, a matéria orgânica seja melhor absorvida no solo. Ao plantar sementes em um único buraco, 3-4 sementes são plantadas de uma só vez, aprofundando-as no chão em cerca de 3-5 cm. Ao plantar mudas, a profundidade de sua semeadura é calculada com base no tamanho do rizoma das plantas e em médias de pelo menos 20 a 25 cm.Padrão de plantio de melão.
Melon Care
Após a semeadura, a rega e a pouca compactação do solo no local de plantio do melão, resta organizar a cultura com mais cuidado, levando em consideração a quantidade necessária de fertilização, umedecimento regular dos canteiros e cultivo do solo.
Abrigo temporário
Abrigos temporários para melões semeados são relevantes em regiões com possíveis flutuações nos indicadores de temperatura, onde o calor durante a primavera pode rapidamente dar lugar ao resfriamento noturno, até a geada. Obviamente, uma cultura termofílica não vai gostar de tais mudanças, para que as sementes ou brotos jovens não congelem, eles são colocados acima deles com uma capa protetora de filme, garrafas plásticas (convenientes para um pequeno número de plantas) ou um palmo montado em uma armação de metal.
A altura da estrutura pode chegar a 50-60 cm, e a largura e o comprimento são calculados com base no tamanho das camas. O projeto do abrigo temporário é sempre desmontável, para que, no final de maio, seja fácil remover a proteção e, se necessário, instalá-lo rapidamente em outra parte do jardim.
Rega e fertilizantes
Você pode regar o melão Amal apenas com água bem aquecida ao sol, cerca de uma vez em 2-3 dias. Se possível, é aconselhável realizar o procedimento pela manhã, evitando o contato das folhas com a água. Para facilitar a tarefa de umedecer o solo, sob os arbustos, você pode organizar um sistema de irrigação por gotejamento rolando a fita entre as fileiras com plantações. Quando os frutos formados começam a amadurecer, a rega é completamente interrompida, protegendo-os assim de rachaduras.
Adubar as plantas apenas duas vezes: durante a formação da primeira folha e duas semanas depois. Nesse caso, fertilizantes minerais complexos ou misturas de fósforo-potássio (50 g) dissolvidos em um balde de água são considerados os melhores compostos nutricionais.
Controle de ervas daninhas
As plantas daninhas são capazes de abafar qualquer cultura jovem, mas os melões são especialmente sensíveis a elas.. As ervas daninhas não apenas tomam parte dos componentes nutricionais do solo, mas também cobrem as plantas jovens do sol, que elas realmente precisam para um rápido crescimento e desenvolvimento. Por esse motivo, o combate ao excesso de vegetação durante o cultivo do melão Amal ocupa um dos principais locais da lista de ações básicas para o cuidado da lavoura.É mais conveniente remover as ervas daninhas logo após a próxima rega, porque nesse momento elas são mais fáceis de sair do solo. Você pode usar uma pinça para se livrar de plantas pequenas, mas não deve tratar as plantações com produtos químicos; caso contrário, há uma probabilidade séria de danos à própria cultura.
Recursos de colheita e armazenamento
Os frutos de amal amadurecem no final de julho ou no início de agosto, e você pode determinar o momento mais adequado para a colheita pela cor da casca do melão: do amarelo saturado, torna-se laranja ou até levemente acastanhado. Nesse estado, o feto é facilmente separado do caule da fruta, mas, mesmo que não seja esse o caso, ainda é melhor buscá-lo. Por ser um pouco imaturo, tolera perfeitamente o transporte e pode ser usado para criar espaços em branco.
Importante! A fruta cortada só pode ser armazenada na geladeira e depois — não mais que três dias. Após esse período, o feto perde o sabor e uma parte significativa de suas propriedades benéficas.
Como escolher um melão maduro ao comprar
Se você nunca cultivou um melão e deseja comprá-lo no mercado ou em uma loja, é importante conhecer os principais sinais de frutos de qualidade. Antes de tudo, preste atenção às seguintes características da instância que você gosta:
- O aroma. O cheiro de frutas maduras e intocadas é sempre claramente visível e distingue-se por notas tangíveis de mel, pera ou até abacaxi. Espécimes verdes ou não exalam aroma, ou exalam com sutis notas de vegetação. Os melões maduros, especialmente se estiverem levemente estragados, produzem um aroma não muito agradável, pelo qual é improvável que você queira comprá-los.
- O som Como na escolha de uma melancia, o som de uma batida pode dizer muito sobre isso. Os frutos maduros sempre dão um eco opaco, enquanto os verdes sempre "ecoam".
- Dados externos do feto. Esse critério é sempre o mais informativo, pois durante um exame visual é possível avaliar a cor do feto, a presença de locais estragados ou danos mecânicos nele, a uniformidade da cor. Grande parte da questão da cor depende das características varietais da planta; portanto, ao comprar frutas Amal, é preciso lembrar que as amostras totalmente maduras são sempre amarelo-laranja ou até marrom.
- A elasticidade da superfície. Ao pressionar a casca da fruta amadurecida, ela sempre salta, mas na superfície dos melões amadurecidos, os dentes dos dedos permanecem definitivamente.
- Facilidade de descascar. Se você arrancar a pele com uma unha, poderá separá-la facilmente da polpa, o que significa que o melão selecionado está bem maduro e pronto para comer.